Graduate Program in Music
Programa de Pós-Graduação
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Pesquisas
-
- Contato
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
Sérgio Magnani: sua influência no meio musical de Belo Horizonte Documento
-
"Fundamentos para uma Análise Musical Fenomenológica" Documento
-
"Intérprete e Eletrônica: análise de poucas linhas de Ana Cristina de Sílvio Ferraz para clarineta solo e com eletrônica ao vivo". Documento
-
"Motivações, Expectativas, Concepções sobre Música e realizações Musicais dos Alunos de um Seminário de Música Sacra: um estudo qualitativo. Documento
-
"Toca Violão: um estudo qualitativo sobre os processos de aprendizagens dos participantes do projeto arena da cultura" Documento
-
"We who are not as others" ? Análise de noções da violência no mosh a partir do heavy metal Documento
-
"Brazilian Guitar Music": identidade e estereótipo no repertório brasileiro para violão solo
Documento
-
"Cantá Pras Alma": a reza cantada do ritual de Encomendação das Almas Documento
-
"Complexo banda": a prática das corporações musicais de Pedro Leopoldo/MG Documento
-
"E o verbo se fez canto": músicas, discursos e cultos evangélicos Documento
-
"Música é energia!": sentidos do fazer musical nas práticas de cuidado da Casa de Everilda Batista. Documento
-
"Psicoses Interpretativas": por novas (des)construções e performances do repertório brasileiro para violão Documento
-
"Uma banda aqui e outra lá no céu": etnografia das bandas de música de Nova Lima/MG a partir da atuação dos regentes Documento
-
: Desenvolvimento de um instrumento de avaliação da capacidade atencional em portadores de esclerose tuberosa através de princípios de atenção conjunta e de musicoterapia Documento
-
?A Arte da Improvisação? de Nelson Faria: Influências na pedagogia da música popular brasileira Documento
-
A "Collection Turibio Santos": o intérprete-editor e o desafio na construção de novo repertório brasileiro para violão Documento
-
A "comunicabilidade" nas peças dodecafônicas para flauta e piano de César Guerra Peixe Documento
-
A Banda "Pelos de Cachorro": um rock que vem do morro. Documento
-
A Banda Pelos de Cachorro: um rock que veio do morro Documento
-
A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NO REINADO DO ROSÁRIO DE ITAPECERICA ? MG Documento
-
A Canção Todo o Sentimento de Buarque e Cristóvão Bastos: possibilidades interpretativas Documento
-
A Captação do Violino: Aspectos Técnicos e Estéticos Documento
-
A Chaconne para violino solo BWV 1004 de J.S. Bach: as poéticas da persuasão. Documento
-
A Concepção cênica para a mini-ópera Domitila de J. G. Ripper: Uma proposta de performance baseada nos princípios desenvolvidos por C. Stanilavski nos estúdios de ópera Documento
-
A Correspondência de Curt Lange e Levindo Lambert Documento
-
A EFICIÊNCIA NA PRODUÇÃO DO LEGATO UTILIZANDO O SEGUNDO ROTOR DO TROMBONE BAIXO Documento
-
A Educação Musical na ONG Corpo Cidadão Documento
-
A FORMA EM PERFORMANCE: Elementos para uma ressignificaçãodos gestos na regência Documento
-
A HISTÓRIA DA FLAUTA TRANSVERSAL NA CAPITAL DO IMPÉRIO BRASILEIRO (1822 a 1859): UMA PESQUISA HEMEROGRÁFICA ) Documento
-
A Improvisação na Música Indeterminada: Análise e Performance de Três Obras Brasileiras para Percussão. Documento
-
A Música na Mitologia Tenetehara Documento
-
A Orquestra Ribeiro Bastos de São João del-Rey - MG: prática e aprendizagem musical em uma tradição tricentenária. Documento
-
A Orquestra dos Sonhos: proposta didática e atuação polifônica Documento
-
A PORTA DO SEM NEXO: ESTRATÉGIAS COLABORATIVAS NA PERFORMANCE DE IMPROVISAÇÃO LIVRE DO GRUPO UM Documento
-
A Região Grave do Espectro Sonoro: aspectos teóricos e práticos na produção musical. Documento
-
A Romaria do Senhor Divino Espírito Santo do Vale do Guaporé: uma etnografia do significado musical. Documento
-
A Rádio Inconfidência nos tempos do auditório: discussão sobre a identidade e a diversidade dos gêneros musicais no acervo de partituras. Documento
-
A Sertaneja de Brazílio Itiberê: uma análise formal e interpretativa Documento
-
A Sinestesia e a construção de significação musical Documento
-
A Sinestesia e a construção de significação musical Documento
-
A Sonatina para Flauta e Violão de Radamés Gnattali: análise composicional e perspectivas interpretativas do primeiro movimento" e repertório do Recital sendo: 1. Marco Pereira - Lis 2.J.S.Bach-Sonata em Mi Maior 3.E. Villani-Cortes-Cinco Miniaturas Brasileiras 4.M.Diego Pujol-Suíte Buenos Aires 5. Radamés Gnatalli-Sonatina para Flauta e Violão Documento
-
A Tradutibilidade do Sentido: O processo de transcrição musical. Documento
-
A Transfiguração Estrutural de um Fragmento de tema no Álbum para a Juventude , OP. 68 de Robert Schumam: Considerções e Propostas Interpretativas Documento
-
A afro-brasilidade na música para canto e piano no Ciclo Beiramar, op. 21, de Marlos Nobre. Documento
-
A agilidade vocal das coloraturas: uma abordagem histórico-estilística, fisiológica e didático-pedagógica Documento
-
A atuação multifacetada do percussionista: desafios de performance em três obras para percussão solo. Documento
-
A caixa na bateria: estudo de caso de performances dos bateristas Zé Eduardo Nazário e Marcio Bahia Documento
-
A caixa-clara na bateria: estudo de caso de performances dos bateristas Zé Eduardo Nazário e Marcio Bahia. Documento
-
A canção Todo o sentimento, de Chico Buarque e Cristóvão Bastos: um exercício de leitura verbomusical Documento
-
A canção tropicalista: um percurso crítico Documento
-
A colaboração entre compositores e intérpretes; Uma abordagem analítica através da teoria dos círculos colaborativos nas obras Átimo de Rubens Fonseca e Estudo n. 1 de Carlos dos Santos. Documento
-
A coleção de Seis Peças para Principiantes, para violino e piano, de George Marinuzzi como material suplementar ao repertório do método Suzuki. Documento
-
A construção de uma performance da obra para piano de Guilherme Nascimento (1970): a interação entre intérprete e compositor Documento
-
A construção do “violão mineiro”: singularidades, estilos e identidades regionais na música popular instrumental de Belo Horizonte Documento
-
A criação como ferramenta pedagógica no ensino do piano: dando voz ao professor-compositor Documento
-
A dimensão criativa de Radamés Gnattali no ciclo Brasilianas Documento
-
A discografia solo de Victor Biglione na década de 1980: transcrição, edição de performance e análise de oito temas Documento
-
A distopia como aceno a uma estética do lapso em canções do Radiohead Documento
-
A escrita diferenciada para tuba nos dobrados Seresteiro, Saudades e Pretencioso de João Cavalcante Documento
-
A expressividade no Choro: um estudo a partir de perspectivas da Etnomusicologia e da Fenomenologia Documento
-
A formação flautística no Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier: um estudo histórico. Documento
-
A formação violão e cordas: diálogo entre solista e orquestra no Concerto Métis. Documento
-
A função do equilíbrio na relação intérprete-compositor. Documento
-
A improvisação vocal na Copacabana dos anos 50 a 70 Documento
-
A influência da rolha de cortiça e do stopper de nylon na qualidade sonora da flauta transversal: a percepção de um grupo de flautistas. Documento
-
A influência do trato vocal na qualidade sonora da flauta Documento
-
A lateralidade na música e sua influência no ensino-aprendizado do aluno canhoto de violão. Documento
-
A linguagem idiomática da guitarra de Toninho Horta: concepções harmónicas nas música instrumental Documento
-
A música de Eduardo Guimarães Álvares para percussão: Estudo I, Estudo II (A Falsa Rhumba), Pocema, Pratilheiros Catapimbásticos e Taleas. Documento
-
A música e o ballet I Ching de Marco Antônio Guimarães com o Uakti Documento
-
A música na cosmologia maxakali: partitura sonoro-mítico-visual - um olhar sobre um ritual do Xunin Documento
-
A narrativa poético-musical em Gênesis, Ronco da Cuíca, Tiro de Misericórdia e Escadas da Penha: a performance liminar de João Bosco no medley gravado no disco 100ª Apresentação Documento
-
A obra de Garoto para violão: o resultado de um processo de mediação cultural. Documento
-
A obra para canto e piano de Eunice Katunda: três momentos Documento
-
A obra para violoncelo de Alceu Camargo: edição, aspectos didáticos e históricos. Documento
-
A obra para violão de Arthur Bosmans: uma análise da brasilidade nos elementos melódicos, rítmicos e harmônicos Documento
-
A performance de técnicas expandidas a partir dos estudos viola spaces de Garth Knox e sua aplicabillidade na Sequenza VI de Luciano Berio Documento
-
A performance musical como interação: dialogismo, significados e sucesso. Documento
-
A polirritmia aplicada na bateria : práticas e estudos para a performance Documento
-
A presença de instrumentos da música popular na música de concerto: um levantamento de possibilidades interpretativas a partir do estudo de três peças para percussão Documento
-
A prática sineira em Ouro preto Documento
-
A relação do compositor-intérprete no desenvolvimento da técnica para percussão Documento
-
A teia e o labirinto Documento
-
A trágica e ambígua racialização do discurso musicológico brasileiro Documento
-
A técnica violonística em expansão: revisão histórica e uma proposta de categorização. Documento
-
A viola embaixatriz de Renato Andrade: contextualização das turnês patrocinadas pela Ditadura Militar e ponderações sobre a face caipira do violeiro. Documento
-
A voz de tenor: Implicações pedagógicas do Bel Canto ao século XXI Documento
-
A ópera de câmara História do Asceta e a Dançarina de Hostílio Soares: Contextualização histórico-estilística e análise interpretativa sob a perspectiva da adaptação e da intermidialidade Documento
-
APRENDIZAGEM CRIATIVA-COLABORATIVA E LIDERANÇA MUSICAL: PRINCÍPIOS E PRÁTICAS Documento
-
AS CANÇÕES PARA CANTO E PIANO DE FREDERICO RICHTER: Catalogação, Dados biográficos do compositor e Aspectos de Performance do Ciclo Três Canções Sobre Uma Série Documento
-
AS DOZE VALSAS DE FRANCISCO MIGNONE: UM ESTUDO TÉCNICO A PARTIR DE SUAS CARACTERÍSTICAS DECORRENTES DA MÚSICA POPULAR. Documento
-
ASPECTOS TÉCNICO-VOCAIS E INTERPRETATIVOS DO BEL CANTO DO SÉCULO XIX PRESENTES NAS SEI ARIETTE, OP. 95, DE MAURO GIULIANI Documento
-
Acaso e indeterminação no processo de composição- um diálogo com a obra de John Cage Documento
-
Ansiedade de Performance Musical - Estratégias a partir da Psicologia do Esporte Documento
-
Ansiedade de performance musical: um estudo sobre o uso de betabloqueadores por bacharelandos em música Documento
-
Ansiedade na Performance Musical: uma intervenção pedagógica no contexto dos cursos de Graduação da Escola de Música da UFMG Documento
-
Ansiedade na Performance musical e o papel do educador Documento
-
Análise Espectral como ferramenta de diferenciação entre o vibrato de caráter triste e o alegre em duas árias de ópera Documento
-
Análise Multimodal da Técnica de Strumming no Violão Documento
-
Análise acústica e cinemática da técnica de mudança de posição no contrabaixo acústico. Documento
-
Análise da trilha musical da minissérie A Casa das Sete Mulheres Documento
-
Análise das variações do vibrato de cantoras líricas em duas cadências musicais de caráter alegre e triste. Documento
-
Análise do bending e do vibrato na guitarra elétrica a partir dos descritores de expressividade da ferramenta Expan Documento
-
Análise do desempenho e do esforço cognitivo gerado na performance de quatro excertos com demandas técnicas distintas no contrabaixo Documento
-
Análise do pulso labial no trompete por filtragem inversa. Documento
-
Análise dos padrões de sincronização em duos de clarineta a partir de parâmetros acústicos e cinemáticos Documento
-
Análise dos parâmetros acústicos e psicoacústicos da sonoridade do oboé associados aos diferentes estilos de raspados de palheta Documento
-
Análise e Classificação de Estudos Selecionados para Violoncelo Documento
-
Análise e realização de quatro leadsheets do Calendário do Som de Hermeto Pascoal segundo os conceitos harmônicos de Arnold Schoenberg Documento
-
Análise, classificação e contextualização das 60 Variações Barucabà, op. 14, de Niccolò Paganini Documento
-
Análises Perceptivo-Auditiva e Acústica de Vozes de Cantores Líricos Pré e Pós Aquecimento. Documento
-
Ao som de caixas, cravos, coros e rabecões: a atividade musical nos registros de São João del-Rei/MG (1713-1750) Documento
-
Aprendendo a desenhar Bob Hope: Em busca de uma nova expressão composicional Documento
-
Aprendizagem Musical Informal: Uma Experiência Democrática na Escola Brasileira Documento
-
Aprendizagens em percepção musical: um estudo de caso com alunos de um curso superior de música popular. Documento
-
As 16 Valsas para fagote solo de Francisco Mignone: análise do timing (ou distância entre onsets) em trechos de gravações selecionadas Documento
-
As 16 valsas para fagote solo de Francisco Mignone: análise do timing em trechos de gravações selecionadas. Documento
-
As ?Práticas Informais? e o ?Aprendizado Não Formal? na oficina de música do projeto PIBID/ESMU/UEMG Documento
-
As Cirandas: Articulações entre as escritas pianísticas de Villa-Lobos e Claude Debussy Documento
-
As Cirandas: articulações entre as escritas pianísticas de Heitor Villa-Lobos e de Claude Debussy Documento
-
As Doze Valsas de Esquina de Francisco Mignone: um estudo técnico-interpretativo a partir de suas características decorrentes da música popular Documento
-
As Melopéias para flauta solo de César Guerra-Peixe Documento
-
As Quatro Serestas para Violino e Piano de Carlos Vianna de Almeida: Um Estudo Técnico-Interpretativo Documento
-
As Sonatas para violino e piano de Cláudio Santoro: aspectos técnico-violinísticos e estilísticos. Documento
-
As atividades de apreciação musical em diálogo com o desenho: uma análise das primeiras expressões do conhecimento musical por crianças de 3 a 6 anos. Documento
-
As canções de Hostílio Soares: álbum para canto e piano - cinco peças em vernáculo Documento
-
As canções de câmara de Radamés Gnattali: diálogos composicionais e brasilidade Documento
-
As estratégias pedagógicas para a leitura à primeira vista ao piano. Documento
-
As melopéias para flauta de César Guerra-Peixe: um estudo interpretativo Documento
-
As obras para piano de Arthur Bosmans (1908-1991): por uma sonoridade brasileira. Documento
-
As relações entre a afetividade e o desenvolvimento cognitivo-musical nos dois primeiros anos de vida Documento
-
As vozes de Milton Nascimento: política, dialogismo e historicidade na construção do discurso poético-musical Documento
-
Associação de imagens a um sistema musical interativo. Documento
-
Atenção visual em músicos e não-músicos: um estudo comparativo Documento
-
Avaliação Psicoacústica de Barrilhetes: variações novas percebidas na clarineta. Documento
-
Avaliação de duas ferramentas para a representação das variáveis acústicas implicadas no vibrato da flauta. Documento
-
Ações pedagógicas do professor de piano popular: um estudo de caso Documento
-
Banda de Metais Pommerchor: Uma reflexão Etnousicologica da música pomerana de Melgaço - Domingos Martins - ES Documento
-
Banda de Metais Pommerchor: Uma reflexão etnomusicológica sobre a música pomerana de Melgaço - Domingos Martin, ES Documento
-
Brasil de todos os cantos: programas radiofônicos musicais do Projeto Minerva pelo radialista J. da Silva Vidal na Rádio Bandeirantes de São Paulo. Documento
-
CONCEPÇÕES SOBRE MÚSICA E MOTIVAÇÕES MUSICAIS: UM ESTUDO QUALITATIVO SOBRE ALUNOS DE UM SEMINÁRIO DE MÚSICA SACRA Documento
-
Cantar com os olhos da mente: Contraponto improvisado no espaço lusófono Documento
-
Canto, Bem-estar e Qualidade de Vida: As Oficinas "Educando a Voz" Documento
-
Canção e Dansa para Contrabaixo e Piano de Radamés Gnattali: um estudo de aspectos técnico-interpretativos Documento
-
Caracterização de ataques na clarineta via modelagem e decomposição espectral Documento
-
Características do choro em Um a zero e do ragtime em Segura ele em duas gravações de Pixinguinha Documento
-
Carlos Alberto Pinto Fonseca: Dados Biográficos e Catálogo de Obras. Documento
-
Carlos Alberto Pinto Fonseca: um estudo de suas composições para cordas Documento
-
Carnavalização no Espaço Discursivo da Música Documento
-
Carnavalização no espaço discursivo da música: do renascimento ao romantismo. Documento
-
Catita de K-Ximbinho na interpretação do Saxofonista Zé Bodega: aspectos de hibridação entre choro e jazz Documento
-
Chorando Baixinho e Abel Ferreira: asepctos técnicos e interpretativos do clarinetista compositor e do clarinetista Paulo Sérgio Santos Documento
-
Choros para flauta de Belini Andrade. Documento
-
Ciclo Beira-Mar, op. 21, de Marlos Nobre: a africanidade brasileira na música para canto e piano Documento
-
Cinco Canções Afrobrasileiras de Ernani Braga: Um estudo histórico e interpretativo para performance e edição Documento
-
Cinco canções de Maria Helena Buzelin (1931 - 2005): Resgate Histórico por meio de edição de performance, análise estilística e dados biográficos Documento
-
Clarinetas em Si Bemol e em Lá: diferenças acústicas e interpretativas Documento
-
Compreensão musical de adolescentes surdos: um estudo exploratório Documento
-
Conceitos e ferramentas para uma criação musical hipermidiática: o caso 5 elementos Documento
-
Concerto para Violino e Orquestra em Mi menor, op.64 de Félix Mendelssohn: Uma análise quantitativa e comparativa entre quatro intérpretes de vanguarda Documento
-
Concerto para viola e orquestra de cordas de Radamés Gnattali: uma análise das implicações de performance nas decisões interpretativas Documento
-
Concerto para violoncelo e Orquestra Sinfônica de José Guerra Vicente(1966/67): Aspectos históricos e análise e técnico-interpretativa Documento
-
Conexões entre o comportamento dos adultos nas aulas de música e o desenvolvimento musical dos bebês nos dois primeiros anos de vida Documento
-
Conexões entre o desenvolvimento cognitivo e o musical: estudo comparativo entre apreciação musical direcionada e não direcionada de crianças de sete a dez anos em escola regular Documento
-
Configurações do ensino de música frente ao componente curricular Arte: um estudo com professores de música da educação básica. Documento
-
Considerações sobre o Ponteio e Dansa para violoncelo e piano de Camargo Guarnieri, contribuições para a didática do violoncelo a partir de uma peça brasileira. Documento
-
Construção Cênica para a Canção: Princípios de Stanislavski numa proposta de expressão cênico-musical Documento
-
Contribuições de uma sessão de exercícios corporais para as qualidades posturais, técnicas e interpretativas de pianistas Documento
-
Contribuições do arranjo na construção de sentido da canção popular Documento
-
Contribuições do arranjo para a construção de sentido na canção brasileira: análise de três canções de Milton Nascimento. Documento
-
Coral Cariúnas: identidade, significado e performance Documento
-
Coral Lírico de Minas Gerai e a prática musical como política pública: patrimônio, tradição e modernidade Documento
-
Crepúsculo de Outono op. 25 nº 2 para Canto e Piano de Helza Cameu: Aspectos Analíticos, Interpretativos e Biografia da compositora Documento
-
Crepúsculo de Outono, Op.25 N.2 para canto e piano de Helza Camêu: aspectos analíticos, interpretativos e biografia da compositora Documento
-
Cuba en la órbita de Francisco Curt Lange: un abordaje epistolar (1935-1975) Documento
-
Cyberock: o estúdio como instrumento musical na performance ao vivo da banda SOMBA. Documento
-
DECISÕES TÉCNICO-MUSICAIS E INTERPRETATTIVAS NO SEGUNDO CADERNO DE POESILÚDIOS PARA PIANO DE ALMEIDA PRADO. Documento
-
DUOS PARA VIBRAFONE E PIANO: ESTUDO INTERPRETATIVO DAS PEÇAS SONATA PARA VIBRAFONE E PIANO DE ALMEIDA PRADO E DOMUS AUREA DE EDMUND CAMPION Documento
-
Da arte de (re)posicionar-se: Educação Musical Superior e construções de identidade profissional de bacharéis em música que atuam no ensino Documento
-
Da bossa nova ao pop: transformações na obra de Marcos Valle entre 1968 e 1974 Documento
-
De "Introduction à La musique Concrète "ao Traité des Objets Musicaux:gênese dos solfeijo dos objetos musicais de Pierre Schaeffer" Documento
-
De "Itália Sergipense" a "Relicário de Saudade": música em São Cristóvão Provincial (1820-1889) Documento
-
De Martelo a Bigorna: as tramas, os dramas, e as aventuras progressivas de uma banda 'classe média' em Belo Horizonte Documento
-
Decisões Técnico-Musicais e Interpretativas do Segundo Caderno de Poesilúdios para piano de Almeida Prado. Documento
-
Desenvolvimento Musical e Sensório-Motor da Criança de 0 a 2 anos: Conexões Teóricas e Implicações Pedagógicas Documento
-
