Publicações no BrCris
 

Lígia Regina Máximo Cavalari Menna

Doctor in Letters in Comparative Studies in area of Portuguese Language Literature from the University of São Paulo (USP). Master in the same area. She is currently a literature professor and coordinator of the University Paulista (UNIP). Gives lessons in classroom courses and distance learning (ODL). Co-author of the didactic collection for Primary Education II, entitled: Português: uma língua brasileira, along with Regina Figueiredo, publisher Leya. It operates on the following topics: child and youth literature; Literatures in Portuguese; compared Studies; Literature and Society; Literature and Education; Literature and Press; Reading and Training of readers, Literature Teaching, Literature and other languages and literary theory. Participates in the following research groups: "Intercultural Encounters in ODL: Narratives of life of different Brazils," the front line of research "Different autobiographical genres: its historical, social and literary significance" (UNIP Interactive) and "Literary and cultural productions for children and youth II "in the search line" Literatures and other ways of knowing. "
Doutora em Letras na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (FFLCH-USP). Mestrado na mesma área. Pós-doutorado em Letras com o projeto " Releituras do maravilhoso: A Rainha da Neve, de Hans Christian Andersen, suas figurações e múltiplos diálogos", sob supervisão da Profª Drª Maria Zilda da Cunha (FFLCH-USP). É docente do Curso de Letras da Universidade Paulista (UNIP) e do Curso de Pós-Lato-Sensu: Língua Portuguesa e Literatura no contexto escolar (UNIP interativa). Docente colaboradora do Programa de Pós- Graduação do Curso de Letras da FFLCH-USP. Coordenou o curso de Letras Unip-Chácara Santo Antônio durante 14 anos e o Curso de Pós-Lato-Sensu: Língua Portuguesa e Literatura no contexto escolar (UNIP interativa) por 5 anos. Autora dos livros: " A carnavalização na literatura Infantil "(Giostri, 2017) e "A literatura infantil além do livro" (Bonecker, 2019).Coautora da coleção didática para Ensino Fundamental II, intitulada:" Português: uma língua brasileira", juntamente com Regina Figueiredo( Leya, PNLD,2014). Organizadora dos e-books: "Fantástico e seus arredores: figurações do insólito" (FFLCH-USP,2017) e "Narrativas e enigmas da arte: fios da memória, frestas e arredores da ficção" (FFLCH-USP, 2021), juntamente com Maria Zilda da Cunha, e "Uma narrativa encantada: o gesto poético transformando o mundo"(FFLCH-USP, 2023). Ministra aulas em cursos presenciais e EAD( Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, Literaturas Africanas em Língua Portuguesa, Literatura infantil e juvenil, Literatura Comparada, Teoria Literária, Gêneros textuais, Interpretação e Produção de Textos, Comunicação e Expressão, Práticas de Ensino (Formação de docentes), Gramática aplicada, dentre outras). Elabora e ministra cursos de formação para professores da educação básica na área de literatura e língua portuguesa. Tem produzido materiais didáticos para o EAD ( Livros-textos, slides, questionários e videoaulas). Parecerista e revisora de periódicos acadêmicos. Atua principalmente nas seguintes áreas : Literatura infantil e juvenil; Literaturas em Língua Portuguesa; Estudos comparados; Literatura e Sociedade; Literatura e Educação; Literatura , Imprensa e outras mídias; Leitura e Formação de leitores; Ensino de Literatura; Literaturas e outras formas de saber; Literatura e outras artes ; Teoria literária e Formação de professores. Participa dos seguintes Grupos de Pesquisa (CNPQ/CAPES): ?Encontros interculturais na EAD: Narrativas de Vida dos diferentes brasis?, à frente da linha de pesquisa Diferentes gêneros autobiográficos: sua relevância histórica, social e literária (UNIP Interativa) e ?Produções literárias e culturais para crianças e jovens- 3? (FFLCH/USP), na linha de pesquisa ?Literaturas e outras formas de saber.? Site: https://www.ligiamenna.com.br/

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •