Education
Programa de Pós-Graduação
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Pesquisas
-
- Contato
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
A (re)invenção do mobiliário escolar : entre saberes pedagógicos, higienistas e econômicos (1851-1889) Documento
-
Intervenções nas imagens da cidade: pistas para uma educação geográfica Documento
-
"Jogo do Srip Quizz": análise dos conteúdos pedagógicos de educação sexual em um quadro do programa televisivo "Amor & Sexo". Documento
-
"Mudar é difícil, mas é possível": estudo de caso da construção de uma Revista Digital no ensino de Língua Portuguesa Documento
-
"Tecnologia e Inclusão": projetos e práticas no cotidiano escolar Documento
-
"A gente quer ter voz ativa, no nosso destino mandar": contribuições da música como fonte de informação para a prática pedagógica da biblioteca escolar. Documento
-
"A justa medida do progresso dos alunos": avaliação escolar em manuais de pedagogia (segunda metade do século XIX) Documento
-
"COMO ELA SE MOVE, ELA SE TRANSFORMA": A CIRCULAÇÃO DE POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA EM CONTEXTOS LOCAIS CATARINENSES. Documento
-
"Educar para o Progresso": As infâncias na imprensa escrita em Chapecó - Década de 1970 Documento
-
"Falando a gente encontra a solução": estudo de caso sobre a percepção dos alunos e alunas participantes do Projeto Crimes Virtuais Documento
-
"O valor do aluno": vestígios de práticas de avaliação na escola primária (Florianópolis/SC, 1911 a 1963) Documento
-
"Um Mal Necessário": as escolas isoladas urbanas no projeto político republicano (Santa Catarina 1911-1928) Documento
-
?A Geografia faz a gente sonhar! ? A relevância atribuída pelas pedagogas ao ensino da Geografia nos anos iniciais Documento
-
?CONSOLIDAÇÃO DA EDUCAÇÃO SEXUAL COMO TEMA DE PESQUISA NO BRASIL: MAPEAMENTO DAS DISSERTAÇÕES E TESES DEFENDIDAS NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO Documento
-
?EU NASCI ASSIM, EU CRESCI ASSIM, EU SOU MESMO ASSIM, VOU SER SEMPRE ASSIM? (?): OFICINAS DIALÓGICAS SOBRE PAPÉIS SOCIAIS DE GÊNERO COM AUXÍLIO DE UM DISPOSITIVO PEDAGÓGICO EDUCOMUNICATIVO PENSADO A PARTIR DA TELENOVELA GABRIELA (2012) Documento
-
?Movimento Santa Catarina pela Educação e Perspectivas para a Formação Profissional: Proposta Pedagógica em Análise? Documento
-
?Nem esmola, nem privilégio?: uma história sobre a obrigatoriedade escolar (Brasil e Argentina ? 1870-1890) Documento
-
A ANA EM ANÁLISE: A AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES Documento
-
A Base Nacional Comum Curricular e a Integração dos Currículos Disciplinares: Aspectos pedagógicos e políticos Documento
-
A CONCEPÇÃO EDUCACIONAL DA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA (FIESC): UMA ANÁLISE DA REVISTA INDÚSTRIA & COMPETITIVIDADE (2013-2018) Documento
-
A Constituição da Infância: o que dizem as crianças de uma escola pública catarinense sobre a experiência de ser criança e de ser aluno. Documento
-
A Disciplina História da Educação no Curso de Pedagogia da FAED-UDESC (1963-2011): uma trajetória Documento
-
A EJA em minha vida - trajetórias sociais de egressos/as da educação de jovens e adultos no município de Palhoça (SC) Documento
-
A ESCOLA NORMAL EM LAGES: LENTES NO PRESENTE E DESLOCAMENTOS AO PASSADO (2015-1933) Documento
-
A Educação de Adultos no Itinerário Intelectual de Jaime Torres Bodet e Lourenço Filho: Mediações entre Campanhas Locais e o debate transnacional (1944-1949) Documento
-
A FORMAÇÃO DE LEITORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES DAS ARTES VISUAIS. Documento
-
A Física no cotidiano Documento
-
A Historia e a Memória Viva: A Colonização Italiana e o Cotidiano em Barracão, Orleans, SC Documento
-
A Influência do Profissional Técnico em uma Comunidade Empresarial sob a Percepção dos Empresários Documento
-
A Institucionalização do Magistério Público Elementar Catarinense na Primeira República Documento
-
A Intolerância na Educação: um fenômeno que fecha os caminhos da compreensão e os da sensibilidade humana Documento
-
A Presença Ausente de Cacilda Guimarães: lugares e fazeres (Santa Catarina, 1907/1931) Documento
-
A RENOVAÇÃO DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA REVISTA ESCOLA SECUNDÁRIA (1957-1961) Documento
-
A Relação do Poder Disciplinar na Turma 502: Relação do Poder Disciplinar no Cotidiano Pedagógico da 5ª série do Ensino Fundamental - Rede Pública Municipal de Criciúma -SC Documento
-
A Um Play do Passado? Ensino de História e "Novas Tecnologias Educacionais" Documento
-
A caixa escolar na escolarização da infância catarinense (1938-1945). Documento
-
A categoria emancipação em Paulo Freire e suas contribuições para um processo de educação sexual emancipatória Documento
-
A contribuição da Escola no processo de tecnoletramento do aluno Documento
-
A cultura escolar dehoniana em Corupá/SC (1932-2001): tessituras interdisciplinares sobre o patrimônio educativo Documento
-
A desvinculação dos ensinos médio e técnico na Escola Técnica Federal de Santa Catarina - Unidade Florianópolis - a partir do Decreto Nº 2.208/1997 (1997-2004) Documento
-
A disciplina ciência, cultura, tecnologia e trabalho na matriz curricular do ensino médio da educação de jovens e adultos da rede estadual de ensino de Santa Catarina: avaliação de sua pertinência Documento
-
A educação em tempos de nacionalismo: as representações do escotismo em Laguna (1917-1960) Documento
-
A educação em tempos de nacionalismo: as representações do escotismo em Laguna - SC (1917-1960) Documento
-
A escola como tecnologia social Documento
-
A formação de professores para o uso das tecnologias digitais nos cursos de Pedagogia Documento
-
A formação do agente socioeducativo: transitando entre educação, direitos e segurança púbica (Santa Catarina 2002-2017) Documento
-
A história humana e o meio ambiente na perspectiva de Arnold Toynbee Documento
-
A implementação da Lei Federal 10.639/2003 na Região de Araranguá (SC) - uma análise a partir do Projeto de Extensão Observatório de Educação e Relações Étnico-Raciais de Santa Catarina.. Documento
-
A importância da Harmoniãoa da Tríade: Pais-Aluno-Professor no Processo de Alfabetizaç Documento
-
A importância da motivação no processo ensino-aprendizagem Documento
-
A mídia e o desenvolvimento de práticas pedagógicas educomunicativas: as notícias da América Latina na sala de aula Documento
-
A música no processo de formação integral de professores em nível médio: um estudo de caso no Curso de Magistério na Escola de Educação Básica de Araranguá (EEBA) Documento
-
A oferta de formação continuada da Rede Municipal de Educação Infantil em Florianópolis: uma análise das conexões de sentido entre o discurso oficial e o Programa de Formação Documento
-
A roda de histórias: pelo direito de viver a infância no Colégio de Aplicação - UFSC Documento
-
A série de vídeoaulas "EDUSEXCOMUNICA" à luz da DDSDH Documento
-
AMO A ESCOLA, MAS ODEIO ESTUDAR: AS REPRESENTAÇÕES DA ESCOLA NO ORKUT Documento
-
AMO A ESCOLA, MAS ODEIO ESTUDAR: AS manifestações sobre a ESCOLA nas comunidades do ORKUT Documento
-
AS APROXIMAÇÕES E DIVERGÊNCIAS ENTRE O CARGO DE PROFESSOR AUXILIAR/INTERPRETE EDUCACIONAL NO EDITAL DE CONTRAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE FORMAÇÃO SUPERIOR DE TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO Documento
-
AS CONTRIBUIÇÕES DE IRENE MELLO CARVALHO PARA O PROCESSO DE RENOVAÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO (1950 ? 1956) ? a experiência do Colégio Nova Friburgo (CNF)/RJ Documento
-
AS EVIDÊNCIAS DO RATIO STUDIORUM NOS MANUAIS ESCOLARES DE FILOSOFIA NAS DÉCADAS DE 1910 A 1940 Documento
-
AVALIAÇÃO DE CONTEXTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM PROCESSO DE REFLEXÃO SOBRE O TRABALHO PEDAGÓGICO EM UMA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS SC Documento
-
Achievement unlocked na sala de aula : relações entre o desenvolvimento de competências digitais por meio de jogos digitais Documento
-
Adaptar, flexibilizar ou diferenciar: práticas curriculares do Ensino Fundamental em contextos de inclusão escolar Documento
-
Adolescência, Ética e Escola: Estudo sobre a concepção de ética segundo adolescentes de uma escola católica. Documento
-
Análise da concepção de inovação expressa nos documentos oficiais que fundamentam o Novo Ensino Médio Documento
-
Aplicabilidade dos Indicadores de Responsabilidade Social: Estudo de Caso Sociesc Documento
-
Aprendizagem escolar e as tecnologias digitais: controvérsias revelados por alunos(as) do Ensino Fundamental Documento
-
Arquitetura, espaços, tempos e materiais: a educação infantil na rede municipal de ensino de Florianópolis (1976-2012) Documento
-
As Percepções dos Professores do Ensino Superior, na Modalidade a Distância sobre suas Atividades Docentes Documento
-
As Territorialidades dos/das estudantes dos Anos Inicias do Colégio de Aplicação da UFSC Documento
-
As Trajetórias Profissionais dos Egressos do Proeja:o IFSC Campus Florianópolis-Continente em análise Documento
-
Asilo de Órfãs São Vicente de Paulo e Escola São Vicente de Paulo: institucionalização e educação de meninas e moças (Florianópolis, 1900-1930) Documento
-
Assistência Estudantil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina: em análise o Programa de Atendimento ao Estudante em Vulnerabilidade Social (PAEVS) Documento
-
Avaliação Participativa: Uma Experiência Vivenciada em Cursos Técnicos Documento
-
Avaliação da Aprendizagem Escolar na Pedagogia de Projetos Documento
-
Avaliação da Aprendizagem na Educação Online: mudanças, permanências e desafios Documento
-
Avaliação da Aprendizagem na Educação a Distância online: Mudanças, Permanências e Desafios Documento
-
Bibliotecas Particulares e seus Tesouros: uma narrativa sobre a constituição da Biblioteca Norberto Ungaretti Documento
-
Blogs de escolas: possibilidades de construção de ambiências comunicativas Documento
-
CARACTERIZAÇÃO DO PROFESSOR EDUCOMUNICATIVO E DA SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA A PARTIR DO USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Documento
-
CENAS JUVENIS NA ESCOLA, NA CIDADE E NAS REDES: NOTAS ETNOGRÁFICAS NA ILHA DE FLORIANO E DE TANTOS OUTROS ILHÉUS Documento
-
CLASSE DE ACELERAÇÃO: SEUS ALUNOS E SUA REALIDADE, UMA ABORDAGEM QUALITATIVA Documento
-
CONCEITOS DE PARTICIPAÇÃO INFANTIL NA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA: DIÁLOGOS ENTRE CATEGORIAS Documento
-
CONTRIBUIÇÕES CRÍTICO-ESTÉTICAS DO CINEMA NACIONAL CONTEMPORÂNEO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: A PROBLEMATIZAÇÃO ARTÍSTICA Documento
-
CONTRIBUIÇÕES DA CULTURA MATERIAL ESCOLAR PARA O ESTUDO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM FLORIANÓPOLIS/SC Documento
-
COOPERA 2.0: proposição, construção e avaliação de um programa de gamificação que integra jogos tradicionais e digitais para a educação física Documento
-
CRIANÇAS PEQUENAS E MUSEUS: MAPEAMENTO E ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE MUSEUS E CRIANÇAS DE ZERO A SEIS ANOS Documento
-
CURRÍCULO DE LIBRAS EM ANÁLISE: Possibilidades de implementação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Documento
-
Caminhar com uma Juventude Devastada: Oficinas como um modo de criar e habitar um território em educação Documento
-
Cartografias: seguindo os rastros de estudantes da criação colaborativa de jogos digitais Documento
-
Circulação da pedagogia personalizada e comunitária no Brasil e no México (1954-1983) Documento
-
Circulação de Ideias sobre a Renovação Pedagógica do Ensino Secundário Brasileiro em Periódicos Educacionais Científicos (1956-1961) Documento
-
Co-Educação, Cultura Escolar e Seus Limites: Ginásio Barão de antonina (1942-1952) Documento
-
Coensino/ensino colaborativo/bidocência na educação inclusiva: concepções, potencialidades e entraves no contexto da prática Documento
-
Conclui a disciplina de Educação, Comunicação e Tecnologia no semestre 2010/2 como aluna especial conceito o A. Artigo O ENSINO DA ARTE DIANTE DA PLURALIDADE DOS MEIOS TECNOLÓGICOS E DA C ULTURA DIGITAL NUMA PERSPECTIVA CONTEMPORÂNEA Documento
-
Consciência fonológica e a aprendizagem da leitura de jovens e adultos: uma pesquisa intervenção Documento
-
Consciência fonológica e relações grafema-fonema na alfabetização: contribuições de um programa de ensino de curta duração Documento
-
Construindo uma cultura de educação infantil alternativa: a experiência da escola Sarapiquá, de Florianópolis (1982-2016) Documento
-
Contribuições da pesquisa-ação na produção de conhecimentos escolares: experiências curriculares na rede pública municipal de Chapecó (1997-2004) Documento
-
Corpos híbridos na docencia: experiências, narrativas de si e (des) construção das masculinidades no magistério" Documento
-
Criação e desenvolvimento do jogo físico digital para eliciar a cooperação em crianças de 9 a 10 anos Documento
-
Cultura Escolar e Perfil Discente no Colégio de Aplicação (1966-1973) Documento
-
Cultura Escolar e Perfil Discente no Colégio de Aplicação da UFSC (1966-1973) Documento
-
Cultura Escolar no Ginásio de Aplicação/UFSC na década de 1960 Documento
-
Cultura Organizacional em Instituição Educacional: o caso SOCIESC Documento
-
Currículo Integrado, Mapas Conceituais e Aprendizagem: um estudo junto ao curso de Licenciatura em Ciências da Natureza (IF-SC) Documento
-
Currículo integrado, mapas conceituais e aprendizagem: um estudo junto ao curso de Licenciatura em Ciências da Natureza (IFSC) Documento
-
Currículos (re)construídos no movimento da docência na Educação Infantil: entre a autonomia e a regulação?, Documento
-
Cursos Superiores de Tecnologia: concepções de tecnologia e perfis profissionais de conclusão Documento
-
DA CADEIRA ÀS CARTEIRAS ESCOLARES INDIVIDUAIS: Entre Mudanças e Permanências na Materialidade da Escola Primária Catarinense (1836- 1914) Documento
-
DESENHOS ANIMADOS E EDUCOMUNICAÇÃO: AS BRINCADEIRAS DAS CRIANÇAS E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL Documento
-
DO APRENDER AO ENSINAR COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: Mapeamentos dos usos feitos pelos professores Documento
-
DO LIBERAL AO PÓS-MODERNO: O DEBATE SOBRE AS AÇÕES AFIRMATIVAS NA PRODUÇÃO ACADÊMICA DA ÁREA DA EDUCAÇÃO (2012-2016) Documento
-
DO PRESCRITO AO PRATICADO - APROPRIAÇÃO DO NÚCLEO ARTICULADOR DO ENSINO MÉDIO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL ? EMITI: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE ESCOLAS DE JARAGUÁ DO SUL E JOINVILLE / SC - (2017-2020) Documento
-
DO PRESCRITO AO VIVIDO: A COMPREENSÃO DE DOCENTES SOBRE O PROCESSO DE EDUCAÇÃO SEXUAL EM UMA EXPERIÊNCIA DE CURRÍCULO INTEGRADO DE UM CURSO DE MEDICINA Documento
-
DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO SOBRE IDENTIDADE DOCENTE EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM ESPANHOL Documento
-
DOS JOVENS FILHOS DE GAIA E URANO AOS ADOLESCENTES DO GOOGLE EM SEUS PROCESSOS DE EDUCAÇÃO SEXUAL Documento
-
DUAS PROFESSORAS E O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM LAGUNA/SC Documento
-
Da Indústria à Escola: relações da fábrica Móveis CIMO com o mercado escolar (1912-1954) Documento
-
Da boa distribuição do tempo às fases da vida educativa: organização do tempo escolar em manuais pedagógicos (Santa Catarina - 1856 a 1911) Documento
-
Da oficina, do oficio, do oficineiro: Documento
-
Da recolha à exposição: a constituição de museus escolares em escolas públicas primárias de Santa Catarina (Brasil - 1911 a 1952) Documento
-
Das páginas de "Flamma Verde": educação e sociabilidade no periódico integralista "Flamma Verde" em Florianópolis entre 1936 e 1938, Documento
-
De um texto as suas diferentes traduções: sobre política, gestão e tecnologias digitais nas salas de atendimento educaicional especializado dos municípios de Belford Roxo - RJ e Florianópolis - SC Documento
-
Diversidade Cultural e Educação de Jovens e Adultos: O ensino de Geografia pelos Livros Didáticos Documento
-
Do Mercado do Sucesso ao Sucesso de um Mercado: sobre soluções educacionais, avaliação e inclusão Documento
-
Do Youtube à Escola: controvérsias em conteúdos de história abordados por youtubers. Documento
-
Do outro lado da divisa: trajetórias de inserção profissional dos jovens da periferia urbana de Camboriú (SC) Documento
-
Do perfil desejado - a invenção da professora de educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (1976-1980) Documento
-
Défice em Consciência Fonêmica como fator de risco para dislexia: um estudo de intervenção com crianças em processo de alfabetização Documento
-
E QUANDO O FUTURO PROFESSOR TEM DEFICIÊNCIA? PERSPECTIVAS SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURAS DA UDESC Documento
-
EDUCAÇÃO SEXUAL EM DEBATE NAS ONDAS DA RÁDIO UDESC FM 100.1 FLORIANÓPOLIS. ESTUDO DE CASO DOS PROGRAMAS GRAVADOS DE 2007 A 2015 Documento
-
EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ONDAS DE RÁDIOS COMUNITÁRIAS: PROCESSOS SENSIBILIZADORES PARA A EMANCIPAÇÃO DOS SUJEITOS Documento
-
ENSINO DE FOTOGRAFIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE ARTE: UMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO ENTRE TÉCNICA, TECNOLOGIAS, REPERTÓRIO E EXPRESSÃO. Documento
-
EU APRENDO A BRINCAR DE MAIS COISAS QUE EU NÃO SABIA!: CRIANÇAS E VIDEOGAMES NUMA BRINQUEDOTECA ESCOLAR Documento
-
Educação Ambiental-Sexual para Emancipação do Ser: pressupostos e propostas Documento
-
Educação Sexual Intencional em Livros para a Infância: um estudo de suas vertentes pedagógicas Documento
-
Educação bilíngue no Brasil (1980-2019): a construção do conhecimento escolar em Português e Inglês. Documento
-
Educação e a classe trabalhadora: Formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos Documento
-
Educação e comunicação em ambiente associativo: web site como um dispositivo de educomunicação. Documento
-
Educação sexual emancipatória no currículo de um curso de Pedagogia: Um estudo dos níveis de reflexão à prática pedagógica. Documento
-
Educomunicação e Teoria Ator-Rede: a tessitura de redes de aprendizagem via mídia ubíquas Documento
-
Educomunicação e cultura digital: a construção de ecossistemas educomunicativos em espaços escolares Documento
-
Educomunicação e protagonismo juvenil: contribuições de uma radio escolar Documento
-
Educomunicação na educação escolar: indícios a partir da produção acadêmica no Brasil Documento
-
Em nome de Deus e da elite: dispositivos disciplinares para a distinção no Grupo Escolar Bom Pastor (1947-1961) Documento
-
Ensinar a ler e a escrever: saberes inscritos em manuais pedagógicos (1856-1892) Documento
-
Ensino de Filosofia na Educação de Jovens e Adultos: percursos e perspectivas na rede municipal de ensino de São José- SC Documento
-
Entre Atividades, cadernos e portifólios: análises dos saberes e materiais utilizados na Educação Infantil Documento
-
Entre Cores e Memórias: Escolarização de Alunos da Comunidade Remanescente do Quilombo Aldeia de Garopaba / SC (1963-1980) Documento
-
Entre Cores e Memórias: Escolarização de alunos da comunidade remanescente do Quilombo Aldeia de Garopaba/SC (1960-1980) Documento
-
Entre Teses: uma travessia pelas representações do professor Raul Rodrigues Gomes sobre a Escola nova (Paraná, décadas de 1920 e 1930) Documento
-
Entre a caneta do legislador e a vigilância do inspetor: As correspondências de Elpídio Barbosa no arquivo do Colégio Coração de Jesus (Florianópolis, 1939/1949). Documento
-
Entre atividades, cadernos e portifolios: análise dos saberes e materiais utilizados na educação infantil Documento
-
Entre cultura histórica e historiografia: a construção da história local como saber escolar nos anos iniciais do ensino fundamental Documento
-
Entre silêncios, indícios e menções: a biblioteca escolar prescrita na Legislação Educacional de Santa Catarina (1961 – 1981) Documento
-
Escola Nova em manuais didáticos de Alfredo Miguel Aguayo (Santa Catarina 1942-1949) Documento
-
Escola de Princesas: um estudo da compreensão de professoras sobre a influência de filmes da boneca Barbie na Educação Sexual de crianças Documento
-
Escolanovismo Católico Backheusiano: apropriações e representações da Escola Nova em Manuais Pedagógicos (1930-1940) Documento
-
Espaço escolar como uma forma silenciosa de ensino - uma análise de uma escola católica e montessoriana o Centro Educacional Menino Jesus(1973-1997) Documento
-
Estudo analítico do uso jogos ativos nas escolas Documento
-
Estudo exploratório sobre Meio Ambiente, Sexualidade e suas interfaces à luz do pensamento paulofreireano Documento
-
Evasão em curso a distância online: estudo de um programa de educação empresarial continuada. Documento
-
Explorando as potencialidades das tecnologias digitais na construção dos conhecimentos geográficos Documento
-
FORMAÇÃO PARA O TRABALHO? O PROJETO ESCOLA DE FÁBRICA EM SANTA CATARINA Documento
-
Facebook: as ações que jovens com deficiência intelectual realizam na rede social digital à luz dos princípios da autoadvocacia Documento
-
Filosofia para criança: O projeto Educar para o pensar na Rede Municipal de São José - SC 2002 -2010 Documento
-
Formação Inicial dos Professores de Filosofia em Moçambique: História, Contextos e Desafios ( Documento
-
Formação Superior a Distância e suas Repercussões na Prática de professores Alfabetizadores Documento
-
Formação continuada na rede municipal de ensino de Forianópolis: financeirização da educação básica e (con)formação docente Documento
-
Formação de Professores e o Trabalho Docente no Ensino Superior: Os Constituintes da Profissionalidade no Exercício da Profissão Documento
-
Formação de professores para o uso das tecnologias digitais: um estudo junto aos Núcleos de Tecnologia Educacional do Estado de Santa Catarina Documento
-
Formação ética no ensino da disciplina filosofia, na educação profissional técnica de nível médio articulada e integrada, no Instituto Federal Catarinense Campus Araquari, entre 2008 e 2017 Documento
-
Fronteira Difusas: Estudo Exploratório de fundamentos teóricos contemporâneos sobre o autismo como contribuição a práticas psicopedagógicas Documento
-
Gestão e Inovação Educacional: as tecnologias móveis no espaço escolar Documento
-
Grupo de pesquisa "Educom Floripa": características e contribuições para o campo da Educomunicação Documento
-
HERDEIROS DA ESCOLA: TRAJETÓRIAS SOCIAIS DE EGRESSOS DO COLÉGIO CATARINENSE (1951-1960) Documento
-
HISTÓRIAS DE VIDA EM UMA HORTA ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE FAZERES EM EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA Documento
-
Habitar Territórios e Percorrer Fluxos: cartografias das sexualidades que ganham passagem no espaço escolar Documento
-
INSTRUMENTOS E ACESSÓRIOS DE ESCRITA: a construção de uma necessidade "universal" para a escolarização da infância (1860-1890) Documento
-
Implicações da pós-graduação na (re)definição da carreira profissional: um estudo dos egressos do mestrado em educação do PPGE/UDESC (2007-2013) Documento
-
Impressões digitais entre professores e estudantes: um estudo sobre o uso das TIC na formação inicial de professores nas universidades públicas de Santa Catarina Documento
-
Infâncias por escrito. O Estadinho: um suplemento infantil catarinense (1972 - 1987) Documento
-
Inovar é preciso: concepções de inovação em educação dos programas Proinfo, Enlaces e Educar Documento
-
Inserção da criança de seis anos no ensino fundamental: do currículo prescrito ao currículo em ação em um escola da rede privada de Florianópolis (2006 ? 2013) Documento
-
Instituto Estadual de Educação: espaços de participação democrática? Documento
-
Instruir, medir, difundir: expansão da instrução pública primária catarinense (1870-1910) Documento
-
Instrumento de Mediação Informatizado - Mudanças no Processo de Desenvolvimento Cognitivo de Aluno e Professor de Matemática. Documento
-
Interculturalidade em Rede: uma experiência de intercâmbio cultural entre estudantes latino-americanos e europeus mediada por Ambientes Virtuais de Aprendizagem Documento
-
JESSY CHEREM (1929-2014): PERCURSOS DA PROFESSORA CATARINENSE E SEU ARQUIVO EM TRÊS TEMPOS Documento
-
JOGO DO STRIP QUIZZ?: ANÁLISE DOS CONTEÚDOS PEDAGÓGICOS DE EDUCAÇÃO SEXUAL EM UM QUADRO DO PROGRAMA TELEVISIVO ?AMOR & SEXO". Documento
-
Jogos online e educação sexual: O que as crianças aprendem quando jogam Documento
-
Jovens professores conectados: desafios da docência na era digital. Documento
-
LIÇÕES DE FÉ - A Série Graduada de Leitura Fontes no Contexto da Reforma Orestes Guimarães em Santa Catarina (1911-1935) Documento
-
Laptops na escola: mudanças e permanências no currículo. Documento
-
Leão dos impressos: o livreiro-editor Odilon Lunardelli na história editorial de Santa Catarina (1965-2006) Documento
-
Linhares e suas afetações: uma cartografia de encontros Documento
-
Livros de Leituras Moraes e Instructivas de João Köpke: indícios dos ideais republicanos na reforma da Instrução Pública de Santa Catarina (1910 ? 1918) Documento
-
LÍNGUA NACIONAL EM DESTERRO ? PROVÍNCIA DE SANTA CATARINA (1870 ? 1889): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM DISCURSOS JORNALÍSTICOS Documento
-
MULHERES DESTINADAS AO ÊXITO: Trajetórias Escolares e Profissionais de Ex- Alunas do Curso Científico do Colégio Coração de Jesus de Florianópolis (1949/1960) Documento
-
MUSEU IRMÃO LUIZ GARTNER: Um percurso de investigação no acervo taxidermizado de aves e de mamíferos (Corupá/SC - 1932-1953) Documento
-
Medicamentos Genéricos e sua Relevância Social: o caso da Policlínica Municipal de Campinas São José/SC Documento
-
Metodologia para o desenvolvimento de exergames por não programadores Documento
-
Mulheres Defiças: histórias de enfrentamento ao capacitismo no Ensino Superior Documento
-
Museu Irmão Luiz Gartner: Um percurso de investigação no acervo taxidermizado de aves e de mamíferos (Corupá-SC/BR - 1932/1953) Documento
-
Mídias na Prática Pedagógica: contribuições da Educomunicação para a formação inicial de professores Documento
-
Navegar no ciberespaço: as rotas de navegação de crianças em processo de alfabetização. Documento
-
Nem umas nem outras, todas...a representação da mulher na MPB na década de 70 Documento
-
No Compasso do Moderno:o Curso Normal do Instituto Estadual de Educação de Santa Catarina (Anos de 1960) Documento
-
No rastro das estrelas: o Planetário e o ensino de astronomia à luz da Teoria Ator-Rede Documento
-
O CAMINHAR COMO FORMA DE PRODUZIR CARTOGRAFIAS: OUTRAS IMAGENS DO CENTRO DE FLORIANÓPOLIS Documento
-
O COLÉGIO DAS IRMÃS DE SÃO JOSÉ EM XANXERÊ/SC. ASPECTOS DA EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA PARA MOÇAS DO INTERIOR (1962-1969) Documento
-
O CURRÍCULO ESCOLAR ARTICULADO DE FORMA CRIATIVA E REFLEXIVA A PARTIR DE UMA PRÁTICA COM BASE NOS PROJETOS DE TRABALHO. Documento
-
O Clube de Leitura na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis: práticas e sociabilidades (2006-2022) Documento
-
O ENSINO DE BIBLIOTECONOMIA NA MODALIDADE EAD: UMA ANÁLISE HISTÓRICO CRÍTICA Documento
-
O ENSINO DE GEOGRAFIA PELOS LIVROS DIDÁTICOS: EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E CIDADANIA Documento
-
O Ensino da música em uma escola pública na cidade de Lages/SC Documento
-
O Ensino de Música na Educação Básica em três redes municipais da Serra Catarinense Documento
-
O INTÉRPRETE EDUCACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL EM DISCIPLINAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: CENÁRIOS E PERSPECTIVAS Documento
-
O Impacto da dependência de Smartphone no sono e saúde mental de estudantes ativos e inativos. Documento
-
O Jogo e o Ensino de Línguas Documento
-
O NOVO ENSINO MÉDIO CATARINENSE SEGUNDO A FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA - FIESC Documento
-
O YouTube como ferramenta pedagógica no ensino de física Documento
-
O cinematógrafo entre os olhos de Hórus e Medusa: Uma memorabilia da educação escolar brasileira (1910 ? 1960) Documento
-
O currículo do Ensino Secundário Geral do 2º ciclo em Moçambique: sua implementação, implicações e desafios Documento
-
O ensino da leitura em Escolas Isoladas de Florianópolis: entre o prescrito e o ensinado Documento
-
O espaço escolar como uma forma silenciosa de ensino: análise do Centro Educacional Menino Jesus em Florianópolis/SC (1973-2006) Documento
-
O legado de Francisco Ferrer y Guardia em movimento: apropriações da pedagogia racionalista nas Escolas Modernas Nº1 e de Stelton Documento
-
O livro escolar como dispositivo: uma análise da obra Contos Infantis. Documento
-
O mercado de trabalho e o jovem trabalhador no 'Sala de Empredo' do Jornal Hoje Documento
-
O papel do estágio na formação profissional Documento
-
O papel político e intelctual da Undime-SC na formação dos Dirigentes Municipais de Educação catarinenses Documento
-
