Ensino de Biologia
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
"FUNDAMENTOS EM DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS DE BIOQUÍMICA E FISIOLOGIA ABRANGENDO DIFERENÇAS NOS PROCESSOS COGNITIVOS"
-
(DES)ENCONTROS DE CONHECIMENTOS ENTRE O ENSINO DE BIOLOGIA NA ESCOLA E O MUNDO DO TRABALHO
-
25 anos de Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio)
-
?Popular knowledge of medicinal plants and afroindigenous culture: cosmovision of elementary school students at a municipal school in the interior of ceará, Brazil
-
?Trabalho colaborativo entre Universidade e Escola: Proporcionando a formação continuada através da história da Biologia.
-
\"Descobrindo a seleção natural: uma proposta de ensino baseada na história da ciência\"
-
A aprendizagem de um tema que gera conflito entre ciência e crença: uma investigação com estudantes do ensino médio técnico
-
A argumentação em questões sociocientíficas: o caso da eutanásia
-
A argumentação na formação inicial de professores de ciências acerca da questão sociocientífica xenotransplante
-
A argumentação sobre teoria da evolução
-
A Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Biologia: concepções e indicativos da prática docente
-
A biodiversidade vegetal do brasil a partir da carta de Pero Vaz de Caminha: uma proposta na formação inicial de professores de biologia
-
A biologia celular e o livro didático: um olhar sobre a abordagem no ensino de ciências
-
A Biologia como eixo integrador na Formação do Técnico em Agropecuária do IFET Catarinense - campus Sombrio
-
A BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO: DAS CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES À ELABORAÇÃO DE JOGOS COMO POSSIBILIDADES DIDÁTICAS
-
A caatinga cantada: uma proposta de metodologia de ensino para a construção de conceitos da zoologia
-
A CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS BIOLOGICAS: UM ESTUDO COMPARATIVO NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE MANAUS
-
A Construção Coletiva do Conhecimento Científico: Um Exemplo no Ensino de Genética
-
A construção de argumentos em aulas de biologia : controvérsias em torno das vacinas
-
A construção de uma unidade didática a partir do veneno do saber: inserindo os conteúdos procedimentais e atitudinais no ensino de serpentes.
-
A contextualização de conhecimentos no ensino de microbiologia com base na teoria da aprendizagem significativa
-
A Contextualização Histórica da Evolução em Livros Didáticos de Ciências
-
A contribuição da história da biologia na formação de professores de ciências biológicas
-
A CONTRIBUIÇÃO DE AULAS PRÁTICAS APOIADAS NA APRENDIZAGEM COLABORATIVA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA
-
A controvérsia sobre a geração espontânea entre Needham e Spallanzani: implicações para o ensino de Biologia
-
A CÉLULA NO ENSINO DE BIOLOGIA: PAPEL DO LIVRO DIDÁTICO E CONCEPÇÕES DE ENSINO
-
A deficiência visual e o mundo microscópico: modelos didáticos - uma metodologia alternativa
-
A DISCIPLINA BIOLOGIA COMO EIXO INTEGRADOR NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO AGRÍCOLA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE CAMPUS SOMBRIO
-
A disciplina escolar Biologia na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio: expressões da Pós-Modernidade e do Neoliberalismo.
-
A Educação de Jovens e Adultos na Formação de Professores de Ciências e Biologia: concepções de estudantes e docentes em um curso de licenciatura no estado do Rio de Janeiro
-
A Elaboração e Utilização de um plano de Trabalho de Campo, baseado na Metodologia da Problematização: para o ensino da temática ambiental na graduação.
-
A Emergência das Noções de Formação, Livro Didático e Ambiental na Educação em Ciências
-
A epistemologia da Biologia me uma comunidade de prática.
-
A Etnobotânica como instrumento pedagógico para ensino de botânica na educaçao basica / Ethnobotanics as a pedagogical instrument for botanical teaching in basic education
-
A experimentação e o currículo: Concepções e teorias entrelaçadas
-
A facilitação do acesso de alunos com deficiência visual ao ensino superior na área biomédica: pesquisa para o desenvolvimento e avaliação de materiais e métodos aplicáveis ao estudo de disciplinas morfológicas.
-
A FORMAÇÃO INICIAL NA CONCEPÇÃO DOCENTE: necessidades formativas de professores egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
-
A formação inicial na concepção docente: necessidades formativas de professores egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPB
-
A história de um grupo de estudos em sexualidade e gênero e a formação inicial docente em Biologia
-
A influência da guarda de animais de estimação em estudantes do ensino médio.
-
A Interdisciplinaridade e a Contextualização na Visão de professores de biologia do Ensino Médio
-
A mediação de jogo didático como estratégia de ensino para o combate a dengue no ensino fundamental
-
A metodologia oficinas de aprendizagem e a interdisciplinaridade: pesquisa e desenvolvimento voltados ao Ensino de Biologia
-
A MICOLOGIA NO OLHAR DE PROFESSORES DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO: UMA PESQUISA SOBRE O ENSINO DE FUNGOS NAS ESCOLAS DA REGIÃO DE JOINVILLE, SC
-
A outra seleção: A importância de introduzir o conceito de Seleção Sexual para a compreensão da Seleção Natural em um curso de graduação em EaD
-
A PESQUISA CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO SOBRE O CONTEÚDO ?ARTRÓPODOS PEÇONHENTOS?
