Célia Maria de Castro Almeida
Célia Maria de Castro Almeida é licenciada em Educação Musical (1970) e em Educação Artística (1974) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas); é mestre (1981) e doutora (1992) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Entre 1970 e 1986 foi professora de Educação Musical e Educação Artística em escolas de educação infantil e no ensino fundamental e médio. Na PUC-Campinas foi docente (1975-1986) em curso superior de formação de professores para a educação infantil. Atuou como docente e pesquisadora na Faculdade de Educação da Unicamp no período 1986-1997, ministrando disciplinas no Mestrado e Doutorado em Educação, e em cursos de graduação em Música, Pedagogia, Educação Artística e Dança. Também foi docente no Mestrado em Educação e no curso de Pedagogia da Universidade de Uberaba (MG) de 1999 a 2011. Ao longo de sua carreira acadêmica desenvolveu pesquisas em educação, arte e cultura, especialmente nas temáticas: formação e desenvolvimento profissional de professores; concepções e práticas pedagógicas; cotidiano, cultura e currículo escolar. Em 1994 criou o LABORARTE ? Laboratório de Estudos sobre o Ensino das Artes (Unicamp), que liderou até 1999; de 2000 a 2010 integrou este grupo de pesquisa como pesquisadora convidada. Foi líder do Grupo de Estudos em História, Política e Cultura na Formação de Professores (Uniube) no período de 2001 a 2011. Atualmente integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura da UFSM. É membro do Grupo de Trabalho Educação e Arte da ANPEd, e integrou o Comitê Científico desta associação nos anos 2009 e 2010. É autora do livro ?Ser artista, ser professor: razões e paixões do ofício? (Ed. UNESP) e de capítulos nos livros ?O ensino das Artes: construindo caminhos? (Papirus), ?Questões da Educação Escolar? (Alínea) e ?Arte, Educação e Cultura? (Ed. UFSM). Tem artigos publicados em periódicos nacionais e estrangeiros, além de trabalhos completos em anais de congressos nacionais e internacionais. Orientou dissertações e teses em programas de pós-graduação em educação da Unicamp e Uniube, bem como pesquisas de iniciação científicas do PIBID destas duas universidades. Desenvolveu e coordenou pesquisas financiadas pela CAPES, CNPq, FAPESP, FAPEMIG e British Council, algumas em parceria com outras instituições: Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Uberlândia, University of Surrey (UK), Rhoehampton University (UK), Universidade do Minho e Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Portugal). Obteve apoio financeiro do CNPq, CAPES, Conselho Britânico e UNESCO para promover eventos científicos e visitas de professores visitantes estrangeiros ao Brasil. Destaca-se sua participação na organização de eventos científicos, dentre eles a coordenação da Regional Meeting of Experts on Arts Education ― Arts Education in Latin America and the Caribbean―, realizada em 2001, na Uniube, que reuniu pesquisadores europeus, caribenhos e latino-americanos. No Mestrado em Educação Artística da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal atuou como orientadora e colaboradora em disciplinas do curso.
bachelor's at Licenciatura Em Educação Artística from Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1974), bachelor's at Licenciatura Em Educação Musical from Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1970), master's at Education from Universidade Estadual de Campinas (1981) and doctorate at Education from Universidade Estadual de Campinas (1992). Has experience in Education, acting on the following subjects: formação de professores, educação intercultural, educação rural, cotidiano e currículo escolar and currículo e cultura.
Áreas De Investigação
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos
