Publicações no BrCris
 

Kátia Evangelista Regis

Graduada em História pela Universidade de São Paulo (USP - 2000), Mestre (2004) e Doutora (2009) em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Realizou estágios de pós-doutorado 1) no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo (PUC-SP) em parceria com a Universidade Pedagógica de Moçambique (2015), com a pesquisa O ensino da História e Cultura Africana no Brasil e em Moçambique: desafios e possibilidades e 2) na Faculdade de Educação da Universidade Púnguè/Moçambique (2022), com a investigação A incorporação dos conhecimentos indígenas africanos nos currículos da África do Sul, de Moçambique, da Tanzânia e do Zimbabwe: fundamentos epistemológicos para o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana. No período de 1998 a 2002 coordenou a entidade do movimento negro Núcleo de Consciência Negra (NCN) na Universidade de São Paulo, na qual propôs a criação do curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que inseria em seu currículo o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Entre 1998 e 2002 foi educadora e coordenadora do Centro de Educação e Organização Popular (CEOP). Lecionou História para o ensino fundamental na Rede Municipal de Educação de São Paulo (2002-2005). Foi Assessora de Formação e Sistematização do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos (2008). É Professora Associada III da Universidade Federal do Maranhão (UFMA - Campus São Luís). Docente da Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-brasileiros (LIESAFRO/UFMA), iniciativa inédita e inovadora no Brasil implantada em 2015, da qual foi uma das idealizadoras e a primeira coordenadora entre 2015 e 2020. Integrou a coordenação do trabalho de campo em Praia/Cabo Verde realizado em 2018, que contou com a participação de 50 integrantes da Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-brasileiros (docentes, discentes e técnico-administrativa). Coordenou a pesquisa de Cooperação Internacional O ensino de História e Cultura Africana no Brasil e em Moçambique: formação de professores/as em uma perspectiva intercultural (2018-2019). Integrou a coordenação da pesquisa nacional Educação e Relações Étnico-Raciais: o Estado da Arte (2015-2018). Em 2019, a Assembleia Legislativa do estado do Maranhão concedeu-lhe o Título de Cidadã Maranhense. No mesmo ano, recebeu a distinção honorífica Palmas Universitárias na UFMA. Integrou a coordenação do trabalho de campo em Maputo/Moçambique realizado em 2022, que contou com a participação de integrantes da Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-brasileiros (docentes e discentes). Atua como coordenadora e docente de seminários na Especialização e Curso Internacional Estudos Afro-Latino-Americanos e Caribenhos, realizado pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO). É integrante do Comitê Científico do Grupo de Trabalho nº 21 Educação e Relações Étnico-Raciais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Integra a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN); do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UFMA); do Núcleo Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (NIESAFRO/UFMA) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (Núcleo GERA/UFPA). Principais temas de discussão na área educacional: Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana; Políticas Curriculares; Formação de Professores/as.
graduate at História from Universidade de São Paulo (2000) and master's at Education from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Has experience in Education, focusing on Education, acting on the following subjects: educação de jovens e adultos, currículo, relações étnico-raciais, educação popular and pedagogia.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •