instituição UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ Organização Universidade Estadual de Santa Cruz, Organização
publicações A Aula de Matemática: A Organização da Gestão da Classe e do Conteúdo Documento A ESTATÍSTICA COMO EIXO INTEGRADOR NO ENSINO DE CONTEÚDOS DISCIPLINARES NA PROMOÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE E A TRANSVERSALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA Documento A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO PROFESSOR PARA ENSINAR NOS ANOS INICIAIS: O QUE PENSAM FUTUROS PEDAGOGOS Documento A Formação Continuada de Professores que ensinam Matemática nos anos iniciais e as Estruturas Multiplicativas Documento A GÊNESE INSTRUMENTAL NA INTERAÇÃO DE ALUNAS, CEGA E VIDENTE, COM UMA MAQUETE TÁTIL NO ESTUDO DE PROBABILIDADE Documento A IMPORTÂNCIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA PARA A APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO QUADRÁTICA Documento A INTERAÇÃO ENTRE ESTUDANTE CEGO E VIDENTE EM ATIVIDADES ENVOLVENDO CONCEITOS BÁSICOS DE PROBABILIDADE MEDIADAS PELA MAQUETE TÁTIL Documento A MOBILIZAÇÃO DE SABERES DOCENTES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUIÇÕES NA/PARA A FORMAÇÃO DE FUTURAS PROFESSORAS DE MATEMÁTICA Documento A construção do conceito de área nos anos inicias do Ensino Fundamental: uma formação continuada Documento A integração do jogo digital Saga Linear na situação-problema com regressão linear sob a ótica da modelagem matemática Documento A introdução do raciocínio funcional no 5º ano do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção Documento A ÁLGEBRA NAS COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS MATEMÁTICA MODERNA E MATEMÁTICA, PRODUZIDAS NA BAHIA Documento AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DO AVALE-EB PARA APRENDIZAGEM DE VARIABILIDADE Documento Análise da construção de Pictogramas 3D no contexto de Probabilidade por estudantes cegos e videntes Documento Análise dos esquemas de estudantes ao resolverem situações envolvendo conceitos básicos de Probabilidade. Documento Aplicação de Modelos de PCOC na Aprendizagem da Geometria Espacial no Ensino Médio Documento Aprendizagem em Estatística numa perspectiva transdisciplinar: uma possibilidade? Documento As Diferentes Concepções De Frações Dos Estudantes Do Curso De Licenciatura Em Matemática De Uma Universidade Pública Da Bahia Documento Avaliação da Aprendizagem em Matemática: Uma abordagem utilizando a lógica fuzzy Documento CAMINHÃO COM CIÊNCIA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES PARA A EXPLORAÇÃO E INVESTIGAÇÃO DE CONTEÚDOS GEOMÉTRICOS Documento CENÁRIO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA COMPREENDER PA E PG NO ENSINO MÉDIO: um olhar aos pressupostos da Educação Matemática Crítica Documento CRIATIVIDADE EM MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE ÁREA DE PARALELOGRAMOS Documento Compreendendo a inclusão de Surdos na aula de Matemática a partir da tríade Professor-Surdo- Intérprete Documento Construindo significados para o X do problema Documento Desempenho e estratégias desenvolvidas por estudantes do 2º ano do Ensino Médio ao resolver problemas combinatórios Documento Desenvolvimento Profissional de uma Educadora Matemática em Estatística Documento EARLY ALGEBRA: AS ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE ESTUDANTES DO 4º E 5º ANO FRENTE A PROBLEMAS QUE ALUDEM À ÁLGEBRA Documento ESQUEMAS UTILIZADOS POR CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM SITUAÇÕES ENVOLVENDO O CAMPO CONCEITUAL DE CHANCE Documento ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS: CONCEPÇÃO DE PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento Early Algebra na perspectiva dos Livros Didáticos Documento Early Algebra: Preludio da Álgebra por estudantes do 3º e 5º anos do Ensino Funadamental Documento Efeitos do ciclo investigativo PPDAC e das transformações de representações semióticas na aprendizagem de Estatística no Ensino Fundamental Documento Esquemas utilizados por estudantes do 9º ano ao resolver situações da Estrutura Multiplicativa Documento Estudo de Funções Trigonométricas em dois ambientes de aprendizagem no Ensino Médio Documento Estudo de Sólidos Geométricos e suas Métricas Utilizando o Software CABRI 3D Documento FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E A EARLY ALGEBRA: uma intervenção híbrida Documento FORMAÇÃO CONTINUADA À LUZ DA ETNOMODELAGEM: IMPLICAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA Documento FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM DIMENSÕES COLABORATIVAS: AS ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS EM FOCO Documento Fernanda Gonçalves de paula Documento Formação Continuada de Professoras dos anos iniciais: a comparação multiplicativa Documento Formação Continuada de Professores de Matemática: o ensino de funções quadráticas mediado pelas tecnologias digitais Documento Formação Continuada para Professores de Matemática Baseada no Desenho Universal para a Aprendizagem Documento Formação de Professores e Modelagem na Educação: o fazer modelagem como um possível design na prática docente Documento HEURÍSTICA E SUAS POSSIBILIDADES DE EMERGÊNCIA NAS AULAS DE MATEMÁTICA Documento IMPLICAÇÕES DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO DESENVOLVIMENTO DAS RELAÇÕES FUNCIONAIS COM O SOFTWARE SCRATCH: O Caso da Função Afim Documento INTERCULTURALIDADE E SABERES MATEMÁTICOS: A PERSPECTIVA DOS REFERENCIAIS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA Documento Integral Definida: um signo a compreender Documento JOIAS DO ASÉ - UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA Documento MODELAGEM NA EDUCAÇÃO E GEOMETRIA: CONTRIBUIÇÕES PARA INCLUSÃO DE ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Documento Mapeamento de pesquisas que utilizam a modelagem matemática para o ensino e aprendizagem do cálculo diferencial e integral: uma análise a partir da construção de um banco de dados Documento O ESTUDO DA FUNÇÃO QUADRÁTICA NA PERSPECTIVA DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO SOFTWARE MODELLUS Documento O ESTUDO DE RELAÇÕES ENTRE OS CONCEITOS DERIVADA E DECLIVE DA RETA TANGENTE ENVOLVENDO LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA Documento O Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Trigonometria no Triângulo Retângulo Através da Resolução de Problemas Documento O Estudo dos Conceitos de Área de Quadriláteros sob a ótica da Modelagem Matemática com o software AutoCad Documento O uso de situações cotidianas em problemas matemáticos na Educação de Jovens e Adultos da E.E.E.F.M "NESTO GOMES" Documento OS CONHECIMENTOS ACERCA DOS CONCEITOS DE ANÁLISE COMBINATÓRIA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: UM ESTUDO DIAGNÓSTICO Documento OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NA APRENDIZAGEM DE DERIVADA Documento PASSEIOS ALEATÓRIOS E O CONCEITO DE CHANCE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Uma análise instrumental Documento PRESSUPOSTOS FREIREANOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES QUE LECIONAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Documento Proporcionalidade: Um olhar sobre os esquemas dos estudantes do Ensino Fundamental Documento Proporção simples: análise de situações elaboradas por professores em um processo formativo Documento RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO E A CRIATIVIDADE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO Documento RELAÇÕES ENTRE LIMITES DE FUNÇÕES DE UMA VARIÁVEL REAL E A MATEMÁTICA PROPOSTA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Documento RESOLUÇÃO DE ESTUDANTES FRENTE A PROBLEMAS DE DIVISÃO: antes e depois do ensino formal Documento RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O ENSINO DE SISTEMA DE EQUAÇÕES DO 1.º GRAU: o Trabalho Colaborativo como estratégia de Formação Continuada de Professores Documento Registros de Representação Semiótica, calculadora e o GeoGebra: enlaces possíveis na aprendizagem de função exponencial Documento Saberes Docentes na Formação Inicial de Professores de Matemática: ensino de áreas de figuras geométricas planas no PIBID Documento Saberes Matemáticos na Formação de Professores da Escola Normal Teodoro Sampaio (1954 – 1971) Documento Solução de situações de comparação multiplicativa e a criatividade matemática Documento Tecnologias no Ensino da Matemática: mapeamento e estudo da utilização efetiva de laboratórios de informática nas escolas públicas no sul da Bahia Documento UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS DESEMPENHOS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL QUE JÁ ESTUDARAM ÁLGEBRA (9º ANO) E OS QUE AINDA VÃO ESTUDÁ-LA FORMALMENTE (6º ANO) Documento UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA VOLTADA PARA A DEFINIÇÃO DE POLÍGONO NO SEXTO ANO Documento UTILIZAÇÃO DO DOTPLOT E DO BOXPLOT NA APRENDIZAGEM DA VARIABILIDADE ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO Documento