Publicações no BrCris
 

Juliana Cristina Araujo do Nascimento Cock

Graduation at Geografia from Universidade Federal Fluminense (2008), graduation at Geografia from Universidade Federal Fluminense (2010) and master's at Education from Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2018). Has experience in Education, focusing on Education, acting on the following subjects: pibid, política educacional, ensino de geografia, formação inicial de professores and arranjo institucional de implementação de política.
Professora do Magistério Superior Adjunta (Dedicação Exclusiva) do Departamento de Educação, Política e Sociedade (DEPS), Centro de Educação (CE), da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Graduada em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) nas titulações Licenciatura (2008) e Bacharelado (2010), Especialista em Educação Básica - Ensino de Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP) (2010), Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) (2018) e Doutora em Ciências Humanas - Educação pela PUC-Rio (2022). Atuou como Professora de Geografia na Educação Básica entre 2009 e 2022 nas redes públicas de ensino: federal (Colégio Pedro II - UESCII, 2009 e 2010), estadual (Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro - SEEDUC/RJ, entre 2010 e 2022) e municipal (Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio, RJ, em 2010; Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo, RJ, entre 2011 e 2022). Atuou como Professora Supervisora Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/Capes) da Universidade Federal Fluminense, vinculada ao Subprojeto de Geografia - Niterói, entre 2014 e 2017, e ao Núcleo Geografia e Sociologia - Niterói, entre agosto de 2018 e janeiro de 2020. Possui experiência na área da Educação e do Ensino de Geografia, com ênfase em ensino de Geografia na Educação Básica, formação de professores de Geografia, pesquisas sobre implementação de políticas públicas educacionais, com foco nos arranjos institucionais de implementação, governança e políticas de formação de professores e estudos em interface entre políticas públicas educacionais, Sociologia da Educação e Geografia. Coordena o Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Geografia (LEAGEO/CE/UFES), participa dos grupos de pesquisa: Laboratório de Avaliação da Educação (LAEd/PUC-Rio) e Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Currículo, Conhecimento e Educação Geográfica (GEPECCEG/FE/UFF) e é membra pesquisadora da Rede de Pesquisa sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (Reippe). Membra associada da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae). Temas ou áreas de interesse: Ensino de Geografia, implementação de políticas públicas educacionais, arranjos de implementação, governança, politicas públicas de formação de professores, processos sócio-espaciais e territoriais na implementação de políticas educacionais, dimensão sócio-espacial das desigualdades educacionais, pesquisas educacionais e geográficas com o uso de Sistemas de Informações Geográficas (SIG/GIS).

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •