Luiz Fernando Ramos
Graduate at Social Sciences in Universidade de São Paulo (1980), graduate at Journalism in Faculdade Cásper Líbero (1980), master's at Scenic Arts from Universidade de São Paulo (1989) and Ph.D at Brazilian Literature in Universidade de São Paulo (1996). It is Full professor of the Performing Arts Department of School in Communications and Arts from Universidade de São Paulo lecturing History and Theory of Theatre since 1998. Has researched on theoretical matters of theatre and Art and produced works about Samuel Beckett, Gordon Craig, Mimesis, and contemporary theatre and Visual Arts. At the moment research on the modernist theatricality of Brazil in the 1920's and 1930's.
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1980), graduação em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero (1980), mestrado em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1997). É professor do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de São Paulo desde 1998, lecionando as disciplinas de Crítica, História e Teoria do Teatro. Em 2012 tornou-se professor Associado e em 2019 professor Titular. É Pesquisador do CNPq desde 2006, atualmente pq1c; É encenador, dramaturgo e documentarista. Realizou pesquisas em torno da produção teatral de Gordon Craig, Samuel Beckett, Tadeusz Kantor, José Celso Martinez Corrêa e Martins Pena. Pesquisou também em torno dos conceitos de "mimesis" e anti-teatralidade, como operadores da cena contemporânea, incluindo nesse enfoque tanto a produção estritamente teatral como a dos campos das artes plásticas, da música e do cinema. Esta pesquisa se concluiu em 2012, com a tese de Livre Docência defendida na ECA/USP e publicada em 2015 pela editora Annablume, "Mimesis performativa: a margem de invenção possível". A partir de 2013 desenvolveu pesquisa em torno do ideário estético de Gordon Craig, que remeteu às bases filosóficas da obra daquele artista e implicou, em 2017, na publicação de "Rumo a um Novo Teatro & Cena", pela Editora Perspectiva, com tradução de dois textos seminais do autor inglês nunca publicados em português. Atualmente desenvolve pesquisa em torno da cena modernista brasileira, pensada em sua virtualidade nas décadas de 1920 e 1930 e a partir das viagens à Europa de três dos seus próceres: Oswald de Andrade, Flávio de Carvalho e Antônio de Alcântara Machado. Foi crítico de teatro da Folha de S.Paulo (2008 e 2013), co-editor da revista Palco e Platéia (1986-1988) e co-editor responsável da revista Sala Preta, do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da USP (2001-2010/2013-2020). Coordena ,com Cassiano Quilici , a Coleção Artes Performativas e Filosofia da Editora Annablume. Foi do Comitê de Assessoramento do CNPq da área de Ciências da Informação, Comunicação e Artes (2016-2019) e é consultor Ad-Hoc do CNPq, da CAPES e da FAPESP. Foi representante (suplente) dos Professores Associados da Universidade de São Paulo no seu Conselho Universitário (2018-2019). Foi Chefe de Departamento de Artes Cênicas da ECA/USP entre 2019 e 2022. É diretor do TUSP, órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão. Contemplado pelo Instituto de Estudos Avançados da USP como Pesquisador do Programa Ano Sabático, de agosto de 2023 a fevereiro de 2024.
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