Postgraduate Program in Education
Programa de Pós-Graduação
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Pesquisas
-
- Contato
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
A atratividade da carreira docente: uma análise na perspectiva de ex-bolsistas do PIBID do curso de Educação Física Documento
-
"Ações formativas" desenvolvidas em Universidades Federais MIneiras: estratégias de aprendizagem e(re)laboração dos saberes docentes? Documento
-
"Estudem muito para dominarem a técnica que permite dominar a natureza" A Formação do Pedagogo no Brasil sob as "orientações" dos Organismos Multilaterais Documento
-
? EU NÃO GOSTO DESSE INSTRUMENTO, MAS TAMBÉM O ALUNO NÃO GOSTA DAS PROVAS... ? A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E A AVALIAÇÃO DE DISCIPLINAS NA ÓTICA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS Documento
-
?AÇÕES FORMATIVAS? DESENVOLVIDAS EM UNIVERSIDADES FEDERAIS MINEIRAS: ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM E (RE) ELABORAÇÃO DOS SABERES DOCENTES? Documento
-
A APRENDIZAGEM DO ADULTO EM PRODUÇÕES BIBLIOGRÁFICAS NACIONAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES Documento
-
A Atuação do poder público na educação em Muriaé de 1871-1930 Documento
-
A EDUCAÇÃO SUPERIOR EM AGRICULTURA NO BRASIL COMO TERRENO FÉRTIL PARA OS ESTADOS UNIDOS: A FUNDAÇÃO FORD NA UREMG/UFV (1964-1976). Documento
-
A ENTRADA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA: O CASO DE UNIVERSITÁRIOS BENEFICIADOS PELA POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA Documento
-
A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFV & A FORMAÇÃO DOS MONITORES DE ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA Documento
-
A Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa: Egressos da Primeira Turma em Perspectiva Documento
-
A MONITORIA NAS LICENCIATURAS: ANALISANDO PROCESSOS DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA Documento
-
A PESQUISA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: LIMITES E POSSIBILIDADES NO CURSO DE GEOGRAFIA Documento
-
A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA PÓS-GRADUAÇÃO SCRICTU SENSO EM EDUCAÇÃO: as condições de trabalho dos professores-pesquisadores e suas relações com a avaliação da CAPES Documento
-
A Política de Cotas no IF SUDESTE MG CAMPUS MURIAÉ: análise do acesso e da permanênciaO UNIVERSO ESCOLAR DO IF SUDESTE MG - CAMPUS MURIAÉ: UMA ANÁLISE DO ACESSO E DA PERMANÊNCIA Documento
-
A Reforma Universitária de 1968 na Universidade Federal de Viçosa (1968-1978) Documento
-
A alternância na Licenciatura em Educação do Campo: representações sociais dos docentes da UFV. Documento
-
A aprendizagem profissional da docência nas representações sociais de professores do ensino médio no contexto do trabalho docente Documento
-
A articulação do ensino médio com a educação profissional no IF Sudeste MG ? Campus Muriaé Documento
-
A configuração das identidades profissionais dos (as) pedagogos (as) de Institutos Federais Mineiros: da formação à atuação profissional Documento
-
A construção do processo de aprendizagem profissional de professores iniciantes Documento
-
A construção do processo de escolha do curso superior: o caso de estudantes da Universidade Federal de Viçosa Documento
-
A construção dos saberes docentes por professores formadores Documento
-
A criança de seis anos no Ensino Fundamental na perspectiva de mães e professoras Documento
-
A educação de jovens e adultos do campo: um estudo nos projetos de assentamento de Natalândia MG Documento
-
A educação salesiana na cidade de Ponte Nova ? Minas Gerais e a formação de professoras na Primeira República Documento
-
A experiência enquant prática formativa de estudantes na Extensão Universitária. Documento
-
A formação de professores na Revista de Educação Física (1932-1942) Documento
-
A formação de professores no curso de Letras: O currículo e suas interseções entre os Saberes e a relação Teoria-Prática. Um estudo de caso do curso de Letras da UFSJ Documento