Desenvolvimento musical de crianças autistas em diferentes contextos de aprendizagem: um estudo exploratório Documento
-
Detecção e análise de sentidos harmônicos múltiplos no Cancioneiro de Elomar Figueira Mello Documento
-
Dez estudos vocalizados de Carmen Vasconcellos: contexto histórico, análise, edição e performance Documento
-
Dialogismo no percurso composicional de György Ligeti Documento
-
Dimensão dialógica na criação musical Documento
-
Dinâmicas corporais de estudantes de saxofone e considerações de um profissional da educação física para a prática do instrumento. Documento
-
Do apito da fábrica aos sons da orquestra: percurso histórico musical da Corporação Musical Cachoeira Grande. Documento
-
Do iluminismo ao cecilianismo: a música mineira para a missa nos séculos XVIII e XIX Documento
-
Dois estudos de caso do trompete no choro: Flamengo de Bonfiglio de Oliveira e Peguei A Reta de Porfírio Costa Documento
-
Duos para vibrafone e piano: estudo interpretativo das peças Sonata para vibrafone e Plano de Almeida Prado e Domus Aurea de Edmund Campion Documento
-
E TEM CHORO NO MARANHÃO? SUBSÍDIOS HISTÓRICOS E MUSICOLÓGICOS PARA UM PROCESSO DE FORMAÇÃO DO CHORO NO MARANHÃO ENTRE O FINAL DO SÉC. XIX E MEADOS DO SÉC. XX. Documento
-
EFEITOS VOCAIS E O TRINÔMIO TEXTO-SOM-IMAGEM EM CINCO GRAVAÇÕES DE ELIS REGINA Documento
-
ENTRE AS KAKXOP: UMA ETNOGRAFIA DA APRENDIZAGEM E DOS CANTOS DAS CRIANÇAS TIKMŨ?ŨN Documento
-
ESTRATÉGIAS DE PREPARAÇÃO DE OBRAS MUSICAIS PARA CONJUNTOS DE CÂMARA A PARTIR DO INSTRUMENTO VIOLÃO Documento
-
ESTUDO COMPARATIVO DO EFEITO DE TRÊS DIFERENTES SURDINAS NA SONORIDADE DE SEIS VIOLINOS: ALTERAÇÕES NA INTENSIDADE E NO ESPECTRO HARMÔNICO Documento
-
Edição de Performance e Recital da Sonata para Cello e Piano Op. 24, N 1 de Helza Camêu Documento
-
Educação Musical Especial: Uma Abordagem Musicoterapêutica no Processo de Ensino-Apredizagem em Crianças Portadoras de Atraso do Desenvolvimento Documento
-
Educação Musical: variantes de práticas docentes na escola básica Documento
-
Educação musical e promoção da saúde: uma proposta de leitura interdisciplinar Documento
-
Elementos impressionistas na obra composicional de Carlos Alberto Pinto Fonseca. Documento
-
Em busca de uma hipermétrica formal: aplicação analítica e interpretativa ao quarto movimento da Sinfonia nº 4, Op. 98 de J. Brahms. Documento
-
Ensino de piano para adultos: motivações e benefícios musicais e extramusicais. Documento
-
Ensino e aprendizagem de improvisação em um curso superior de música. Documento
-
Ensino elementar de piano: princípios didáticos, objetivos e escolha de repertório na perspectiva do professor de piano Documento
-
Entre Estudos e Polcas: A propósito do idiomatismo pianístico de Bohuslav Martinu (1890-1959) Documento
-
Entre Objetos e Performances: o Núcleo de Acervos da Escola de Música da UEMG no âmbito das relações entre música e museu Documento
-
Entre Polcas e Estudos: A propósito do idiomatismo pianístico de Bohuslav Martinu (1890-1959) Documento
-
Entre a memória e o esquecimento: as atividades musicais itabiritenses e a atuação do compositor negro Tertuliano Silva (1897-1973) Documento
-
Entre cabarés, noites líricas e rádios porto-alegrenses: a trajetória do músico Roberto Eggers (1899-1984) Documento
-
Entre cabarés, noites líricas e rádios portoalegrenses - a trajetória do músico Roberto Eggers (1889-1984) Documento
-
Entre dualidades e dualismos: a múltipla atuação de músicos e musicólogos em acervos musicais brasileiros Documento
-
Entre gestos: Interações entre música e dança com mediação digital Documento
-
Entre o Erudito e o Popular: as tramas, os dramas e as aventuras progressivas de uma banda "classe média"em BH Documento
-
Entre o medo e a saudade: imagens da caça nos cantos de Kotkuphi, conforme exegeses de Toninho Maxakali Documento
-
Entre santos e mosquetões: arremates de música em Vila Rica (1775-1812) Documento
-
Escala de avaliação dos efeitos da musicoterapia em grupo na dependência química (MTDQ) Documento
-
Escrita e classificação de repertório para sopros à luz da Tabela de Parâmetros Técnicos Documento
-
Escrita e classificação de repertório para sopros à luz da tabela de parâmetros técnicos. Documento
-
Escuta e referencialidade. Composição em diálogo com o meio ambiente. Documento
-
Esdra "Neném" Ferreira: uma investigação sobre seu estilo de tocar bateria. Documento
-
Esdras Neném Ferreira: uma investigação sobre um estilo próprio de tocar bateria. Documento
-
Espiritismo e música na Casa de Auxílio e Fraternidade Olhos da Luz: uma aproximação etnográfica Documento
-
Estudo Comparativo entre Edições da Sonata OP. 94 para Flauta e Piano de Sergei Prokofiev: subsídios para a escolha da edição e interpretação da peça. Documento
-
Estudo das Ressonâncias na Sequenza IV de Luciano Berio Documento
-
Estudo dos Ajustes Laríngeos e Supralaríngeos no canto do contra tenor: Dados Fibronasolaringoscópicos, video-radioscópicos, eletroglotograficos e acústicos Documento
-
Estudo exploratório de processos de transformação sonora a partir de Trevor Wishart: reinvenção e tradução para o ambiente SuperCollider Documento
-
Estudos de Musicoterapia Improvisacional e desenvolvimento musical de crianças com autismo Documento
-
Excerto orquestral para violino do poema sinfônico Don Juan Op. 20 de Richard Strauss: um estudo técnico-interpretativo. Documento
-
Exercícios de técnica de baqueta e cordenação motora para a bateria sob a rítima do tambor de crioula, maracatu, samba e congado Documento
-
Expedito Vianna: um flautista à frente de seu tempo Documento
-
Explorações criativo-colaborativas em uma turma de licenciatura em educação musical: aproximações com o Musical Futures Documento
-
Fantasia Concertante, Vals romantico de Ana, Estudio Concierto e Estudio Capricho, de Salvador Amato: aspectos históricos, analíticos, pedagógicos em arranjos e edições de performance. Documento
-
Flamengo de Bonfiglio de Oliveira e Peguei a Reta de Porfírio Costa: dois estudos de caso históricos do trompete no choro. Documento
-
Flautista de Orquestra de Belo Horizonte: uma questão de memória Documento
-
Flautistas de orquestra de Belo Horizonte: Uma questão de memória Documento
-
Francisco Braga: uma análise poética e musical de sua de sua canção Virgens mortas, sobre o soneto homônimo de Olavo Bilac Documento
-
Francisco Mignone e os Manuscritos de Buenos Aires: contexto histórico, interpretação e edição de obras para duo de violões recém-descobertas. Documento
-
Frevo para piano de Egberto Gismonti: Uma análise de procedimentos composicionais e de performance Documento
-
Frevo para piano de Egberto Gismonti: uma análise de procedimentos populares e eruditos na composição e na performance Documento
-
Funções da Música no Cinema: contribuições para a elaboração de estratégias composicionais. Documento
-
Fé na Vida, Fé no Homem, Fé no que Virá: um estudo sobre os sentidos da prática coral em uma unidade prisional Documento
-
Gabor Buza e sua Contribuição como Professor de Violino em Belo Horizonte: Aspectos biográficos e procedimentos metodológicos Documento
-
Giacinto Scelsi Procedimentos Composicionais Documento
-
Giovanni Battista Francesco Fasciotti: Sobre o castrato que influenciou a prática vocal carioca no Brasil Joanino. Documento
-
Habanera, Sonatina, Malambo e Carnavalito, de Salvador Amato: aspectos históricos, estudo analítico e edições de performance Documento
-
Harmônicos na flauta transversal: uso didático e em performance Documento
-
Historietas de Villa-lobos: análise e interpretação Documento
-
Identidad estilística de Astor Piazzolla: aportes para la construcción de una performance musical para guitarra Documento
-
Identidade musical em pacientes com Esclerose Múltipla - um estudo piloto Documento
-
Identidade musical em pacientes com esclerose múlitpla: um estudo pilto Documento
-
Implicações musicais e psicológicas da iniciação à leitura ao piano Documento
-
Implicações psicológicas e musicais da iniciação a leitura ao piano Documento
-
Iniciação Infantil à flauta transversal a partir do Pífaro: repertório, aspectos técnicos e reursos didáticos Documento
-
Interpretação, arranjo e improvisação de Rafael Rabello em Odeon de Ernesto Nazareth Documento
-
Iracema: from note onset detection challenges towards an audio content analysis library for the empirical study of music performance Documento
-
Jha, che valle! Agustín Barrios e suas danças parguaias: para uma performance informada Documento
-
João Dias Carrasqueira - Um Mestre da Flauta Documento
-
João Dias Carrasqueira um Mestre da Flauta Documento
-
João do Vale e a invenção do nordeste: uma construção identitária regional na perspectiva de canções do ‘poeta do povo’ Documento
-
La Traviata à brasileira: diálogos culturais na sambópera de Augusto Boal. Documento
-
La enseñanza del saxofón en Universidades brasileras y colombianas: la visión de seis profesores universitarios Documento
-
Laboratório Intuitivo: da força transformadora da música de Hermeto Pascoal Documento
-
Leitura prévia e performance à primeira vista no ensino de piano complementar: implicações e estratégias pedagógicas a partir do Modelo C(L)A(S)P de Swanwick (1979) Documento
-
Lendas Amazônicas de Waldemar Henrique: um estudo interpretativo Documento
-
Licenciatura em Música e Atuação Profissional: Um estudo sobre professores de flauta doce Documento
-
Lá no Céu canta os Anjo, aqui na Terra canta nóis: Um estudo etnográfico das práticas sócio-musicais dos foliões de reis no sul de Minas Gerais Documento
-
MENINAS DE SINHÁ: Tramas e urdiduras das práticas musicais em diálogo com a saúde mental e a inclusão social. Documento
-
MENSAGENS DOS TAMBORES NO MORRO: Significados musicais, educação e projeto social pelo Grupo Arautos do Gueto. Documento
-
MacacoBong.tec: Música como processo de empoderamento político e estético Documento
-
Marcos Leite e Seus Arranjos Vocais Para o Grupo Vocal Garganta Profunda: aspectos históricos e estilísticos do arranjador e análise do seu arranjo vocal para a canção O Pato Documento
-
Marcos Leite e o grupo vocal Garganta Profunda: aspectos históricos e estilísticos no arranjo vocal de O Pato Documento
-
Maria Lúcia Godoy e a canção brasileira de câmara: dados biográficos, análise e edição de performance do Tríptico da saudade de Francisco Mignone (1897-1986), dedicado à artista. Documento
-
Memória, música, museu: reflexões sobre música antiga entre o templo das musas e o museu-acontecimento. Documento
-
Memória: uma chave afetiva para o sentido" na performance musical numa perspectiva fenomenológica Documento
-
Mixagem de áudio multicanal no formato surround 5.1 e sua transcrição para sistemas binaurais. Documento
-
Modos de escuta dos jovens alunos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre. Documento
-
Movimento na composição musical: uma abordagem à luz do pensamento de Paul Klee e Gilles Deleuze. Documento
-
Movimentos básicos na performance do contrabaixo: descrição e análise cinesiológica. Documento
-
Muito além da valsa Gotas de Lágrimas: o violão seresteiro de Mozart Bicalho em transcrições e arranjos de seus álbuns Sonhando ao Luar e um Senhor Violão Documento
-
Multi-modal coupling in musical performance Documento
-
Musicalização na Maturidade: Vivência e aprendizagem musical Documento
-
Musicoterapia na Eduacação Musical Especial de Portadores de Atraso do Desenvolvimento Leve e Moderado na Rede Regular de Ensino Documento
-
MÚSICA E LITERATURA: RESSONÂNCIAS MODERNISTAS NO DISCURSO POÉTICO-MUSICAL DA BOSSA NOVA Documento
-
Méthode de Violon (1858) de Charles-Auguste de Bériot: perspectivas pedagógicas do fundador da escola franco-belga de violino e suas relações com a pedagogia moderna Documento
-
Música Ritual e Devoção no terno de Folia de Reis do mestre Joaquim Poló Documento
-
Música aplicada à Dança:propriedades e peculiaridades Documento
-
Música e Representação nas Cerimônias de Morte em Minas Gerais (1750 - 182): Reflexão para o Estudo da Memória Sonora na Festa Documento
-
Música e Representação nas Cerimônias de Morte em Minas Gerais (1750 - 1827): Reflexão para o estudo da memória sonora na festa Documento
-
Música na Cosmologia Maxacali: um olhar sobre um ritual Xunim - uma partitura sonoro-mítico-visual Documento
-
Música na Mitolologia Tenetehara Documento
-
Música na Princesa D?Oeste Mineiro: Uma cartografia das práticas, formações e espaços educativos em Formiga Documento
-
Música na educação infantil: um mapeamento das práticas pedagógico-musicais na rede municipal de ensino de Belo Horizonte. Documento
-
Música para grupos amadores: a linguagem contemporânea como ferramenta de aprimoramento técnico-musical Documento
-
Música, Gênero e Materialidade: Categorias Transbordantes Documento
-
Música, Materialidade e Relações de Gênero: categorias transbordantes Documento
-
Música, movimento e rivalidade entre camponeses no Alto Jequitinhonha (MG). Documento
-
Nelson Piló (1914 ? 1986) e seus Estudos para violão solo: aspectos biográficos do compositor e dados sobre 157 Estudos resgatados. Documento
-
No princípio era o Caos: Limites e Possibilidades das Práticas Informais de Aprendizagem Musical na Escola Documento
-
Novena, Crença e Gira Girou de Milton Nascimento e Márcio Borges: análise de suas três primeiras composições criadas em uma noite de 1964 Documento
-
O ?Choro?, de Octavio Maul, e o gênero choro: da análise e etnografia à edição de performance e composição Documento
-
O Andante do Concerto Op.3 de Serge Koussevitzky: práticas de performance na sua gravação histórica de 1929 Documento
-
O BINÔMIO FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL A PARTIR DO OLHAR DO EGRESSO E DO DISCENTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA DA UFSJ Documento
-
O Baixo contínuo no "officio de defuntos" de Lobo de Mesquita Documento
-
