publicações selecionadas Um Painel do Conto Catarinense Textualização: um enfoque intervencionista para a escrita escolar
theses/dissertations advising SENTIDOS DE NUMERAMENTO CONSTRUÍDOS NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES - PROBLEMA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO A PARTIR DE UMA QUESTÃO DO ENEM O professor da escola pública - compromisso político Efeitos produzidos na pesquisadora a partir de atividades e artefatos desenvolvidos para crianças em processo de alfabetização A construção scial/discursiva de disposições artísticas: estudo a partir de alunos e alunas de um atlier de pintura SENTIDOS DA PROVA BRASIL DE LÍNGUA PORTUGUESA NAS VOZES DE ALUNOS DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Efeitos de sentidos de avaliação da aprendizagem para alunos da educação de jovens e adultos Os dizeres dos pais sobre as escolas de seus filhos A responsividade do leitor que emerge das anotações em livros de estudo A Categoria (in)disciplina e sua Abordagem nos Cursos de Licenciatura da FURB por Professores de Psicologia Os sentidos da Prova Brasil na voz dos Professores do Ensino Fundamental A Toamda de Turnos Interlocutivos e sua Implicação no Ato Pedagógico: análise a partir do estágio supervisionado do curso de Letras Autoria na voz de alunos do ensino médio O LETRAMENTO EM CADERNOS ESCOLARES EM ESCOLAS DE FOZ DO IGUAÇU A interlocução no processo de construção do texto :um enfoque interacional MOMENTOS NA ESCOLA: SENTIDOS E SILÊNCIOS NOS DISCURSOS DAS CRIANÇAS Falas e atravessamentos no discurso dos pais sobre participação na escola dos filhos Discurso de genêro como identidade social Os sentidos de autor e texto: movimentos discursivos de acadêmicos de Letras A linguagem do professor no seu fazer pedagógico: entre acordos (?) e negociações(?) Adriana Sestrem Isensee A Construção Social/Discursiva de Disposições Artísticas: estudo de alunos e alunas de um ateliê de pintura O GT 10 DA ANPED: a leitura em foco A LITERATURA E SEUS CAMINHOS: OS DIZERES DOS ALUNOS DE LETRAS A leitura nas últimas reuniões da ANPED A interlocução no processo de construção do texto: um enfoque interacional Memória de Leitor: compreensões a partir de autobiografias de leitores Gênero Textual: Resumo como estratégia de estudo "E AÍ": as crianças escrevem... Reflexões a partir da escrita na escola A Produção de Sentidos: investigando histórias de vida de leitura nos anos de ensino fundamental SENTIDOS DA PROVA BRASIL NA VOZ DE ESTUDANTES DE 5 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL A Prova Brasil na voz de professores do ensino fundamental Aula (?) de Geografia: uma análise discursiva A (com)formação do discurso de gênero da professora e as implicações na educação Sentidos da Prova Brasil na voz de estudantes de 5º ano O ensino de Latim na concepção de profissionais de diferentes áreas. E AÍ: AS CRIANÇAS ESCREVEM... REFLEXÕES A PARTIR DA ESCRITA NA ESCOLA Redação do ENEM 2010/2011: o que pensam os professores de Língua Portuguesa OS DISCURSOS DO ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR: uma análise a partir dos dizeres dos alunos. Os efeitos de sentidos acerca da leitura: com a palavra os alunos Um estudo sobre o silêncio nas atividades textuais em sala de aula Gênero textual: O resumo em sala de aula. Ensino médio:efeitos de sentidos de egressos de uma escola do Alto Vale do Itajaí Os sentidos de escrita no discurso das crianças, seus pais e professor Adolescência: teoria e vivência- dois olhares sobre um processo de aprendizagem A escolha do uso da modalidade oral e escrita da língua materna no espaço acadêmico Um Olhar sobre o Processo de Nacionalização na História da Educação de Blumenau e Gaspar na Década de 1930 Os discursos de leitura em língua inglesa: os efeitos de sentido em alunos do ensino médio OS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM ESCRITA NO CONTEXTO DAS ATIVIDADE REGISTRADAS NOS CADERNOS A língua inglesa no cotidiano dos alunos de uma escola de idiomas Gramática ou gramáticas: refletindo sobre o ideal e o real O dispositivo da cidadania e a avaliação do acadêmico de extensão Escrita em perspectiva:efeitos de sentidos a partir da disciplina produção de texto Os efeitos de sentido sobre o corpo desencadeados a partir dos apelidos no contexto escolar ESCRITA EM PERSPECTIVA: EFEITOS DE SENTIDO A PARTIR DAS DISCIPLINAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO. A Demanda ao Aprendizado e ao Ensino de Literatura: Qual o Caminho? Participação da família na escola: conflitos da posição sujeito na voz dos professores de uma escola privada Projeto de leitura : uma reflexão a partir da triangulação de vozes EFEITOS DE SENTIDOS PRODUZIDOS NA PESQUISADORA A PARTIR DE ARTEFATOS E ATIVIDADES DESENVOLVIDOS PARA CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO DISCURSIVO Uma Ecologia Cognitiva para Formação Permanente de Professores de Ciências: espaço de aprendência O jornal no contexto escolar: a leitura como prática social e como prática institucionalizada. O discurso de Gênero das Professoras Construindo Identidades Sociais Redação no Enem: o que pensam os professores de Língua Portuguesa? Problemas sócio-ambientais em Blumenau O papel do texto na educação: uma contribuição para a construção do conhecimento interdisciplinar na escola Gramática ou gramáticas: refletindo sobre concepções reais ou ideais "Quando a gente escreve": Um estudo sobre escritas no cotidiano escolar. ENADE: EFEITOS DE SENTIDO NOS DISCURSOS DE COORDENADORES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE. Da parceria à autonomia - participação da família na escola. A Internet na Pós-graduação da FURB a caminho da modernidade Quando a gente escreve...um estudo sobre escritas no cotidiano escolar Escrever, dizer e mostrar na construção do argumento SIANES: EFEITOS IDEOLÓGICOS PRODUZIDOS POR PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR O desenho geométrico no curso de arquitetura na FURB A responsividade do leitor que emerge das anotações em livros de estudos. O dispositivo da cidadania e a avaliação do acadêmico na extensão universitária Sinaes: Efeitos Ideológicos Produzidos por Dizeres de Professores do Ensino Superior O processo Identitário docente na Educação infantil: entre constituições e prescrições. A proposta curricular de Santa Catarina e o ensino de Geografia Educação e Leitura: um perfil de professores e alunos na FURB Os sentidos de autoria na voz do aluno do ensino médio Os efeitos de sentido acerca da leitura: com a palavra os alunos A Psicologia Médica na relação médico x paciente "Formação Continuada de Profssores Alfabetizadores: Representações e Sentidos"