Ópera
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
"Il Guarany" de Carlos Gomes, a História de uma Ópera Nacional
-
"Non per tutto l'età m'aggrinza": le vecchie comiche nell'opera veneziana del Seicento
-
A atuação do Maestro na produção operística - uma demonstração prática através da montagem de
-
A Brazilian Slave Opera: The Genesis of Gomes's Lo schiavo
-
A cantora Joaquina Lapinha : sua contribuição para o repertorio de soprano coloratura no periodo colonial brasileiro
-
A CEIA DOS CARDEAIS, POEMA LÍRICO EM 1 ATO, ÓPERA DE ARTHUR IBERÊ DE LEMOS: RESGATE HISTÓRICO ATRAVÉS DE EDIÇÃO CRÍTICA E DADOS BIOGRÁFICOS DO COMPOSITOR.
-
A construção do traje de cena: diretrizes para a ergonomia, usabilidade e conforto
-
A estreia de Verdi no continente americano: reminiscências da première de Ernani no Brasil, em 1846
-
A expressividade vocal na prática do canto operístico: estabelecendo relações entre prosódia emocional e seus reflexos na voz cantada
-
A inspiração no canto erudito : um estudo sobre sequências de ações geradas pelo controle mental permanente resultando em eficiência inspiratória
-
A Midsummer night's dream
-
A Midsummer Night?s Dream: Reflections on Benjamin Britten?s Chamber Opera
-
A Orquestra dos Sonhos: proposta didática e atuação polifônica
-
A Orquestra dos Sonhos: uma ponte entre o erudito e o popular
-
A Performing Edition of the opera La Lotta D'Ercole con Acheloo by Agostino Steffani (1654-1728)
-
A terceira Revolução Farroupilha
-
A trajetória do canto lírico em Goiânia: ensino e performance
-
A Trilha Sonora no Teatro de Animação: O Caso do Espetáculo O Pássaro do Sol do Grupo A Roda de Teatro de Bonecos
-
A ópera
-
A Ópera A Compadecida de José Siqueira: Elementos musicais característicos do Nordeste Brasileiro e Subsídios para interpretação.
-
A ÓPERA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O CANTOR LÍRICO NACIONAL: REGISTRO FONOGRÁFICO DA ÓPERA A ESTRANHA DE VAGNER CUNHA E RELATO DE EXPERIÊNCIA.
-
A ópera de câmara História do Asceta e a Dançarina de Hostílio Soares: Contextualização histórico-estilística e análise interpretativa sob a perspectiva da adaptação e da intermidialidade
-
A Ópera em Brasília : gênese e desdobramentos
-
A ópera na cidade de São Paulo
-
Abel Luís Bernardo da Rocha
-
ACIS Y GALATEA: CONVENÇÕES E REPRESENTAÇÕES POLÍTICAS NA ZARZUELA DE CAÑIZARES-LITERES.
-
Alba Christina Bomfim Souza
-
Alberto José Vieira Pacheco
-
Alexandra van Leeuwen
-
Alexandre Machado Takahama
-
Alexsander Ribeiro de Lara
-
Alfredo Naffah Neto
-
Aline Santos da Paz de Souza
-
Aline Soares Araújo
-
AMAMI, ALFREDO! ECOS DA ÓPERA LA TRAVIATA NO FILME PRETTY WOMAN
-
Amarilis Rebuá de Mattos
-
Ana Luisa Nunes de Vargas
-
Ana Lúcia Miwa Teixeira Kobayashi
-
Andre Luis Felipe
-
Andrei Pinheiro de Matos
-
André Azevedo Marques Estevez
-
André Heller-Lopes
-
André Luiz de Campello Duarte Cardoso
-
André Távora Kacowicz
-
Andréa Isabel Lotto
-
Angelo de Oliveira Dias
-
Angélica Andrade Silva Menezes
-
As damas trocadas de Marcos Portugal : um estudo sobre a prática da ópera em língua portuguesa no século XVIII
-
As mulheres em As Bodas de Fígaro
-
Augusta Candiani no Rio Grande do Sul: a trajetória artística de uma cantora lírica e atriz durante a Guerra do Paraguai
-
Axel Bergstedt
-
Barbara Funke Haas
-
Bernardo Katz
-
Boris Tejeda Suñol
-
Bruno Bastos do Nascimento
-
Bruno Thadeu Reis Ramos
-
C'est là que l'on joue la comédie: les Casas da Ópera en Amérique Portugaise au XVIIIe siècle
-
Cantando a resistência: uma análise da ÓPERA DO MALANDRO, sob a ótica do Teatro Épico
-
Canto lírico: primazia da técnica ou da estética
-
Carla Carolina Souza Leite Campinas
-
Carla Domingues Batista Porto
-
Carlos Eduardo da Silva Vieira
-
Carlos Marcelo Nogueira Barboza
-
Carnavalização no Espaço Discursivo da Música
-
Caroline Soares de Abreu
-
Chiara Santoro Gomes
-
CINEMA E ÓPERA: UM ENCONTRO ESTÉTICO EM WAGNER
-
Cinthia Pinheiro Alireti
-
Ciro José Tabet
-
Clarissa da Costa Cabral
-
Claudia Bonaldo Ondrusek
-
Claudia Helena de Campos e Silva
-
Clenice Ortigara
-
Clovis Afonso de Andre
-
Cláudio Antonio Sorondo Dias
-
Confluências entre as Ariane et Bacchus de Marin Marais e Montéclair : um estudo comparativo entre a Tragédie en Musique e Cantate Françoise
-
Construindo a ópera Condor: o pensamento composicional de Antônio Carlos Gomes.
-
Construção e Performance dos Prólogos de Cavalleria Rusticana e I Pagliacci
-
Contemporary Opera in Britain, 1970-2010
-
Cristina Maria Albuquerque Passos
-
Cristine Bello Guse
-
Cuba en la órbita de Francisco Curt Lange: un abordaje epistolar (1935-1975)
-
Daiana de Oliveira Melo
-
Daniel Issa Gonçalves
-
Danielle Myriam Dumont
-
Das origens ao circo-teatro: mutabilidade e permanência do melodrama.
-
De Leonor a Odaléia ? perfil vocal e teatral dos sopranos das óperas de Carlos Gomes
-
De Paris à Manaus : parcours et transformations de l?opérette française au Brésil au tournant des XIXe et XXe siècles
-
Debora Leticia Costa Pereira
-
Deborah Moraes Goncalves de Oliveira
-
Denise Maria de Carvalho Yamaoka
-
Denise Virginia da Rocha Tavares
-
Dialogismo e Polinia no Espaço Eiscursivo da Ópera
-
Diana Maron Mendonça
-
Don Giovanni, uma trajetória pelas letras
-
Doriana Mendes Reis
-
Doutor Paulo Roberto Peloso Augusto
-
Duany Bruna Lima Parpinelli
-
Edição crítica de Ariane et Bacchus de Marin Marais (1656-1728) Princípios editoriais
-
Eduardo de Carvalho Ribeiro
-
Eduardo Kremer
-
Electropera - trajetória sonora na performance digital
-
Elisabete Maria Almeida Silva
-
Elisete Dias Xavier
-
Elvira Maria Aguiar D'Amorim
-
Elvira Regina Rebelo Gonçalves
-
Em busca do vocione para interpretar heroínas de Carlos Gomes através do Alfabeto do Corpo, do Qi Gong e do Aikidô
-
Emerson Adriano Gomes Vasconcelos
-
Eram os deuses magnatas? : a reconstrução textual de "Der Ring des Nibelungen" pelo teatro de diretor
-
Erika Neves Lima de Souza
-
Escolas de canto italiana, alemã e francesa: características perceptivo-auditivas e acústicas na voz do soprano
-
Estudo da Dramaturgia Musical em L'Orfeo, de Claudio Monteverdi, realizado a partir da linguagem tonal do compositor: Uma proposta de orquestração moderna como recurso dramatúrgico
-
Fernando Antonio Cazarini
-
Fernando Santos Berçot
-
Flavia Albano de Lima
-
Flavia Reis Ribeiro
-
Fosca e Maria Tudor: Modelos de orquestração e vocalidade no período de transição da ópera italiana
-
FOSCA E MARIA TUDOR: ORQUESTRAÇÃO E VOCALIDADE NO PERÍODO DE TRANSIÇÃO DA ÓPERA ITALIAN
-
Gandhia Vargas Brandão
-
Gina Reinert
-
Gueber Pessoa Santos
-
Guilherme Bernstein Seixas
-
Guilherme Daniel Breternitz Mannis
-
Guilherme Hollanda Azevedo
-
Heitor Villa-Lobos' Magdalena: history, analysis, a critical edition and a conductor's interpretative study
-
Heliana Farah
-
Henrique Alves de Mesquita, a ópera e o teatro musical de brasileiros em língua portuguesa
-
Henriqueta Rebuá de Mattos Oliveira Lima
-
HISTERIA: POÉTICA DA INTERPRETAÇÃO NA PERFORMANCE DAS CENAS DE LOUCURA EM ÓPERA
-
Homero Antonio Strini Velho
-
Horácio de Oliveira Caldas Gouveia
-
Il Trovatore e o Libreto Belcantista.
-
Instrumentação e orquestração em Antonio Carlos Gomes: um estudo em seus prelúdios e aberturas
-
Interpretationen der Figur Cherubino in Mozarts 'Le Nozze di Figaro'
-
Ion Fábio Bressan
-
Irene Bentley
-
Isabela Bianchi Bottaro de Andrade
-
Isabela de Figueiredo Santos
-
Islei Mariano Correa Hammer
-
Janette Ribeiro Dornellas
-
Jean Bogaroch Nardoto
-
Jean Carlos Ramos Ribeiro
-
Jeferson Cordeiro de Mello
-
Jena Lucia Guimarães Vieira
-
Jenifer Lima Jung Potolann
-
Jeu instrumental et théâtre musical : le cas de la guitare dans quelques compositions scéniques de la fin du XXe siècle
-
Joaquim Inácio de Nonno
-
Jocimar Bertelli
-
Jocy de Oliveira, de musa a compositora de óperas
-
Jorge de Freitas Antunes
-
Jorge Luiz Alves Trabanco Filho
-
Josinaldo Gomes Batista
-
José Alfredo Beirão Filho
-
José Antonio Branco Bernardes
-
José Batista Junior
-
José Henrique Ferreira Barbosa Moreira
-
José Luiz Águedo Silva
-
José Maurício Valle Brandão
-
João Omar de Carvalho Mello
-
Juliana de Carvalho Starling
-
Juliana Franco Nunes
-
Jéssica Wisniewski Dias
-
Karina Scheuer
-
Karuna Sindhu de Paula
-
Katya Beatriz de Oliveira
-
Kontrollierte Ekstase - Gesang als organisches Handeln in der darstellerischen Leistung der Opernsänger_innen
-
Le Clair Obscur dans le Repertoire d'Opera Seria Magique de George Friedrich Haendel
-
Le méta-opéra baroque (1715-1744). Satire et parodie comme sources d'informations sur la pratique musicale au XVIIIème siècle
-
Lenine Alves dos Santos
-
Lenita Waldige Mendes Nogueira
-
Leonardo Corrêa Botta Pereira
-
Leonardo John Rocha Fernandes
-
Les influences françaises chez La lotta d?Hercole con Acheloo d'Agostino Steffani
-
Letícia de Queiroz Bertelli
-
Liana Campos Negreiros Pessoa
-
Ligia Amadio
-
Ligiana Costa Araujo
-
Lilia Maria Gomes Falcão
-
Liliana Michelsen de Andrade
-
Lorena Livia de Lourdes Espina
-
Lorenzo Scremin
-
Luciana David de Oliveira - Luciana Fisher
-
Luciano de Freitas Camargo
-
Luciano Simões Silva
-
Lucíola Fernandes dos Santos
-
Luiz Alberto Faria
-
Luiz Henrique Ramos Ribeiro
-
Luiz Kleber Lyra de Queiroz
-
Luiz Ricardo Basso Ballestero
-
Luiza Helena Kraemer Francesconi
-
Lígia Ishitani Silva
-
Lígia Losada Tourinho
-
Madalena Jorge Aliverti
-
Magno Roberto Maurício Coube
-
Maidi Leonice Dickmann
-
Malazarte de Lorenzo Fernândez - Uma ópera brasielria
-
Manuela Castelo Branco de Oliveira Cardoso
-
Marcelo Ferreira Gomes Melo e Silva
-
Marcia Aparecida Baldin Guimarães
-
Marcondes Gomes Lima
-
Marcos Vieira Lucas
-
Maria Cecília de Oliveira
-
Maria de Agosto Napoleão Varela Barca Albuquerque
-
Maria del Carmen Noheda Tirado
-
Maria Elisabeth Ratzersdorf
-
Maria Eloisa do Amaral Leão
-
Maria Jose Chevitarese de Souza Lima
-
Maria Luiza Mestrinho Sylvestre
-
Maria Lúcia da Cunha Waldow
-
Maria Odília de Quadros Pimentel
-
Maria Yuka de Almeida Prado
-
Marilia Vargas da Costa
-
Marina Martins Considera
-
Marina Tavares Zenaide Marinho
-
Mario Ferraro
-
Maroquinhas Fru-fru: uma abordagem contextual e interpretativa da ópera brasileira infantil
-
Mary Carolyn McDavit
-
Marília Álvares
-
Mateus Yuri Ribeiro da Silva Passos
-
Mauricio Schwab Veloso
-
Mauro Camilo de Chantal Santos
-
Mauro Trindade Nogueira da Silva
-
MEDEIA DE JOCY: UMA ESTRANHA ESTRANGEIRA, ΞΕΝΗ [OU... POR QUE JOCY APAGOU JASÃO?] [OU... SOB O CONTROLE DA FĒMĬNA.]
-
Menelick Pixinine de Carvalho
-
Milton José Athayde Monte
-
Mirna Rubim de Moura
-
Miroslav Valchev Georgiev
-
Moacyr Silva Costa Filho
-
Moisés de Castro Pena
-
Márcia Jorge Aliverti
-
Mário Lima Brasil
-
Nadja Barbosa de Sousa
-
Natália Fonseca Pacheco
-
Nazir Bittar Filho
-
Neylson João Batista Filho Crepalde
-
Nillo de Almeida Cunha Araújo
-
Nivea Renata Alencar de Freitas
-
None
-
Notas sert^nicas e afetuosas - dramaturgia musical na ópera Auto da Catingueira, de Elomar Figueira Melo
-
Notas Sertânicas e Afectuosas: A Dramaturgia Musical na ópera
-
NUO ÓperaLab: da autoetnografia à trans-ópera
-
O caminho para a renovação de um discurso: Carlos Gomes e Maria Tudor no cenário da ópera italiana
-
O canto em cena: investigações sobre o movimento expressivo e a expressividade vocal numa montagem de Dido & Aeneas, de H. Purcell.
-
O cantor-ator: um estudo sobre a atuação cênica do cantor no ópera
-
O cantor-ator: Contribuições para do desenvolvimento cênico do cantor lírico a partir de W. Balk
-
O Castrato Italiano Giovanni Francesco Fasciotti: um estudo histórico, biográfico e musical.