-
A processual view on the use of problem-based learning in high school AQ: 1 physiology teaching
-
A produção do conhecimento biologico no contexto da cultura escolar do ensino medio : a teoria da evolução como exemplo
-
A prática pedagógica dos professores de ciências e a inclusão do aluno com deficiência visual na escola pública
-
A Utilização da Rede Social Facebook como ferramenta pedagógica no Ensino de Biologia: Uma aprendizagem colaborativa para o 1o. ano do Ensino Médio
-
A Utilização de uma sequência didática sobre saneamento básico para o ensino de biologia
-
A viagem de Wallace ao Brasil: uma aplicação da história da ciência no ensino de biologia
-
Abordagem CTS no Ensio medio\; um estudo de caso da prática pedagogica dos professores de Biologia
-
ABORDAGENS DA SAÚDE EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA: ANÁLISE CRÍTICA E PROPOSTA DE MUDANÇA
-
Abordagens de saúde nos livros didáticos de ciências: investigando as infecções sexualmente transmissíveis
-
Aborto e eutanásia: posicionamento moral e raciocínio argumentativo de licenciandos na resolução de questões sociocientíficas
-
Acompanhamento da prática pedagógica: representações de estagiários do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFSM
-
ADAPTAÇÃO DE ABORDAGEM INVESTIGATIVA AO MODELO DO ENSINO EXPLÍCITO PARA AULA SOBRE FLUXO DA INFORMAÇÃO GENÉTICA NO ENSINO MÉDIO
-
Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar
-
Adrian Evelyn Lima Henriques
-
Aedes aegypti: Um estudo da percepção de Gestores e Alunos quanto à promoção da saúde na escola
-
Airton José Vinholi Júnior
-
Alan Bonner da Silva Costa
-
Alan de Angeles Guedes da Silva
-
Alaíde Alves da Silva Oliveira
-
Alberto Lopo Montalvão Neto
-
Alday de Oliveira Souza
-
Alexandre Oliveira de Souza
-
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E ENFOQUE CTS NA VISÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA ANÁLISE DE GRUPO FOCAL
-
Alfabetização Científica no ensino de Biologia: abordagens e processos por professores mestres em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade
-
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: concepções como indicadores de práticas docentes em Biologia
-
Alfabetização científico-tecnológica e ativismo fundamentado na formação inicial de professores em ciências biológicas
-
Alice Vianna Schmall
-
Aline Gevaerd Krelling
-
Aline Silva Machado
-
Alvaro Júlio Pereira
-
Amaurício Lopes Rocha Brandão
-
Ana Angélica Leal Barbosa
-
Ana Claudia Guimarães Rocha
-
Ana de Medeiros Arnt
-
Ana Júlia Lemos Alves Pedreira
-
Ana Paula Barcelos Reinaque
-
Ana Paula Diniz Arruda
-
Análise das práticas pedagógicas para o ensino da célula desenvolvidas durante a disciplina de biologia no programa de apoio pré-universitário UFLA
-
Andre Luiz Gomes da Silva
-
Andressa de Jesus Franca
-
André dos Santos
-
André Luís Barbosa Estolano da Silveira
-
André Maciel da Silva Sene
-
Anete Pedro Lourenço
-
Anne Caroline de Freitas
-
Antonio Francisco de Sousa
-
Antonio José Tonello Junior
-
Análise da Oficina Estratégias para o Ensino de Biologia Celular: fortalecendo a troca de experiências entre graduação e pós-graduação
-
Análise das imagens de história da vida em livros didáticos de biologia do ensino médio
-
Análise das percepções docentes e discentes sobre a Sequência de Ensino Investigativa
-
Análise de descritores do sistema nacional de avaliação de educação básica através de um exercício sobre o método científico
-
ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA SOBRE O CONCEITO DE VIDA À LUZ DOS FUNDAMENTOS DA TEORIA DA AUTOPOIESE
-
Análise de uma proposta pedagógica para o ensino de evolução: a narrativa como problematização por meio de uma abordagem CTS
-
Análise de uma prática pedagógica sobre ecossistemas e suas propriedades
-
Análise do uso de elementos da paleontologia em livros didáticos de biologia no ensino médio
-
ANÁLISE E ATICULAÇÃO DE CONCEITOS RELACIONADOS AO TEMA BIOMA CAATINGA A LUZ DO MODELO DA MULTIPLAS PERSPECTIVAS ? PERNAMBUCO (MoMuP-PE).
-
Análise ótico do trato sobre inclusão na educação no encontro regional de biologia do nordeste (2010-2020)'.
-
APLICAÇÃO DE VÍDEO DIDÁTICO SOBRE CONTRAÇÃO MUSCULAR PARA O ENSINO MÉDIO
-
Aprendizagem da determinação e compatibilidade nas transfusões do sistema ABO e fator RH de grupos sanguíneos
-
Aprendizagem significativa de conceitos biológicos potencializada pelo uso de mapas mentais e quadros conceituais ilustrados e evidenciada na produção de mapas conceituais
-
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR MEIO DA EXPERIMENTAÇÃO EPISTEMOLÓGICA COM LABORATÓRIOS REMOTOS
-
Argumentação de universitários em relação ao Xenotransplante
-
Ariane Di Tullio
-
ARMET
-
Arte e anatomia humana: uma relação entre ensino e espaços não formais
-
Arte, História e Ciência no Ensino do Conceito de Classificação Botânica
-
As concepções de alunos do ensino médio sobre transgênicos: uma proposta integradora para o ensino de biologia no curso de técnico agrícola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense campus Sombrio.
-
AS CONCEPÇÕES SOBRE CURRÍCULO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS (BIOLÓGICAS) EM FORMAÇÃO INICIAL / CONCEPTIONS ABOUT CURRICULUM OF (BIOLOGICAL) SCIENCE TEACHERS IN INITTIAL TRANING
-
As contribuições do cordel no aprendizado sobre as relações da microbiota e os seres humanos, pelos estudantes da EJA
-
As células-tronco como tema gerador para o ensino voltado a divulgação científica e a aprendizagem de Biologia
-
As Diretrizes Curriculaes do Estado do Paraná e os Efeitos de Sentido Prduzidos em Professores de Biologia desta Rede de Ensino
-
AS EMENTAS E OS RECURSOS DIDÁTICOS EMPREGADOS NO ENSINO SOBRE TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
-
As práticas avaliativas e a organização do trabalho pedagógico em biologia
-
As Práticas Pedagógicas nos Livros Didáticos de Ciências e de Biologia Recomendados pelo PNLD 2017 e pelo PNLEM 2018
-
As relações com saberes de Biologia explicitadas pelos alunos do Ensino Médio no contexto escolar: uma visão sociocultural
-
Atividades lúdicas como prática pedagógica no Ensino de Botânica no Ensino Médio
-
Atividades Práticas de Biologia: uma Sequência de Ensino Investigativa sobre o Ciclo Celular
-
Atividades Práticas no Ensino de Ciências: saberes docentes e formação de professores. 231f.
-
AULAS EM AMBIENTES NÃO FORMAIS: COMO CONTRIBUEM NA APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO MANUEL MATOSO FILHO, EM RUSSAS-CEARÁ
-
Auricelio Oliveira de Almeida
-
AUTONOMIA DOCENTE, PLATAFORMAS DIGITAIS E AS BIOCIÊNCIAS: UM ESTUDO AUTOBIOGRÁFICO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO
-
Avaliação de Objetos de Aprendizagem (OA) sobre Evolução Biológica (EB) a partir da Teoria da Carga Cognitiva (TCC)
-
Avaliação de uma proposta para a disciplina Didática:
contribuições para a formação inicial de professores de Biologia
-
Avaliação dos futuros professores em ciências biológicas sobre a polêmica criacionismo e evolucionismo
-
AVANÇOS RECENTES EM BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR, QUESTÕES ÉTICAS IMPLICADAS E SUA ABORDAGEM EM AULAS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO.
-
Axiologia relacional pedagógica e a formação inicial de professores de biologia.
-
Ayane de Souza Paiva
-
Benjamin Carvalho Teixeira Pinto
-
Betânia Cristina Guilherme
-
Bianca Hipólito de Oliveira
-
Bio-Tanato-Educação: Interfaces Formativas
-
Biologia no ensino médio: concepções docentes sobre ensinar e aprender
-
Bioquímica e Nutrição : proposta de Sequência Didática Interativa, abordando macro e micronutrientes no contexto de dieta balanceada, saúde e qualidade de vida
-
Brenda Costa de Oliveira Galvão
-
Bruna Klassa Cardoso Sant'Anna
-
Bruna Rafaela Machado Oliveira
-
BURSA: ensino de imunologia através de um jogo digital
-
Caio Samuel Franciscati da Silva
-
Camila Martins
-
Camila Pereira Burchard
-
CARAVANA 'LUAR DO SERTÃO': UNINDO POLOS DO MNPEF PARA O ENSINO DE FISICA E ASTRONOMIA NO NORDESTE
-
Carla Carvalho de Aguiar
-
Carla Wanderer
-
Carolina Antunes do Prado Tavares da Silva
-
Carolina Brigida Lemos
-
Carolina Lomando Cañete
-
Carolina Neves Souza
-
Catar coral-sol:as potencialidades do manejo de espécies invasoras enquanto promotor de processos de aprendizagem situada e práxis
-
Cavernas na Sala de Aula: Análise de uma Prática Pedagógica para o Ensino de Ecologia e Evolução a partir da Espeleologia
-
Cecília Ramos de Oliveira
-
Celia Weigert
-
Cesar Henrique Pinto Moreira
-
Christianne de Lima Borges Moraes
-
Ciência e Valores: análies das concepções de licenciados em Ciências Biológicas por meio da construção e validação de uma Escala de Likert
-
CIÊNCIA ITINERANTE: a extensão motiva a construção do aprendizado. Uma vivência dos alunos do Colégio Estadual Professor Francisco Portugal Neves, Imbariê - Duque de Caxias.
-
Cladogramas e Evolução no Ensino de Biologia
-
Clapton Olimpio de Moura
-
Claudia Midori Kuribara de Carvalho
-
Claudia Scareli dos Santos
-
Cleida Aparecida de Oliveira
-
Clube de biomimética na escola: Construindo soluções para problemas cotidianos inspiradas na natureza
-
Clube De Ciências Como Ferramenta No Processo De Iniciação Científica E Acadêmica Em Atendimento À Demanda De Alunos Com Altas Habilidades E / Ou Vocação Científica
-
Cláudia Regina dos Anjos
-
Coleções botânicas e suas contribuições para o ensino de Sistemática e Morfologia Vegetal no Ensino Médio
-
Coleções virtuais: ferramentas didáticas na contextualização do ensino de botânica.
-
Como a teoria evolutiva na atualidade pretende explicar a origem das características vivas?
-
CONCEITO DE CICLO CELULAR EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE TEMPORAL
-
Concepções Prévias sobre o Ensino por Investigação: Um Estudo Exploratório com Licenciandos em Ciências Biológicas
-
Confecção de modelos de anatomia vegetal com massa de modelar como proposta para o protagonismo e o aprendizado do discente no ensino médio.
-
Confrontando informações de fake news na aula de Biologia - sequência didática sobre a febre amarela
-
CONHECER, ENSINAR E APRENDER NA ÁREA DE BIOLOGIA: EVOCAÇÕES DE SUJEITOS DE UM PPG NA ÁREA DE ENSINO
-
CONHECIMENTO DA DIVERSIDADE DA FAMÍLIA CACTACEAE EM SERGIPE POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
-
Conhecimento pedagógico do conteúdo em Botânica: desafios para a formação na Educação Básica
-
Conhecimento pedagógico do conteúdo sobre ecossistemas de São Paulo: estudo de caso com professores de biologia em programa de formação inicial.
-
Construção de conceitos da Biologia na perspectiva sistêmico-complexa a partir do MoMuP-PE articulado à teoria histórico-cultural.
-
Construção de ilha de racionalidade baseada na temática formigas: uma experiência para professores de ciências em formação inicial
-
Construção de modelos anatômicos como material alternativo no ensino de biologia com ênfase em zoologia.
-
CONSTRUÇÃO DE SABERES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM UM SUBPROJETO DO PIBID COM ÊNFASE NA UTILIZAÇÃO DE MÍDIAS NO ENSINO DE BIOLOGIA
-
Contribuições da observação de aves como estratégia didática para a aprendizagem de ciências em uma escola do município de Nova Friburgo, RJ - Brasil
-
CONTROVÉRSIAS SOBRE VACINAS: O QUE PENSAM OS ESTUDANTES?
-
Cristiane Tessmann
-
Cristiano Coelho do Nascimento
-
Cristina da Silva Marques
-
Cristina Lúcia Sant´Ana Costa-Ayub
-
Currículo escolar e sua relação com novos conhecimentos: percepções de graduandos de Pedagogia e Ciências Biológicas
-
Cássio Pacheco de Freitas
-
Cézar Vanzin
-
Da Capacitação de Professores no Ensino de Toxicologia e Psicofarmacologia em Biologia e Ciências para a Prevenção Educacional ao uso Abusivo de Substâncias Psicoativas
-
Da identidade profissional, saberes docentes e princípios formativos na licenciatura em Ciências Biológicas: um foco no Parfor
-
Dalva Maria Bianchini Bonotto
-
Daniel Limeira Filho
-
Daniel Manzoni de Almeida
-
Daniela Toma de Moraes Akamine
-
Darwin na sala de aula: replicação de experimentos históricos para auxiliar a compreensão da teoria evolutiva
-
Das teorias de currículo às concepções de Experimentação: contradições eminentes em PPCs de Institutos Federais
-
Davi Abeid Pontes
-
DE MISTICA A MENDEL: O USO DE VIDEOS EM AULAS DE GENÉTICA
-
Denise de Freitas
-
Denise de Souza Batista
-
Denise Mary Santana Marcelino
-
Desafio de Ensinar Fisiologia humana numa Concepção Integradora no Ensino mèdio: Contribuições do uso de atividades investigativas
-
Desenvolvimento de Atividades Investigativas Utilizando a Realidade Aumentada e Virtual no Ensino de Biologia
-
DESENVOLVIMENTO DE JOGO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA - LUDO DA FOTOSSÍNTESE
-
DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO EDUCACIONAL INTERATIVO 3D COMO PROPÓSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE MICROBIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
-
Desenvolvimento e aplicação de laboratório virtual de Biologia Celular
-
Desenvolvimento e avaliação de um aplicativo para ensino de Biologia Celular: um estudo baseado na teoria dos estilos de aprendizagem
-
Desenvolvimento e avalidação de uma ferramenta para diagnóstico da literacia visual, contextualizada no estudo de vias metabólicas
-
Desenvolvimento e validação do aplicativo AndroidRAbiomas
-
Desvelando os Sentidos da dor por meio de uma proposta Investigativa em Aulas de Ciências no Ensino Fundamental II
-
Diana Nunes de Oliveira
-
Dianny Carolyne Vasconcelos da Silva Lisboa
-
Diego Araújo de Almeida
-
Diego Ramon Silva Machado
-
Dificuldades no Ensino em Biologia Celular na Escola de Educação Média: considerações e apontamentos a partir de depoimentos de professores(as).
