Publications in VIVO
 

Adriano de Oliveira Sampaio

Professor associado da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA) e professor do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura/IHAC/UFBA) e do Mestrado Profissional em Segurança Publica, Justiça e Cidadania (Escola de Adm/UFBA). Pós-Doutorado pela ECA/USP (2016-2017). Doutor e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas - UFBA, com estágio doutoral pela Universidade de Paris III - Sorbonne Nouvelle, graduado em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Estudos sobre Marca, Comunicação Estratégica, Planejamento e Gestão Cultural, atua, principalmente, nos seguintes temas: comunicação pública, análise do discurso, posicionamento discursivo, teoria e pesquisa em políticas de comunicação, cultura e direitos humanos. É líder do Grupo de Pesquisa: LOGOS - Comunicação Estratégica, Marca e Cultura, certificado pelo CNPQ em 2014. Desde 2010, coordena o programa de extensão Arte, Cultura e Ciência da UFBA, lotado na Facom/UFBA. É autor do livro: "Comunicação Social em Territórios" (2020) e co-autor dos livros: "Cultura em Tempos Sombrios" , "Comunicação Organizacional e Relações Públicas" (2022); "Comunicação, inovação e organizações" (2021); "Marca Lugar, Comunicação e Cultura (2018)","Discurso, Mídia e Sentido" (2011), ?A construção da violência na televisão da Bahia. Um estudo dos programas Se Liga Bocão e na Mira?(2011) e Temas em Comunicação e Cultura Contemporânea 4 (2004), todos pela Edufba. Coordena a Pós-Graduação Lato Sensu em Comunicação Estratégica e a Pós-Graduação Lato Sensu em Comunicação Estratégica e Gestão de Marcas (FACOM/UFBA). Foi coordenador do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura/IHAC/UFBA) e Diretor Editorial da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas - ABRAPCORP (2020-2021). Atualmente, colabora no conselho editorial de periódicos nos domínios da Comunicação e da Cultura no Brasil e em Portugal.
bachelor's at Comunicação Social - Relações Públicas from Universidade do Estado da Bahia (2001), master's at Comunication from Universidade Federal da Bahia (2005) and doctorate at Comunicação e Cultura Contemporâneas from Universidade Federal da Bahia (2009). Has experience in Comunication, acting on the following subjects: análise do discurso, marca, posicionamento discursivo, televisão and planejamento em comunicação.

Research Areas research areas

  •  
  • Overview
  •  
  • Affiliation
  •  
  • Publications
  •  
  • Research
  •  
  • Teaching
  •  
  • Identity
  •  
  • View All
  •