-
A formação docente no curso de Letras: o currículo e suas intersecções entre os saberes e a relação teoria-prática. Um estudo de caso do curso de Letras da UFSJ Documento
-
A formação por alternância na Licenciatura em Educação do Campo da UFV: experiências e representações sociais dos educandos Documento
-
A oferta de educação para adultos em situação de privação de liberdade na Penitenciária Doutor Manoel Martins Lisboa Júnior no município de Muriaé em Minas Gerais Documento
-
AS PERSPECTIVAS TEÓRICAS E PRÁTICAS DA EJA NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA APÓS OS ANOS 2000: APROXIMAÇÕES E LIMITES COM O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE PAULO FREIRE Documento
-
AS TENDÊNCIAS INTERNACIONAIS E A UNIVERSIDADE BRASILEIRA NA PRIMEIRA DÉCADA DOS ANOS 2000: ENSINO SUPERIOR E PRODUÇÃO DE CONSENSO Documento
-
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA: COMPOSIÇÕES E TENSÕES NO/COM O MOVIMENTO ESTUDANTIL Documento
-
Acesso e permanência de estudantes cotistas no curso de bacharelado em Direito da Universidade Federal de Viçosa Documento
-
Alfabetização de Jovens e Adultos do Campo no Norte de Minas, desafios e possibilidades do Programa de Alfabetização Travessia Nota Dez Documento
-
Análise da qualidade da formação continuada de professores na perspectiva do Programa Pró-Letramento Documento
-
Análise histórica e metodológica do livro de António Trajano e suas relações com os atuais Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) Documento
-
Aprendendo a docência: processos de formação de licenciandas em Pedagogia integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Documento
-
Aprendizagem da docência de professores formadores que atuam nos cursos de licenciatura em ciências biológicas Documento
-
Aprendizagem da docência e desenvolvimento profissional: narrativas sobre a formação de professores no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio Documento
-
Aproprição da noção de cidadania e direitos na educação básica: uma análise em uma escola estadual no município de Viçosa/MG Documento
-
As controvérsias da regulamentação da ética em pesquisa com seres humanos no Brasil Documento
-
As implicações do PIBID no processo de formação de professores: o caso dos licenciandos em Ciências Biológicas Documento
-
As metodologias ativas na perspectiva dos professores formadores e tecnologias digitais: diálogos possíveis? Documento
-
As perspectivas de estudantes de licenciatura sobre o papel das tecnologias digitais nos trabalhos em grupo Documento
-
As políticas para o ensino médio no Brasil e suas relações com o BID (2003-2016) Documento
-
As práticas educativas das docentes mulheres da Educação Infantil e das séries iniciais do ensino fundamental: entre a formação e as atribuições femininas. Documento
-
Aspectos do processo de socialização profissional de ex-pibidianas: o início da carreira docente e a influência dos estabelecimentos de ensino Documento
-
Autonomia ou Heteronomia Docente: Implicações das novas políticas educacionais curriculares na perspectiva do controle do professor de Geografia das escolas públicas de Viçosa-MG Documento
-
CURRÍCULO E ESCOLA DO CAMPO Documento
-
Condições de trabalho docente na universidade frente ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Documento
-
Considerações sobre a história da alfabetização em Minas Gerais e a participação de Helena Antipoff Documento
-
Currículo e educação para as relações étnico-raciais: desafios da Lei 10639/2003 Documento
-
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NA SUPERVISÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR EM HISTÓRIA: NARRATIVAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Documento
-
Da semente à flor: emergências emancipatórias na Licenciatura em Educação do Campo da UFV Documento
-
De escolas públicas à UFV: o processo de escolha do curso superior em uma cidade média universitária Documento
-