-
Discursos de gênero em relação ao processo de fecundação humana em site educativo
-
Discursos sobre ciência & tecnologia no Jornal Nacional
-
Divaniella de Oliveira Lacerda
-
Diversidade biológica e cultural na formação de professores de biologia
-
Divina Sueide de Godoi
-
Documentários Científicos sobre o Mundo Natural no Ensino de Biologia
-
DUALIDADES NO ENSINO DE GENÉTICA: QUE LUGAR OCUPAM OS DISCURSOS SOCIOCIENTÍFICOS EM UMA COLEÇÃO DIDÁTICA DE BIOLOGIA?
-
Débora Naves Santos
-
Edilene Lisboa Martins
-
Edson Cardia
-
EDUARDO GALEMBECK
-
EDUARDO OLIVEIRA SILVA
-
Eduardo Pessonia Molina Cortez
-
Eduardo Silveira
-
Educação Ambiental em área de mananciais: uma possibilidade de intervenção
-
Educação ambiental institucional : uma análise do currículo ambiental do curso de pedagogia em uma instituição de educação superior do Paraná
-
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA ERA DA PÓS-VERDADE: A FRAGILIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS BIOLÓGICOS
-
Educação Científica, Genética e Ética: a abordagem de temas contemporâneos no ensino de Biologia.
-
Educação das Relações Etnicorraciais e Educação em Ciências: interfaces em uma escola pública da cidade do Rio de Janeiro
-
Educação em saúde nos livros didáticos de Ciências e Biologia brasileiros: um panorama das teses e dissertações (1994 - 2018)
-
EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO: Uma abordagem prática
-
Efeito de sentido na imbricação entre relações ecológicas e o jogo politico em Princesa Mononoke (1997): Contribuições para o ensino
-
Efeitos de sentido sobre transgênicos produzidos a partir da transformação nas condições de produção de leitura
-
Eglelson Tão de Alencar
-
Elaboração de um Manual de Experimentos de Bioquímica para Professores do Ensino Médio - Material de Apoio Didático
-
Elaboração e aplicação de jogos pedagógicos no ensino médio como ferramenta no ensino de biologia evolutiva
-
Elaine Aparecida de Oliveira Badijo
-
Eliane Cerdas Labarce
-
Eliane Luiz de Freitas
-
Eliane Mendes Guimarães
-
Elio Jacob Hennrich Junior
-
Elisa de Araujo Gallo
-
Elãine Christine dos Santos Dourado
-
Emanuelle Santos de Carvalho Cardoso
-
Embriologia animal : uma análise dos livros didáticos de biologia do ensino médio
-
Emile Ferreira da Cunha Casasco
-
Encontros e desencontros entre ecologia e educação ambiental - uma análise da produção científica
-
ENSINO DE BIOLOGIA BASEADO EM INVESTIGAÇÃO PARA O ENSINO DE CITOLOGIA
-
ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: UMA PROPOSTA DE INCLUSAO
-
ensino de biologia como justificação para negação e desqualificação da materialidade de corpos, gêneros e sexualidades no contexto escolar
-
Ensino de Biologia na Educação de Jovens e Adultos - problematizações e focos temáticos da produção científica brasileira (1996 - 2015)
-
Ensino de Biologia na Educação de Jovens e Adultos: o pensamento político-pedagógico da produção científica brasileira,
-
Ensino de Biologia: resgate cultural do etnoconhecimento associado ao uso de plantas medicinais
-
ENSINO DE CARBOIDRATOS - PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA: ADOÇANTES CARBOIDRATOS E NÃO-CARBOIDRATOS
-
Ensino de Ciências e Matemática
-
Ensino de Ciências Naturais: o perfil e as concepções de professores dos anos iniciais em uma escola pública do município de Queimados/RJ
-
Ensino de ecologia e elementos da etnoecologia: perspectivas para a formação inicial do professor de biologia a partir de um curso de extensão
-
Ensino de evolução biológica e o desenvolvimento de uma visão materialista, histórico e dialética acerca da realidade
-
ENSINO DE GENÉTICA MENDELIANA POR MEIO DE UM SOFTWARE DE AUTORIA
-
Ensino de temas de genética contemporânea: análise das contribuições de um curso de formação continuada
-
ENSINO E APRENDIZAGEM DE DIVISÃO CELULAR: SITUAÇÕES-PROBLEMA E PRÁTICAS AVALIATIVAS
-
Ensino e aprendizagem de Genética Mendeliana mediados pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
-
Ensino explícito de ética em biologia celular no contexto do Ensino Médio: potencialidades e desafios para a educação crítica
-
ENSINO HÍBRIDO DE HISTOLOGIA EM TURMAS DE INCLUSÃO DE SURDOS
-
Ensino investigativo sobre evolução biológica no Ensino Médio
-
Eric Campos Vieira de Castro
-
Erika Freitas Mota
-
Estado da arte sobre a superação das dificuldades de aprendizagem em pesquisas na área de ensino de Biologia
-
ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: POTENCIALIDADES NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
-
Estruturando laboratório de Microbiologia com microscópio de baixo custo para o Ensino Médio
-
ESTUDANDO, NO CONTEXTO ESCOLAR, AS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
-
Estudo das Representações de alunos do ensino médio sobre o conceito de clonagem
-
Etnobotânica como estratégia para o ensino das plantas: travessia de saberes cotidianos e científicos no ensino fundamental
-
Evolução biológica e religião: atitudes de jovens estudantes brasileiros
-
Evolução Biológica: Formas de Pensamentos Identificadas em Discursos de Professores de Biologia em Formação Inicial no Município de Maringá.