-
O desenvolvimento do cantor lírico numa abordagem de base psicanalítica: reflexões sobre uma proposta de trabalho.
-
O HAUTE-CONTRE NA ÓPERA BARROCA FRANCESA: Uma análise da sonoridade vocal das personagens Persée (1682) de Jean-Baptiste Lully e Platée (1745) de Jean-Phillipe Rameau
-
O HAUTE-CONTRE NA ÓPERA BARROCA FRANCESA: Uma análise da sonoridade vocal das personagens Persée (1682) de Jean-Baptiste Lully e Platée (1745) de Jean-Phillipe Rameau
-
O Legado Castrati: um breve estudo sobre a castração de garotos na Itália e sua contribuição para a história da música.
-
O LEITMOTIV: DA ÓPERA, AO CINEMA, À TELEVISÃO
-
O libreto de ópera e a construção da identidade na Espanha, Brasil e América Hispânica
-
O Pianista Correpetidor no Brasil: Empirismo Vs. Treinamento Formal na Aquisição das Especificidades Técnicas Necessárias a sua Atuação
-
O Reino de Duas Cabeças de Jaceguay Lins: redução para vozes e piano
-
O soprano ligeiro na opera : sua arte e otimização de sua tecnica
-
Ópera Le Fate de Henrique Oswald: edição crítica a partir dos manuscritos autógrafos
-
Olesya Nagieva
-
Orpheão Rio Grandense (1930-1952): vinte e dois anos na vida cultural de Porto Alegre
-
Os aspectos técnico-interpretativos do Mefistofele de Arrigo Boito
-
Os Castrati e a prática vocal no espaço luso-brasileiro (1752-1822)
-
Os nibelungos : estudo a partir do drama de Richard Wagner e do filme de Fritz Lang
-
Os Recitativos em Le Devin du Village de Rousseau: um estudo de realização historicamente informada.
-
Pahy-tuna - Um mito arcaico em uma releitura para o teatro em música
-
Paola Baron
-
Para além da ópera: Tito Schipa e a prática vocal no Brasil do início do século XX
-
Para além da ópera: Tito Schipa e sua presença no Brasil no início do século XX
-
Partido, a construção da personagem por meio da maquiagem
-
Patrícia Cardoso Chaves Pereira
-
Patrícia Valadão Almeida de Oliveira
-
Paula Mariz da Silva
-
Paulo Lauro Nascimento Dourado
-
Per una storia del teatro universitario. Il progetto di gestione del teatro universitario di Santa Marta a Ca' Foscari.
-
Percursos de Formação de uma Cantora Lírica em Natal, Rio Grande do Norte
-
Poliana de Jesus Alves
-
Poppea : a representação feminina na opera de Claudio Monteverdi. Construção da personagem.
-
Porgy and Bess: Tradução e Comentário
-
Portative and Positive Organs in the Middle Ages
-
Presença do elemento vocal-operístico nas Sonatas para piano de Mozart.
-
Prof. Dr. Angelo José Fernandes
-
Projeto: Recepção de ópera em Florianópolis
-
Quando il sol più ferve e bolle: análise do espetáculo L'elisir d'amore apresentado no III Festival Amazonas de Ópers a partir do arquivo da produtora São Paulo Imagem Data
-
Rafael Bezerra de Souza
-
Rastros de um processo colaborativo entre compositor e performer/intérprete na criação da ópera experimental ?Helena e seu ventríloquo?
-
Reconstrução da Parte de Viola de Três Árias e um Quarteto da Ópera Precipício de Faetonte (BGUC-MM876).
