Amarílio Ferreira Neto
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010). Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes, professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Educação Física (Mestrado e Doutorado) e do curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da UFES. Líder do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria). Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase em Avaliação Educacional, Currículo e Política Educacional. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
graduate at Educação Física from Universidade Federal do Espírito Santo (2002) and master's at Education from Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Has experience in Education, focusing on Evaluation of Systems, Institutions, Plans and Educational Programs, acting on the following subjects: educação física, cotidiano, intervenção, educação infantil and avaliação.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Afiliação
- Publicações
- Pesquisas
- Ensino
- Identidade
- Ver todos
Visão geral
Afiliação
Publicações
publicações selecionadas
- La formación de entrenadores de handball en América Latina: un estudio comparativo entre Paraguay, Uruguay y Argentina
- Protagonismo juvenil no ensino médio: reflexões acerca da elaboração e implementação dos jogos interclasses
- A avaliação na formação de professores em educação física: experiências de estudantes de sete universidades federais brasileiras
- Redes de Colaboração Científica em Educação Física: comparação entre a subárea Biodinâmica do Movimento e a subárea Sociocultura e Pedagógica
- Reminiscências do patrimonialismo no Plano Nacional de Educação (2014-2014)
- TRAINING TO WORK ON SPORTS: BIBLIOMETRIC CHARACTERISTICS AND COLLABORATION NETWORKS
- Indicadores de resultados educacionais no Espírito Santo: um estudo descritivo e correlacional
- Perspectivas de avaliação nas/das bibliografias na formação inicial em Educação Física
- Experiências avaliativas dos estudantes de Educação Física
- Os Jovens do Ensino Médio e as Relações com os Saberes da Educação Física
- EDUCAÇÃO EM FACE À CRISE CLIMÁTICA EM MOÇAMBIQUE: UM OLHAR SOBRE MECANISMOS DE RESILIÊNCIA
- A produção acadêmica sobre o ensino médio no Brasil (2011-2016)
- PRESCRIÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NA IMPRENSA PERIÓDICA DE ENSINO E DE TÉCNICAS (1932-1960).
- Evidências de validade de conteúdo da Escala de Atitudes perante as Avaliações Externas aplicadas em larga escala (EAAE)
- Âmbitos da prescrição do ensino da avaliação: um estudo em três universidades Sul-Americanas
- Análise de orientações didáticas na educação física entre 1996 e 2016: o caso do ensino em valores nos dispositivos curriculares
- AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ANÁLISE DAS REDES DE COLABORAÇÃO (1942-2018)
- A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO E OS EXAMES ESTANDARDIZADOS: UMA ANÁLISE DAS QUESTÕES DO ENEM
- THE MANIFESTATIONS OF SPORT IN LATIN AMERICA AND THE PLACE OF BRAZIL: APPROACHES, DISTANCES AND CONTRIBUTIONS
- Planos nacionais de educação
- O algoritmo do Ideb e as metas projetadas para a Educação brasileira: uma análise estatístico-matemática
- Análise da eficiência dos gastos públicos com educação nos municípios capixabas
- DUPLA CARREIRA: DILEMAS ENTRE ESPORTE E ESCOLA
- Aproximações entre a No Child Left Behind e o Ideb/Brasil: contribuições para um debate
- Avaliação educacional na formação de professores: análise das editoras, periódicos e artigos
- Práticas avaliativas indiciárias e os sentidos atribuídos ao aprender na educação física em nove anos de escolarização
- SPORTS AS PRESCIBED IN LATIN AMERICAN COUNTRIES: OVERVIEW AND CHARACTERISTICS OF LAWS
- Autores prescritos para evaluación educativa en los currículos de la formación del profesorado en educación física en América Latina
- A Prescrição para o Ensino das Tipologias de Avaliação na Formação de Professores em Educação Física na América Latina
- INFRAESTRUTURA E DESEMPENHO ESCOLAR NA PROVA BRASIL: ASPECTOS E CONEXÕES
- Avaliação educacional e formação em educação física: análise dos currículos de treze IES latino-americanas
- Análise da qualidade psicométrica da prova de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio brasileiro de 2018
- Concepciones formativas en programas de educación física en seis países de América Latina
- Análise do Indicador de Desenvolvimento das Escolas Estaduais do Espírito Santo
- O Consed na construção da BNCC: uma experiência pública (com)partilhada?
- Netnografia da reforma curricular do ensino médio brasileiro
- Dupla carreira de estudantes atletas: uma revisão sistemática nacional
- REMINISCÊNCIAS DO PATRIMONIALISMO NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024)
- A avaliação na Educação Física escolar: do mergulho à intervenção.