-
Exclusão/inclusão na escola : fronteiras que (de)limitam os olhares
-
Experimentation in bachelor?s education programs in biological sciences: a look from Fleckian epistemology
-
Experimentação remota como suporte no aprendizado de Ciências
-
Fabiana da Silva Vieira Matrangolo
-
Felipe Bezerra de Medeiros Dantas Duarte
-
Felipe Fabian dos Santos Alves
-
Fernanda Aparecida Meglhioratti
-
Fernanda Flavia de Oliveira
-
Fernanda Franzolin
-
Fernanda Paulini
-
Fernanda Tesch Coelho
-
Fernando César Moura de Andrade Filho
-
FILMES, SAÚDE E ENSINO DE CIÊNCIAS: CONCEPÇÕES DOS ALUNOS A PARTIR DO FILME -OSMOSE JONES-
-
Flavia Venancio Silva
-
Formação de Professores de Ciências Biológicasna UFC: um estudo de caso a partir do estágio supervisionado
-
Formação de professores e o ensino de botânica : memórias, concepções e práticas
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: UM COMPLEXO DE INTERAÇÕES PARADIGMÁTICAS
-
Formação inicial de professores de biologia: Elementos da etnoecologia para uma prática docente sensível à diversidade cultural
-
Fortunato Brunetti Lambert
-
Francisca Cíntia Aguiar Eufrásio
-
Francisca Valkiria Gomes de Medeiros
-
Francisco Eriberto de Lima Nascimento
-
Francisco Hélio Coelho de Lima
-
Francisco Robson Carvalho de Oliveira
-
Fronteiras do Conhecimento Escolar: o tema da reprodução assistida e a formação continuada de professores
-
Fundamentos éticos em assuntos controvertidos no Ensino de Ciências: perfil do comportamento moral na prática docente das controvérsias entre evolucionismo e criacionismo
-
Gabriel Gerber Hornink
-
Gabriel Henrique de Camargo
-
Gabrielli da Silva Pio
-
Gardênia Valéria de Andrade Oliveira
-
Geração Espontânea: a controvérsia entre Pasteur e Pouchet em sala de aula
-
Germano Carneiro da Costa
-
Gislaine Aparecida Vitoreli
-
Graciéli Barcelos Ramires
-
Grupos Sanguíneos Humanos nos Livros Didáticos de Biologia
-
Guaracy Tadeu Rocha
-
Guia de Campo para o Costão de Itacoatiara (RJ): proposta de roteiro e registros fotográficos científicos para aulas de Biologia
-
Gustavo Graciano Loureiro
-
Heitor Bruno de Araújo Souza
-
Henrique Barbosa da Silva
-
Herança Multifatorial: Concepções de estudantes de Ensino Médio, desenvolvimento e aplicação de materiais didáticos.
-
Hermano Gomes Lopes Nunes
-
Heron Omar Arraya Cazón
-
Hilton Marcelo de Lima Souza
-
Hilário Fracalanza
-
História da Ciência no Ensino Médio: experimentos de Lazzaro Spallanzani sobre reprodução animal
-
História e natureza da ciência no ensino de biologia: perfil e concepções de professores em serviço e de materiais didáticos
-
Hélen Akemi de Queiróz Nomura
-
Hélio Guedelha de Lima
-
Hérica Clair Garcez Nabuco
-
Igor Daniel Bueno Rocha
-
Igor de Moraes Paim
-
Ingrid Rodriguez Tellez
-
Integração curricular do curso técnico em enfermagem com a disciplina biologia.
-
Interdisciplinaridade no Ensino Médio: do prescrito ao vivido no Ensino de Biologia
-
INTERFACE CIÊNCIA E RELIGIOSIDADE ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
-
INTERFACE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: ANÁLISE DE UMA ABORDAGEM PARA ATIVIDADES DE VISITAÇÃO A UM ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO
-
Introdução aos Conceitos da Genética com Auxílio de Animações: uma estratégia capaz de facilitar os processos de ensino e aprendizagem no Ensino Médio baseada na aprendizagem significativa
-
Investigação de concepções de alunos de ciências biológicas do IB/USP acerca da natureza da ciência.
-
INVESTIGAÇÃO SOBRE AS PERCEPÇÕES DE ALUNOS DE ENSINO SUPERIOR EM RELAÇÃO AO USO DE VÍDEOS DA INTERNET COMO RECURSO DIDÁTICO EXTRACLASSE
-
Irany Silva de Souza
-
Ismael: Proposta De Abordagem Artística Para O Diálogo Popular Sobre Ciência, Tecnologia E Relações Interespécies
-
Italo Esposti Poly da Silva
-
Iury de Almeida Accordi
-
Izabela Salvador Pião
-
JACKSON RONIE SÁ DA SILVA
-
Jacqueline da Silva Soares
-
Jaiane de Moraes Boton
-
Janilda Pacheco da Costa
-
Jaqueline Gomes Nunes Waszak
-
Jefferson Silva Costa
-
Jennifer Caroline de Sousa
-
Jey Marinho de Albuquerque
-
Jogos didáticos: uma análise de pesquisas produzidas sobre métodos ativos com foco nos conhecimentos de Genética
-
Jogos no ensino de Ciências e Biologia: uma revisão bibliográfica 2000-2019 no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)
-
Jones Baroni Ferreira de Menezes
-
Jordana Sampaio Leite
-
Joselena Mendonça Ferreira
-
José Williams Gomes de Oliveira Filho
-
João Rodrigues Miguel
-
Julia de Souza Silveira Valente
-
Julia Mazinini Rosa
-
Juliana Alves do Vale
-
Juliana Simião Ferreira
-
Juliane Alessandra Cavalieri Soares
-
Juliane Barros da Silva
-
Jussara Moretto Martinelli-Lemos
-
Karina Vieira Martins
-
Kcrishna Vilanova de Souza Barros
-
Kelly Juliane Telles Nascimento
-
Kerginaldo Pereira de Oliveira
-
Kissia Ferreira Pereira
-
Laboratório para o ensino de Biologia: relações entre o desenvolvimento de políticas educacionais e o trabalho docente na Rede Escolar Estadual de Mato Grosso
-
LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DO CEARÁ (1997 - 2017): REALIZAÇÕES E DESAFIOS
-
Laís Goyos Pieroni
-
Laís Silva Rodrigues
-
Leandro Siqueira Palcha
-
Leonardo Salvalaio Muline
-
Lilian Fialho Costa
-
Linguagem audiovisual e uso didático de recursos digitais na formação de professores e ciências
-
Liziane Martins
-
Lourdes Aparecida Della Justino
-
Lucas De Esquivel Dias Brandão
-
Luciana Cogliatti de Carvalho
-
Luciane Cortiano Liotti
-
Lucila Karla Felix Lima de Brito
-
Lucimar Pereira Bonett
-
Lucy Ono
-
Ludmila Soares Franco
-
Luiz Gonzaga do Nascimento Neto
-
Luiza Olívia Lacerda Ramos
-
Luzia Geize Fernandes Rebouças
-
Lázaro Fialho da Cruz Ribeiro
-
Lídia Cabral Moreira
-
Lília Ferreira Souza Queiroz
-
Lúcia Inês Kronemberger Andrade
-
Macilene Pereira de Araújo
-
Magda Medhat Pechliye
-
Maira Honorato de Moura Silva
-
Manuella Villar Amado
-
MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA NA PROMOÇÃO DE CONHECIMENTO E AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA DA CÉLULA
-
Mapeamento ambiental como proposta para o desenvolvimento de conceitos de biodiversidade e cerrado no ensino de biologia
-
Marcelo de Carvalho
-
Marcelo Diniz Monteiro de Barros
-
Marcelo Siqueira de Araújo
-
Marco Antônio Andrade de Souza
-
MARCO TÚLIO MENDES FERREIRA
-
Marcos Eduardo Miranda Santos
-
Maria Amélia Guimarães do Passo Gondolo
-
Maria Antonia Michels de Souza
-
Maria Augusta Querubim Rodrigues Pereira
