Publicações no BrCris
 

Roseanne Rocha Tavares

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (1986), mestrado em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e doutorado em Letras, área Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2001). É professora associada 4 da Universidade Federal de Alagoas e foi pesquisadora associada do Centre for Globalization and Cultural studies da University of Manitoba, Canadá, após ter desenvolvido estágio pós-doutoral em 2010 (bolsista CAPES), sob a supervisão da Profa. Diana Brydon. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Lingüística Aplicada e ensino de línguas estrangeiras, Pragmática e Sociolingüística Interacional. Atua principalmente nos seguintes temas: Práticas interativas do discurso, ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, linguagem em uso, negociação da imagem, cultura e ensino, multiletramentos e formação de professores/as de língua inglesa, afeto/ódio no discurso. Foi líder do diretório de pesquisa "Observatório da linguagem em uso" de 2006 a 2020, continuando a ser pesquisadora do grupo e vice-líder. Também foi pesquisadora do grupo "Novos letramentos e multiletramentos" da USP", de 2009 a 2018. Foi co-colaboradora do projeto Brazil/Canada Knowledge Exchange: Developing Transnational Literacies, sob a coordenação da Prof. Diana Brydon, de 2010 a 2012. Foi presidente da Diretoria da Associação Brasileira de professores universitários de inglês (ABRAPUI), gestão 2013-2014. Publicou livros como: Língua, cultura e ensino (livro organizado em 2006), "A negociação da imagem na Pragmática: por uma visão sóciointeracionista da linguagem" (2007) , "Linguagem em Uso" (livro organizado , EDUFAL,2009) e Letramentos transnacionais: mobilizando conhecimento entre Brasil/Canadá (livro organizado com Diana Brydon, 2013).
graduated in Letras at Universidade Federal de Alagoas (1986), M.A. in English at Universidade Federal de Santa Catarina (1991) and Doctor in Lingüístics at Universidade Federal de Pernambuco (2001). post Doctorate in Canada, University of Manitoba. Has experience in Language Studies, acting on the following subjects: teaching and learning foreign languages, image negociation, classroom interaction, language and culture, pragmatics, multiliteracies, decoloniality in language teaching and hate speech in social media.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •