instituição INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA Organização UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Organização
publicações A CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS BIOLOGICAS: UM ESTUDO COMPARATIVO NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE MANAUS Documento A FORMAÇÃO DE CONCEITOS NO ENSINO DE BIOLOGIA A PARTIR DO USO DE UM ESPAÇO NÃO FORMAL NA CIDADE DE MANAUS Documento A Formação de Conceitos Científicos em Física: uma Proposta de Ensino Delineada pela Teoria das Ações Mentais utilizando Realidade Aumentada Documento A PEDAGOGIA DE PROJETOS E A EDUCAÇÃO COM TEMPO INTEGRAL NO ENSINO DE QUÍMICA Documento A PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES DO PIBID NO ENSINO DE CIÊNCIAS Documento A formação de professores e o ensino de biologia em salas com estudantes surdos Documento AS PLANTAS NA CONSTITUIÇÃO DE PROFESSORES: FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE EM BIOLOGIA Documento AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTITUIÇÃO DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA Documento Abordagem CTS na Aprendizagem de Conceitos Químicos por meio de Oficinas Temáticas Documento Alfabetização Científica por Meio do Conteúdo Máquinas Térmicas: Uma Perspectiva Para o Ensino de Física Documento Aprendizagem de Geometria Analítica a partir de Conversões de Registros de Representação Semiótica com Exploração dos Temas: Ponto, Reta e Circunferência com o Uso do Geogebra no Ensino Médio Documento Aspectos Qualitativos nas Transformações Químicas : um Olhar Sobre as Dificuldades de Aprendizagem de Alunos do Ensino Médio na Perspectiva Bachelardiana. Documento Avaliação da Aprendizagem: Uma Proposta Emergente para o Ensino-Aprendizagem de Biologia Documento Base Nacional Comum Curricular e Reformas Educacionais: influências sobre o processo de ensino e aprendizagem em física Documento CONTEXTUALIZAÇÃO E ABORDAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS POR MEIO DA QUÍMICA FORENSE: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO NO ENSINO DA QUÍMICA Documento Contribuições da contextualização e modelagem sob o enfoque simbólico-matemático no processo de ensino-aprendizagem da Estequiometria Documento Contribuições do Curso de Nivelamento em Matemática na disciplina de Cálculo I Documento Ensino de Ecologia Mediado por Simulação Computacional da Cadeia Alimentar? Documento Evasão de alunos em um curso de licenciatura em ciências biológicas: caracterização e efeitos de uma reestruturação curricular Documento Experimentações pedagógicas para crianças com deficiência visual Documento FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA ANALISADA ATRAVÉS DE UM CURSO EM TECNOLOGIAS DIGITAIS Documento Habilidades científicas na formação inicial de professor de ciências: contribuições de atividades experimentais investigativas Documento História e Filosofia da Ciência e Modelos Mentais em Teoria Atômica: uma perspectiva de análise através de histórias em quadrinhos Documento Iniciação Científica no Ensino Médio: Contribuições do Programa Ciência na Escola Documento Interatividade, Necessidade Contemporânea no Processo de Ensino e Aprendizagem Documento Interdisciplinaridade na Formação Inicial de Professores de Química: Perspectivas e Desafios para a Prática Educativa Documento JOGOS DIGITAIS E MEDIAÇÕES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS COM ÊNFASE EM FÍSICA Documento LIXO URBANO COMO TEMÁTICA NA PROMOÇÃO DA CIDADANIA E ENSINO- APRENDIZAGEM DE QUÍMICA A PARTIR DO ENFOQUE CTS Documento METÁFORAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS EM AMBIENTES DE REALIDADE VIRTUAL Documento Mediação da Transição Escolar por Meio das Atividades de Estudo em Casa Apoiadas por Novas Tecnologias. Documento Metodologia de Projetos na Educação Profissional Documento O CONTEXTO SOCIOAMBIENTAL AMAZÔNICO E O ENSINO DE ECOLOGIA NO OLHAR DE PROFESSORES DE BIOLOGIA Documento O Conceito de Função: da operacionalização da definição de Aprendizagem Significativa Documento O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo na formação do professor de Química. Documento O USO DE TÉCNICAS DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA COM O SUPORTE DE FERRAMENTAS DO APARELHO CELULAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA. Documento O descarte de resíduos químicos e as relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS) no ensino de química na Universidade Federal do Amazonas Documento O impacto da perspectiva de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), na disciplina de Biologia no Ensino Médio Tecnológico Documento OS SISTEMAS DE REFERENCIA PARA O ENSINO DE CONCEITOS DE FÍSICA MODERNA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA Documento Oficinas de Aprendizagem Criativa e de Scratch como Metodologias Ativas para o Ensino e Aprendizagem de Ciências Documento Promoção da aprendizagem significativa de conceitos químicos para alunos em progressão parcial, utilizando um AVA como ferramenta de apoio pedagógico Documento Prática de laboratório com Unidade Didática e Ludicidade psra o Ensino de Química a Alunos com Distorção Idade Série Documento SCRATCH COMO RECURSO PEDAGÓGICO FACILITADOR NA COMPREENSÃO DE MODELOS ATÔMICOS Documento TESSITURAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: CAMINHOS DE UMA (TRANS) FORMAÇÃO NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM FÍSICA Documento UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE OXIRREDUÇÃO Documento Um Modelo Colaborativo para o Ensino de Química Baseado em Jogo Educacional Documento Uma Abordagem Pedagógica Baseada em Vigotski com Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para o Ensino de Biologia Documento Uma proposta de ensino baseada nos saberes locais para a promoção da aprendizagem significativa em química. Documento