Publicações no BrCris
 

Fabiano Rodrigo Lodi da Silva

Mestre em Arte-Teatro pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (IA-UNESP) e Licenciado em Artes Cênicas pelo Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEART-UDESC). É responsável pela Leneus Produtora de Arte, produtora criada em 2010 onde desenvolve projetos artísticos, culturais e formativos. Possui extensa formação artística complementar, com experiências como ator, professor, produtor e pesquisador, com ênfase nas áreas de direção teatral e encenação. Outras áreas de interesse: treinamento artístico, atuação e performance, técnicas vocais, técnicas corporais e psicomotoras, improvisação, composição, práticas formativas e pesquisa em artes da cena.Participou de diversas atividades de formação internacional. Destaque para o programa de aprimoramento técnico do Método Suzuki, coordenado pelos diretores Tadashi Suzuki, Kameron Steele e Mattia Sebastian e realizado na sede da SCOT (Suzuki Company of Toga) em Toga Mura, Japão. E de Viewpoints e Composição, coordenado pela diretora Anne Bogart e artistas da SITI Company (1992-2022) realizado em diferentes oportunidades em Nova York, Estados Unidos. Desde 2005, desenvolve um trabalho continuado de pesquisa sobre procedimentos de criação, treinamento artístico e pedagógico em direção teatral, os quais já resultaram em publicações variadas sobre o assunto com destaque para O livro dos Viewpoints (Editora Perspectiva/2017), de Anne Bogart e Tina Landau, do qual é integrante da equipe de tradução.Seus trabalhos como diretor incluem: Origens do Brasil (2023); Um dia, um rio (2022); Rádio Cassandra (2022), C4V4L0 D3 TR014 (2021); Mercado Branco (2019), Terra à Vista (2016); A Sapateira Prodigiosa (2015). Somam-se a estas criações: a videoaula sobre Composição como proposta de treinamento artístico em direção teatral (2023); apresentação das lives internacionais com a diretora Anne Bogart e com o ator e diretor Kameron Steele (2020); treinamento de Método Suzuki na preparação corporal dos atores Reynaldo Gianecchini e Ricardo Tozzi no espetáculo Os Guardas do Taj, dirigido por Rafael Primot e João Fonseca (2019); codireção do espetáculo Luisa (2011), de Daniel Veronese, cuja estreia aconteceu no Theater Drachengasse, em Viena, na Áustria, no Festival Internacional Tochter und Sohne.Experiências artístico-pedagógicas: professor no curso de Licenciatura em Arte-Teatro da UNESP (2022); artista docente no curso técnico de Direção da SP Escola de Teatro (desde 2021); artista docente do curso de graduação em Teatro da MT Escola de Teatro, de Cuiabá/MT (desde 2021); docente dos cursos de Pós-Graduação em Educação pelo Movimento do IBFE-SP (desde 2018). Outras experiências artístico-pedagógicas incluem: coordenação dos Treinos Públicos (desde 2022); coordenação artístico-pedagógica do Projeto Jovem em Cena (desde 2019); docente no curso técnico de Teatro Musical do SESI (2018-2019); orientador artístico do Programa Vocacional, da Prefeitura de São Paulo (2010 a 2021).Artigos, atividades de pesquisa e publicações mais recentes incluem: editor do dossiê temático Viewpoints e Método Suzuki em práticas artísticas e pedagógicas e publicação do artigo Escritos da pandemia: três breves textos de Anne Bogart sobre COVID-19 e o futuro da direção teatral, ambos na Revista Urdimento (Qualis A1, PPGT/UDESC) v.3 n 42 dez/2021; parecerista da Revista Aspas (Qualis B1, PPGAC/USP, 2021). Outros artigos publicados: A prática do treinamento como atividade sagrada na SCOT: Tadashi Suzuki e o teatro como modo de vida (Revista Urdimento, Qualis A1, PPGT/UDESC, 2015); Prática Artística Continuada na SITI Company - reflexões sobre treinamento e direção teatral na perspectiva de Anne Bogart (Revista Rascunhos, Qualis B1, PPGT/UFU, 2014); Mediador-Memória: um registro na linguagem escrita sobre relatos de experiências em dramaturgia de cena feitos oralmente (Revista Rebento, Qualis B3, IA-UNESP, 2013).
bachelor's at Educação Artística from Universidade do Estado de Santa Catarina (2008). Has experience in Arts, focusing on Theatral Direction, acting on the following subjects: pedagogia do teatro, teatro, viewpoints, prática corporal and jornais de florianópolis.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •