Doutor em Musicologia pela Universidade de São Paulo em associação com a Humboldt-Universität de Berlim, é Professor Associado da Escola de Música da UFRJ. Bolsista de agências como DAAD, CAPES, CNPq e Fondazione Giorgio Cini de Veneza, recebeu distinções como o 1.o Prêmio José Maria Neves da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (2005), o Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música (2012) e, por seu livro ?Formação germânica de Alberto Nepomuceno: Estudos sobre recepção e intertextualidade (2014)?, o Prêmio Concerto 2014 da Revista Concerto. Autor de artigos, ensaios e edições críticas, e organizador de anais de eventos científicos nacionais e internacionais, é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ e professor permanente de sua Linha de Pesquisa História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana, dirigindo os projetos de pesquisa ?Música brasileira dos séculos XIX e XX: Práticas composicionais em perspectiva histórico-analítica? e ?Entre universalismo e idealità latina: Vida, obra e historiografia musical de Vincenzo Cernicchiaro?. É editor-chefe da ?Revista Brasileira de Música?.