Physics Education
Programa de Pós-Graduação
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Pesquisas
-
- Contato
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
A Estratégia da Modelagem Didático-Científica Reflexiva para a Conceitualização do Real no Ensino de Física Documento
-
A Física Moderna no Processo de Formação de Técnicos na Área de Radiologia Médica Documento
-
A constituição performativa de identidades na pesquisa em ensino de física : uma perspectiva pós-estruturalista a partir da filosofia política feminista de Judith Butler Documento
-
A construção e apropriação do conhecimento através das interações discentes e di-docente em projetos experimentais no ensino de Física Documento
-
A inferência à melhor explicação como heurística para o ensino de história da ciência na formação de professores de Física Documento
-
A perspectiva CTS na disciplina de Metodologia do Ensino de Física: um estudo na formação de professores à luz do referencial sociocultural Documento
-
ANÁLISE BAKHTINIANA ARTICULADA A REDES TEXTUAIS DE DOCUMENTOS OFICIAIS, PLANOS DE ENSINO E EMENTAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA/CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II. Documento
-
ANÁLISE DA RELAÇÃO DOS ESTUDANTES COM AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE ELETROMAGNETISMO UTILIZANDO O VÊ DE GOWIN EM CONTRAPOSIÇÃO AO RELATÓRIO TRADICIONAL. Documento
-
APLICAÇÕES DO ELETROMAGNETISMO, ÓPTICA, ONDAS, DA FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NA MEDICINA Documento
-
Adoção de inovações didáticas no ensino universitário de física na perspectiva de transposições praxeológicas Documento
-
Adoção e Difusão de inovações didáticas em disciplinas de Física Geral: estudos de caso em duas Universidades públicas brasileiras. Documento
-
Análise de produtos educacionais desenvolvidos no âmbito de um mestrado profissional em ensino de física Documento
-
Aplicações do Eletromagnetismo, Óptica, Ondas e Física Moderna na Medicina Documento
-
Aprendizagem de conceitos físicos relacionados com circuitos elétricos em regime de corrente alternada com uso da placa Arduino Documento
-
Aprendizagem de física, trabalho colaborativo e crenças de autoeficácia : um estudo de caso com o método team-based learning em uma disciplina introdutória de eletromagnetismo Documento
-
Apresentando conceitos do movimento de queda dos corpos no ensino fundamental através de um aporte histórico e epistemológico Documento
-
Apropriação discursiva de modelos de formação docente em trabalhos de conclusão de um Mestrado Profissional em Ensino de Física Documento
-
Aquecimento Global: Uma questão Sociocientífica a ser discutida na formação de professores de física da educação básica. Documento
-
Astronomia : motivação para o ensino de física na 8ª série Documento
-
Atividades experimentais e crenças de autoeficácia: Um estudo de caso com o método Episódios de Modelagem Documento
-
Complementaridade onda-partícula e emaranhamento quântico na formação de professores de física segundo a perspectiva sociocultural Documento
-
Comunidades de prática como espaços integradores nos Institutos Federais Documento
-
Conhecimento aberto na educação em ciências e tecnologia : um estudo para a construção de uma educação emancipatória em sociedades do conhecimento Documento
-
Crenças e atitudes sobre o uso de atividades experimentais e computacionais no ensino de Física por parte de professores do Ensino Médio Documento
-
Cultivo de una comunidad de práctica virtual para la resignificación de los procesos de formación inicial de profesores de Física Documento
-
DISPOSIÇÕES NORTEADORAS ACERCA DA AVALIAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO NÍVEL FUNDAMENTAL: INVESTIGANDO ORIENTAÇÕES OFICIAIS E PRÁTICAS DOCENTES Documento
-
Desenvolvimento da habilidade de leitura e interpretação de gráficos por meio do estudo de calorimetria. Documento
-
Diferenças e semelhanças entre graduandos em física com respeito ao gênero : uma análise das interações discursivas sob a perspectiva sociocultural Documento
-
Diferenças e semelhanças entre graduandos em física com respeito ao gênero: Uma análise sob a perspectiva sociocultural. Documento
-
Distribuição Conceitual no Ensino de Física: Uma Aproximação Sociocultural às Teorias de Mudança Conceitual Documento
-
Do Kraft ao Qi: Uma análise de Epistemologia-Política sobre o uso da Energia no Sistema Único de Saúde Documento
-
Educação de qualidade na perspectiva de professores de física da educação básica: um estudo das interações discursivas em grupos focais, baseado na sociologia da educação de Pierre Bordieu Documento
-
Educação de qualidade na perspectiva de professores de física da educação básica: um estudo sobre as interações discursivas em grupos focais e em respostas a questionários. Documento
-
Ensino de Física a partir de situações de Engenharia Documento
-
Explorando a inserção de tópicos de Física Quântica em uma escola Estadual: um estudo sob a luz da perspectiva sociocultural. Documento
-
Formação continuada de professores em larga escala: um estudo sobre o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física Documento
-
Fundamentos metodológicos para a medida de carga cognitiva e do conhecimento prévio num contexto de ensino de cinemática com o auxílio de uma hipermídia Documento
-
Fundamentos de Física Quântica na formação de professores: uma análise de interações discursivas em atividades centradas no uso de um interferômetro de Mach-Zehnder Documento
-
Fundamentos de física quântica na formação de professores : uma análise de interações discursivas em atividades centradas no uso de um interferômetro virtual de Mach-Zehnder Documento
-
Física quântica e história e filosofia da ciência : conceitos, vida, crenças e religiosidade como motivadores na aprendizagem de física Documento
-
Implicações do conhecimento conectado para o ensino de Física: uma análise do projeto Gurias nas Exatas. Documento
-
Inserindo conceitos de mecânica quântica no ensino médio: estados quânticos e superposição linear de estado Documento
-
Investigando a aprendizagem do campo conceitual associado à modelagem científica por parte de professores de física do ensino médio Documento
-
Laser de rubi : uma abordagem em Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) Documento
-
Metodologias interativas de ensino na formação de professores de física : um estudo de caso com o peer instruction Documento
-
Natureza da ciencia no ensino básico : perspectivas, desafios e limitações imbricados em uma rede de ações Documento
-
O Lado Oculto do Fóton: A estabilização ontológica de um actante mediada por diferentes gêneros do discurso Documento
-
O Uso da Astronomia Como Instrumento Para Introduzir As Radiações Eletromagnéticas no Ensino Médio Documento
-
O Vê de Gowin conectando teoria e experimentação em Física Geral : questões didáticas, metodológicas e epistemológicas relevantes ao processo Documento
-
O Vê de Gowin conectando teoria e experimentação em física geral: questões didáticas, metodológicas e espistemológicas relevantes ao processo Documento
-
O acesso ao ensino superior público brasileiro : um estudo quantitativo a partir dos microdados do Exame Nacional do Ensino Médio Documento
-
O cultivo de Comunidades de Prática para a Formação Continuada de Professores na interface Escola- Universidade: um olhar histórico sobre as vivências do Núcleo de Pesquisas em Inovação Curricular Documento
-
O ensino de física via aprendizagem baseada em projetos : um estudo à luz da teoria antropológica do didático Documento
-
O experimento da borracha quântica : uso de analogias para o entendimento do quântico pelo clássico Documento
-
O movimento circular uniforme para alunos da EJA que trabalham no processo de produção do couro Documento
-
Objeto de Aprendizagem: resolução de exercícios de um teste conceitual envolvendo os conceitos de Energia Elétrica e Potência Elétrica e sua relação com os conceitos de Tensão, Corrente e Resistência Elétrica Documento
-
Oficina Astronômica: uma proposta de atividades utilizando materiais potencialmente significativos Documento
-
Pensamento Bakhtiniano e perspectivas críticas : elementos para uma formação contra-hegemônica de professores de ciências Documento
-
Perspectivas sobre a evolução histórica do conceito de luz e sua integração com a fotografia para o ensino da óptica Documento
-
Políticas públicas de formação continuada de professores : investigações sobre o Mestrado nacional profissional em ensino de física Documento
-
Por uma pesquisa em ensino de física menos universal: usando um modelo teórico de níveis de contexto mutuamente constitutivos para interpretar a educação científica em diferentes idioculturas Documento
-
Programa para qualificação de professores para ensino de física em séries iniciais do ensino fundamental Documento
-
Proposta didática teórico-experimental para uma abordagem histórica dos conceitos de universo, força e movimento Documento
-
Representações Sociais da Física Quântica Documento
-
Representações da astronomia Documento
-
Representações sociais da Física Documento
-
Sequências Didáticas Significativas para o Ensino do Princípio de Arquimedes integrando Teoria e Experimento. Documento
-
Sobre a estrutura organizacional das explicações científicas no ensino de física Documento
-
Sobre o ensino do conceito de estado em cursos introdutórios de mecânica quântica Documento
-
Sobre o ensino do conceito de evolução temporal em mecânica quântica Documento
-
Teias de Aprendizagem: uma proposta de ensino com recursos educacionais abertos na perspectiva de Ivan Illich Documento
-
Um diagnóstico da pesquisa em ensino de Astronomia no Brasil : contribuições para a formação de professores da educação básica Documento
-
Um estudo sobre a transposição de atividades centradas na modelagem didático-científica em um contexto de formação de professores de Física. Documento
-
Uma estrela eclipsada na Ciência : um resgate histórico de Cecilia Payne e seu papel na determinação da composição estelar Documento
-
Uma investigação exploratória sobre as implicações das experiências de primeiro semestre de curso na decisão de evadir ou persistir dos estudantes de licenciatura em física da UFRGS Documento
-
Uma investigação sobre o uso de aspectos epistemológicos nas estratégias didáticas de futuros professores de Física no Estágio Supervisionado. Documento
-
Uma perspectiva sociocultural para a introdução de conceitos de física quântica no ensino médio : análise das interações discursivas em uma unidade didática centrada no uso do interferômetro virtual de Mach-Zehnder Documento
-
Uma proposta de educação científica para a formação do docente do campo Documento
-
Utilizando demonstrações em vídeo para o ensino de Física no Ensino Médio Documento
Pesquisas
Contato
telefone
endereço de email
Identidade