Alberto José Vieira Pacheco is teacher of the Course of Musical Sciences at FCSH, Universidade Nova de Lisboa, in which he coordinates the doctorate in Musical Arts. He was a teacher at the School of Music of the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ) between 2015 and 2022. He holds the degrees of Ph.D. and M.A. in Music from UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), Brazil. He is author of four books - "O Canto Antigo Italiano", São Paulo, Annablume (2006), "Castrati e outros virtuoses: a prática vocal carioca sob influência da corte de D. João VI", São Paulo, Annablume, (2009), "Guia Musical dos Periódicos da Fundação Biblioteca Nacional (1842-1922)", Rio de Janeiro, Biblioteca Nacional (2021), "O Cancioneiro dos periódicos da Fundação Biblioteca Nacional (1842-1922)", 2 vols, Rio de Janeiro, Biblioteca Nacional (2022), and "O Álbum de Armi", Pimenta Cultural (2022) - many scientific papers and many musical editions. Between 2007 and 2013, Pacheco carried out a post-doctoral research at the Universidade Nova de Lisboa, CESEM, with FCT funding (Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal), on the theme "The repertoire of occasional dramatical musical works in Portugal and Brazil between 1707 and 1834". At the same research center, he is one of the founding members of Caravelas, Research Group for the Study of the History of Luso-Brazilian Music. Pacheco is coordinator / editor of the Dicionário Biográfico Caravelas [Caravelas Biographic Dictionary], in which he has published several entries. He has presented communications in many national and international scientific meetings, sometimes as a guest, or as part of its Scientific Councils. Pacheco also has extensive experience as a singer, collaborating as a soloist tenor in recording 4 CDs. He also has solid choir experience, both as singer and as conductor. Pacheco is a founding member and musical director of the Academia dos Renascidos, musical group that aims to perform the Luso-Brazilian vocal repertoire. He also took part in the organization of events, in particular the International Congress "A Língua Portuguesa em Música" [The Portuguese Language on Music], held in Lisbon (2012) and in Rio de Janeiro (2018), of which he was the general coordinator and main proponent. He published 14 articles in specialized magazines. He has 8 book chapters and 5 books. He participated in 18 events. He supervised 4 doctoral thesis and co-supervised 1. He supervised 7 master's dissertations and co-supervised 1. He supervised 9 works for concluding a bachelor's course.
Alberto José Vieira Pacheco é Professor do Curso de Ciências Musicais da FCSH, Universidade Nova de Lisboa, na qual é Coordenador do Doutorado em Artes Musicais. Foi professor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) entre 2015 e 2022.
Em 1994, estreou como tenor solista junto ao Coral UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas).
É bacharel em Física e em Música, modalidade Voz, pela UNICAMP, onde também realizou seu Mestrado em Música voltado à música vocal italiana dos séculos XVIII e XIX. Deste mestrado resultou o livro O Canto Antigo Italiano, editora Annablume (2006). O livro tem sido bem acolhido pelos músicos em geral. Em 2021, publicou ainda o livro Guia Musical dos Periódicos da Fundação Biblioteca Nacional (1842-1922), pela Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Em 2022, publicou o livro O Cancioneiro dos periódicos da Fundação Biblioteca Nacional (1842-1922), em dois volumes, pela mesma biblioteca, e o livro Álbum de Armia, pela Pimenta Cultural.
Em 2007, finalizou seu Doutorado em Música pela UNICAMP, durante o qual desenvolveu pesquisa sobre a prática vocal carioca do início do século XIX, sempre com o apoio financeiro da FAPESP. A tese resultante desta pesquisa foi publicada em formato de livro, sob o título Castrati e outros virtuoses: a prática vocal carioca sob influência da corte de D. João VI, editora Annablume, (2009). Além dos livros já citados, Pacheco é autor de vários artigos já publicados, ou em vias de publicação, em revistas científicas com arbitragem, livros e coleções de ensaios. Além disso, várias edições críticas do repertório vocal Luso-Brasileiro preparadas por ele estão em fase final de edição e publicação. Pacheco também é coordenador/editor do Dicionário Biográfico Caravelas: http://www.caravelas.com.pt/dicionario_biografico_caravelas.html.
Atualmente, é Professor Adjunto de Canto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pesquisador Residente (PNAP-R) da Fundação Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro e investigador colaborador do CESEM na Universidade Nova de Lisboa, onde realizou seu pós-doutoramento como bolsista da FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal). Esta investigação teve como tema ?O Repertório de obras dramático-musicais ocasionais em Portugal e no Brasil entre 1707 e 1834?. No CESEM, ele é um dos membros fundadores do Caravelas, Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira, de cujo Newsletter é editor.
Pacheco também possui sólida experiência regente coral. De novembro de 2008 a final de 2013, foi o regente, preparador vocal e arranjador dos CoLeGaS, coral da ILGA Portugal. Em 2016, foi o maestro fundador do Coral Prisma UFRJ. Este grupo busca ser uma voz contra o preconceito relacionado com gênero e sexualidade.
Possui também muitos anos de experiência como professor de canto. Em 2012, Pacheco foi convidado a colaborar com a gravação do CD 18th century Portuguese Love Songs do grupo inglês L'Avventura London, pelo selo Hyperion , atuando como um especialista em pronúncia e prosódia do Português Cantado. Entre 28 e 31 de janeiro de 2013, foi o responsável pelo curso de Canto do Atelier du Séminaire 'Rythmes Brésiliens', realizado pela GRMB-OMF, Paris-Sorbonne.
Pacheco tem apresentado comunicações em muitos encontros científicos nacionais e internacionais, às vezes como um convidado, ou como membro do Conselho Científico. Ele também participou da organização de alguns destes eventos, em particular o Congresso Internacional ?A Língua Portuguesa em Música?, realizado em Lisboa, em 2012, do qual era o coordenador-geral e principal proponente. Fundou a Academia dos Renascidos, grupo musical que tem por objetivo executar o repertório vocal luso-brasileiro, em especial, obras pouco conhecidas, ou as que ainda aguardam por sua estreia moderna.