O que pode a amizade? Movimentos cartográficos e educação em terras de clausura Documento
-
O que significa mais tempo na escola? Sobre as políticas de jornada em tempo integral nos microcontextos das redes municipais de ensino. Documento
-
O tempo na escola: A construção do tempo em escolas isoladas (Florianópolis - 1930/1940) Documento
-
O uso da tecnologia enquanto ferramenta para o ensino e a aprendizagem Documento
-
O uso pedagógico das tecnologias de video e TV: análise do programa TV escola no município de Tubarão Documento
-
OS ATOS COMUNICATIVOS ENTRE BEBÊS E ADULTOS NO COTIDIANO DE UMA CRECHE PÚBLICA Documento
-
OS DESENHOS ANIMADOS E A PRÁTICA PEDAGÓGICA EDUCOMUNICATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA AVENTURA DIALÓGICA NO ESTÁGIO CURRICULAR Documento
-
OS DESLEMBRADOS E SEUS APELOS: UMA HISTÓRIA DA PROFISSÃO DOCENTE PELO VIÉS DO ASSOCIATIVISMO (SANTA CATARINA/BRASIL ? FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO XX) Documento
-
Objetos à venda: indícios da comercialização de materiais escolares em jornais catarinenses (1908-1921). Documento
-
Os cursos de educação de jovens e adultos: espaço de significação para a mulher joinvillense Documento
-
Os e-books infantis em análise Documento
-
Os sentidos atribuidos à vida escolar de jovens por meio da participação em projeto de produção de jogos digitais Documento
-
Os sentidos do trabalho docente e usos das tecnologias no contexto do Programa UCA Documento
-
PEDAGOGIA NA EDUCOMUNICAÇÃO: ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM NA PRÁTICA PEDAGÓGICA EDUCOMUNICATIVA NOS ANOS INICIAIS ESCOLARES Documento
-
PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM NA PERSPECTIVA DO PARADIGMA DO CUIDADO COMPLEXO EM SAÚDE Documento
-
PROJETOS EM DISPUTA: O MANUAL NOÇÕES DE HISTÓRIA DA FILOSOFIA DO PADRE LEONEL FRANCA NAS DÉCADAS DE 1910 A 1940 Documento
-
PRÁTICA PED. DO ENGENHEIRO DOCENTE NO CURSO TÉC. EM EDIFICAÇÕES Documento
-
Pedagogização da amizade : uma analítica veridiccional da impossibilidade da amizade pueril à amizade como componente pedagógico Documento
-
Pedagogos nos espaços corporativos de educação: identidades profissionais em (re) definição Documento
-
Pelos gabinetes da OCDE: a construção de consensos sobre educação e tecnologia (1960-1992) Documento
-
Perfil cognitivo dos professores de anos iniciais do Ensino Fundamental e as práticas docentes: conexões, desconexões e desafios Documento
-
Por uma Educação sem futuro Documento
-
Presença/Ausência de Africanos e Afrodescendentes nos Processos de Escolarização em Desterro - Santa catarina (1870-1888)" Documento
-
Processos e estratégias de compreensão: o ensino de compreensão de leitura no 4º ano do ensino fundamental Documento
-
Professor - Educador para a Cidadania Documento
-
Professora Formada, Professora emposssada: Narrativas de vida, escolarização e profissionalização de Professoras Afrodescendentes no Magistério (Santa Catarina, anos 50 a 70 do século XX) Documento
-
Prática Educomunicativa no Espaço Escolar: construindo ecossistemas com a linguagem radiofônica Documento
-
Prática de análise linguística em livros didáticos de Língua Portuguesa - análise e reflexão. Documento
-
Práticas de leitura: culturas escolares dos grupos Padre Anchieta e Olívio Amorim (1946-1956) Documento
-
Práticas educomunicativas como possibilidades de experiência: um encontro com educadores(as) populares do Ceará Documento
-
Querida ensina: preceitos de comportamento femininos em páginas da Revista Querida (1958-1968) Documento
-
Querida ensina: preceitos de comportamentos femininos nas páginas da revista Querida (1958-1968) Documento
-
REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE DO CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA CEAD/UDESC: UM ESTUDO DE CASO DA TURMA T2, EM CRICIÚMA ? SC Documento
-
ROMPENDO NORMAS: trajetória social e prática docente de Eglê Malheiros no Colégio Estadual Dias Velho (Florianópolis, 1947/64) Documento
-
Racialização da infância: O que a literatura infantil tem a ver com isso? Documento
-
Reflexoes em torno do Fazer Pedagógico na Educacao Infantil Documento
-
Relação entre consciência fonológica e dislexia: um estudo longitudinal com crianças em processo de alfabetização Documento
-
Relações de Poder e Violências: Um estudo sobre a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina Documento
-
Relações de poder e violências: um estudo sobre a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (2007-2010) Documento
-
Representação das Semana Pedagógicas feitas pelas edições da A.E.C. do Brasil Documento
-
Representações do Departamento de Educação sobre a Escola Nova e o habitus pedagógico dos professores primários catarinenses (1935-1946) Documento
-
Representações fotográficas de relevo no livro didático de geografia de sexto ano Documento
-