Dinâmicas locais e atos parentais de escolha de estabelecimento de ensino públicos estaduais reputados em Viçosa (MG) Documento
-
Discutindo sobre a evasão em uma licenciatura em Matemática a distância Documento
-
Diálogos sobre indisciplina e desinteresse escolar: o caso de uma escola pública em Mariana (MG) Documento
-
Docentes universitários: ações pedagógicas diante dos novos sujeitos da aprendizagem. Documento
-
ELEIÇÃO PARA DIRETORES ESCOLARES EM MINAS GERAIS: A EXPERIÊNCIA DE UM MUNICÍPIO DA ZONA DA MATA Documento
-
ESCOLA DA PONTE, EDUCAÇÃO E AUTONOMIA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A GESTÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO BRASILEIRO Documento
-
ESCOLAFETO: ?ENTRE? RELAÇÕES EM UMA ESCOLA. Documento
-
EXPRESSÕES E MULTICOMPLEXIDADES NOS DEBATES TRANSVERSAIS SOBRE OS ALIMENTOS: AS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS DA EFA PURIS Documento
-
Educação do Campo e Territorialização de Saberes: Contribuições dos intercâmbios agroecológicos Documento
-
Educação do Campo na Universidade: Constituição da Licenciatura em Educação do Campo Documento
-
Educação em tempo integral: cursos e percursos dos projetos e ações do governo de Minas Gerais na rede pública do ensino fundamental, no período de 2005 a 2012 Documento
-
Efeitos do Programa Dinheiro Direto na Escola na gestão escolar Documento
-
Ensino, pesquisa e extensão: origem, trajetória e reconfiguração institucional na Universidade Federal de Viçosa Documento
-
Entre as produções do feminino e a conquista de espaços:mulheres e educação na Universidade Federal de Viçosa (1935-1963) Documento
-
Entre embaraços, performances e resistências: a construção da queixa de violência doméstica de mulheres em uma delegacia Documento
-
Entrelaçamentos entre a Formação Docente para o Ensino de Matemática e o uso das Tecnologias Digitais nos Cursos de Pedagogia. Documento
-
Estudantes do CAp-Coluni: trajetórias e vivências escolares dos "mais" excelentes dentre os excelentes Documento
-
Estágio em ensino: a formação pedagógica dos professores da educação superior nos programas de pós-graduação vinculados à área das Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de Viçosa Documento
-
Formação Continuada: tecendo redes e construindo possibilidades com os cotidianos escolares Documento
-
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: MAPEANDO OS ESPAÇOS ESCOLARES NA REGIÃO DE VIÇOSA, MINAS GERAIS (1930-1964) Documento
-
Histórias cruzadas: tramas de vida de estudantes negras graduandas da Universidade Federal de Viçosa Documento
-
INTERCAMBISTAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA: PRÁTICAS EDUCATIVAS EXPERIMENTADAS PELOS ESTUDANTES COLOMBIANOS ENTRE OS ANOS 2013-2018 Documento
-
Idosos universitários e Reconhecimento: acesso, permanência e os desafios na Universidade Federal de Viçosa Documento
-
Intensidade e conexões de um sujeito em sua trajetória na complexidade do movimento das Escolas Famílias Agrícolas Documento
-
Intercâmbios e Diálogos entre Educação do Campo e Agroecologia Documento
-
Internacionalização e conhecimento: análise do programa Capes-Brafagri na Universidade Federal de Viçosa sob a ótica de estudantes-participantes no biênio 2013- 2014 Documento
-
Invenção e diferença em uma sala de aula Documento
-
Kombi dos Jogos: narrativas cartográficas dos brincantes Documento
-
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO E MOVIMENTO SOCIAL: ANÁLISE DA TRAJETÓRIA DO CURSO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Documento
-
Limites e possibilidades do plano de estudo na articulação trabalho-educação na Escola Família Agrícola Paulo Freire Documento
-
MESTRES BOI E FARINHADA: CAMINHANDO DE VOLTA ÀS HISTÓRIAS E MEMÓRIAS SÓCIOCULTURAIS DA ZONA DA MATA MINEIRA. Documento
-
Meritocracia e Trabalho Docente: uma análise da gestão do trabalho docente na SEEDUC/RJ entre os anos de 2010 e 2014 Documento
-
Mestrado profissional em educação: histórico e tendências Documento
-
Município, tradição e modernidade: a instrução pública e os limites do projeto hegemônico republicano em Minas Gerais (1892-1907) Documento
-
NARRAR, FABRICAR, INVENTAR: COMPOSIÇÕES ENTRE NARRATIVAS CINEMATOGRÁFICAS E NARRATIVAS DE VIDAS. Documento
-
Narrativas de professoras: análise da construção dos saberes da prática de profissionais com experiência reconhecida Documento
-
Narrativas discentes sobre saúde e sofrimento mental do Ensino Superior Documento
-
O APRENDIZADO DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: EXPERIÊNCIAS E SABERES COMPARTILHADOS POR PROFESSORES DO CURSO DE DIREITO SOBRE O CONSTITUIR-SE PROFESSOR Documento
-
O CLIMA SOCIAL EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO NA ZONA DA MATA MINEIRA Documento
-
O MILAGRE DE UMA ESCOLA: A FABRICAÇÃO DE UMA INFÂNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO REVELADA PELA VIRGEM MARIA Documento
-
O PEDAGOGO E SEUS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA Documento
-
O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS EDUCATIVOS A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA COM LICENCIANDOS DE PEDAGOGIA Documento
-
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na voz de supervisores. Documento
-
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID): dimensões do desenvolvimento profissional de licenciandas do curso de pedagogia Documento
-
O SIMAVE/PROEB E SUA RELAÇÃO COM O TRABALHO DOCENTE: PERCEPÇÕES DE DIFERENTES ATORES DO COTIDIANO ESCOLAR Documento
-
O Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE) : novas perspectivas de avaliação em Minas Gerais? Documento
-
O Trabalho Docente no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico: o caso do IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba Documento
-
O Tutor presencial na educação à distância: interação entre papel, atribuição, mediação e prática pedagógica na formação continuada de professores Documento
-
O aprendizado profissional da docência de “bons formadores” Documento
-
O currículo da Licenciatura em Matemática da UFV frente às Diretrizes Curriculares Nacionais de Formação de Professores de 2015 Documento
-
O ensino de Ciências nos anos iniciais da Educação Básica por professores atuantes em escolas do município de Viçosa-MG: dificuldades e possibilidades Documento
-
O estágio supervisionado a distância: Proposta, organização e prática no contexto da Licenciatura em Matemática a distância da UFV Documento
-
O legal e o prescrito em debate: os pressupostos da formação do professor nos currículos de cursos de Pedagogia Documento
-
O lugar da avaliação e seus desdobramentos sob a perspectiva de licenciandos(as) em Química da Universidade Federal de Viçosa Documento
-
O papel das licenciaturas na constituição dos saberes docentes: um estudo sobre a formação inicial do professor de matemática à luz da prática escolar Documento
-
O papel do gestor escolar frente ao Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) em duas escolas públicas do município de Viçosa (MG) Documento
-
O pedago e seus espaços de atuação nas Representações Sociais de egressos do curso de Pedagogia Documento
-
O processo de adoecimento do magistério público primário no início do século XX: indícios do mal-estar docente nos grupos escolares mineiros. (1906-1930). Documento
-
O processo de escolha de estudantes universitários pelo curso de licenciatura em Ciências Biológicas e a escassez de professores de biologia no ensino médio: possíveis relações Documento
-
Oficin-Escola Jardim da Natureza: Trabalho artesanal e educação do campo na Floresta Nacional do Purus - Amazonas. Documento
-
Os Currículos Praticadospensados da Educação de Jovens e Adultos em Viçosa - MG: um olhar a partir do Plano Decenal Documento
-
Os cursinhos populares: um estudo comparado entre MSU e EDUCAFRO - MG Documento
-
Os inventivos recreiares nos cotidianos de uma escola municipal Documento
-
Os usos das tecnologias digitais nas licenciaturas em matemática a distância em Minas Gerais Documento