-
Maria da Conceição Vieira de Almeida Menezes
-
Maria Daniela Martins Guimarães
-
Maria Danielle Araújo Mota
-
Maria das Graças Monte
-
Maria de Fátima Neves Sandrin
-
Maria do Socorro Silva Pereira Lippi
-
Maria Elice de Brzezinski Prestes
-
Maria Eloisa Farias
-
Maria Helena da Silva Carneiro
-
Maria José Dias de Andrade
-
Maria Luiza de Araujo Gastal
-
Maria Narleide de Oliveira Castro
-
Mariana de Araújo Melo
-
Mariana Inglez dos Reis
-
Mariana Lima Vilela
-
Marilene Dilem da Silva
-
Marilia Ribeiro Sales Cadena
-
Marta Cristina Cruz de Santana
-
Martha Marandino
-
Masako Oya Masuda
-
Matheus Saloes Freitas
-
Mauro Luiz da Hora Faria
-
Mayara Larrys Gomes de Assis Nogueira
-
MELHORANDO A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS BIOLÓGICOS, ATRAVÉS DO ESTUDO DE REPRESENTAÇÕES MENTAIS E DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA
-
Memórias formativas e inserção profissional de licenciados em Ciências Biológicas: currículo e identidade
-
Michel Soares Caurio
-
Michelle Pires Tannure
-
Miriam Conceicao de Souza Testasicca
-
Modelos de células interativos: facilitadores na compreensão das estruturas celulares e no processo de inclusão de indivíduos com necessidades educacionais especiais visuais.
-
Moisés Nascimento Soares
-
Morfologia de animais marinhos: uma possibilidade de investigação científica por meio de pesquisas e recurso didático interativo.
-
Máiza Saturnino de Brito
-
Márcia Cristina Teles Xavier
-
Márcio Fernando Magosso
-
Mídias Audiovisuais de Entretenimento como Estratégia de Contextualização Problematizadora para o Ensino de Ciências
-
Naiara Miranda Rust
-
Natalia Collares de Moura da Rocha
-
Natalia Ferreira Campos
-
Necessidades de Aprendizagem Biológica de Estudantes do Ensino Médio de Uma Escola Estadual em Tangará da Serra-MT
-
Neilton dos Reis Goularth
-
NEUROCIÊNCIAS COGNITIVAS NO ESTUDO DO SISTEMA NERVOSO: UM OLHAR CRÍTICO POR MEIO DO LIVRO DIDÁTICO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
-
Neusa Elisa Carignato Sposito
-
Nivaldo Aureliano Léo Neto
-
Nivea Dias dos Santos
-
No percurso da expressão gênica: uma proposta pedagógica para o ensino de Biologia
-
Nutrição
-
Núbia da Silva
-
O aprendizado da célula como conceito-chave para o conhecimento biológico e a formação do pensamento crítico científico
-
O conceito de ecossistema em blogs de divulgação científica.
-
O conceito de linkage e seus precedentes: uma contribuição histórica para o ensino de genética
-
O conflito entre Ciência e crença: a aprendizagem do tema origem da vida por estudantes do Ensino Médio
-
O conteúdo de genética e as experiências didáticas relatadas na literatura: uma revisão sistemática dos trabalhos do ENPEC
-
O CONTEÚDO SOBRE O CORPO HUMANO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA NO INÍCIODO SÉCULO XX (1920-1950)
-
O Desenvolvimento do conceito de gene e sua apropriaçao nos livros didáticos de Biologia
-
O ecossistema manguezal com o enfoque de alfabetização científica de alunos do Ensino Fundamental.
-
O efeito-leitor de Ciência no folder do Museu de Ecologia Fritz Müller - Blumenau/SC
-
O ensino da biotecnologia na educação básica: uma sequência didática sobre organismos geneticamente modificados
-
O ensino de Biologia e a representação social de morte na escola básica.
-
O ensino de Biologia e as relações entre Ciência/ Tecnologia/ Sociedade: o que dizem os professores e o currículo do ensino médio?
-
O Ensino de Ciências no curso profissionalizante: Abordagem de conceitos científicos envolvendo práticas culinárias
-
O ENSINO DE ECOLOGIA MEDIADO PELO CONCEITO UNIFICADOR ENERGIA: O BIODIGESTOR ENQUANTOMODELO DIDÁTICO PARA UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR
-
O ensino de genética através do mapeamento dos grupos sanguíneos de alunos de uma escola pública de Minas Gerais
-
O ensino de Membrana Plasmática por investigação: uma abordagem didática para professores de Biologia
-
O ensino do corpo humano para alunos deficientes visuais
-
O ENSINO INVESTIGATIVO DE BIOLOGIA CELULAR NO CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) CAMPUS XXIV - XIQUE-XIQUE-BA
-
O ensino por experimentação na abordagem dos conteúdos de bioquímica celular
-
O ESTATUTO ONTOLÓGICO NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE CICLO CELULAR EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA
-
O estudo com drosófilas no Instituto de Biociências da USP nas décadas de 1940 e 1950: entrevistas com docentes
-
O Jogo "Inseto Go" E A Gamificação Em Ensino De Biologia: Estratégias Metodológicas E Investigativas Para Observação, Registro E Estudo Sobre Insetos
-
O Livro Didático no Ensino de Biologia
-
O movimento do sangue no corpo humano: História e Ensino
-
O papel da image no ensino e aprendizagem do processo de divisao celular
-
O papel dos estudos geológicos nas teorias sobre a transmutação das espécies no século XIX: uma contribuição histórica para o ensino de evolução
-
O PAPEL INSTRUMENTAL DAS IMAGENS NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS
-
O PAPEL PEDAGÓGICO DOS LIVROS PARADIDÁTICOS NO ENSINO DA BIOLOGIA
-
O POTENCIAL EDUCATIVO DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UERJ
-
O professor de biologia e a possibilidade de diferentes abordagens de ensino com materiais midiáticos a fim de desenvolver a criticidade do aluno do ensino médio
-
O PROFESSOR DE BIOLOGIA E O LIVRO DIDÁTICO: Análise da Educação CTS na EJA
-
O professor e o Livro Didático de Biologia
-
O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A APROXIMAÇÃO COM A DOCÊNCIA EM BIOLOGIA: VIVÊNCIAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES
-
O significado atribuído por licenciandos ao currículo de Biologia numa perspectiva CTSA
-
O tratamento dado à História da Biologia nos livros didáticos brasileiros recomendados pelo PNLEM-2007: análise das contribuições de Gregor Mendel
-
O Tácito e o Explícito: a formação de professores de ciências natruais e biologia e a temática ambiental
-
O uso da simulação baseada em hipervídeo como recurso de ensino e aprendizagem de Botânica
-
O uso do jogo de tabuleiro na construção da aprendizagem dos conteúdos de biologia: uma pesquisa desenvolvida no âmbito do PIBID/UEPB
-
O uso do livro didático de Biologia por professores de escolas públicas de Florianópolis/SC
-
O uso do livro didático por professores e alunos do Ensino Médio, um estudo em escolas da rede pública de Sobradinho, DF.
-
OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO PNLD 2017: UM ESTUDO SOBRE AS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
-
Organização de eventos na escola - uma experiência de métodos cooperativos para o ensino médio
-
Os argumentos de licenciandos em Biologia sobre o uso do conceito de raça para seres humanos em uma sequência de ensino investigativa
-
Os desafios da formação dos professores de ciências ? reflexões e práticas
-
Os laboratórios de aulas práticas na formação inicial de professores de ciências e Biologia
-
OS OBJETIVOS DO ENSINO DE BIOLOGIA NA CONCEPÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO COM PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO
-
Os sentidos atribuídos por professores de Biologia à função social de seu trabalho
-
Os vertebrados brasileiros em livros didáticos de biologia
-
Paloma Rodrigues Siebert
-
PARQUE NATURAL MUNICIPAL BARÃO DE MAUÁ, MAGÉ-RJ: Espaço pedagógico para sensibilização ambiental
-
Patricia Montanari Giraldi
-
Patricia Soares de Maria de Medeiros
-
Patrícia Santos Araújo
-
Patterns of discursive interactions between students and teachers in the biology learning process in High school: the use of social media
-
Paulo Robson de Souza
-
Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamentalsobre a caatinga
-
Percepção botânica no entorno de uma escola pública de Garanhuns, Pernambuco.
-
Percepção de docentes de biologia sobre a presença da 'cegueira botânica' em escolas públicas do Estado do Pará
-
PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE UMA EXPOSIÇÃO DIDÁTICA DE ZOOLOGIA
-
Perfil conceitual de morte e a abordagem pedagógica do ciclo de vida, no ensino de ciências
-
Perspectivas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental quanto a sua formação em serviço
-
PESQUISAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ENSAIO SOB A ÓTICA METODOLÓGICA DE REVISÃO SISTEMÁTICA
-
Plantas medicinais, ensino de Biologia e educação de jovens e adultos: um estudo de caso na Escola Municipal Norberto José Gehlen, comunidade Flor da Serra, Matupá, Mato Grosso
-
PLATAFORMAYOUTUBE® COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
-
Possibildades e Limites da Prática da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) no Ensino Médio
-
POSSIBILIDADES E DESAFIOS DE USO DO JOGO DIGITAL POKÉMON GO EM ESPAÇOS ESCOLARES NO CONTEXTO DE CIBERCULTURA E HIBRIDISMO TECNOLÓGICO DIGITAL: TRILHAS INICIAIS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
-
Possíveis efeitos de sentido na leitura sobre biotecnologia presente num livro didático
-
Potenciais Didáticos Pedagógicos do Filme de Ficção Científica Jurassic World: uma análise fílmica diferenciada
-
POTENCIAL PEDAGÓGICO DO APLICATIVO WHATSAPP NO ENSINO DE BIOLOGIA: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES
-
Premma Hary Mendes Silva
-
Princípios de design para o ensino de biologia celular: pensamento crítico e ação sociopolítica inspirados no caso de Henrietta Lacks
-
Princípios orientadores da formação e profissionalização docente durante a iniciação à docência no estado do Paraná
-
Priscila Silva de Figueiredo
-
Problemas De Física Voltados A Biologia: Uma Contribuição Para A Formação Inicial Do Professor Através Da Complexidade Em Problemas Propostos Pelo Halliday Volume II
-
Problematizações históricas do primeiro congresso brasileiro de eugenia para o ensino de biologia
-
Processo de aprendizagem de Citologia a partir da criação do game RPG Invisible World: aproximações entre professores e estudantes
-
Processos subjetivos na superação das dificuldades de aprendizagem de Biologia
-
Produto: Caderno de Atividades Show da Luna: Uma Ferramenta Didática no Ensino das Ciências
-
Produção e utilização de peças audiovisuais sobre fermentação no Ensino de Biologia
-
Prof. Dr. Fernando Bastos
-
Professores de Biologia e Ensino de Evolução: Uma perspectiva comparativa em países com contraste de relação entre Estado e Igreja na América Latina.
-
PROJETO GENUS: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA AUXILIAR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE GENÉTICA
-
PROJETOS TEMÁTICOS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONCEPÇÕES, CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS.
-
Proposta de uma Trilha Interpretativa no Parque Estadual do Itacolomi como Recurso para Promoção da Educação Ambiental
-
PROPOSTAS PARA O ENSINO DOS GRUPOS VEGETAIS - Acervo botânico e chaves interativas.
-
Raciocínio informal e a discussão de questões sociocientíficas: o exemplo das células-tronco humanas
-
Rafael Pinto Vieira
-
Rafaella Teles Arantes Felipe
-
Rafaelle Ribeiro Gonçalves
-
Raimundo Adalberto Pacheco de Pinho
-
Raquel Crosara Maia Leite
-
Raysa Valéria Carvalho Saraiva
-
Rebecca Borges e Silva
-
Regiane Machado de Sousa Pinheiro
-
Regina Rodrigues Lisboa Mendes
-
Relação Pensamento-Linguagem e as Distorções Conceituais no Ensino de Biologia
-
Relações entre movimentos epistêmicos e práticas epistêmicas na sala de aula de ciências: análise do episódio de uma aula sobre fotossíntese
-
Relações étnico-raciais nos Projetos Político-Pedagógicos de Licenciaturas em Biologia de São Paulo
-
Renata Barreto Tostes
-
Renata Cristina Cabrera
-
Reprodução Assistida - Fronteiras do Conhecimento
-
Reserva Biológica do Equitativa, Duque de Caxias: um espaço não formal para a prática de Educação Ambiental
-
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
-
Ricardo Ruiz Mazzon
-
Ricardo Vieira da Silva
-
Rivete Silva de Lima
-
ROBENIA NUNES DA CRUZ
-
Rodrigo Girardi Santiago
-
Rodrigo Leonardo Gomes de Oliveira
-
Rodrigo Mendes Aguiar
-
Ronaldo Gazal Rocha
-
Ronan Moura Franco
-
Rosa Andréa Lopes de Souza
-
Rosana Cardoso Barreto Almassy
-
Rosana Cristina Carreira
-
Rosane Nunes Garcia
-
Rosângela Estevão Alves Falcão
-
Rúbia Cristina Diógenes Pinheiro
-
Saberes ancestrais e formação de professores de biologia: aproximações entre história ambiental e narrativas locais na proteção do patrimônio biocultural
-
Saberes pedagógicos e o desenvolvimento de metodologias de ensino de biologia : o PIBID como elemento de construção
-
Sala de aula invertida como proposta de ensino para o tema arboviroses no Ensino Médio.
