Bolsas de Produtividade em Pesquisa - PQ CNPQ. Doutor em Administração/Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013) com doutorado sanduíche na EDHEC Business School - França (2011). Possui mestrado em Administração - concentração em estratégia pela Universidade Federal de Santa Maria (2009) e graduação em Administração - habilitação em Comércio Exterior (2006). Atualmente é professor titular do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis na UNIVATES. Professor convidado da NOVA Information Management School - Universidade Nova de Lisboa. Coordenador do Observatório de Mercados e de projetos de inovação e de pesquisa apoiados por órgãos de fomento. Membro fundador da comunidade de pesquisadores Cultura e Consumo Brasil - CCB e organizador do Encontro Cultura e Consumo Brasil. Membro do Scrutinizers CCT (www.scrutinizers.org), rede internacional de pesquisadores voltada para a construção de conhecimento na área de Consumer Culture Theory e para o estudo e ações práticas em prol do desenvolvimento de carreiras internacionais de jovens pesquisadores. Também atua como líder do Tema - Construção e Dinâmicas de Mercado na divisão de Marketing da Associação Nacional de Pós-graduação em Administração - ANPAD. Suas pesquisas tem sido divulgadas em relevantes periódicos da área de marketing e gestão. Agraciado com o Prêmio Raimar Richers - Melhor
Trabalho do IX Encontro de Marketing da ANPAD - EMA 2021. Também mantém o Observatório de Mercados (observatoriodemercados.com), espaço para divulgação de pesquisas interessadas em compreender mercados distintos. Por meio de uma praxis que une estudos teóricos de mercado com ação prática, atua diretamente na organização do mercado agroecológico na sua região de residência. Seus projetos de pesquisa atuais buscam compreender as dinâmicas socioculturais envolvidas na construção de mercados e nas práticas de consumo, com enfoque especial na compreensão das dinâmicas de produção, consumo e inovação no mercado de alimentos, bem como práticas e performatividades de diferentes atores em mercados alternativos, culturalmente orientados ou compartilhados.
Marlon Dalmoro is a Full Professor of Marketing at UNIVATES, Lajeado, Brazil, and an invited professor at NOVA Information Management School - Universidade Nova de Lisboa. He is Doctor in Marketing (2013), M.Sc in Administration (2009), and B.Sc in Administration (2006). Marlon has been visiting scholar at EDHEC Business School ? in France. His current research interests involve how socio and cultural practices shape alternative market systems and consumption, with particular attention to the dynamics of production and consumption in the food market, resistance, citizenship, and performativity in alternative markets and in sharing economic systems. In previous projects, he has examined international marketing strategies in the Brazilian wine sector and market resistance in gaucho culture. Marlon?s researches appear in numerous academic outlets, including the Journal of Interactive Marketing, Consumption, Market & Culture, Academy of Management Learning & Education, European Journal of Marketing, Psychology & Marketing, Journal of Cleaner Production, International Journal of Public Policy & Marketing