-
PERCURSOS FORMATIVOS, PROFISSIONAIS E AS PRÁTICAS DOS DOCENTES COORDENADORES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA ? PIBID Documento
-
PROUNI: uma política de democratização do Ensino Superior? Documento
-
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ALTERNÂNCIAS: CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DO TRABALHO DOCENTE NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SÃO JOÃO DO GARRAFÃO, ESPÍRITO SANTO. Documento
-
Pedagogia da Alternância:Limites e Perspectivas do ProJovem Campo em Minas Gerais Documento
-
Pedagogia da alternância: limites e possibilidades do PROJOVEM CAMPO em Minas Gerais Documento
-
Pedagogias antirracistas: tensões e possibilidades de caminhos em construção Documento
-
Pegadas Agroecológicas: Histórico e Práticas Educativas de Grupos Agroecológicos Documento
-
Percepções e vivências de cotistas negras e negros na Universidade Federal de Viçosa: "será que esse espaço é pra mim?" Documento
-
Percursos de formação de estudantes de licenciatura noturna na UFV: ENEM, SISU e Evasão Documento
-
Perfis sociais, percursos escolares, condições de permanência e perspectivas de futuro : o caso de cotistas de cursos técnicos integrados do IF Sudeste MG - Campus Muriaé Documento
-
Política Pública Municipal de Educação do Campo: Um estudo sobre a participação popular Documento
-
Políticas de Avaliação em larga escala e suas implicações para o trabalho docente em escolas públicas de Viçosa - MG. Documento
-
Políticas de Formação Profissional: análise do PRONATEC no IF Sudeste MG Documento
-
Políticas públicas de formação integral em escola de tempo integral: o CIEP 271, José Bonifácio Tassara Documento
-
Problematizando o livro didático de Biologia: corpo, gênero e sexualidade Documento
-
Produções de subjetividades femininas em uma turma de sexto ano do ensino fundamental Documento
-
Práticas textuais na Licenciatura em Educação do Campo: mundos que se tecem em busca de sentidos Documento
-
Práxis e construção do conhecimento nos estudos sobre pedagogia da alternância Documento
-
Questões de gênero e sexualidade na escola: discutindo políticas públicas e formação pedagógica. Documento
-
REINAÇÕES DE UMA PROFESSORA: ALINHAVOS DE COMO PRATICA UM COTIDIANO ESCOLAR Documento
-
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O SER PROFESSOR: INDÍCIOS DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE Documento
-
Re-existência e ressurgência indígena: diáspora e transformações do povo Puri Documento
-
Realidades produzidas nos cotidianos de uma república estudantil feminina Documento
-
Seriar ou não seriar: estudo de caso de uma escola e um projeto educacional Documento
-
Séries ou ciclos? A organização da escolaridade no Município de Ponte Nova, Minas Gerais Documento
-
TROCANDO SABERES E CONSTRUINDO CONHECIMENTO: A PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES DA EFA PAULO FREIRE NA TROCA DE SABERES Documento
-
TRÊS FAMÍLIAS DE CAMADAS POPULARES E A ESCOLARIZAÇÃO DOS FILHOS: ENTRE ESTABELECIMENTOS DE ENSINO PÚBLICOS E PRIVADOS Documento
-
Tecendo saberes no Teia/UFV: Práxis e Extensão Universitária Documento
-
Tempos esquecidos, memórias recordáveis: histórias de um curso de formação para professores rurais Documento
-
Territorialidades e Educação do Campo nas Serras do Brigadeiro Documento
-
Territórios e educação do campo nas Serras do Brigadeiro Documento
-
Trajetórias Escolares dos Licenciandos em Educação do Campo da UFV Documento
-
Transbordamentos entre o Candomblé e o Maracatu de Baque Virado na construção curricular do grupo Filhas de Aganju Documento
-
Transitando na fronteira: a inserção de homens na docência da educação infantil Documento
-
Vivenciando espaços de formação democrática: uma experiência em uma escola estadual de Viçosa - MG Documento
-
Vivências no processo de implantação da Pedagogia Waldorf na rede pública municipal de Ubá- MG Documento
Pesquisas
Contato
telefone
endereço de email
Identidade