Graduate Program in Design
Programa de Pós-Graduação
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Pesquisas
-
- Contato
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
O censo vai contar para você : design gráfico e propaganda política no Estado Novo Documento
-
Uma investigação sobre problemas de interação do sistema CoPPLA: indo além da usabilidade. Estudo de caso do CoPPLA – Plataforma de Comunidade de Práticas Documento
-
"ANIMAÇÃO ESPONTÂNEA" Documento
-
"Avaliação Ergonômica da Usabilidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem: CEAD-IFES/ES, um estudo de caso" Documento
-
"Cadeira de rodas: uma abordagem projetual e prescricional" Documento
-
"Design no Exterior" - o ensino do design em ambiente não acadêmico Documento
-
"Microcinema-O impacto das novas tecnologia digitais sobre a produção audivisual" Documento
-
"O papel do Design na Busca da Informação da Web por Usuários Iniciantes e com Diferentes Níveis de Escolaridade", Documento
-
"Que homem é esse?!" O discurso da moda na construção do "novo homem". Documento
-
(não)Resolução de (não)problemas: contribuições do Design para os anseios da Educação em um mundo complexo Documento
-
. Imagética Eletrolúdica: a visualidade dialógica no multiverso dos jogos eletrônicos Documento
-
: O Conforto das Bicicletas de Estrada em Provas de Longa Duração: uma abordagem ergonômica Documento
-
?Arquitetura de Informação e Governo Eletrônico: Diálogo Cidadãos-Estado na World Wide Web, Estudo de Caso e Avaliação Ergonômica de Usabilidade de Interfaces Humano-Computador? Documento
-
?Nada de nós sem nós? Design, um caminho para diminuir a fragmentação no processo de inclusão da criança com autismo na aprendizagem Documento
-
A ACESSIBILIDADE NOS WEBSITES GOVERNAMENTAIS: UM ESTUDO DE CASO NO SITE DA ELETROBRÁS Documento
-
A APLICABILIDADE DO DESIGN INCLUSIVO EM PROJETOS DE DESIGN Documento
-
A ATUAÇÃO DO DESIGN NO CENÁRIO DA (IN)SUSTENTABILIDADE Documento
-
A Aplicação de Dados Antropométricos em Projetos de Design; como projetar corretamente produtos ergonômicos Documento
-
A BUSCA DE UMA TÉCNICA QUE APROVEITE MATERIAIS LOCAIS NA CONSTRUÇÃO DO MURO DO LABORATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO EM LIVING DESIGN (LILD) DA PUC-RIO Documento
-
A Brasilidade dos Produtos de Gilson Martins Documento
-
A CARTOGRAFIA DE ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO PARA CRIANÇAS PEQUENAS SOB O OLHAR DO DESIGN Documento
-
A COMUNICAÇÃO VISUAL NOS ESPAÇOS INFORMAIS DA CIDADE Documento
-
A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM NO TELEJORNALISMO: PROCESSOS PERCEPTIVOS E PERSUASIVOS Documento
-
A CONTRIBUIÇÃO DA ERGONOMIA AMBIENTAL NA COMPOSIÇÃO CROMÁTICA DOS AMBIENTES CONSTRUÍDOS DE LOCAIS DE TRABALHO DE ESCRITÓRIO Documento
-
A Comunicação Visual nos espaços informais da cidade Documento
-
A Comunicação de Dados Estatísticos por intermédio de Infográficos: Uma Abordagem Ergonômica Documento
-
A Construção Visual do Jornal do Brasil na Primeira Metade do Século XX Documento
-
A EVOLUÇÃO DA REPRESENTAÇÃO 3D DE IMAGENS: ASPECTOS MÉDICOS E DE DESIGN ASSOCIADOS Documento
-
A EXPERIÊNCIA GAMERAMA: METODOLOGIA E DESIGN DE JOGOS ELETRÔNICOS PARA FUTUROS PRODUTORES NACIONAIS Documento
-
A FORMAÇÃO VISUAL DO LEITOR POR MEIO DO DESIGN NA LEITURA: LIVROS PARA CRIANÇAS E JOVENS Documento
-
A GESTÃO DA DIFERENCIAÇÃO DE PRODUTOS DE MODA: A INSERÇÃO DO ARTESANAL NA CONFECÇÃO INDUSTRIAL Documento
-
A Geometria imprecisa de Fernando Diniz Documento
-
A IMAGEM DA NOTÍCIA: Panorama gráfico do telejornal brasileiro. Documento
-
A INSERÇÃO DO DESIGN NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CARIOCA Documento
-
A Inserção do Designer de Games na Indústria Brasileira de Jogos Eletrônicos Documento
-
A Internet e a educação a distância dos surdos no Brasil: Uma experiência de integração em um meio excludente. Estudo sobre a relação do indivíduo surdo com os estudos e a Internet, enfocando aspectos cognitivos, emoção e sentimento. Documento
-
A Internet e os surdos no Brasil: uma experiência inclusiva em um meio excludente. Documento
-
A LINGUAGEM FOTOGRÁFICA NA FORMAÇÃO DO DESIGNER EM UM AMBIENTE DE CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA Documento
-
A Linguagem Fotográfica na Formação do Designer em um Ambiente de Convergência Documento
-
A Linguagem dos Objetos na Habitação Contemporânea: a sala de estares Documento
-
A Maçã: manifestações de Design no Início do Século XX. Documento
-
A MÃO LIVRE - ensinando o desenho de moda sob um enfoque construtivista Documento
-
A PRODUÇÃO CRIATIVA DE CRIANÇAS NO BRAINSTORMING DE DESENVOLVIMENTO DE INOVAÇÕES EM DESIGN DE PRODUTOS DIGITAIS Documento
-
A Pesquisa de Tendências - uma orientação estratégica no design de Jóias Documento
-
A Praça Contemporânea Carioca. Uma análise ergonômica do ambiente construído da Praça Edmundo Bittencourt. Documento
-
A QUESTÃO DA CÓPIA E DA INTERPRETAÇÃO NO CONTEXTO DA PRODUÇÃO DE MODA DA CASA CANADÁ, DO RIO DE JANEIRO DA DÉCADA DE '50 Documento
-
A QUESTÃO DAS EMBALAGENS E SUA RELAÇÃO COM A SUSTENTABILIDADE Documento
-
A RECONSTRUÇÃO DO LIVRO: UM ESTUDO EM DESIGN ACERCA DAS POSSIBILIDADES DO LIVRO A PARTIR DA HIPERTEXTUALIDADE ELETRÔNICA Documento
-
A REPRESENTAÇÃO DAS CIDADES NO MEIO DIGITAL: um estudo da semiose do design nos sites oficiais das capitais do sudeste brasileiro Documento
-
A REPRESENTAÇÃO DAS CIDADES NO MEIO DIGITAL: uma leitura semiótica dos sites oficiais das capitais do sudeste brasileiro Documento
-
A Relação da Alfabetização Visual-Digital na Interação do Usuário com Dispositivos Móveis Documento
-
A Representação Gráfica de Jóias no Rio de Janeiro no Período entre as Décadas de 1950 e 1970. Documento
-
A TOXIDADE NA INDUSTRIA NAVAL: UMA PROPOSTA DE DESIGN A PARTIR DE TÉCNICAS CONSTRUTIVAS Documento
-
A TRADIÇÃO DO MODERNO: UMA REAPROXIMAÇÃO COM VALORES FUNDAMENTAIS DO DESIGN GRÁFICO A PARTIR DE JAN TSCHICHOLD E EMIL RUDER Documento
-
A UTILIZAÇÃO DA ANIMAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE Documento
-
A Usabilidade e a Agradabilidade de Produtos de Consumo com Estética Proeminente Documento
-
A abordagem ergonômica sobre a usabilidade de produtos com estética proeminente. Documento
-
A agradabilidade do espaço urbano construído da cidade de Alfenas(MG): uma abordagem ergonômica Documento
-
A arquitetura das bolhas ? processo de design de estruturas de cobertura geradas a partir de superfícies mínimas. Documento
-
A ciência como jogo: abordagens lúdicas ao design de interfaces para software científico Documento
-
A comunicação na interface gráfica de um supermercado on-line. Documento
-
A criança enquanto sujeito da experiência: Situações de ensino-aprendizagem na perspectiva do Design Reflexivo Documento
-
A eficiência do signo empresarial e as estratégias de legitimação do campo do design. Documento
-
A eficiência do signo gráfico empresarial: forma consagrada pelo campo do design nas instâncias da cultura visual moderna. Documento
-
A experiência do usuário (UX) em sítios de comércio eletrônico de vestuário: um estudo ergonômico, Documento
-
A experiência do usuário com a Inteligência Artificial: Aprendizado de Máquina em plataformas de VoD Documento
-
A experiência imersiva do escuro na produção de sentido Documento
-
A experiência professortexto.blog - Mediações do Design nos processos interativos de ensino-aprendizagem para/com alunos de graduação em Comunicação Social. Documento
-
A forma como fundamento no design - permanências e alterações Documento
-
A ilustração infantil como recurso narrativo - Influência das imagens na leitura de histórias por crianças Documento
-
A ilustração jornalística e os desafios para sua experiência em smartphones. Documento
-
A imagem animada enquanto meio de manutenção das tradições populares na contemporaneidade brasileira. Documento
-
A influência do uso de computadores na escola no desenvolvimento da criança com bases em estudos ergonômicos. Documento
-
A jornada do Boom da animação brasileira através das vozes dos profissionais integrados ao Campo da Animação e indústria de animação brasileira Documento
-
A linguagem de animação como instrumental de ensino. Documento
-
A linguagem dos objetos na habitação contemporânea: a sala de Documento
-
A linguagem híbrida do design: um estudo sobre as manifestações contemporâneas Documento
-
