Doutora pelo Programa de Estudos da Linguagem na UFRN ( 2021) Link para acesso à tese https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33182.
Mestre em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa- FLUL (2009); Especialista em Texto e Gramática pela UEFS/UNICAMP (1999) e graduada em Letras pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (1995).
Foi membro do Grupo de Pesquisa CULTVI - Cultura Visual, Educação e Linguagem; Membro do Grupo de Pesquisa DIFEBA ( Diversidade, formação, educação Básica e discursos)
Foi coordenadora de Área do Projeto de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES (2014/2016) intitulado Linguagem, docência e diversidade: vivências e aprendizagens, atuou em 2013 como coordenadora do projeto de pesquisa intitulado Cultura Visual e Aprendizagem: Leitura e práticas transversais.
Em 2011/2013 atuou como coordenadora do curso de Pós Graduação Latu sensu em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura na UNEB- CAMPUS XVI.
Experiência docente na área de Educação( professora nos cursos de Pedagogia e Letras) mas especificamente lecionando os componentes de Alfabetização e Linguística, Leitura e produção textual, Linguística Textual, Seminário Interdisciplinar de Pesquisa (SIP), Prática Pedagógica, TCC e Estágio Supervisionado em Letras.
Desenvolve pesquisa na área de Letramentos da Contemporaneidade, com foco nos eventos e práticas de letramento do professor em formação inicial, assim como na área de formação docente: competências, habilidades e saberes dos discentes de Letras e sua participação no PIBID . Docência e Estágios em espaços não escolares e agência social de letramento.
Atualmente, coordena a linha de pesquisa Letramentos e Formação Docente no LEFOR - Grupo de Pesquisa em Linguagem, Estudos Culturais e Formação do (a) Leitor(a), vinculado ao Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED)(2022)