-
Samantha Aquino Pereira
-
Samuel Lima de Santana
-
Sandra Aparecida dos Santos
-
Sara Monise de Oliveira
-
SAVANNAH BIOME AND SCHOOL: HOW THEY ARE CONTEXTUALIZED IN A CURRENT EDUCATIONAL PERSPECTIVE
-
Sequência didática fundamentada na neurociência para o ensino de genética
-
Sequências Didáticas no Ensino de Biologia: Abordagem de Conceitos Biológicos por Meio das Habilidades Artísticas de Alunos do Ensino Médio
-
SIGNIFICADOS E ATRIBUIÇÕES ESTABELECIDOS POR LICENCIANDOS DE BIOLOGIA SOBRE EDUCAÇÃO CTSA A PARTIR DE UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA SOBRE DÉFICIT DE POLINIZAÇÃO
-
Simey de Souza Leão Pereira Magnata
-
Sinara Silva Romeiro
-
Skárllat Mayana Kettle Furtado
-
Sobre o não-lugar da genética de populações
-
Spallanzani, Needham e a controvérsia sobre a Geração Espontânea: uma proposta didática para o Ensino Médio
-
Suzane Bezerra de França
-
Síntese interativa por meio da construção de texto colaborativo subsidiado pelo IRAMUTEQ no âmbito da Metodologia Interativa
-
Tania Goldbach
-
Tarcísio José Domingos Coutinho
-
Tasso Meneses Lima
-
Tatiana Novaes de Oliveira
-
Tatiane Andrade Costa
-
Teachers? Conceptions about the Origin of Humans in the Context of Three Latin American Countries with Different Forms and Degrees of Secularism
-
Tecendo redes de sabedoria e conhecimento no encontro entre profissionais da Saúde Mental e da Educação
-
TECNOLOGIA NA SALA DE AULA: alternativa para o ensino de botânica no ensino médio
-
Tendências de publicações brasileiras sobre alfabetização científica no ensino de Biologia (1997 - 2021)
-
Thais Benetti de Oliveira
-
Thais Maia Torres
-
Thais Priscila de Souza Torres
-
THAÍS SCOTTI DO CANTO-DOROW
-
The Nature of Biology in Life Sciences Undergraduate Courses
-
Thiago Emmanuel Araújo Severo
-
Tiago Do Amaral Moraes
-
TOXICOLOGIA E PSICOFARMACOLOGIA EM BIOLOGIA E PROGRAMAS DE SAÚDE PARA O ENSINO MÉDIO.
-
Trajetórias e saberes entre professores ouvintes e alunos surdos: ensinar Biologia na diferença
-
Transposición didáctica de la evolución biológica: análisis de los libros didácticos
-
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA: O CONCEITO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE 1970 - 2010
-
TRATAMENTO DAS QUESTÕES AMBIENTAIS NO AMBIENTE ESCOLAR: UM TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL COM ALUNOS E PROFESSORES
-
Ueslene Maria Ferreira Pontes
-
Um estudo de caso sobre o estágio curricular supervisionado na Licenciatura em Ciências Biológicas: possibilidades e limites na Universidade do Estado de Mato Grosso
-
UMA ABORDAGEM DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO DE BIOLOGIA: ASSUNÇÃO DE AUTORIA E EFEITOS DE SENTIDO SOBRE A PANDEMIA DA COVID-19 / A READING AND WRITING APPROACH ON TEACHING BIOLOGY: ASSUMPTION OF AUTHORSHIP AND EFFECTS OF SENSE ON THE COVID-19 PANDEMIC
-
Uma Contribuição para o Ensino de Genética
-
Uma proposta de ensino do tema Ecologia para estudantes do Ensino Médio, atendidos em sala de recursos generalista
-
Uma proposta de formação continuada de professores de biologia em Mato Grosso do Sul: de manuais didáticos a obras clássicas no estudo da evolução biológica
-
UMA PROPOSTA EDUCACIONAL EM ASTROBIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO
-
UMA PROPOSTA PARA AULAS DE CLASSIFICAÇÃO DE ANIMAIS VERTEBRADOS
-
Uma proposta para o uso da aquaponia no ensino de biologia
-
Una herramienta para evaluar el potencial de participación de los estudiantes en secuencias didácticas de investigación para la enseñanza de la biología
-
Unidade de Conservação Ambiental Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas: uma transposição de saberes para o ensino de biologia
-
UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS, COM ELEMENTOS LÚDICOS, COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE GENÉTICA
-
Unidade, Diversidade e Continuidade Celular: Repensando o Ensino de Células no Ensino Médio
-
Uso de nuvem de palavras como estratégia para o ensino do Reino Fungi no Ensino Médio
-
Uso de Oficinas Interdisciplinares sobre Educação Ambiental: o desenvolvimento da consciência ambiental em estudantes do Ensino Fundamental
-
USO DO BLOG COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
-
Uso do Quiz como ferramenta para o ensino e a aprendizagem sobre Mitose
-
Utilização de mapas conceituais na compreensão de textos de biologia
-
Valdecí dos Santos
-
Valquíria Quintas de Assis
-
Valéria Aparecida David Andrade
-
Vanessa Carvalho dos Santos
-
Vanessa dos Santos de Mello
-
Vanessa Wegner Agostini
-
Ver ou não ver? Esta não é a questão! Aprendendo Herança Genética
-
Virginia Farias Pereira de Araújo
-
Viviane Borges Dias
-
Waldiney Cavalcante de Mello
-
Walter S. Sutton e a hipótese cromossômica (1902-1903): uma contribuição histórica para o ensino de genética.
-
Ádson Bruno Costa Pereira
-
Álvaro Veiga Júnior
-
Étude des représentations dans le domaine de la reproduction et du developpement. Construction progressive de ces conceptes chez les enfants de l'école primaire de Brasília
-
“Transposição Didático-Pedagógica de Técnicas Biotecnológicas: Teorias e Práticas para Sala de Aula”