JACKSON RONIE SÁ DA SILVA
Pós-Doutor em Educação pela Faculdade de Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, Rio Grande do Sul), Conceito 7 CAPES/ MEC. Em 2013 ganhou o "Prêmio CAPES de Teses": Melhor Tese na área de Educação do Brasil promovido pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC) / CAPES. Mestre em Saúde e Ambiente pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especializou-se em: 1) Gestão Escolar, Universidade Cruzeiro do Sul; 2) Filosofia da Educação, Faculdade Intervale; 3) Educação Infantil e Ensino Fundamental, Faculdade Intervale; 4) LIBRAS, Faculdade Intervale; 5) Metodologia do Ensino Superior, Universidade Federal do Maranhão (UFMA); 6) Biologia, Universidade Federal de Lavras (UFLA, Minas Gerais); 7) Sexologia, Universidade Candido Mendes (UCAM, Rio de Janeiro); 8) Micologia, Escola Paulista de Medicina (UNIFESP) e UFMA. Bacharel em Farmácia e Bioquímica (UFMA). Lincenciado em Biologia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Licenciado em Química (UEMA). Professor Associado I do Departamento de Biologia da Universidade Estadual do Maranhão (DBIO-UEMA). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (PPGE - UEMA / Mestrado Profissional). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva em Rede da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (PROFEI / UNESP / UEMA / Mestrado Profissional). Fundou e coordena desde 2009 o Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências, Saúde e Sexualidade (GP-ENCEX). Atua no ensino, pesquisa e extensão nas seguintes áreas: Práticas Curriculares - dimensão político-social; dimensão educacional; dimensão escolar; Didática e Metodologia das Ciências Naturais; Ensino de Biologia; História da Biologia; Filosofia da Biologia; História da Medicina; Saúde Coletiva; Doenças Tropicais; Parasitologia; Metodologia da Pesquisa Qualitativa; Pesquisa Documental; Sexualidade; Educação Sexual. Tenho me dedicado à escrita e ao aprofundamento teórico das seguintes linhas de pensamento: estudos gays e lésbicos, teoria queer, pós-estruturalismo, estudos foucaultianos e estudos culturais.
graduation at Farmácia from Universidade Federal do Maranhão (1997), graduation at Licenciatura Plena em Biologia e Química from Universidade Estadual do Maranhão (2001), master's at Collective Health from Universidade Federal do Maranhão (2004) and doctorate at Education from Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2012). Has experience in Education, acting on the following subjects: educação em saúde, ensino de ciências, parasitoses intestinais, ensino de biologia and pesquisa documental.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Afiliação
- Publicações
- Pesquisas
- Ensino
- Identidade
- Ver todos