Gilberto Icle
Graduate at Performing Arts from Federal University of Rio Grande do Sul (1992), master of Education from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) and PHD Arts and Education from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Has experience in Arts, acting on the following subjects: theatre, education, dance, Theatrical pedagogies, actor.
Possui graduação em Artes Cênicas (1992), mestrado em Educação (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professor associado no Departamento de Ensino e Currículo e professor permanente no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É, também, professor permanente no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília. Foi criador e editor da Revista da Fundarte. Foi criador e coordenador dos cursos de graduação em Artes (teatro, dança, música, artes visuais) da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul-UERGS/Fundação Municipal de Artes de Montenegro-FUNDARTE. Foi editor associado da Revista Educação & Realidade de 2008 a 2017 e é editor-chefe da Revista Brasileira de Estudos da Presença (www.seer.ufrgs.br/presenca). Tem experiência na área de Artes (Teatro e Dança), com ênfase em Pedagogia do Teatro e Pedagogia do Ator, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, educação, trabalho do ator, pedagogia do teatro, discurso, filosofia, performance, etnocenologia. Possui artigos e livros publicados sobre teatro e educação e produção artística como ator e diretor de teatro. É coordenador do GETEPE-Grupo de estudos em educação, teatro e performance (www.ufrgs.br/getepe), no qual dirige e atua a UTA-Usina do Trabalho do Ator (www.utateatro.com.br), grupo de criação e investigação teatral. Foi coordenador do GT-Etnocenologia da ABRACE (2011-2013). Coordena a Rede Internacional de Estudos da Presença que congrega 18 grupos de pesquisa em 16 universidades de seis países (Brasil, Argentina, Portugal, Angola, Moçambique e França). Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRGS no mandato 2015-2017. Bolsista de Produtividade nível 1-D do CNPq. Realizou estágios de Pós-doutorado na Université Paris 8 Vincennes Saint-Denis em 2010-2011 (Bolsa CAPES) e na Université La Sorbonne Nouvelle Paris 3, em 2017-2018, ambos na França. Foi professor visitante com bolsa CAPES-Print na Université Paris Nanterre (2019-2020). É pesquisador associado na Maison des Sciences de L'Homme Paris Nord e no Centre de Recherche Interdisciplinaire sur le Monde Lusophone, na França.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Pesquisas
- Ensino
- Identidade
- Ver todos