Responsabilidade social das instituições de ensino privadas: como evidenciar para o público interno e externo Documento
-
Rompendo Silêncios: A trajetória do Professor Franklin Cascaes na Escola Industrial de Florianópolis (1941-1970) Documento
-
Rotinas Culturais Vivenciadas pelas Crianças envolvidas pelo ideário típico alemão blumenaunse Documento
-
SEM UNIFORME NÃO ENTRA: o uniforme escolar na Escola Técnica Federal de Santa Catarina (1962-1983) Documento
-
SEXTING - a compreensão de adolescentes sobre o fenômeno. Estudo de caso em uma escola da rede pública estadual em Florianópolis ? SC, Brasil. Documento
-
Saberes em foco: Diálogos de M. B. Lourenço Filho na Série de Leitura Graduada Pedrinho (1953 - 1970) Documento
-
Sangue, risco e medo: gramáticas da Aids nos livros didáticos de ciências do 6º ao 9º ano de escolas municipais de Florianópolis (2000 a 2011) Documento
-
Significados da tutoria em EaD: desvelando a compreensão de tutores presenciais do Curso de Pedagogia na modalidade a distância da UDESC Documento
-
Signos de um Ideal. Livros Escolares de Educação Moral e Cívica em Florianópolis na década de 1970. Documento
-
Sobre a proliferação do discurso da falta: diálogos sobre a formação de professores numa perspectiva inclusiva Documento
-
Socialidade e ciberespaço: lan houses e suas implicações para a escola. Documento
-
Subsídios ao planejamento territorial de Nova Trento (SC) Documento
-
Sujeitos em processo de alfabetização e sua apropriação da cultura digital: um estudo exploratório no I segmento da EJA da rede municipal de ensino de Florianópolis/SC Documento
-
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO COMUNICACIONAL E DE CONSTRUÇÃO DE ECOSSISTEMA EDUCOMUNICATIVO Documento
-
TIC na escola contemporânea: possibilidades para a prática pedagógica educomunicativa na educação básica. Documento
-
Tecnologias Digitais no Programa Ensino Médio Inovador: Práticas e Perspectivas. Documento
-
Tem Algo De Específico? Sobre O Atendimento Educacional Especializado Na Educação Infantil Em Itajaí Documento
-
Testagem de habilidades em Lingua Estrangeira - Uma proposta de teste de nivelamento para o ensino médio Documento
-
Trabalhos de campo nos arredores escolares: uma contribuição ao ensino experiencial de geografial Documento
-
Trajetória de escolarização de sujeitos em contexto de rua Documento
-
Tramas Educomunicativas na Formação Docente: a integraçãodas tecnologias digitais ao currículo das licenciaturas no Instituto Federal do Paraná Documento
-
Transversalidade Curricular: entendimento e prática dos professores nas séries finais do Ensino Fundamental Documento
-
Tutoria para uma aprendizagem dialógica e colaborativa: um estudo de caso. Documento
-
Tutoria para uma parendizagem dialógica e colaborativa. Um estudo de caso Documento
-
Tá ligado!? Diálogos entre adolescentes e telenovelas da Rede Globo: interfaces na construção da compreensão da sexualidade Documento
-
UM NÚCLEO PIONEIRO NA RENOVAÇÃO DA EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA BRASILEIRA: As Primeiras Classes Experimentais do Estado de São Paulo (1951-1961) Documento
-
UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS: O USO DE IMAGENS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA Documento
-
UMA PROPOSTA EDUCACIONAL EM MOVIMENTO UM OLHAR SOBRE OS DOCUMENTOS ORIENTADORES DO ENSINO MÉDIO INOVADOR Documento
-
UMA REPRESENTAÇÃO MIDIÁTICA DE JOVEM E DE ESCOLA: a telenovela Malhação e seus modos de endereçamento Documento
-
USOS DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFRGS (1959-1968) Documento
-
Um panorama das discussões sobre o pensamento computacional e sua inserção na Educação Básica Documento
-
Untó Yawo! Educação nos Terreiros de Candomblé Documento
-
Vestígios das Práticas de Leitura dos Apenados da Penitenciária da Pedra Grande em Florianópolis (1941-1945) Documento
-
Vida é movimento: inter-relação entre grêmio estudantil e ciberativismo Documento
-
[ ENTRE-MUROS ]: NOTAS SOBRE EDUCAÇÃO, OFICINAS DE CINEMA E CONFINAMENTO Documento
-
a escola regular de ensino: um desafio para a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais Documento
-
nós que aqui estamos por vós lamentamos: a relacao do público com a arte contemporanea Documento
-
os conteudos da alfabetização na disciplina de metodologia da alfabetização do curso de pedagogia habilitação em series iniciais Documento
-
É preciso fazer por merecer: representações docentes sobre o ser aluno (Santa Catarina, 1940-1970) Documento
-
“@sogeography: Uma experiência com smartphones no ensino de Geografia Documento
-
“Escolas de governo e educação a distância: Capacitação e formação de servidores públicos na perspectiva do framework da comunidade de inquirição (CoI)” Documento
Pesquisas
Contato
telefone
endereço de email
Identidade