O CHORO EM BELO HORIZONTE: aspectos históricos, compositores e obras. Documento
-
O Candombe do Açude entre a tradição e a exposição. Documento
-
O Canto Crossover: Uma revisão bibliográfica e estudos de relações possíveis na performance da música vocal brasileira. Documento
-
O Cantor e o desenvolvimento expressivo: estudos labanianos aplicados ao processo de construção da performance cênico-musical Documento
-
O Concerto para violão e pequena orquestra de Heitor Villa-Lobos: Uma análise do diálogo entre violão e orquestra Documento
-
O Diálogo entre Violão e Orquestra no Concerto Métis de Roland Dyens Documento
-
O Dodecafonismo na 1a e a 2a Séries de Peças para Piano de Cláudio Santoro. Documento
-
O Duetto Concertante nº 1 de Gabriel Fernandes da Trindade: Uma Edição de Performance Histórica. Documento
-
O Ensino de Violino no Estágio Pré-Operacional: um estudo sobre o desenvolvimento técnico, com considerações da psicologia cognitiva e do desenvolvimento. Documento
-
O Ensino de Violino no Estágio Pré-opoeracional: um estudo sobre o desenvolvimento técnico, com considerações da psicologia cognitiva e do desenvolvimento. Documento
-
O Formante do Cantor e os ajustes laríngeos e supralaríngeos em cantores barítonos: uma investigação acústica e fibronasolaringoscópica Documento
-
O GESTO CORPORAL E A TÉCNICA PIANÍSTICA: Um estudo aplicado à performance das obras The Tides Of Manaunaun e Aeolian Harp, de Cowell; Guero, de Lachenmann; Modelagem IX, de Zampronha BELO HORIZONTE - MG 2020 Documento
-
O IDIOMATISMO COMPOSICIONAL DE JUAREZ MOREIRA NO ÁLBUM RIVA E TRANSCRIÇÃO COMENTADA DE QUATRO PEÇAS Documento
-
O Impacto da Técnica de Alexander na prática do canto: um estudo qualitativo sobre as percepções de cantores com experiência nessa interação Documento
-
O Jogo Musical COBRA (1984) de John Zorn: reflexões sobre sua história e prática. Documento
-
O LIVRO DE MARIA SYLVIA, OP. 28, PARA CANTO E PIANO, DE HELZA CAMÊU (1903 1995): Uma análise interpretativa Documento
-
O Livro de Maria Sylvia op. 28 para Canto e Piano de Helza Camêu: uma análise interpretativa Documento
-
O Manuscrito M.M. 4824 e as 13 sonatas de Pedro Lopes Nogueira. Documento
-
O Mercado de Trabalho Para o Flautista Nas Bandas Militares Brasileiras Documento
-
O Percurso Composicional de Giacinto Scelsi: Improvisação, Orientalismo e escritura Documento
-
O Piano Complementar e a Interdisciplinaridade: performance, apreciação e criação integradas na formação acadêmica do Bacharelado e da licenciatura Documento
-
O Piano como Instrumento de Orquestra na Obra de Arthur Bosmans Documento
-
O Primeiro Movimento, Allegro Poco Moderato, da Sonata para Flauta, Violino e Piano de Bohuslav Martinu: Uma Análise Orientada para a Performance Documento
-
O REPERTÓRIO DOS SÉCs. XX E XXI PARA O DUO VIOLA E VIOLONCELO: UM CATÁLOGO DE OBRAS E A CONSTRUÇÃO DA SONORIDADE DO DUO NA INTERPRETAÇÃO. Documento
-
O REPERTÓRIO MUSICAL DO ARQUIVO ECLESIÁSTICO DA ARQUIDIOCESE DE DIAMANTINA-MG As valsas do fundo Pão de Santo Antônio (1850-1916) Documento
-
O Samba Sacramentado: A música na cadência do samba no Quintal do Divna Luz Documento
-
O Terceiro Som "Idiomatismos na Escritura para Bandas e Conjuntos de Sopros" Documento
-
O Timbre e o volume sonoro do violão: Uma abordagem Acústica e Psicoacústica Documento
-
O Traço da Cultura Mineira em uma obra de José de Vasconcellos Monteiro Documento
-
O Trio op. 9 de Henrique Oswald: uma edição crítica Documento
-
O Uso do Livro-Texto na Pedagogia da Flauta Transversal no Brasil: um estudo preliminar Documento
-
O arranjo como atualização na performance de música popular: análises de versões do Corta-Jaca, de Chiquinha Gonzaga. Documento
-
O canto espontâneo da criança de três a seis anos como indicador de seu desenvolvimento cognitivo-musical Documento
-
O docente especialista na Educação Infantil: a presença do professor de arte nos Centros Municipais de Educação Infantil de Montes Claros Documento
-
O educador musical na escola regular em Belo Horizonte. Documento
-
O ensino de piano nos Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais a partir do olhar de seus professores. Documento
-
O ensino de violino no estágio pré-operacional: um estudo piloto sobre o desenvolvimento técnico, com considerações da psicologia cognitiva e do desenvolvimento. Documento
-
O ensino e a aprendizagem da polirritmia no violão: uma proposta pedagógica baseada no conceito de dissonância rítmica. Documento
-
O ensino pre-figurativo de Hans-Joachim Koellreutter na visão de cinco de seus ex-alunos Documento
-
O estilo de Zé da Velha no CD Só Gafieira!: práticas de performance do trombone no choro Documento
-
O estudo diário do violino: uma investigação da rotina de preparação técnico-interpretativa dos alunos do curso de bacharelado em música da FAMES. Documento
-
O gesto do arranjador na música popular Documento
-
O gesto musical nos métodos de percussão afro-brasileira Documento
-
O gesto pianístico-musical na iniciação pianística: um estudo exploratório Documento
-
O intérprete de histórias inventadas: Minas Gerais setecentista na balança da Musicologia Documento
-
O material concreto na educação musical infantil: uma análise das concepções docentes Documento
-
O panorama atual da Marujada de Conceição do Mato Dentro/MG: uma análise da interferência de agentes externos sobre sua cultura musical tradicional. Documento
-
O pianista colaborador: a formação e atuação performática no acompanhamento de flauta transversal Documento
-
O primeiro movimento, Allegro Poco Moderato, da Sonata para Flauta e Piano de Bohuslav Martinú: uma Análise orientada para a Performance Documento
-
O samba sacramentado: a música na cadência do samba no Quintal do Divina Luz. Documento
-
O solo de flauta do ?IV Responsório? das ?Matinas De Natal? do Padre José Maria Xavier: aspectos históricos, estéticos e interpretativos Documento
-
O som que vem das ruas: cultura hip-hop e música rap no Duelo de MC´s Documento
-
O teclado eletrônico como um instrumento orquestral: análise e demonstração da peça Sir Lancelot and The Black Knight de Rick Wakeman Documento
-
O trinômio texto-som-imagem na performance de Elis Regina das canções Black is Beautiful (1970), Onze Fitas (1979), e Essa Mulher (1979). Documento
-
O vibrato na flauta transversal: análise da forma da onda. Documento
-
O vibrato no violão: aspectos qualitativos e quantitativos Documento
-
O violoncelo de Jaques Morelenbaum: uma investigação acerca da performance do instrumento na música popular brasileira Documento
-
O violão na canção de câmara brasileira: um estudo de seus aspectos musicais e simbólicos. Documento
-
O vocalise no repertório artísitico brasileiro: Aspectos históricos, catálogo de obras e estudo analítico sa Valsa-Vocalise de Francisco Mignone Documento
-
O vocalise no repertório artístico brasileiro: aspectos históricos, catálogos de obras e estudo analítico da obra Valsa-vocalise de Francisco Mignone Documento
