Doutorado em Psicologia Social e do Desenvolvimento - University of Sussex, UK (1987) e pos-doc em Psicologia do Devenvolvimento Humano, Universidade da Carolina/North-Chapel Hill, USA(1992-93), mestrado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980). Procientista e bolsista CNE/FAPEJ (2009 -11; 2016-19). Foi por 25 anos (1977 - 2002) professora do Departamento de Psicologia (Professora Titular desde 1994), da Universidade Federal Fluminense onde coordenou o Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa, Extensão e Estudo da Criança de 0 a 6 anos, de sua inauguração até 2002. Professora dos programas de pos-graduacão em Educacão (1989 - 2004) e Psicologia (1998 - 2002). Foi membro do Departamento de Estudos da Infância, desde sua inauguração (2005) e é Professor Titular do PROPED/UERJ, na linha Infância, Juventude e Educação, onde coordena o Núcleo de Estudos da Infância: Pesquisa e Extensão (NEI:PE/UERJ). Foi a 1ª presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento do Brasil (ABPD) e membro de sociedades de pesquisa brasileiras e internacionais (ANPED, ANPEPP, ISSBD, SIP). Foi representante do Brasil e países latino-americanos na comissão científica da Jean Piaget Society (2002 - 05 e 2011 - 14) e fez parte da Comissão científica editorial do International Journal of Early Years Education. Pesquisa nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento e Educação Infantil em creches de diferentes contextos brasileiros. Temas de pesquisa: políticas públicas de Educação Infantil, formação do profissional de Educação Infantil, desenvolvimento humano, inserção de crianças e famílias à creche, narrativas parentais e profissionais da infância, brinquedos e brincadeira, espaço-ambiente e lugar.
PhD in Social Developmental Psychology Department - University of Sussex, UK (1987) and postdoc in Human Development at the University of North Carolina at North Chapel Hill (1992 -93), master's degree from the Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro (1980). Has experience in Psychology and Education, acting on the following subjects: educação infantil, educação infantil, creche, criança and infância.