A linguagem visual da MTV e de suas vinhetas como manifestação da cultura pós-moderna Documento
-
A linguagem visual das vinhetas da MTV: videodesign como expressão da cultura pós-moderna Documento
-
A linguagem visual de Kyle Cooper nos créditos de titulação para produções cinematográficas Documento
-
A morfologia dos interiores de aeronaves comerciais: um estudo do design de interiores na aviação comercial, de suas origens até a década de 60 do século XX. Documento
-
A naturalização e a representação visual do gênero infantil: a violência na série Hora de Aventura. Documento
-
A pesquisa etnográfica aplicada ao Design Documento
-
A produção do sentido simbólico das imagens em relação ao contexto político e ideológico Documento
-
A proposta de um modelo para incorporação de requisitos ergonômicos na indústria calçadista em prol da saúde dos diabéticos Documento
-
A prospecção de cenários futuros integrada ao processo de design: a geração de conhecimento para a inovação no design de joias Documento
-
A prática do design como herdeira da prática da arte. Documento
-
A relação ensino e indústria: uma visão a partir da moda praia carioca. Documento
-
A relevância da indústria de transformação, locus do design industrial, e os condicionantes para o alcance de um produto de classe mundial na indústria do móvel residencial de madeira maciça Documento
-
A relevância dos conhecimentos de ergonomia e ginástica laboral para os profissionais que trabalham com os programas de qualidade de vida em empresas. Documento
-
A representação do Projeto de Produto: meios tradicionais e o uso Documento
-
A sustentabilidade na moda brasileira: uma prática em desenvolvimento. Documento
-
A tele-visão coletiva da história Documento
-
A técnica do ?fibrobarro? armado, aplicada na construção de objetos de uso comunitário. Documento
-
A ubiquidade computacional como ferramenta de ensino projetual em Design. Documento
-
A utilização da animação no Ensino Fundamental para a Educação em Saúde Documento
-
ABAYOMI - O design nas amarrações dos fios femininos na bandeira de uma cooperativa Documento
-
ANOS FATAIS - A estética tropicalista e o seu reflexo no design gráfico dos anos 70 Documento
-
APLICAÇÃO DE ESTRUTURAS DE BAMBU NO DESIGN DE OBJETOS: COMO CONSTRUIR OBJETOS LEVES , RESISTENTES, ECOLÓGICOS E DE BAIXO CUSTO Documento
-
APRENDER BRINCANDO: O PAPEL DO DESIGN NO DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA EDUCAÇÃO Documento
-
AVALIAÇÃO DO DESIGN DE TELAS DOS CURSOS A DISTÂNCIA DO FGV ONLINE: UM ESTUDO DE CASO À LUZ DA ERGONOMIA E DA USABILIDADE Documento
-
AVALIAÇÃO DO MÉTODO CONSTELAÇÃO DE ATRIBUTOS: Uma contribuição à Ergonomia do Ambiente Construído Documento
-
Abayomi o design nas amarrações dos fios femininos na bandeira de uma cooperativa Documento
-
Abordagem Ergonômica da Situação do Pedestre na Barra da Tijuca Documento
-
Adornos Pessoais: uma reflexão sobre as relações sociais, processo de design, produção e formação acadêmica Documento
-
Advertências Visuais: uma análise da compreensão dos rótulos de risco pela ótica da ergonomia informacional. Documento
-
Amazônia Animada: a representação da região amazônica no cinema de animação brasileiro Documento
-
Animadas Personagens Brasileiras: A linguagem visual das personagens do cinema de animação contemporâneo brasileiro Documento
-
Animação : uma linguagem com vocação inclusiva Documento
-
Animação a serviço do Estado: O imaginário presente nos desenhos animados para campanha de saúde e higiene durante o Regime Militar no Brasil (1971-1979). Documento
-
Animação a serviço do Estado: o imaginário presente nos desenhos animados para campanha de saúde e higiene (1972-1979) Documento
-
Animação e Expressionismo: uma questão de linguagem, gênero e estilo Documento
-
Antonio Manuel: Arte Contemporânea em Jornal Documento
-
Antonio Manuel: Arte em Jornal. Documento
-
Análise Ergonômica do trabalho dos desenvolvedores versus o modelo mental dos usuários, tendo como foco a Arquitetura da Informação de websites. Estudo de caso: Sites de Universidades Cariocas. Documento
-
Análise do discurso que privilegia a emoção e a experiência em suas considerações sobre o processo projetual de design Documento
-
Análise dos Signos da Interface Humana do Windows XP Documento
-
Análise ergonômica da situação dos idosos pedestres em relação à sinalização de Copacabana. Documento
-
Análise ergonômica do trabalho dos desenvolvedores versus o modelo mental dos usuários, tendo como foco a arquitetura da informação de websites. Documento
-
Análise ergonômica dos processos informatizados introduzidos na estamparia da indústria têxtil: um estudo de caso em indústrias do sudeste brasileiro. Documento
-
Aplicação de Estruturas de Bambu no Design de Objetos:Como construir Objetos Leves, Ecológicos e de Baixo Custo Documento
-
Aplicação e ensino de tecnologias apropriadas para a construção coletiva de estruturas de cobertura feitas de bambus amarrados e terra crua Documento
-
Arquitetura na Era Eletrônica: a imagem absorvida pela informação Documento
-
Arte Eletrônica: elo perdido entre Ciência, Design e Tecnologia. Documento
-
Arte e design, fronteiras evanescentes? Documento
-
Artesanato e design: os efeitos de um encontro Documento
-
As formas modernas da mulher brasileira (1920-1939) Documento
-
As revistas ilustradas A Cigarra e A Bruxa: a nova linguagem gráfica e a atuação de Julião Machado. Documento
-
Aspectos Visuais do livro didático: uma leitura Documento
-
Aspectos da Usabilidade na Elaboração de Formulários na Internet: Um Estudo de Caso sobre Comércio Eletrônico Documento
-
Ativismo poético: insurgências constelares no Brasil contemporâneo Documento
-
Audiovisual conectado - Design e mudanças de paradigmas Documento
-
Autonomia, autoridade e individualismo. O mito da autoria no Campo do Design Documento
-
Autoria: conceitos e valores no campo do design Documento
-
Avaliação Ergonômica da Usabilidade da Navegação Estrutural Documento
-
Avaliação Ergonômica da usabilidade de software de EAD em ambiente web Documento
-
Avaliação Ergonômica e Cinesiológica dos Constragimentos Músculo-Esqueléticos da Região Sacro-lombar na Postura Sentada em Viagens Aéreas Longas Documento
-
Avaliação da metodologia de conformidade com o Web Content Accessibility Guidelines (WCAG-EM 1.0) Documento
-
Avaliação de usabilidade de sistemas de informação disponíveis em automóveis: um estudo ergonômico de sistemas de navegação GPS. Documento
-
Avaliação e comparação de métodos para testar compreensibilidade de ilustrações de folhetos de instruções: o caso exemplar de colorantes de cabelos. Documento
-
Avaliação ergonômica da usabilidade de sistemas de gerenciamento e publicação de conteúdo: estudo de caso do sistema Gutenberg aplicado no site da Faperj Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro Documento
-
Avaliação ergonômica de Sistemas de Navegação em Hipertextos Fechados Documento
-
BAMBU COMO ESTRUTURA NA CONSTRUÇÃO DE PAREDES COM GESSO ACARTONADO Documento
-
BORDADO COMO ASSINATURA: TRADIÇÃO E INOVAÇÃO DO ARTESANATO NA COMUNIDADE DE BARATEIRO - ITAPAJÉ/CE Documento
-
BRINQUEDOS ÓTICOS ANIMADOS E O ENSINO DE DESIGN Documento
-
Bambú como Estrutura na Construçãode Paredes com Gesso Acartonado Documento
-
Banheiro Domiciliar para idosos - uma abordagem ergonômica Documento
-
Banner Pop-up: uma abordagem entre a Semiose e a Usabilidade. Documento
-
CENÁRIOS FUTUROS SUSTENTÁVEIS PARA O DESIGN: CRIANDO AMBIENTES PARA A CONCEPÇÃO DE PRODUTOS INOVADORES BASEADOS NA SUSTENTABILIDADE Documento
-
CIPOZEIROS EM MOVIMENTO: CULTURA MATERIAL, CONFLITOS TERRITORIAIS E RELAÇÕES EDUCATIVAS EM DESIGN Documento
-
CLASSIFICAÇÃO PERCEPTIVA NA AÇÃO PROJETUAL DOS JOGOS ELETRÔNICOS Documento
-
COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE, ARTE E INTERVENÇÃO PÚBLICA Documento
-
COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E CAPACIDADES NA REPRESENTAÇÃO VISUAL, NO DESENHO E NO ESBOÇO. Estudo qualitativo de alunos de licenciatura em design gráfico. Documento
-
CONTRIBUIÇÃO À INTEGRAÇÃO A VIDA MODERNA DA POPULAÇÃO ENVELHECIDA POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DOS TERMINAIS DE AUTO-ATENDIMENTO BANCÁRIOS Documento
-
Cadeira de Rodas com Design Estrutural em Tensegrity de Bambu Documento
-
Caminhos Transversais: As Trajetórias Adêmicas de Lygia Pape e Décio Pignatari Documento
-
Cartazes do cinema brasileiro: imagem e imaginário social. Documento
-
Cartografia do Grafite Carioca Documento
-
Ciberfólio: a apresentação profissional no ambiente da internet Documento
-
Cinco Décadas de Litografia Comercial no Recife: Por Uma História das Marcas de Cigarro Registradas em Pernambuco, 1875-1924 Documento
-
Cinto de Segurança - Uma Questão de Design Documento
-
Cipozeiros em Movimento: Cultura Material, Conflitos Territoriais e Relações Educativas em Design. Programa de Pós-Graduação em Design Documento
-
Colecionando experiências museais: a mediação com o público sob o viés do design Documento
-
Comunicação na utilização de medicamentos no tratamento de doenças crônicas: Uma abordagem ergonômica Documento
-
Comunicação na utilização de medicamentos por pacientes crônicos: Uma abordagem ergonômica Documento
-
Comunidades e identidades, um estudo sobre a identidade visual oficial da cidade do Rio de Janeiro. Documento
-
Conceitos tecnológicos como conteúdo no ensino do design Documento
-
Concept art: Design e Narrativa em Animação. Documento
-
Configurações conceituais da atividade profissional designer Documento
-
Conflito, negociação e transformação: o designer e o processo de desenvolvimento de produto. Documento
-
Conjecturas para uma Retórica do Design [Gráfico] Documento
-
Considerações preliminares para uma proposta de curso de Mestrado stricto sensu em Design a Distância Documento
-
Construindo casa e pensamento com terra e bambu Documento
-
Construção com "fibrosolo". Um estudo de caso sobre o resgate da tecnica de taipa, e seus efeitos no ambiente de clima tropical umido com estação seca e chuvas de verão Documento
-
Construção de Personagem & Aquisição de Linguagem - O Desafio do RPG no INES Documento
-
Consumo e transformação da imagem do surf Documento
-
Contas a contar: a composição da intriga como princípio formal para o design de narrativas verbo-icônicas destinadas à apresentação de estatísticas Documento
-
Contribuição da Ergonomia nos processos de concepção de Espaços de Trabalho Documento
-
Contribuição do design ao uso de tecnologia computacional na educação: estudo de caso: A Informática Educativa na Classe de Apoio à Alfabetização do Colégio Santo Inácio/Rio de Janeiro Documento
-
Contribuições da Semiótica na Concepção da Página Inicial de Portais de Informação: Uma pesquisa focada no público brasileiro Documento
-
Contribuições da ética ambiental biocêntrica e do veganismo para o design do vestuário sustentável. Documento
-
Convivencialidade, institucionalização e Design: lugares e relações mediados por ambientes online no ensino e aprendizagem de projeto Documento
-
Cor e Ergonomia do Ambiente Construído: uma investigação da orientação espacial em um ambiente hospitalar Documento
-
Cor e ambiente construído: um olhar da ergonomia ambiental Documento
-
Cor: natureza e artificialidade no bambu – princípios e práticas construtivas Documento
-
Corpos Queer ou Corpos Polimorfos? Uma observação dos usos e significados do corpo na cena gay carioca. Documento
-
Corpos Queers ou Corpos Polimorfos? Uma observação dos usos e significados Do corpo na cena gay carioca. Documento
-
Corpos interativos, telepresentes e pós-biológicos - um segmento da arte tecnológica contemporânea Documento
-
Criatividade, Design Thinking e Visual Thinking e sua relação com o universo da infografia e da visualização de dados Documento
-
Crítica da experiência como mercadoria no Campo do Design Documento
-
Cultura, ideologia e temporalidade na construção da identidade do Design no Amazonas Documento
-
Currículo para a pré-escola em São Tomé e Príncipe: desenvolvimento e aplicações Documento
-
Cúpula Catenária de "Fibrosolo"estruturado com bambu - Concepção e Processo Construtivo Documento
-
Cúpula Catenária de fibrobarro estruturado com bambu Processo de Desenvolvimento Documento
-
DESCOLANDO GÊNERO E SEXUALIDADE: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE PROCESSOS FEMINISTAS DE SUBJETIVAÇÃO E O FENÔMENO DO CONSCIOUSNESS-RAISING Documento
-
DESENVOLVENDO NARRATIVAS ANIMADAS PARA A EDUCAÇÃO Documento
-
DESIGN DE INTERIORES E CONSUMO: A PERCEPÇÃO DOS ASPECTOS SÓCIO-AMBIENTAIS EM MÓVEIS E OBJETOS DECORATIVOS Documento
-
DESIGN E AS TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS NA CRIAÇÃO DE NARRATIVAS DIGITAIS PARA CRIANÇAS SURDAS E OUVINTES Documento
-
DESIGN EM PARCERIA: REFLEXÕES SOBRE UM MODO SINGULAR DE PROJETAR SOB A ÓTICA DO DESIGN E EMOÇÃO Documento
-
DESIGN INOVADOR ? Mandala transrelacional de abordagens criativas Documento
-
DESIGN SEM FRONTEIRAS: EM BUSCA DE MEIOS PARA AGIR FRENTE A DESASTRES NATURAIS Documento
-
DESIGN SUSTENTÁVEL OU SOCIAL: COMO OS DESIGNERS QUE FAZEM PROJETOS PARA INCLUSÃO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CARACTERIZAM SEU TRABALHO Documento
-
DESIGN, IDEOLOGIA E RELAÇÕES DE TRABALHO: uma investigação sobre a indústria da moda no capitalismo tardio. Documento
-
DIGITAL COMICS - A Linguagem Visual dos Quadrinhos e o Paradigma Digital Documento
-
DO SUBLIME TECNOLÓGICO ÀS CARTOGRAFIAS DO FLUXO Documento
-
DO SUBLIME TECNOLÓGICO ÀS CARTOGRAFIAS DOS FLUXOS Documento
-
DO URBANISMO TÁTICO À TÁTICA URBANA: CORPO E POLÍTICA NA POÉTICA DO COLETIVO OPAVIVARÁ! Documento
-
DUAS FACES DE UM MESMO ESTRANHAMENTO: A PRÁTICA DO DESIGN E A CENOGRAFIA DA ÓPERA NA SOCIEDADE BURGUESA Documento
-
Da garota de Ipanema ao Menino do Rio Um estudo de signos visuais cariocas. Documento
-
Da graduação à profissão: A prática de projeto em design gráfico entre os ambientes acadêmicos e profissionais Documento
-
Da mochila à palma da mão: aprendizagem de línguas em contexto múltiplo ? Um estudo sobre a usabilidade de aplicativo móvel de ensino de língua estrangeira Documento
-
Da possibilidade de um outro olhar Documento
-
Desafios e perspectivas no ensino de design: experiência em disciplinas de projeto na PUC-Rio Documento
-
Desenhando futuros: A democratização das tecnologias como indutor na materialização das ideias dos cidadãos Documento
-
Desenhando no Computador: Uma Experiência Prazerosa Documento
-
Desenho de moda recorta e costura revolução cultural da década de sessenta / O papel do Jornal do Brasil na formação da moda brasileira Documento
-
Desfile em processo: um estudo do processo de produção de alegorias e fantasias para os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro Documento
-
Design & Emoção: sobre a relação afetiva das pessoas com os objetos usados pela primeira vez Documento
-
Design & Envelhecimento: Técnias para identificação de demandas dos maiores de 60 anos Documento
-
Design Afirmativo em contextos afrodiaspóricos na animação seriada brasileira. Documento
-
Design Participativo e Inovação Social: a influência dos fatores contextuais. Documento
-
Design circular para a gestão de resíduos têxteis: a manufatura aditiva como tecnologia capacitadora Documento
-
Design como interface de comunicação para ambientes de aprendizado mediados pela Internet Documento
-
Design da Informação em situações de interesse público Documento
-
Design da navegação em sites infantis educacionais: os efeitos no desempenho das tarefas. Documento
-
Design de Interiores e Consumo: a Percepção do Valor Sustentável em Móveis e Obejtos Decorativos Documento
-
Design de Jogos: desenvolvimento de competências e habilidades em Educação. Documento
-
Design de Notícias, um estudo de casos múltiplos Documento
-
Design de Serviços Turísticos Diretrizes para valorização do território a partir das competências locais Documento
-
Design de Serviços, Comunicação e Inovação social: um estudo sobre serviços de atenção primária à saúde. Documento
-
Design de e-learning: um espaço em construção Documento
-
Design de estruturas reticuladas de bambu geradas a partir de superfícies mínimas Documento
-
Design de experiências e ambientes interativos: possibilidades no campo da telemedicina Documento
-
Design de interação e computação pervasiva: um estudo sobre mecanismos atencionais e sistemas de informação ambiente Documento
-
Design de notícias. Considerações históricas, aspectos semânticos e abordagens conceituais Documento
-
Design de tecnologia social - Reaproveitamento do ouriço da castanha do Brasil no desenvolvimento de novos materiais. Documento
-
Design e Artesanato: as trocas possíveis. Documento
-
Design e Cidadania: Um estudo sobre projetos de suporte a novas práticas colaborativas cidadãs Documento