-
O Álbum para a Juventude de Schumann opus 68: Uma Perspectiva Didático Pianística Documento
-
OS 42 ESTUDOS PARA VIOLINO, DE RODOLPHE KREUTZER: Análise técnica para uma abordagem didático - pedagógica Documento
-
OS CHOROS DE BELINI ANDRADE: estilo composicional e de performance em partituras e gravações Documento
-
Oito novas obras para orquestra de cordas: análise musical e de performance de obras escritas para a Orquestra de Câmara de Ouro Branco. Documento
-
Oito novas obras para orquestra de cordas: aspectos analíticos e de performance de composições escritas para a Orquestra de Câmara de Ouro Branco. Documento
-
Oriental: A importância do timbre na obra de Pattápio Silva Documento
-
Oriental: a importância do timbre na obra de Patápio Silva Documento
-
Orpheão Rio Grandense (1930-1952): vinte e dois anos na vida cultural de Porto Alegre Documento
-
Orquestra Brasileira de Minas Gerais: Projeto TIM Música nas escolas. Documento
-
Os 42 Estudos - Caprichos para Violino, de Rodolphe Kreutzer: Análise técnica para uma abordagem didático - pedagógica Documento
-
Os Gêneros do Discurso na Obra Operística de Ellomar Figueira Mello - Uma Abordagem Bahktiniana Documento
-
Os Quatro Epigramas para flauta solo de Cláudio Santoro: entre linhas, sons e técnica expandida Documento
-
Os gêneros do discurso na obra operística de Elomar Figueira Mello: uma abordagem bakhtiniana. Documento
-
Os quatro epigramas para flauta solo de Cláudio Santoro: do manuscrito (1942) à edição (1975). Documento
-
Oswaldo de Souza: uma abordagem semiológico musical de suas canções à performance da canção de câmara brasileira Documento
-
PADRÕES FÍSICOS INADEQUADOS EM ESTUDANTES DE VIOLINO NA PERFORMANCE MUSICAL Documento
-
PARA ALÉM DOS HOLOFÓTES: uma análise da gestão de carreira musical Documento
-
PIANISTA COLABORADOR: A formação e atuação performática voltada para o acompanhamento de Flauta Transversal. Documento
-
Padrões Físicos Inadequados na Performance Musical de Estudantes de Violino Documento
-
Padrões físicos inadequados na performance da trompa Documento
-
Pattápio Silva (1880-1907): uma abordagem interpretativa de sua música em forma de dança e de livre fantasia. Documento
-
Pedagogia interacional e colaborativa na formação do licenciado em música: estudo exploratório a partir da disciplina Planejamento C – Educação Musical na Escola Especializada, da Escola de Música da UFMG Documento
-
Pedro de Assis e seus 15 Estudos de virtuosidade para flauta : uma abordagem histórica e interpretativa Documento
-
Pelo gramofone: a cultura da gravação e a sonoridade do samba (1917-1971) Documento
-
Pelo gramofone: a cultura da gravação e a sonoridade do samba (19171971) Documento
-
Percepção musical no curso de extensão em música da UFMG: uma abordagem qualitativa Documento
-
Percepção, Processamento e Treinamento Musical com Adultos Usuários de Implante Coclear Documento
-
Percepção, processamento e treinamento auditivo musical com usuários de implante coclear Documento
-
Percussive resources of the classical guitar Documento
-
Perspectivas de liderança no ensino coletivo de música Documento
-
Perspectivas sobre o ensino-aprendizagem do piano pelo Método Suzuki no Brasil Documento
-
Piano A Quatro Mãos: um estudo das peculiaridades na execução do repertório e obras brasileiras para essa formação Documento
-
Pierre Schaeffer e Marcel Proust: as expressões da escuta Documento
-
Pipiruí e Caixa de Assovio: tocadores de pífanos e caixas nas festas de reinado. Documento
-
Possibilidades Interpretativas em Psappha, de Iannis Xenakis Documento
-
Possibilidades de indução de estado de fluxo em performance musical de alunos de cursos de graduação em música brasileiros Documento
-
Preparação para performance das obras TransFormantes III de Flo Menezes e Sequitur XI de Karlheinz Essl para vibrafone e live-electronics, Documento
-
Pro Zeca de Victor Assis Brasil: aspectos do hibridismo na música instrumental brasileira Documento
-
Problemas de Performance em Improvisação Dirigida: Uma comparação dos métodos de Soundpainting e Conduction® Documento
-
Procedimentos Técnicos na Iniciação ao Violino: uma sistematização de exercícios de apoio ao Método Suzuki Documento
-
Procedimentos rítmico-melódicos na performance de Altamiro Carrilho: um estudo de caso aplicado ao ensino do choro Documento
-
Processo de transição de uma banda civil para a banda sinfônica Documento
-
Progressão da dificuldade técnica nas três suítes brasileiras para piano de Oscar Lorenzo Fernândez Documento
-
Promoção da Saúde e Educação musical - Uma proposta de leitura interdisciplinar Documento
-
Práticas Musicais dos Pataxó nas Escolas Regulares de Belo Horizonte: contatos interétnicos e afirmação identitária Documento
-
Práticas Musicais na Favela do Morro das Pedras em Belo Horizonte: Um estudo crítico sobre música e modo de vida Documento
-
Práticas de performance de Gilberto Gil ao violão em Expresso 2222 Documento
-
Práticas musicorporais para a preparação vocal de jovens coralistas Documento
-
Puxe o fole Sanfoneiro: uma proposta para a construção de acordes complexos no acordeão de 120 baixos Documento
-
Quarteto Ao Cair da Tarde (1981) para Violinos, de Ernst Mahle: estratégias técnico-interpretativas para a construção de uma performance. Documento
-
Questionamentos sobre a atuação do Regente: o ensino da Performance Documento
-
Raphael Rabello e Odeon de Ernesto Nazareth: interpretação, arranjo e improvisação Documento
-
Reescrevendo A Sagração da Primavera: aspectos composicionais e relações dialógicas no arranjo para big band de Darryl Brenzel Documento
-
Reflexões sobre o idiomatismo do piano no Trio nº1 de Heitor Villa-Lobos e construção de uma interpretação para a performance Documento
-
Regularidade e Simultaneidade na técnica violonística de mão direita: uma abordagem quantitativa de arpejos, sons plaqué e tremolos. Documento
-
Relações entre a Educação Musical Especial e o desenvolvimento da comunicação social em crianças autistas Documento
-
Relações entre educação musical e habilidades auditivas, fonológicas e metalinguisticas de crianças de cinco anos Documento
-
Relações entre prática musical, habilidades auditivas e metalingüísticas de crianças de cinco anos Documento
-
Repetição como recurso expressivo e estrutural: Um estudo aplicado à composição musical Documento
-
Ritmata, de Edino Krieger: uma reflexão sobre processos vanguardistas na literatura do violão brasileiro Documento
-
Rock brasileiro e romantismo contracultural no Brasil: campo, cidade, música e modernidade nos anos 1970 Documento
-
Rumo à sala de estudos aumentada: experiências com suporte computacional para o desenvolvimento técnico e perceptivo na performance musical Documento
-
SENSIBILIDADE E AGÊNCIA: REVERBERAÇÕES ENTRE CORPOS SONOROS NO MUNDO TIKMŨ'ŨN/MAXAKALI Documento
-