- Contributions of data envelopment analysis in studies on school effectiveness
- FORMAÇÃO PARA ATUAÇÃO COM O ESPORTE: CARACTERÍSTICAS BIBLIOMÉTRICAS E REDES DE COLABORAÇÃO
- Propostas de ensino sobre registros avaliativos em treze cursos de formação de professores em educação física na América Latina
- DISPOSITIVOS CURRICULARES ESTADUAIS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA (1996 ? 2016): DA ELABORAÇÃO À IMPLEMENTAÇÃO.
- Ciência e Educação Física no Brasil: Análise das Citações Utilizadas nos Artigos das Subáreas Biodinâmica do Movimento e Sociocultural e Pedagógica
- Concepciones de evaluación y educación física en la formación del profesorado en Argentina, Chile, México y Uruguay
- PROJETOS DE FORMAÇÃO HUMANA EUGENISTA E HIGIENISTA: PRESCRIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA EM PERIÓDICOS (1932-1960)
- The circularity of the management team of the Ministry of Education of the Fernando Henrique Cardoso governments
- Netnografia da Educação Física na reforma do ensino médio brasileiro: práticas discursivas nas redes sociais youtube, instagram, facebook e twitter
- CIRCULARIDADE DOS CONSELHEIROS DA CEB/CNE (1996-2002)
- Sujeitos da equipe dirigente do Ministério da Educação (1995-2002): trajetórias formativas e produção acadêmica
- A AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM EM ESCOLAS DO CAMPO QUILOMBOLA: UM ESTUDO DE CASO EM SÃO MATEUS/ES
- Relación entre la titulación del profesorado y la calidad de las instituciones de la Red Federal de Educación Profesional, Científica y Tecnológica brasileña
- Medidas de Tendência Central: Análise da Qualidade das Questões do ENEM de 2016 a 2018
- Autoavaliação de diretores e o desempenho escolar: uma análise do questionário contextual do SAEB 2019
- Escolas-referência de ensino médio no Espírito Santo: uma Análise Envoltória de Dados.
- Da relação com o saber às identidades da educação física: narrativas de estudantes do Ensino Médio
- Exames estandardizados: análise dos modelos e das teorias na produção acadêmica
- A filosofia nos cursos de licenciatura em matemática do IFMG
- Sobre la política de evaluacióna gran escala en Uruguay
- A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO (2011-2016)
- Experiências avaliativas dos estudantes de educação física: a formação de professores nas universidades federais
- Sistema de Avaliação da Educação Básica: revisão sistemática da literatura
- Sujeitos da equipe dirigente do Ministério da Educação do Brasil (1995-2002): Constituição de uma cultura político-educacional
- Práticas Científicas em Circulação no GTT Memórias da Educação Física e Esporte do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (2005-2017)
- Redes de colaboração científica em Educação Física: comparação entre a subárea Biodinâmica do Movimento e a subárea Sociocultural e Pedagógica
- O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL EDUCAÇÃO FÍSICA DO CEFD/UFES: DESMONTANDO MONUMENTOS E CONSTRUINDO UMA HISTÓRIA (1994 - 2017)
- Prácticas evaluativas en tres cursos de educación física en Sudamérica
- Editorial profiles and the construction of meanings in physical education printed materials (1932-1960)
- Câmara de Educação Básica do CNE (1996-2002): conselheiros e cultura político-educacional
- A constituição do campo epistemológico do currículo: estratégias, apropriações e circularidades culturais operadas na ANPED.
- Produção acadêmica sobre avaliação na formação de professores da América Latina
- AS PRESCRIÇÕES DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA
- Geometria Plana em exames estandardizados: uma análise do ENEM, ENCCEJA E ENADE
- Práticas avaliativas para a aprendizagem de professores numa unidade municipal de educação infantil
- Physical activity according to gender in Brazilian Physical Education textbooks
- Educación física en el Examen Nacional de Escuela Secundaria de Brasil: análisis de las preguntas en el periodo 2009-2017
- O Saeb e a efetivação de uma cultura política de accountability na educação brasileira
- (Re)criando espaços e compartilhando saberes: avaliação indiciária como eixo central do trabalho pedagógico da Educação Física na Educação Infantil
- Índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB): revisão sistemática da literatura
- O lugar do brincar nos processos de transição da educação infantil para o ensino fundamental.
