gprog_8e57da3c-4ce1-4cfe-b5ea-71cda27299dd
Programa de Pós-Graduação
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Pesquisas
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
"ATÉ A QUARTA SÉRIE ESTÁ BOM!: COMPREENDENDO O PROCESSO INCLUSIVO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE MASSARANDUBA/SC Documento
-
"E AÍ": as crianças escrevem... Reflexões a partir da escrita na escola Documento
-
"Era uma vez um man e um menino e eles montavam um schlitten": Letra(s em anda)mento) em cenário de língua de imigração alemã Documento
-
"Voltei a estudar por mim, pela escola e pelos meus filhos": sentidos da EJA na voz de alunos trabalhadores Documento
-
: O que eles têm a dizer? Serge Moscovici e Henri Lefebvre - Um estudo sobre Representação. Documento
-
?A Gente Montou a Proposta como Professor, a Gente não é Técnico?: OS DIZERES DOS PROFESSORES DAS SALAS INFORMATIZADAS SOBRE A INFORMÁTICA EDUCACIONAL COMO DISCIPLINA REGULAR NO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
?DIGAMOS QUE SEJA MAIS PRAZEROSO LECIONAR AQUI DO QUE NA ESCOLA REGULAR?: A EDUCAÇÃO FÍSICA NUMA ESCOLA ESPECIAL Documento
-
?PORQUE NÓS SOMOS DIFERENTES!?: VIVÊNCIAS DE IN(EX)CLUSÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR POR MEIO DOS DIZERES DE ESTUDANTES COM SURDEZ Documento
-
A (com)formação do discurso de gênero da professora e as implicações na educação Documento
-
A (des) alienação na Pedagogia para desenvolver competências. Documento
-
A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS A PARTIR DA IMPLANTAÇÃO DE UM CLUBE DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE BLUMENAU (SC) Documento
-
A BIOLOGIA HUMANA NO PARADIGMA EDUCACIONAL EMERGENTE: A BUSCA DO SER, SABER E VIVER NA SALA DE AULA Documento
-
A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO PESQUISADOR: O PAPEL DA INTERTEXTUALIDADE NA CONSTRUÇÃO DO DISCURSO Documento
-
A Construção Conceitual sobre as Plantas por um Coletivo de Crianças com Adultos Mediadores: Uma Interlocução com as Ideias de Vigotski Documento
-
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DESAFIOS DO TRABALHO DOCENTE Documento
-
A Educação Musical no Brasil: uma abordagem a partir do Pensamento descolonial Documento
-
A Escola como Palco de Formação: Experiências que Compõem o Músico-Professor Documento
-
A Escola e os Direitos da Criança: A Visão de Professores do Ensino Fundamental do Vale do Itajai Sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Documento
-
A Estética Literária e a Educacação na Perspectiva do Ensino de Biologia Documento
-
A FORMAÇÃO DE SOLDADOS DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA: ANÁLISE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, CURRÍCULO E SABERES DOCENTES. Documento
-
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: os dizeres dos coordenadores dos cursos de licenciatura Documento
-
A Formação Inicial e a Educação Inclusiva - Um estudo de caso Documento
-
A INCLUSÃO ESCOLAR E O ESTUDANTE DE EJA: UM ESTUDO DE CASO Documento
-
A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO SEU PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO ? ESTUDO EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS (SC) Documento
-
A PASSAGEM DA CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I E A CONSTRUÇÃO DO OFÍCIO DE ALUNO Documento
-
A PROPOSTA CURRICULAR/SC/1991 E A GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE DA TEORIA E DA PRÁTICA Documento
-
A PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR ADVOGADO DO ENSINO JURÍDICO DE SANTA CATARINA Documento
-
A Prática e o Estimulo nas Aulas de Educação Física com Alunos do Ensino Fundamental de Escolas Públicas e Particulares de Belém do Pará Documento
-
A Relação Memória e Corpo na Educação Física: Uma Experiência do PIBID-FURB Documento
-
A boa escola sob o olhar do aluno Documento
-
A concepção de alteridade em Emmanuel Levinas relacionada com o conceito de diálogo em Paulo Freire: Uma reflexão sobre a educação evangelizadora Documento
-
A construção de conceitos por estudantes, em aulas de história, no estudo das sociedades indígenas catarinenses Documento
-
A emancipação humana na proposta educacional do MST Documento
-
A epistemologia da produção de teses de doutorado e dissertações de mestrado sobre educação comparada do Brasil e da Argentina com ênfase em reformas educacionais : uma abordagem a partir da teoria decolonial Documento
-
A interlocução no processo de construção do texto :um enfoque interacional Documento
-
A leitura e a escrita no Ensino Médio: um olhar para os eventos de letramento Documento
-
A profissionalização do docente de língua inglesa para o trabalho com a infância na escola Documento
-
A prática docente dos bachareis da Univille: concepções norteadoras. Documento
-
AS COMPREENSÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SOBRE OS DIREITOS HUMANOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA Documento
-
AS DIMENSOES SOCIOCULTURAIS NA APRENDIZAGEM DA LINGUA INGLESA: UM ESTUDO DE CASO Documento
-
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: REFERENTES PARA CLUBES DE CIÊNCIAS Documento
-
AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO DE ARTE: estudo sobre as propostas e práticas de professores em escolas públicas de Blumenau Documento
-
Abordagem Triangular: Concepções e Práticas Pedagógicas de Professores de Arte nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Documento
-
Administração da educação: função pedagógica da administração da Educação Documento
-
Aprender - Brincando: aspectos lúdicos no Ensino-Aprendizagem de arte e língua estrangeira Documento
-
As concepções e práticas de avaliação da aprendizagem escolar por meio dos dizeres dos professores das séries finais do Ensino Fundamental Documento
-
Autonomia em Paulo Freire e Cury: A educação e a Inteligência Multifocal Documento
-
Autoria e Plágio: Representações Sociais na Educação Superior Documento
-
Avaliação Institucional e Universidade:entre a identidade e representação Documento
-
Avaliação da educação informal prestada ao grupo de gestantes do Ambulatório Universítário - FURB Documento
-
BIBLIOTECA ESCOLAR: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE ASSISTENTES TÉCNICAS PEDAGÓGICAS Documento
-
CARTOGRAFANDO PRÁTICAS DISCURSIVAS SOBRE ESPAÇOS PARA CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Documento
-
COMPREENSÕES DE PROFESSORES E ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE BRUSQUE (SC) SOBRE OS SABERES ESCOLARES Documento
-
COMPREENSÕES SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINAR E DE APRENDER DE PROFESSORES QUE ATUAM NO CURSO TÉCNICO EM PRODUÇÃO E DESIGN DE MODA NO INSTITUTO FEDERAL - CAMPUS JARAGUÁ DO SUL Documento
-
CONCEPÇÕES, PRÁTICAS E DESAFIOS DA PESQUISA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR DE TECNOLOGIA Documento
-
CONTABILIDADE: No mapa da expansão do ensino Supreior Documento
-
Compreensão de professoras de Educação Infantil acerca do faz-de-conta e das culturas infantis Documento
-
Compreensões de pedagogas acerca dos saberes docentes Documento
-
Consonâncias e dissonâncias na formação de pedagogas a partir da experiência estética com um projeto de música em uma escola municipal de Timbó, SC: um estudo de caso. Documento
-
Corpo e escola multisseriada: dinâmica da memória nas narrativas de estudantes da década de 60 Documento
-
Currículo Integrado em Educação Superior: um estudo do Curso de Enfermagem da Universidade Regional de Blumenau Documento
-
DISPOSITIVOS E SEUS EFEITOS SOBRE OS CORPOS: CENAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE BLUMENAU Documento
-
Da tridimensionalidade às relações tridimensionais na ecopedagogia: uma perspectiva diferenciada em educação. Documento
-
Das intenções às ações: contribuições da Pedagogia Freinet para a organização da prática pedagógica na Educação Infantil Documento
-
Desafios e Expectativas da educação de Jovens e Adultos como intrumento para Formação da cidadania Documento
-
Desenvolvimento Profissional Docente: trajetórias de professores de espanhol que atuam no Ensino Médio Documento
-
Desgaste Emocional em Professoras na Escola Especial Documento
-
Design de Produto: As concepções de formação pela perspectiva de seus docentes Documento
-
Dimensões contextuais na atuação da política: marco de referência da educação alimentar e nutricional para as políticas públicas Documento
-
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: avanços e dilemas na trajetória de formação contínua do programa de educação e saúde de Rio do Sul SC Documento
-
EDUCAÇÃO ESTÉTICA, DOCÊNCIA E POIÉSIS: EPIFANIAS E VISCERALIDADES EM UMA INVESTIGAÇÃO A/R/TOGRAFICA DE UM CORPO[CARNE] Documento
-
EFEITOS DE SENTIDOS PRODUZIDOS NA PESQUISADORA A PARTIR DE ARTEFATOS E ATIVIDADES DESENVOLVIDOS PARA CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO DISCURSIVO Documento
-
ENCONTRO PEDAGÓGICO: ESPAÇO SOCIAL DE INCLUSÃO Documento
-
ENSINO DE HISTÓRIA E FORMAÇÃO HUMANA: A Atividade de Estudo como condição para o desenvolvimento do pensamento teórico pelos estudantes Documento
-
ESCOLARIZAÇÃO E LÍNGUA DE IMIGRAÇÃO: REPRESENTAÇÕES A PARTIR DOS ENUNCIADOS DE TRÊS GERAÇÕES Documento
-
ESPORTE E EDUCAÇÃO: O SIGNIFICADO DO ESPORTE NATAÇÃO PARA CRIANÇAS A PARTIR DOS SEUS DIZERES Documento
-
ESTRATÉGIAS FAMILIARES: UM ESTUDO SOBRE A ESCOLHA POR UM ESPAÇO EDUCATIVO Documento
-
ESTRUTURAS ADMINISTRATIVAS DE ATENDIMENTO A ESTUDANTES DE UMA UNIVERSIDADE DA REGIÃO SUL APÓS A LEI DE COTAS Documento
-
Educação Museal- o museu no contexto da pessoa cega e com baixa visão Documento
-
Educação e as interdições à diferença: os movimentos de interlocução e de controle de uma sala de aula Documento
-
Educação e transmídia: as TDICs como ferramentas para formação continuada de professores no ensino infantil de Indaial/SC Documento
-
Efeitos de sentidos de avaliação da aprendizagem para alunos da educação de jovens e adultos Documento
-
Eles respeitam o esforço de quem busca: uma voz e muitos sentidos sobre as justificativas de opção pela Educação Profissional Documento
-
Em busca de um sentido para o ato de escrever: o texto dissertativo no III grau Documento
-
Episódios de recontextualização de uma política: o PIBID e os subprojetos de Educação Física Documento
-
Escola Normal Pedro II (1940 - 1950): um estudo sobre a formação de sujeitos Documento
-
Escolarização e Plurilinguismo: Memórias de Falantes de Alemão como Língua de Herança Documento
-
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: Ação-reflexão-ação na Educação em Saúde Documento
-
FORMAÇÃO DE GESTORES DE ESCOLA PÚBLICA: dimensão teórica e participação estratégica. Documento
-
Formação e Forma da Ação: um estudo das representações sociais dos professores Documento
-
Gênero textual: O resumo em sala de aula. Documento
-
Habitação Social e Educação: trajetória política de um projeto extensionista, interinstitucional e transdisciplinar Documento
-
INTERAÇÃO: UM OLHAR PARA O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA Documento
-
Inclusão educacional de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) do ensino fundamental no município de Presidente Getúlio (SC). Documento
-
Integração Universidade-Empresa Na Perspectiva do Estágio Supervisionado em Administração Documento
-
Interações entre escola e família de um estudante Público-Alvo da Educação Especial Documento
-
Interculturalidade: Um Desafio Para a Educação Escolar Indigena Documento
-
Interfaces de Práticas Educativas entre Museus e Escolas do Alto Vale do Itajaí Documento
-
LAZER E SUBJETIVIDADE: POSSIBILIDADES DE RE-CRIACAO Documento
-
LER E ESCREVER EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS ACADÊMICOS EM UM CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Documento
-
LETRAMENTOS ACADÊMICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: PRÁTICAS DE DOCENTES COM TECNOLOGIAS DIGITAIS Documento
-
LETRINHA BONITA, CORPINHO QUIETO E BOQUINHA FECHADA: UM ESTUDO SOBRE OS MECANISMOS DISCIPLINARES EM CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO. Documento
-
Letramentos em contexto de Aprendizagem Ativa nas Engenharias: "construindo o edifício das palavras para nele ser inquilino Documento
-
Marcha Forçada: Um Estudo sobre Práticas e Representações do aluno do Centro de Jovens e Adultos de Blumenau Documento
-
Mestre em Educação Documento
-
Mosaico de Nós: Sentidos de arte na interação em sala de aula. Documento
-
Museu de Arte e Mediação Cultural: o que dizem crianças e adolescentes? Documento
-
Mídias eletrônicas na educação: uma abordagem a partir da filosofia da tecnologia. Documento
-
NARRATIVAS TECIDAS NO LETRAMENTO FAMILIAR: HERANÇAS DE IDOSOS PRODUTORES DE TEXTOS Documento
-
O BRINCAR NA COMPREENSÃO DE DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE BLUMENAU (SC): um estudo de Sociologia da Infância Documento
-
O CURRÍCULO NA PERSPECTIVA DECOLONIAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DE URUARÁ, PARÁ, BRASIL. Documento
-
O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL: A PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA ENTRE O GOVERNO DE SANTA CATARINA E O INSTITUTO AYRTON SENNA Documento
-
O MILAGRE DA RITALINA: AGORA ELE COPIA TUDO! O QUE DIZEM PAIS E PROFESSORES DE CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TDAH Documento
-
O Oxigênio e o Escafandro: Professores em Fluxos Respondendo Documento
-
O Pai no Olhar do Professor: Um Estudo de Representações Sociais Documento
-
O Processo de Construção do Conhecimento em Língua Inglesa por um Estudante com Síndrome de Down Documento
-
O REGIME DE INTERNATO COMPREENDIDO PELAS ALUNAS EGRESSAS DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE - CAMPUS RIO DO SUL/SC Documento
-
O Significado do Basquetebol para Um Grupo de Adolescentes da Cidade de Salvador ,Bahia: Um Estudo a partir da Teoria de Paulo Freire Documento
-
O ensino religioso na pluralidade da escola Documento
-
O impacto das mudanças organizacionais na profissão de secretário e a contribuição do estágio supervisionado na sua formação Documento
-
O que as paredes da escola contam sobre Desenvolvimento Profissional Docente Documento
-
ORGANIZAÇÃO ESCOLAR POR CICLOS: A EXPERIÊNCIA DE UMA ?ESCOLA SEM FRONTEIRAS? DE BLUMENAU Documento
-
OS DIZERES DOS ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA, DOS PAIS, DOS PROFESSORES E DAS CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL SOBRE O PAPEL DO FISIOTERAPEUTA NA INCLUSÃO ESCOLAR Documento
-
OS SENTIDOS DA TEORIA ESTÉTICA NA LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS. Documento
-
Olhei uma infância a desabar sobre uma criança: fotografei o sobre. Documento
-
Ontologia e Ética como referenciais para a Educação em Saúde Documento
-
Os discursos de leitura em língua inglesa: os efeitos de sentido em alunos do ensino médio Documento
-
Os gestos didáticos nos processos de sistematização dos conhecimentos linguísticos em 4.º e 5.º anos Documento
-
Os sentidos de autoria na voz do aluno do ensino médio Documento
-
PERCURSO FORMATIVO DOS PEDAGOGOS EM RELAÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Documento
-
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: representação social de professores em formação Documento
-
POSSIBILIDADES DOS PROCESSOS E MÉTODO NO ENSINO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO DE UM CURSO DE MODELAGEM MATEMÁTICA. Documento
-
PROFESSOR DE APOIO PEDAGÓGICO E ESTUDANTES PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS? Documento
-
PRÁTICAS DO SUBPROJETO DE LETRAS DO PIBID/FURB: SENTIDOS PARA ACADÊMICOS, ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFESSORA SUPERVISORA Documento
-
Paulo Freire na fisioterapia? Ben-10 com voz ativa! Documento
-
Performances de gênero em meninas com altas habilidades/superdotação Documento
-
Poemas Objetos de Lindolf Bell: as dimensões da estética para o processo de Mediação Cultural Documento
-
Possibilidades e resistências na produção e realização de espetáculo numa perpectiva interdisciplinar Documento
-
Praticas de in(ex)clusão: o currículo da Escola de Aprendizes Artífices de Santa Catarina (1909-1922) Documento
-
Professor de História frente às mudanças curriculares: Alguns desafios Documento
-
Psicopatologia: reflexões Documento
-
REPRODUÇÃO INTERPRETATIVA DAS CRIANÇAS EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS DIGITAIS: UM ESTUDO DE SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA EM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL Documento
-
Relações de Poder em Sala de Aula Documento
-
SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO DO IDOSO: COMPREENSÕES DE PROFESSORES DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - FURB Documento
-
SENTIDOS ATRIBUÍDOS AOS PROCESSOS DE ENSINAR E APRENDER POR LICENCIANDOS FORMANDOS DOS CURSOS DE ARTES, LETRAS E PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU Documento
-
Sentidos contrídos antes e durante a graduação em Letras Documento
-
Sentidos da Prova Brasil na voz de estudantes de 5º ano Documento
-
Sentidos de Letramentos construídos pelos acadêmicos do curso de engenharia de plásticos Documento
-
Sinaes: Efeitos Ideológicos Produzidos por Dizeres de Professores do Ensino Superior Documento
-
TEM ALGUMA COISA ACONTECENDO ALI, E EU GOSTO! UMA CARTOGRAFIA DO COTIDIANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE BLUMENAU/SC Documento
-
TRAJETÓRIAS ESCOLARES E EMPREGABILIDADE: UM ESTUDO SOBRE A INSERÇÃO DO JOVEM NO MERCADO DE TRABALHO. Documento
-
UM ENCONTRO INTERCULTURAL EM CONTEXTO MIGRATÓRIO: a inserção de crianças haitianas na Educação Infantil de Balneário Camboriú Documento
-
UM ESTUDO DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIDAVI, RIO DO SUL, SANTA CATARINA Documento
-
UMA CARTOGRAFIA DA ESTÉTICA (IN) VISÍVEL EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL Documento
-
Um clube... na escola: identidade e interfaces com a Educação (Não Formal) a partir de uma revisão sistemática. Documento
-
Uma-aula-que-quer-ser-rizoma: filosofia e redes sociais na escola Documento
-
“PASSAPORTE, BILHETE DE PARTIDA”: AÇÕES DOCENTES PARA A SISTEMATIZAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA Documento
Pesquisas
Identidade