SUPERANDO DESAFIOS TÉCNICOS: UM ROTEIRO DE EXERCÍCIOS PREPARATÓRIOS PARA A PERFORMANCE DO PRIMEIRO MOVIMENTO DO CONCERTO PARA VIOLINO EM LÁ MENOR ? OP.53, DE ANTONÍN DVORÁK. Documento
-
Scordatura na performance: o uso da scordatura na versão para viola na Suíte n. 5 de J. S. Bach. Documento
-
Seis Estudos Transcendentais para piano, de Francisco Mignone: análise e edição crítica Documento
-
Sensibilidade e Agência: reverberações entre corpos sonoros no mundo Tikm?'?n-Maxakali. Documento
-
Sentidos em Scriabin: por uma performance multimídia da Sonata op. 70 n. 10 Documento
-
Serro e Diamantina Coloniais: uma releitura da prática musicológica de Curt Lange Documento
-
Sociedade Musical Santa Cecília: O processo de ensino-aprendizagem da banda de música como referência na formação de músicos na cidade de Sabará - MG Documento
-
Softwares de análise acústica como ferramenta pedagógica no ensino do canto Documento
-
Soluções interpretativas utilizadas em duas obras, escritas para marimba solo, dos compositores basileiros Roberto Victorio e Marlos Nobre Documento
-
Soluções interpretativas utilizadas em duas obras, escritas para marimba solo, dos compositores brasileiros Roberto Victorio e Marlos Nobre. Documento
-
Sonata N.2 para Violoncelo e Piano (1912) de Glauco Velasquez: estudo interpretativo e tratamento editorial da obra. Documento
-
Sonata para viola e piano (1950) de Camargo Guarnieri: estudo técnicointerpretativo e tratamento editorial. Documento
-
Sonoridade narrativa como um processo temporalizante no cinema: a concepção de um roteiro relé. Documento
-
SÊNTIMUS: um jogo digital musical para crianças com hipersensibilidade sonora e características dos transtornos do neurodesenvolvimento Documento
-
TAMBORTEC: sistema musical interativo para performance de música eletrônica dançante. Documento
-
TECLADO ELETRÔNICO: estratégias e abordagens criativas na musicalizção de adultos em grupo Documento
-
TRILHA SONORA EM JOGOS DIGITAIS: uma análise histórica, funcional e suas relações com a música no cinema Documento
-
Teatro Instrumental para Percussão Solo: experiências a partir de algumas estratégias de Antonin Artaud e Jerzy Grotowski Documento
-
Teclado Eletrônico: estratégias e abordagens criativas na musicalização de adultos em grupo Documento
-
Tecnologia e ensino-aprendizagem musical na escola: uma abordagem construtivista interdisciplinar mediada pelo Software Encore versão 4.5. Documento
-
Teoria dos Grafos aplicada à analise musical Documento
-
Texto, música e cena de Elis Regina em Alô, alô marciano de Rita Lee e Roberto de Carvalho. Documento
-
The Relationship Between Ancillary Gestures and Musical Phrase Organization: application to flute performance Documento
-
Tocar violão: um estudo qualitativo sobre os processos de aprendizagem dos participantes do Projeto Arena da Cultura Documento
-
Tradição e transformação nas práticas musicais da Corporação Musical Nossa Senhora da Conceição de Raposos - MG Documento
-
Tradução e validação da Escala Nordoff Robbins de Comunicabilidade Musical Documento
-
Tradução e validação das escalas Nordoff Robbins: “Relação criança terapeuta na experiência musical coativa” e “Musicabilidade: formas de atividade, estágios e qualidades de engajamento” Documento
-
Transcreación multimodal de selección de estudios de técnica del piano tradicional Documento
-
Transcrições das Lendas Amazônicas de Waldemar Henrique para canto e violão: uma abordagem prática e teórica Documento
-
Transcrições para piano: Histórico e uma próposta de execução para mão esquerda de alguns prelúdiosde Chopin Documento
-
Transcrições para piano: histórico e uma proposta de execução para a mão esquerda de alguns prelúdios de Chopin Documento
-
Transformações na obra de Marcos Valle entre 1968 e 1974 - da bossa nova ao pop Documento
-
Trazendo para a Bateria uma Linguagem Brasileira: Elaboração de Estudos de Coordenação, Criação e Improvisão". Documento
-
Traços da cultura mineira em uma obra de José de Vasconcellos Monteiro Documento
-
Tropicacosmos: interseções estéticas a partir da música de Caetano Veloso e do cinema de Glauber Rocha Documento
-
Três obras de câmara de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) analisadas sob o ponto de vista da parte da flauta à luz dos manuscritos do Museu Villa-Lobos: Choros Nº 2 (1924), Quinteto em Forma de Choros (1928), e Bachianas Brasileiras Nº 6 (1938). Documento
-
Tudo isso junto de uma vez só: o choro, o forró e as bandas de pífano na música de Hermeto Pascoal Documento
-
Tudo isso junto de uma vez só: o choro, o forró e as bandas de pífanos na música de Hermeto Pascoal Documento
-
Técnicas de ensaio coral: reflexões sobre o ferramental do Maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca Documento
-
Técnicas estendidas do contrabaixo em três arranjos crossover de canções populares Documento
-
Um Compositor Brasileiro na Broadway: a contribuição de Heitor Villa-Lobos ao teatro municipal americano. Documento
-
Um estudo comparativo do violino na música popular brasileira: Fafá Lemos e Nicolas Krassik interpretam Fafá em Hollywood. Documento
-
Um estudo etnomusicológico do congado de Nossa Senhora do Rosário do Distrito do Rio das Mortes, São João del-Rey, MG. Documento
-
Um olhar interpretativo para as canções de Arthur Bosmans. Documento
-
Um olhar sobre o ensino de piano para adultos Documento
-
Um território a muitas vozes: tocautoria e outras práticas violonísticas contemporâneas na América Latina Documento
-
Uma Roda de Choro no piano: Práticas idiomáticas de performance a partir de gravações dos pianistas Cristovão Bastos e Laércio de Freitas Documento
-
Uma análise etnomusicológica do Congado do distrito do Rio das Mortes na cidade de São João Del Rei.MG. Documento
-
Uma investigação dos aspectos fisiológicos, didáticos, estéticos e interpretativos da Messa di Voce. Documento
-
Uma pequena escuta do decálogo: sons e música no ciclo fílmico de Kieslowski Documento
-
Uma perspectiva crítico-racial da 'História da música brasileira' (1926) de Renato Almeida Documento
-
Usos e funções da música na Renovação Carismática Católica Documento
-
VIOLÃO SEM FRONTEIRAS: CRIAÇÕES INTERPRETATIVAS EM OBRAS INSPIRADAS NA MÚSICA FOLCLÓRICA SUL-AMERICANA Documento
-
Valsas de Francisco Mignone, Transcrição e edição para o Violoncelo Documento
-
Villa-Lobos, Antônio Carlos Jobim e Edu Lobo: trilhas de uma moderna brasilidade musical Documento
-
Virtuosismo en la contemporaneidad: de la invisibilidad al activismo decolonial Documento
-
ZINÁ COELHO JÚNIOR: A VIDA E A OBRA DE UMA MUSICISTA MINEIRA. Documento
-
as cantigas de roda na creche jardim felicidade - cenário vivo para o exercicio do olhar - um estudo autoetnográfico Documento
-
improvisação no Choro segundo Chorões Documento
-
Ópera: música e cena dicotomia temporais Documento
-
“Itsári”, Roots, Raízes: um estudo de caso sobre o disco Roots da banda Sepultura Documento
Pesquisas
Contato
telefone
endereço de email
Identidade