- HUMANISED SOCCER AS A PEDAGOGICAL PROJECT FOR TEACHING VALUES IN SCHOOL: A STUDY OF AN AUTOBIOGRAPHICAL NARRATIVE OF A PHYSICAL EDUCATION TEACHER
- Experiências iniciais de avaliação estandardizada no Brasil que influenciaram o modelo do Saeb
Pesquisas
leader of
- PROTEORIA - INSTITUTO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA Grupo de Pesquisa
Ensino
theses/dissertations advising
- Avaliação do Ensino e da Aprendizagem na Educação Física: das orientações normativas às produções dos Livros Didáticos
- O ensino da avaliação educacional nos cursos de formação de professores de educação física: uma análise dos países da América Latina
- A inserção da Educação Física na Educação Infantil no Espírito Santo
- O ensino da avaliação na formação de professores de educação física: um diálogo entre a Ufes/Brasil, Cesmag/Colômbia e Udelar/Uruguai
- FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: FUNDAMENTOS TEÓRICOS DAS DISCIPLINAS DE AVALIAÇÃO E PRÁTICAS DE LEITURA
- DA IMPRENSA PERIÓDICA DE ENSINO E DE TÉCNICAS AOS LIVROS DIDÁTICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA: TRAJETÓRIAS DE PRESCRIÇÕES PEDAGÓGICAS (1932-1960)
- Conciliações entre formação esportiva e formação escolar: um estudo das seleções brasileiras masculinas de base
- Avaliação dos processos de ensino e aprendizagem na formação inicial em Educação Física : implicações para a docência
- O ENSINO EM VALORES NOS DISPOSITIVOS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA: DAS INTENCIONALIDADES ÀS PRESCRIÇÕES DIDÁTICAS (1996-2016)
- Por uma teorização da avaliação: Práticas de leituras por narrativas imagéticas em Educação Física
- O SAEB em Debate: Avanços e Desafios da Política Nacional de Avaliação da Educação Básica
- Narrativas (auto)biográficas de formação continuada dos professores de educação física.
- Sentidos produzidos por professores de educação física, educadores sociais e jovens frequentadores de um projeto social
- O ensino da avaliação na formação de professores de Educação Física: um diálogo entre Brasil, Colômbia e Uruguai
- Usos da avaliação indiciária na Educação Física com a Educação Infantil
- (Des)continuidades das reformas educacionais do ensino médio no Brasil: sujeitos, tensões e disputas (1995-2002)
- Conciliações entre formação esportiva e formação escolar: um estudo das seleções brasileiras mas culinas de basquetebol de base
- A Educação Física no Exame Nacional do Ensino Médio: trajetória, conceitos e práticas pedagógicas
- NARRATIVAS DE ESCOLARIZAÇÃO: RELAÇÃO COM OS SABERES COMPARTILHADOS POR ALUNOS E ALUNAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
- Por uma teorização da avaliação em educação física: práticas de leitura por narrativas imagéticas
- EDUCAÇÃO EM VALORES: SENTIDOS PRODUZIDOS POR PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FISICA, EDUCADORES SOCIAIS E JOVENS FREQUENTADORES DE UM PROJETO SOCIAL
- A inserção do professor de Educação Física na Educação Infantil no estado do Espírito Santo
- Avaliação e formação de professores em educação física: uma análise na América Latina
- Pressupostos teóricos na disciplina de avaliação em educação física de instituições federais de ensino superior brasileiras e práticas de leituras discentes
- A educação no Exame Nacional do Ensino Médio: trajetória, conceitos e práticas pedagógicas
- Avaliação da aprendizagem nos cursos de formação em educação física das universidades particulares do Espírito Santo
- Avaliação do ensino e da aprendizagem na Educação Física: das orientações normativos às produções dos livros didáticos
- Dos currículos praticados aos livros didáticos da Educação Física: o lugar das práticas pedagógicas
- " O Ensino em valores a partir das maneiras e artes de fazer: possibilidades pedagógicas para as aulas de educação física."
- As narrativas de escolarização sobre a relação com os saberes compartilhados por alunos e alunas nas aulas de educação física
- "MEMÓRIAS DA FORMAÇÃO INICIAL E PROJEÇÕES PARA ATUAÇÃO DOCENTE: DIÁLOGOS SOBRE AVALIAÇÃO COM ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
- Autores, teorias e concepções de avaliação: uma análise comparada na formação de professores em educação física em sete países da América Latina hispanofalantes
- Ver para fazer e aprender para ensinar: prescrições pedagógicas em imagens para a Educação Física (1932-1960).
- Ensino da avaliação educacional na formação de professores em educação física: um estudo comparado na América Latina
- A formação profissional do bacharel em educação física: a recontextualização do campo de conhecimento.
- A educação física nos exames estandardizados: uma análise de sua inserção em contexto internacional e brasileiro
- Conteúdos de ensino da Educação Física Escolar: da produção científica às possibilidades de intervenção
- Inezil Penna Marinho: História e Educação Física.
- O olhar sobre a capoeira : um estudo dos filmes nacionais e internacionais
- A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA AMÉRICA LATINA: PERSPECTIVAS PARA O ESPORTE
- Narrativas da formação docente de educação física no ensino médio da rede estadual do Espírito Santo.
- Do ofício de criança ao ofício de aluno: práticas de resistências no ensino fundamental.