-
Design e Comunicação na Análise de Três Marcos Referenciais Urbanos Documento
-
Design e Educação: o jogo no desenvolvimento de competências e habilidades do educando. Documento
-
Design e Envelhecimento: conceitos norteadores para a atuação do design em prol do envelhecimento saudável Documento
-
Design e Inovação Social: tecnologia social a partir de abordagens metodológicas do Design Documento
-
Design e Propriedade Intelectual: vínculos e interações Documento
-
Design e Semiose Institucional no Atendimento Bancário Mediado por Tecnologias da Informação Documento
-
Design e ambiente-uma reflexao sobre a materialidade do consumo Documento
-
Design e cidadania:um estudo sobre projetos de suporte a novas práticas colaborativas cidadãs Documento
-
Design e e-learning: uma proposta para transposição de recursos didáticos para cursos online acessíveis Documento
-
Design e experiências interculturais: um estudo a partir da rede colaborativa Brother Carioca Documento
-
Design e memória: a economia simbólica da produção de Ronaldo Fraga . Documento
-
Design em Parceria como possibilidade para um design de acolhimento de crianças com autismo na Educação Infantil Documento
-
Design em Situações de Ensino-aprendizagem. Um diálogo interdisciplinar. Documento
-
Design em Trabalhos Lúdicos para Arteterapia em Educação e Saúde Documento
-
Design gráfico vernacular: a arte dos letristas Documento
-
Design informacional e idosos: o discurso das embalagens individuais de bebidas lácteas Documento
-
Design na Inclusão Social de Jovens de Comunidades: o espaço LILD como experiência transformadora na Universidade Documento
-
Design na Leitura: uma possibilidade de mediação entre o jovem e a leitura literária. Documento
-
Design no Brincar: Uma compreensão da tríade Indústria - Formação em Design - Brinquedo. Documento
-
Design no setor público: possibilidade para a conexão e viabilização de políticas públicas para pessoas com 60 anos e mais Documento
-
Design orientado pela experiência material: uma abordagem metodológica ligada a representação tridimensional. Documento
-
Design para Sustentabilidade e a Economia de Serviço: Caso de purificação de água por assinatura Documento
-
Design para Sustentabilidade e a Economia de Serviço: caso de purificação de água por assinatura Documento
-
Design para a saúde Documento
-
Design para quem? Sobre o conceito de Outro na pesquisa em Design Gráfico no Brasil Documento
-
Design para um aprendizado socioemocional: experiências no ensino fundamental Documento
-
Design social e produção distribuída de produtos de média complexidade para atenção básica: o caso do calçado escolar Documento
-
Design transversal e as práticas de ressignificação para a cidadania no espaço público Documento
-
Design, Cenografia e Cinema: o processo da comunicacao visual do cenário Documento
-
Design, Cultura Material, Artesanato e Memória no Museu de Favela do Rio de Janeiro Documento
-
Design, Extensão Universitária e Empreendedorismo Sênior: propostas de novos caminhos para os maiores de 50 na universidade Documento
-
Design, Promoção da Saúde e Espiritualidade: exemplos de projetos Documento
-
Design, cenografia e entretenimento - uma análise da evolução dos espaços temáticos. Documento
-
Design: crítica à noção de metodologia de projeto Documento
-
Designs modernistas: idéias, atitudes e mentalidades em padronagens têxteis. Documento
-
Desugn concretista: um estudo das relações entre entre o design gráfico, a poesia e as artes plásticas concretistas no brasil, de 1950 a 1964 Documento
-
Digital Human Models - Conceito, Aplicabilidade e Tecnologias Documento
-
Diretrizes para um ambiente de aprendizagem assíncrona no curso de Design. Documento
-
Disforme contemporâneo e o design encarnado: outros monstros possíveis. Documento
-
Disseminação de tecnologias acessíveis desenvolvidas no LILD em estruturas treliçadas leves de bambu: amarradas e auto tencionadas Documento
-
Disseminação de tecnologias acessíveis desenvolvidas no LILD: em estruturas treliçadas leves de bambu: amarradas e auto tensionadas Documento
-
Diálogo entre Fashion Styling e Design de Moda: conexões, diferenças e similaridades Documento
-
Diálogo interdisciplinar no desenvolvimento de materiais didáticos para Educação a Distância Documento
-
Do Descartável ao Efêmero: A Redução do Impacto Ambiental no Design de Espaços do Acontecimento. Documento
-
Do Imaginário Ao Real: A criação e a produção do livro infantil na visão do ilustrador. Documento
-
Do cinzel ao bit: a revolução das tecnologias digitais no design de joias. Documento
-
Do discurso à cidade: políticas de patrimônio e a construção do espaço público no Centro Histórico de Manaus. Documento
-
Do papel ao monitor: a transformação da publicação impressa em digital: o caso do JB on-line. Documento
-
Do papel ao monitor: a transformação do design impresso em digital - o caso JB Online Documento
-
Do projeto gráfico ao ideológico: a impressão de nacionalidade em rótulos oitocentistas brasileiros Documento
-
Documentário Animado: Experimentação, Design e Tecnolocia Documento
-
Documentário animado: experimentação, tecnologia e design Documento
-
Dor e Prazer na Prática Musical: As emoções, sentimentos e o estado de flow na prática de músicos instrumentistas Documento
-
Drivers' information gathering pattern during transitions to manual control: a study about HMI design for autonomous vehicles Documento
-
E-bible: características de hipertexto na Bíblia impressa e digital Documento
-
ENGENHARIA DO PAPEL NO MERCADO EDITORIAL DOS LIVROS MÓVEIS CONTEMPORÂNEOS Documento
-
ENTRE A IMAGEM E A MODA: um estudo sobre o habitus visual Documento
-
EQUIPAMENTOS UTILIZADOS POR IATISTAS DA CLASSE SNIPE: IMPLICAÇÕES MÚSCULO-ESQUELÉTICAS A PARTIR DE UMA ABORDAGEM ERGONÔMICA Documento
-
ERGONOMIA NA PREVENÇÃO DAS DORES OSTEOMUSCULARES RELACIONADAS AO TRABALHO: O CASO DAS MERENDEIRAS ESCOLARES DE NOVA IGUAÇU E SÃO GONÇALO Documento
-
EXPERIMENTAÇÃO TECNOLÓGICA PARA ANIMAÇÃO DE EXPRESSÕES FACIAIS EM STOP MOTION Documento
-
Economia Criativa e (Design de) Moda: Posições globais e tomadas de posição locais no Brasil contemporâneo Documento
-
Em busca da malandragem tipográfica. Documento
-
Embalagens e produtos para cuidado com as roupas: uma análise da percepção ecológica no discurso dos consumidores Documento
-
Emprego da Solda a Laser para Criação e Produção de Joias Documento
-
Emprego da Solda a Laser para Criação e Produção de Joiias Documento
-
Ensaiando métodos para investigar o rastro gráfico de um evento: a passagem do dirigível Graf Zeppelin pelo Brasil. Documento
-
Entendeu ou quer que eu desenhe? As percepções de leitores sobre a participação da ilustração em livros de ficção em prosa dirigidos ao público adulto. Documento
-
Entre a Razão e o Senso Comum: Uma análise morólógica do espaço da Arquitetura Moderna, através do discurso de quem a habita. Documento
-
Entre mundos: Uma análise do design de Alternate Reality Games Documento
-
Envelhecimento, Cuidados e Design: Explorando o campo de possibilidades das Instituições de Longa Permanência para Idosos Documento
-
Equipamentos Multifuncionais e Desperdícios Documento
-
Equipamentos Multifuncionais e o Desperdíco Tecnológico Documento
-
Ergodesign, metodologia egonômica, "designing " para o uso humano Documento
-
Ergodesign, metodologia ergonômica, designing" para o uso humano Documento
-
Ergonomia Informacional: Compreenciabilidade de Símbolos para sinalização de Hospitais Públicos e Unidades de Saúde no Rio de Janeiro Documento
-
Ergonomia e Usabilidade de Interfaces para Crianças, o estudo de caso do game Spore® Documento
-
Ergonomia e Usabilidade de Sistemas Informacionais para Crianças Documento
-
Ergonomia informacional na travessia de pedestre Documento
-
Ergonomia informacional na travessia de pedestres Documento
-
Ergonomia no Ambiente Construído - Um estudo de caso em aeroportos Documento
-
Ergonomia no Ambiente Construído ? Um Estudo de Caso em Aeroportos Documento
-
Ergonomia, Carga Mental de Trabalho, Riscos e Prevenção de Acidentes: O Caso do Trabalhador em Histotécnica. Documento
-
Ergonomia, Design e Conforto no Calçado Feminino Documento
-
Ergonomia: constrangimentos posturais; o caso do cirurgião eletivo geral Documento
-
Ergonomização da Interação Humano-Computador: Leiturabilidade em TVC Documento