-
Regência de ópera e concertos sinfônicos
-
Relato de uma experiência: A preparação do maestro para reger a Ópera Le Convenienze ed Inconvenienze Teatrali (1827) de Gaetano Donizetti (1797-1848)- Programa de Pós-graduação Profissional em Música - PROMUS - Linha de processos de desenvolvimento artístico. - Escola de Música da UFRJ ? Dissertação de Ubiratã Ferreira Rodrigues, defendida em 20 de março de 2018
-
Renato Icarahy da Silveira
-
Ricardo Johny Tuttman
-
Roberta Tamer França
-
Robson dos Santos Leitão
-
Robério Molinari Neves
-
Rodrigo Lopes
-
Rodrigo Teixeira Borges dos Santos e Amorim
-
Ronaldo Coutinho de Miranda
-
Rosana de Moraes Marreco Orsini Brescia
-
Rosana Lamosa Pereira
-
Rosane Faraco Santolin
-
Rosedalia Carlos de Oliveira
-
Rosemari Magdalena Brack
-
Rosimari de Souza Oliveira
-
Rubens José de Oliveira Júnior
-
Ruy Homem de Mello Maciel
-
Ruy Rodrigues Câmara Neto
-
Sandra Mara de Paula Félix
-
Sandra Regina Zumpano Rodrigues
-
Sergio Alberto de Oliveira
-
Sergio Anderson de Moura Miranda
-
Sheila Minatti Hannuch
-
Simone Luiz
-
STANISLAVSKI NA ÓPERA: Procedimentos e técnicas para o cantor-ator e o espetáculo
-
Talita Takeda
-
Tati Helene Ramos
-
THALIA E MELPOMENE: ANNA RENZI, O NASCIMENTO DA PRIMA DONNA
-
The First Public Opera Houses: What Made Them Opera Houses Rather Than Theaters
-
The Letters of Claudio Monteverdi on Singing - A performer's view
-
Theófilo Sabioni de Almeida
-
Thiago Madruga Monteiro
-
TOLOMEO E ALESSANDRO DE DOMENICO SCARLATTI: Análise e construção da personagem Seleuce
-
Trilogia Mozart/Da Ponte: um paralelo sobre o feminino nas óperas de Mozart
-
Um compositor brasileiro na Broadway: a contribuição de Heitor Villa-Lobos ao teatro musical amerciano
-
Uma edição crítica da ópera O Sargento de Milícias de Francisco Mignone
-
Uma revisão bibliográfica da pedagogia vocal do canto lírico
-
Urbano Francisco Peres de Lima
-
Vania Maria dos Guimarães Alvim
-
Vanildo Palheta Monteiro
-
Vera Angela Novello Whately
-
Veridiana Piovezan
-
Veruschka Bluhm Mainhard
-
Virginia Cavalcanti Santos
-
Vissi D?arte: por amor a uma profissão. Um estudo sobre as relações de trabalho e a atividade do cantor no teatro lírico.
-
Vitor Dutra Oliveira
-
Vocal Performance
-
Voice Performance
-
Vozes Brasileiras: 1844 - 1852. A Ópera no Rio de Janeiro através de suas Prima Donas
-
Walter Zidaric
-
Weber Barbosa de Assis
-
Wendell Kettle
-
Wesley Fernandez
-
Willa Soanne Martins
-
Ângela Barra da Veiga Jardim
-
Ópera "Sandro" de Murillo Furtado: estudo para uma direção musical e seu resgate histórico
-
Ópera e Encenacao : Analise dos Recursos de Teatralidade em Espetaculos de öpera do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
-
Ópera e febre amarela no Rio de Janeiro Imperial
-
Ópera e Gênero: papéis en travesti em uma nova perspectiva
-
Ópera en el Atlántico Sur: crónica de las compañías italianas en Río de Janeiro en el período final de la Monarquía (1866-1889)
-
Ópera na Amazônia na Época da Borracha (1880-1907): Bug Jargal, de José Cândido da Gama Malcher
-
Ópera Tiradentes de Manoel Joaquim de Macedo Júnior (1845 - 1925) : resgate histórico, análise e edição da partitura
-
Ópera Tiradentes de Manoel Joaquim de Macedo: resgate histórico, análise e edição da obra
-
Ópera: Música e Cena - Dicotomias entre tempo e gesto