-
Ergonomização da interação Humano Computador: Leiturabilidade em Terminais de Vídeo de Computador Documento
-
Ergonomização da interação homem-computador: abordagem heurística para avaliação da usabilidade de interfaces Documento
-
Ergonomização na construção civil; constrangimentos posturais e problemas na segurança do trabalho. Documento
-
Escultura Interativa e Usuário Documento
-
Estratégias de Design em Empreendimentos de Moda no Rio de Janeiro Documento
-
Estratégias de design em empreendimentos de moda - As tramas do sucesso empresarial no design de moda da cidade do Rio de Janeiro Documento
-
Estratégias em design orientadas para a inovação social com enfoque no desenvolvimento local. Documento
-
Estratégias pedagógicas no ensino de Design: por uma Metodologia Ativa. Documento
-
Estrutura e o funcionamento do campo de produção de objetos do vestuário no Brasil Documento
-
Estudo Ergonômico de Ambientes Instrucionais de Educação à Distância Documento
-
Estudo de usabilidade de ambientes virtuais tridimensionais através do Second Life Documento
-
Estudo dos constrangimentos Físicos e Mentais dos Motoristas de Ônibus Urbano da Cidade do Rio de Janeiro Documento
-
Estudo ergonômico da acessibilidade em websites governamentais: um estudo de caso no site da Eletrobrás Documento
-
Estudo ergonômico da interface de produtos web focados na transmissão de alta velocidade Documento
-
Estudo ergonômico das estruturas de navegação e unidades de informação dos sites com conteúdo multimídia, considerando a apresentação espacial dos elementos gráficos presentes na interface Documento
-
Estudo ergonômico das estruturas de navegação e unidades de informação dos sites com conteúdo multimídia. Estudo de caso do site promocional XBOX 360 Documento
-
Estudo ergonômico de sites de comércio eletrônico: Documento
-
Estudos ergonômicos de ambientes instrucionais de educação à distância na internet. Documento
-
Eu vi Lobato por Emilia Documento
-
Experimentação de tecnologias 3D por alunos do último ano da Educação Infantil na cidade do Rio de Janeiro Documento
-
Experimentação em Design como Estratégia no Cenário da Autoprodução Documento
-
Fabricação digital no Design de Vestuário: digitalização 3D, modelagem paramétrica e manufatura aditiva. Documento
-
Fast fashion: apontamentos sobre as transformações da moda na condição pós-moderna. Documento
-
Ferramenta de Ecodesign para apoio ao projeto de produto Documento
-
Ferramenta de Ecodesign para apoio ao projeto de produtos Documento
-
Fibrosolo como peles para Construção - Da tradição construtiva do homem do campo, aos espaços habitados pelo homem da cidade. Um conceito de aeração das moradias a partir da aplicação construtiva de cascas, placas e folhas de fibrosolo. Documento
-
Ficções projetuais: projeto gráfico e discurso profissional em livros contemporâneos de escritórios internacionais de arquitetura e urbanismo. Documento
-
Filmes de Leni Riefenstahl: uma Abordagem de Design na Análise Semiótica da Imagem. Documento
-
Flyers: os objetos voadores da cena eletrônica sob a perspectiva do design gráfico. Documento
-
GRÁFICA DE RUA: ESTRATÉGIAS E TÁTICAS NA CULTURA VISUAL DE RUA DO RIO DE JANEIRO Documento
-
Gestão do Design em indústrias maduras: proposição da Matriz Analítico-criativa de Design Estratégico Documento
-
Gestão do design e sustentabilidade: um modelo de diagnóstico e a indústria da mobilidade urbana Documento
-
Gráfica de rua: estratégias visuais de resistência na cultura visual do Rio de Janeiro Documento
-
HQs: histórias que aproximam Documento
-
Havaianas, por que todo mundo usa? O espaço social da marca e o design na contemporaneidade. Documento
-
Hipertexto, construção do conhecimento e a disponibilização de material didático na Internet Documento
-
Histórias em Quadrinhos na Internet: uma adaptação aos novos desafios da narrativa digital Documento
-
Homens que redesenham homens. Documento
-
Hot dog no fogão a lenha. Inovações transformamdo o gosto carioca. Documento
-
Hot-dog no fogão a lenha. Inovações transformando o gosto carioca. Documento
-
IDOSOS, TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO Documento
-
INFOGRAFIA - O DESIGN DA NOTÍCIA Documento
-
INOVAÇÃO NO PROCESSO DE DESIGN DE JOIAS ATRAVÉS DA MODELAGEM 3D E DA PROTOTIPAGEM RÁPIDA Documento
-
ITINERÂNCIAS ZINE-FEMINISTAS: UM MERGULHAR EM DATILOGRAFIAS DE FÚRIA E SAUDADE Documento
-
Identidade Cultural e Ensino do Design no Amazonas Documento
-
Ilustração: uma prática passível de teorização Documento
-
Ilustrações em traços e manchas no Design, no livro-ilustrado infantil brasileiro contemporâneo Documento
-
Imagem e comunicação visual no discurso político da Era Vargas. Documento
-
Imagens Coloridas de Superfícies de Terra Crua Documento
-
Imaginários da criação: o tempo e o espaço dos souvenirs carnavalescos. Documento
-
Impactos da Linguagem Simples na compreensibilidade da informação em governo eletrônico: o caso de um benefício do INSS Documento
-
Incorporais RPG: design poético para um jogo de representação Documento
-
Infografia no Brasil: panorama de uma linguagem multimodal, Documento
-
Inovação em Design de Embalagem, por meio da biomimética e das novas tecnologias digitais Documento
-
Inserção social de arquiteturas temporarias de bambus e lonas texteis utilizando tecnologias não convencionais. Documento
-
Inserção social de arquiteturas temporárias de bambus e lonas têxteis utilizando tecnologias não-convencionais. Documento
-
Interação no Ensino e na Prática do Design e da Arquitetura Documento
-
Interações no Ensino e na Prática do Design e da Arquitetura Documento
-
Interações, Significados e Sentidos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem Documento
-
J. Carlos designer Documento
-
J. Carlos: a poética do traço Documento
-
JOGANDO HISTÓRIAS: REFLETINDO SOBRE A NARRATIVA DOS JOGOS ELETRÔNICOS Documento
-
JOGOS ELETRÔNICOS MULTI-PLATAFORMA: COMPREENDENDO AS PLATAFORMAS DE JOGO E SEUS JOGOS ATRAVÉS DE UMA ANÁLISE EM DESIGN Documento
-
JOGOS ELETRÔNICOS QUE ENCANTAM O UNIVERSO INFANTIL: INTERFACE LÚDICA E APRENDIZAGEM Documento
-
Jardins comunitários de Nova York: um método para recomendações baseado no design de experiência Documento
-
Jogo é para o que se move: Design como favorecedor da construção de espaços colaborativos e dialógicos de ensino-aprendizagem por meio da criação e adaptação de jogos analógicos Documento
-
Jogos entre Corpo e Serviços de Mesa Documento
-
Jóia contemporânea: aspectos ecológicos e a percepção do consumidor Documento
-
LIBRAS e Português em Jogo: Design e Arte em parceria Documento
-
LIVRO DE IMAGEM E PALHAÇO MÍMICO: NARRATIVAS SEM PALAVRAS? ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO NARRATIVA POR IMAGEM Documento
-
Las transformaciones tecnológicas y los Adultos Mayores: Consideraciones para el desarrollo de propuestas de Diseño que involucran tecnologías no familiares. Documento
-
Legibilidade e Compreensibilidade de Bulas de Remédios para Usuários Idosos Documento
-
Legibilidade e leiturabilidade das bulas para os pacientes em medicamentos para doenças cardiovasculares Documento
-
Lembretes desmoralizantes, Matta-clark entre atos e traços Documento
-
Lentes do Design: As Escolhas da Geração Y Documento
-
Leveza e design de mobiliário no Brasil: Aspectos visuais de uma ideia Documento
-
Livro de Imagem - Narrativas sem palavras? Documento
-
Livro de Karaí por Juruá:o Design do livro no processo de escolarização dos agentes de saúde nas aldeias Guaranis de Angra e Paraty. Documento
-
Livros de bolso: projeto de design como agente mediador da leitura Documento
-
Lojas de Marcas de Moda: integrando a identidade das marcas de moda aos projetos de design para o ponto de venda Documento
-
Lojas de Marcas de Moda: integrando a identidade das marcas de moda aos projetos de design para o ponto de venda. 2008. Dissertação (Mestrado em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Documento
-
Macunaíma (de Daibert): Múltiplas representações de um herói sem caráter Documento
-
Macunaíma: múltiplas representações de um [anti-] herói sem caráter Documento
-
Manga-Dô - Os caminhos das histórias em quadrinhos japonesas Documento
-
Mansão de Quelícera: Uma investigação sobre design de jogos com fins pedagógicos Documento
-
Marcas que marcam: Um olhar do Design & Emoção sobre a relação emocional das pessoas com as marcas Documento
-
Marcas que marcam: um estudo sobre a relação emocional das pessoas com as marcas Documento
-
María Julia Gouffier Ensino-aprendizagem online em cursos que envolvem projeto: situações planejadas e emergenciais Documento
-
Mascarados no carnaval: estudo sobre a construção
de um acervo de memória processual e colaborativo Documento
-
Material didático digital: experiências de produção e uso na pós-graduação em Design na PUC-Rio Documento
-
Mediações do Design na construção de interfaces de jogos infantis on line Documento
-
Mediações do design na construção de interfaces de jogos infantis online Documento
-
Memória e as relações intergeracionais: projetando o envelhecimento saudável através do olhar do designer Documento
-
Microcinema - o impacto das novas tecnologias digitais sobre a produção audiovisual Documento
-
Moda Mangue - A Influência do Movimento Manguebeat na Moda Pernambucana Documento
-
Modelo de Banheiro Domiciliar para Idosos - Uma Abordagem Ergonômica Documento
-
Modelo de Ensino de Métodos de Design de Produtos Documento
-
Modelo de processo de design e inovação para o designer empreendedor Documento
-
Modelos em linguagem mecânica e modelos em linguagem eletrônica: As interações na metodologia do LILD Documento
-
Multi-Trilhas Virtual: Novas bases para o jogo de entretenimento na aquisição da linguagem por crianças surdas Documento
-
Multi-Trilhas Virtual: novas diretrizes para o jogo de entretenimento na aquisição da linguagem por crianças surdas Documento
-
Multimodalidade como Abordagem Pedagógica no Ensino Superior de Design Documento
-
Muros que falam: Letras manuscritas na paisagem urbana do Rio de Janeiro. Documento
-
MÉTODO DE DESIGN DE INTERIORES NO BRASIL - Uma contribuição à Ergonomia do Ambiente Construído. Documento
-
Métodos para Design de Interfaces de Sistemas Robóticos: um estudo de usabilidade e interação humano-computador Documento
-
Mídias alternativas no caminho do sujeito: uma abordagem semiótica. Documento
-
Na Pista do Melhor Caminho, jogos e interfaces lúdicas em situações de ensino-aprendizagem Documento
-
Narrativa em arte sequencial como discurso e seu funcionamento no contexto social de ensino aprendizagem. Documento
-
Naturalmente acessível- materiais naturais e tecnologia acessível no desenvolvimento de objetos auxiliares para postadores de dificuldades motoras Documento
-
Neoconcretismo e design: A programação visual de Lygia Pape para o Cinema Novo, na década de 1960. Documento
-
Novos encantamentos: design de hipermídia enquanto design de engajamento. Documento
-
O ATOR DIGITAL: UMA PERSPECTIVA DE DESIGN DE PERSONAGENS Documento
-
O Aspecto Social da iiconografia do Futebol e Estudo de Caso das Agremiações Desportivas Cariocas Documento
-
O Brasil da Bandeira - O Design como elemento de afirmação da união nacional Documento
-
O CONSUMO ESTÉTICO-SIMBÓLICO DO SOFÁ Documento
-
O Cenário da Moda do Prêt-a-Porter no Brasil, do Pós-Guerra aos Anos 50. Produção de Vestimentas Femininas Documento
-
O Começo é o Fim Pelo Avesso: A transposição da Narrativa Oral para o Desenho Infantil. Documento
-
O Cotidiano pelas Lentes do Celular Documento
-
O DESIGN DE INTERIORES DAS FAZENDAS DO VALE DO PARAÍBA: O CASO DA PINTURA MURAL E DO TROMPE L`OEIL Documento
-
O DESIGN NA TELEDRAMATURGIA:Um olhar sobre as vinhetas de abertura das telenovelas da TV Globo Documento
-
O DESIGN(ER) NA PRODUÇÃO EDITORIAL DO LIVRO DIDÁTICO: FUNÇÕES, CONTRIBUIÇÕES E LIMITES Documento
-
O DISCURSO GRÁFICO DA IMPRENSA COMUNITÁRIA Documento
-
O Desenvolvimento de Objetos de Apoio à Vida Independente no CVI-Rio/LOTDP Documento
-
O Design Centrado no Usuário nas Metodologias Ágeis Documento
-
O Design Gráfico no ativismo midiático: da publicidade à contramensagem Documento
-
O Design Gráfico no ativismo midiático: da publicidade à contramensagem Documento
-
O Design como diferença: uma experiência docente Documento
-
O Design de Sinalização no Brasil: introdução de novos conceitos, de 1970 a 2000. Documento
-
O Design e O Aprendizado - Barraca: Quando O Design Social Desagua No Desenho Coletivo Documento
-
O Design e o Som - O som no cinema como elemento narrativo. Documento
-
O Design e o discurso das novas tecnologias: TV digital interativa no Brasil, um estudo de caso Documento
-
O Design e o discurso das novas tecnologias: TV digital interativa, um estudo de caso Documento
-
O Design na Rua: Painéis de Empena na Cidade do Rio de Janeiro, Informação ou conflito de interesses. Documento
-
O Entrecruzamento dé Códigos Culturais Jovens brasileiros face a códigos conflitantes permeados pela lógica da moda Documento
-
O FLAUTISTA DE HAMELIN - O Sedutor Design do Livro de Histórias Infantil e sua Relação com a Narratividade Documento
-
O FUTURO DA PERSUASÃO MÓVEL: UM ESTUDO SOBRE APLICATIVOS DE CONDICIONAMENTO FÍSICO Documento
-
O Figurino na Telenovela : Descrição de um Processo de Trabalho Documento
-
O Laboratório de design como campo de experimentação: Prática reflexiva e descoberta projetual Documento
-
O Museu Multiplicado: design difusão dos acervos através de produtos comercializados Documento
-
O PAPEL DO DESIGNER EM PROGRAMAS AMBIENTAIS: UMA ANÁLISE ACERCA DO MATERIAL DIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Documento
-
O Professor-Designer de experiências de aprendizagem: Tecendo uma epistemologia para a inserção do Design na Escola Documento
-
O RÓTULO É A CERVEJA: a linguagem inovadora dos rótulos de cervejas artesanais contemporâneas Documento
-
O TEMPO DO ANIMADOR Documento
-
O USO DA MINIATURA NO DESENVOLVIMENTO E PASSAGEM DAS FORMAS TÉCNICAS: SUBJETIVIDADE E MATERIALIDADE Documento
-
O Uso da Miniatura no Desenvolvimento e Passagem das Formas Técnicas - Materialidade e Subjetividade Documento
-
O Uso de Tecnologias Não Invasivas de Visualização Tridimensional para o Design de Gemas. Documento
-
O aspecto social da iconografia do futebol e estudo de caso das agremiações desportivas cariocas. Documento
-
O bom, o mau e o feio - o design gráfico da indústria do skate. Documento
-
O campo do design e a consagração das logomarcas: Estudo da relação entre as instâncias de legitimação e consagração do campo do design e a linguagem gráfica das logomarcas produzidas nas décadas de 60 e 70. Documento
-
O cartaz: um estudo de caso de campanhas de prevenção da Sífilis e da AIDS Documento
-
O censo vai contar para você?: Design gráfico e propaganda política no Estado Novo Documento
-
O cenário da moda Prêt-à-proter no Brasil, do Pó-guerra aos anos 50: produção de vestimentas femininas. Documento
-
O conforto da bicicleta de estrada em competições de longa distância: uma abordagem ergonômica Documento
-
O desdesign da mamadeira - por uma avaliação periódica da produção industrial Documento
-
O design Grafico do livro infantil no Brasil na década de 70- Ziraldo, Eliardo e Gian Calvi Documento
-
O design de cartazes no cinema Marginal e na Pornochanchada. Documento
-
O design dos objetos artesanais produzidos no cotidiano de mulheres idosas. Documento
-
O design na rua: painéis de empena na cidade do Rio de Janeiro: informação ou conflito de interesses?, Ano de obtenção: 2008. Documento
-
O design vernacular nos espaços contemporâneos:o caso do botequim no Rio de Janeiro Documento
-
O designer como agente organizacional na produção multidisciplinar de material didático para EAD Documento
-
O designer gráfico e o bureau de fotolitos digitais: dois olhares, um objeto Documento
-
O designer socialmente responsável e a busca de possíveis caminhos para a produção de artigos de moda Documento
-
O discurso sobre ensino de design levando em consideração questões ambientais Documento
-
O ensino de geometria com base na exploração de jogos e desafios: um experimento com alunos de design Documento
-
O ensino de projeto na graduação em design no Brasil. O discurso da prática pedagógica. Documento
-
O espaço na exibição de obras de arte Documento
-
O fenômeno Rio PUC Games: novas práticas de construção de conhecimento em design de jogos Documento
-
O lixo urbano e a questão do Ecodesign: a relevância do plástico biodegradável Documento
-
O lugar do Design nas exposições de arte: algumas contribuições para a definição de suas funções Documento
-
O mito em Chico Bento e Papa-Capim Documento
-
O mito em Mauricio de Sousa Documento
-
O mundo do tudo pode : a produção e a reprodução de estereótipos nos sites de busca de parceiros voltados para homossexuais masculinos Documento
-
O método Avaliação e Percepção de Atributos para Projetos: uma contribuição à Ergonomia do Ambiente Construído Documento
-
O nome da marca e sua importância na construção de identidades de empresas e produtos. Documento
-
O olhar inocente é cego. A construção da cultura visual moderna. Documento
-
O papel do design na busca da informação na Web por usuários iniciantes e com diferentes níveis de escolaridade Documento
-
O ponto de viragem : a animação brasileira, possíveis desdobramentos de um sonho industrial. Documento
-
O próximo capítulo: reflexões para um novo modelo de novela brasileira nas novas mídias Documento
-
O próximo capítulo: reflexões para um novo modelo de novela brasileira nas novas mídias Documento
-
O que os jogos de entretenimento têm que os jogos com fins pedagógicos não têm Documento
-
O que os jogos de entretenimento têm que os jogos com fins pedagógicos não têm? Documento
-
O universo simbólico do design gráfico vernacular. Documento
-
O(s) lugar(es) do design(er) na construção de um curso à distância on-line. Documento
-
Objetos de Design, Peças Artesanais e Obras de Arte: Similaridades e distinções das Práticas Criativas Documento
-
Objetos e Gestos Entre Vistos Interdisciplinarmente Documento
-
Objetos e Gestos EntreVistos Interdisciplinarmente Documento
-
Objetos que têm o poder de fazer pensar: Design e Educação no Ensino Fundamental Documento
-
Obstáculos para a interação Idoso-computador: uma análise semiótica de usabilidade Documento
-
Oficina-Escola de Artes de Nova Friburgo - Práticas interdisciplinares em uma escola pública. Documento
-
Oficina-Escola de Artes de Nova Friburgo Práticas interdisciplinares em uma Escola Pública de Artes Documento
-
Olhares do Design sobre o lívro didático de língua portuguesa. Documento
-
Olhares sobre o ensino do projeto em Design: gêneros e interações em espaços de ensino e aprendizagem Documento
-
Olhos de ver: um estudo sobre a experimentação poética e a construção de si Documento
-
Onde estou? Para onde vou? Ergonomia do Ambiente Construído: Wayfinding e Aeroportos. Documento
-
Os CANVAS e a Formação de Novos Designers Documento
-
Os agentes sociais envolvidos no processo criativo no desenvolvimento de produtos da Cadeia Têxtil Documento
-
Os suvenires do percurso: a identidade singular do Circuito das Casas-tela Documento
-
Otimização de websites para mecanismos de busca na Internet: uma contribuição do Ergodesign. Documento
-
Otimização de websites para mecanismos de busca na internet: uma contribuição do ergodesign. Documento
-
Otimização do Diálogo Usuários- organizações na Word Wide Web: Estudo de Caso e Avaliação Ergonômica de Usabilidade de Interfaces Humano- Computador. Documento
-
Otimização do diálogo usuários-organizações na World Wide Web: estudo de caso e avaliação ergonômica de usabilidade de interfaces humano-computador. Documento
-
Outside the book: as novas possibilidades para o livro didático digital da língua inglesa Documento
-
POR BAIXO DA ROUPA DE BAIXO: UM ESTUDO DA REPRESENTAÇÃO DA MULHER PELA PUBLICIDADE Documento
-
PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE DESIGN - COMUNICAÇÃO VISUAL: UM ESTUDO DE CASO Documento
-
PRÁTICA REFLEXIVA EM INTERFACES FÍSICAS : UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE DESIGN DE INTERAÇÃO Documento
-
Painel de automóveis populares: o design do cluster de direção sob o aspecto da ergonomia informacional Documento
-
Painel de automóveis: o design do cluster de direção sob o aspecto da ergonomia informacional Documento
-
Papel do Design na engenharia de tecidos: possíveis aplicações na bioimpressão 3D Documento
-
Para além da dimensão verbal: as linguagens do signo tipográfico no design gráfico Documento
-
Para lembrar-me de mim: produtos e serviços terapêuticos para prevenção e reabilitação da Doença de Alzheimer em idosos institucionalizados. Documento
-
Para todos: J. Carlos, designer Documento
-
Patrones cimáticos: aplicación de nuevos medios y técnicas vernáculas en procesos de diseño para espacios de uso temporario. Documento
-
Pelas Brechas do Mercado - designers como editores de livros Documento
-
Plano Bonecos - Modos de Fazer, Modos de Brincar e Modos de Pensar. Metodologia participativa dentro de um grupo com diversidade intelectual. Documento
-
Poder e potência na estratégia dos sound systems Documento
-
Política de Design para o fomento da inovação na cadeia de valor têxtil/confecção de moda de Santa Catarina Documento
-
Por Um Estudo do Significado da Ilustração No Livro Infantil Brasileiro. Documento
-
Poética de deslocamento: práticas artísticas no corpo cotidiano Documento
-
Primórdios da fotorreportagem no Brasil: a fotografia na imprensa do Rio de Janeiro, 1839-1900. Documento
-
Problemas Musculo-Esquléticos do Operador de Steadicam Documento
-
Processo de obtenção de formas para baseadas em superfícies mínimas e formações naturais Documento
-
Projeto cromático para sistemas informacionais: proposta para o uso da cor em wayfinding para Estabelecimentos Assistenciais de Saúde Documento
-
Projeto de conclusão de cusro de Design - Comunicação Visual na PUC-Rio: um estudo de caso Documento
-
Projeto e Acaso: do objeto único ao multiplicado Documento
-
Projetos de design na habilitação em Mídia Digital da PUC-Rio: critérios de avaliação segundo os conceitos de síntese projetual, linguagem da forma e experiência do usuário Documento
-
Projetos para a World Wide Web: fronteiras entre Design e Informática Documento
-
Projetos para www (World Wide Web) - fronteiras entre Design e Informática: aspectos de documentação, manutenção e gerência de sites. Documento
-
Promoção de novos negócios de design para fomento do desenvolvimento local do Rio de Janeiro: o papel do designer como agente de transformação Documento
-
Propedêutica com Visualização 3D para suporte a tomada de decisão clinica Documento
-
Proposta de Método para Criação e Validação de tutoriais - Aprendizagem de Software Gráfico Documento
-
Proposta metodológica para avaliações otimizadas de usabilidade em websites desenvolvidos com método ágil: Um estudo de caso. Documento
-
Proposta pedagógica para ensino de Projeto de Design: um estudo de caso. Documento
-
Prospecção de tecnologias 3D para uso em Medicina Documento
-
Protótipos para a criação de jogos digitais: aplicações no ensino de Design de Games Documento
-
Práticas Pedagógicas em Cursos de Graduação de Design Documento
-
Práticas Pedagógicas em Cursos de Graduação em Design: um estudo de caso Documento
-
Publicações híbridas e novas formas de leitura do leitor bate-bola no subúrbio carioca Documento
-
Publicidade on-line, ergonomia e usabilidade: o efeito de seis tipos de banner no processo humano de visualização do formato do anúncio na tela do computador e de lembrança da sua mensagem. Documento
-
PupPET - Bonecos de PET e outros materiais descartados Documento
-
PupPET: Bonecos de PET (e outros materiais descartados) Documento
-
Quando a Luz se Apaga - A linguagem visual dos créditos de titulação no cinema Documento
-
Quando a street art se transforma em design gráfico Documento
-
Questões Ergonomicas da Relação da Idosa com oVestuario Documento
-
REALIDADE E FICÇÃO NA DIREÇÃO DE ARTE: UM ESTUDO SOBRE AS OBRAS DE LUIZ FERNANDO CARVALHO Documento
-
REFLEXÕES SEMIÓTICAS SOBRE SINALIZAÇÃO AMBIENTAL: O CASO DO JARDIM ZOOLÓGICO DO RIO DE JANEIRO Documento
-
RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS RELAÇÕES ENTRE DESIGNERS E ARTESÃOS: UM CAMINHO SUSTENTÁVEL? Documento
-
RG Design: Um panorama sobre a(s) identidade(s) do Design no Brasil, através do olhar dos formandos. Documento
-
Realidade Aumentada em celulares: um estudo sobre a tecnologia e seus potenciais Documento
-
Recomendações para aprendizagem assíncrona em ambiente virtual de aprendizagem Documento
-
Redesignando a WWW: o papel do design na democratização da World Wide Web Documento
-
Reflexões acerca do Design do livro e da leitura a partir da escolarização dos agentes de saúde Guarani. Documento
-
Reflexões sobre a prática do designer em projetos de atividades lúdicas digitais para ensino-aprendizagem infantil. Documento
-
Reflexões sobre elaboração de material didático para educação a distância: uma experiência CEAD-UNIRIO Documento
-
Reflexões sobre o ato fotográfico como representação social moderna. Documento
-
Relações entre o design de biquíni e o Documento
-
Renovação da Quadra Urbana para a Sustentabilidade: Desafios e Soluções Documento
-
Responsabilidade Social nas Relações entre Designers e Artesãos": um caminho para o desenvolvimento sustentável? Documento
-
Role- playing Game: Um jogo de Reprentação visual de Gênero Documento
-
Role-Playing Game: um jogo de representação visual de gênero Documento
-
Rotinas de uso de computadores, smartphones e/ou tablets para acessar formatos de conteúdos relacionados à TV sob o ponto de vista do design centrado no usuário Documento
-
Rui de Oliveira e o drama teatral do cinema expressionista nas ilustrações em preto e branco. Documento
-
SABERES SOBREPOSTOS: design e artesanato na produção de objetos culturais Documento
-
SOBRE TAMBORES E LIVROS: ferramentas de inclusão e difusão do hábito da leitura Documento
-
SOCIEDADE, NATUREZA E TÉCNICA: DESIGN DAS ESTRUTURAS ADAPTÁVEIS DE BAMBU Documento
-
Santinhos: uma reflexão entre o design e os impressos religiosos populares. Documento
-
Satisfaçào dos Pedestres Acerca do Espaço Urbano Construìdo da Cidade de Alfenas: uma abordagem ergonòmica Documento
-
Se esta rua fosse minha - Estudo ergonômico do espaço urbano aberto, no centro de Juiz de Fora, MG, tendo em vista a implantação da Rota Acessível. Documento
-
Seis propostas para adaptação visual de conteúdo geográfico e estatístico para o público infantil Documento
-
Semiótica e Design: como as imagens representam as coisas na Internet Documento
-
Serrote e ZUM: Projeto editorial como projeto político Documento
-
Sexo e Encenação: Processo de configuração das manifestações do erotismo na cultura material a partir das imagens nos manuais de sexo. Documento
-
Sexo e encenação: Estudo do processo de configuração da cultura material a partir das imagens dos manuais de sexo Documento
-
Significações Imagéticas: um estudo do site so Sítio do Pica-Pau-Amarelo Documento
-
Sistemas Modulares Têxteis como aproveitamento de Fibras Naturais: uma alternativa sustentável em arquitetura & Design. Documento
-
Sobre projetos para todos os sentidos: Contribuições da arquitetura para o desenvolvimento de projetos dirigidos aos demais sentidos além da visão Documento
-
Soluções Construtivas Leves para Arquiteturas de Clima Tropical Úmido Documento
-
Sombra da Iluminura: uma análise iconológica da ilegibilidade. Documento
-
Sustentabilidade vem de berço: Aceitação de um serviço ecoeficiente para a composição de um quarto infantil Documento
-
TAIPA DE SOPAPO - ANACRONISMO OU INSTRUMENTO DE SUSTENTABILIDADE NA MATA ATLÂNTICA Documento
-
TOY ART: O MITO E AS RELAÇÕES E OS DIÁLOGOS COM A CULTURA DOS BATE-BOLAS. Documento
-
Tampas de embalagens plásticas: Ser ou não ser descartáveis. Redesign de comportamentos Documento
-
Taxonomia para games educativos Documento
-
Tecnologias cívicas e inovação social digital: desafios para o design nos novos territórios da participação cidadã Documento
-
Temporização em Animação: O interstício entre a técnica e o estilo. Documento
-
Tendência - O novo constante Documento
-
Texto e Imagem: um olhar sobre o livro infantil contemporâneo Documento
-
Tipografia Pós-Moderna nas Bienais da Associação dos Designers Gráficos: 1992-2009 Documento
-
Tipografia no Espaço: razão e sensibilidade no projeto gráfico Documento
-
Toy Art: problematização do consumo. Um olhar para a produção brasileira. Documento
-
Treliças espaciais de bambu aplicadas em estruturas de cobertura de instalações rurais Documento
-
Trocas socioambientais em zonas rurais de Sampaio Corrêa, R.J:Uso do Design e de princípios de sustentabilidade ecológica e social no desenvolvimento de um sistema de aquecimento de água e cocção com materiais acessíveis e aproveitamento de energia solar Documento
-
Tropicuir - (Re)existências politicas transviadas de corpos performáticos no Rio de Janeiro. Documento
-
Tropicuir: estético-políticas transviadas - memória, arquivo, design. Documento
-
UM ESTUDO DO GRAFISMO DAS CESTARIAS DOS M'BYÁ GUARANI DE PARATY-MIRIM Documento
-
Um Espetáculo para os Olhos - A Ilustração como Theoria Documento
-
Um Estudo sobre o Processo de Produção das Alegorias e Fantasias das Escolas de Samba do Rio de Janeiro Documento
-
Um Paradigma Metodológico para Pesquisa no Design Documento
-
Um estudo sobre a Etnografia aplicada ao Design Documento
-
Um estudo sobre a usabilidade de telefones celulares com usuários de classes populares baseado em critérios ergonômicos Documento
-
Um estudo sobre usabilidade de telefones celulares com usuários de classes populares com base em critérios ergonômicos Documento
-
Um exercício de colaboração por meio de práticas projetuais: mães Inosel Documento
-
Um jeito copacabana de ser: o discurso do mito em O Cruzeiro e Sombra. Documento
-
Um modelo para a incorporação de fatores ergonômicos na indústria calçadista em prol dos diabéticos Documento
-
Um modelo para capacitação dos instrutores do sistema CAD para o vestuario e dos modelistas, com foco na gestão do conhecimento Documento
-
Um olhar do Design sobre a iconografia indígena. A ornamentação corporal Kayapó: um estudo de caso. Documento
-
Um procedimento para o ensino da Proxemia: Roussel e pequenos relatos de objetos no cotidiano Documento
-
Uma Investigação Sobre o Conceito do Virtual Documento
-
Uma abordagem ao campo da moda no Rio de Janeiro: o caso da favela Rio das Pedras Documento
-
Uma personagem diferente Documento
-
Uma proposta de modelo conceitual para a produção do açaí no Estado do Amazonas Documento
-
Uma visão holística do design de moda sustentável/; da cotonicultura orgânica ao consumidor Documento
-
Usabilidade Pedagógica e Design de Interação: Processos de Comunicação e Colaboração em Ambientes Virtuais de Aprendizagem Documento
-
Usabilidade de Celulares com Base em Critérios Ergonômicos Documento
-
Usabilidade de interfaces para sistemas de recuperação de informação na web: estudo de caso de bibliotecas on-line de universidades federais brasileiras. Documento
-
Usabilidade em e-learning: avaliação de métodos de apresentação de conteúdo para ensino de software de computação gráfica Documento
-
Usabilidade nas Lojas de Aplicativos para Dispositivos Móveis Documento
-
Usos e sentidos de tecnologias digitais de informação e comunicação em contextos de ensino-aprendizagem no Design. Documento
-
Utensílios de Mesa Descartáveis: Contribuições, danos, novas possibilidades e suas barreiras culturais no Rio de Janeiro Documento
-
Vendem-se aparências:leituras do corpo em imagens de consumo Documento
-
Vestindo Cinema Construindo Ilusão: Uma visão do cinema atravé da janela do figurino Documento
-
Vestuário Industrializado: Uso da Ergonomia nas Fases de Gerência de Produto, Criação, Modelagem e Prototipagem Documento
-
Visualização de Informação e Retórica Visual no Jornalismo Digital. Documento
-
Visualização de dados: o discurso persuasivo dos atributos visuais nos infográficos Documento
-
Visualização do invisivel: valores humanos no design de sistemas de eco-feedback para a reciclagem de residuos solidos urbanos Documento
-
Voz em jogo - o som da imagem. Análise visual de jogos computacionais para o desenvolvimento fonoarticulado de crianças surdas. Documento
-
Vídeo Design - o audiovisual e o ensino de Projeto Documento
-
WEB 2.0: ESTRATÉGIA E USABILIDADE Documento
-
Wearables na dança: o Design e a tecnologia nas transformações da marcação de palco em ballet. Documento
-
Welcome to PUC-Rio!: um estudo sobre alunos internacionais e interação cultural sob a perspectiva do Design Documento
-
Zuzu Angel e o Campo da Moda Brasileira Documento
-
ergonomia informacional: compreensibilidade de símbolos para sinalização de hospitais públicos e unidades de saúde no rio de janeiro Documento
-
interação usuário-notícias na era do jornalismo digital e dos dispositivos móveis Documento
-
o reaproveitamento de materiais na construção de objetos como uma atividade artesanal e engajada Documento
-
À MÃO LIVRE: ensinando o desenho de moda sob um enfoque contrutivista Documento
-
Áudio e usabilidade: Aplicação nas interfaces da web, uma análise ergonômica Documento
-
Índigo: Resgate do azul vegetal para novas aplicações no Design Documento
Pesquisas
Contato
telefone
-
(21) 3527-1596 Ramal: 159
endereço de email
Identidade