Ensino de Literatura
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
"Literatura em minha casa": uma pesquisa em escolas públicas do município de Londrina
-
"Na boca da noite, um gosto de sol": leitura e formação, Literatura e ensino, em narrativas de professores de língua portuguesa
-
(Trans)formação de hábitos de leitura: o leitor, a escola e o mundo
-
-CANÇÕES QUE LUTAM-: A POESIA DE RESISTÊNCIA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO-ARTÍSTICO-LITERÁRIO NO MST NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E DA LUTA CAMPONESA
-
A (de)formação do leitor - A interferência da escola pública de ensino médio do DF na capacidade de leitura dos jovens
-
A arte encomendada
-
A configuração da donzela-guerreira em Memorial de Maria Moura
-
A ficção policial na sala de aula: uma proposta de ampliação de repertório
-
A figura do malandro em João Antônio
-
A Formação do Leitor em Cidades de Pequeno Porte: o caso Luiziana
-
A formação do leitor por meio da literatura: reflexões pedagógicas
-
A fábula e o "efeito fábula" na obra infantil de Monteiro Lobato
-
A importância da oralidade para a formação de leitores literários: um trabalho com educadores do PEART
-
A intermidialidade como um campo independente:entrevista com Thaïs Flores Nogueira Diniz
-
A leitura dialógica e a formação do leitor
-
A leitura nas 3a. e 4a. séries do ensino fundamental no município de Londrina/ PR
-
A literatura nos cursos de letras: um ensino centrado no leitor
-
A montanha pariu o ratinho: análise de um programa de auditório da TV aberta.
-
A Pedagogia do Falso: experiência e experimentação na obra de Silviano Santiago
-
A poesia contemporânea como estímulo para formação de leitores literários no Ensino Médio
-
A poesia sob a luz da modernidade: o caso do cruso de letras da Funesa-Arapiraca
-
A reatualiização de gestos paradigmáticos
-
A recepção de Manuel Bandeira na sala de aula: entre a fragmentação de poemas e a libertação do lirismo
-
A RECEPÇÃO DE POEMAS DE SÉRGIO CAPPARELLI EM SALA DE AULA: UMA VIVÊNCIA COM ALUNOS DO 4° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
-
A revista brasileira e a mulher - uma relação de gênero na questão do trabalho
-
A travessia de Maria: uma experiência de leitura de Corda bamba, de Lygia Bojunga Nunes
-
Abraão Vitoriano de Sousa
-
Abreu Castelo Vieira dos Paxe
-
Alice Áurea Penteado Martha
-
Aline Akemi Nagata
-
Ana Cláudia Munari Domingos
-
Ana Helena Cizotto Belline
-
Ana Maria Bueno Accorsi
-
Ana Regina Gomes Bezerra
-
Andressa Marques da Silva
-
André Magri Ribeiro de Melo
-
Angela Maria dos Santos Maia
-
Annie Tarsis Morais Figueiredo
-
Antonio Marcos Vieira Sanseverino
-
Aparecida de Fátima Brasileiro Teixeira
-
Armando Ferreira Gens Filho
-
AS CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS PARA O ENSINO DA LITERATURA: UMA SUBVERSÃO A PARTIR DA LINGUAGEM E DA SUBJETIVIDADE
-
Austriclinio Bezerra de Andrade Neto
-
Benedito Antunes
-
CAMARA CASCUDO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS
-
Caroline Valada Becker
-
Cassia dos Santos
-
CEELLE - Centro de Estudos em Ensino, Leitura, Literatura e Escrita
-
CHUVA DE VERSOS, PINGOS QUE ALAGAM A ALMA: UM ESTUDO SOBRE A RECEPÇÃO DE POEMAS COM A TEMÁTICA DA CHUVA POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
-
Cinema e ensino: estratégias de leitura literária a partir do uso de adaptações cinematográficas
-
Cirlei Garcia Andrade Vieira
-
Clarice Lispector : uma proposta de leitura para o ensino médio
-
Considerações estéticas e didáticas para o ensino de literatura: uma apropriação materialista histórico-dialética de João Cabral de Melo Neto
-
Contação de Histórias: Uma Prática Para o Letramento Literário
-
Cristiane Melo Nobre
-
Cássio da Silva Araújo Tavares
-
Cátia Rosana Dias Goulart
-
Cátia Toledo Mendonça
-
DA LEITURA IMPOSTA À LEITURA DISPOSTA: MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DA LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
-
DA TRADIÇÃO ORAL À MODERNIDADE: LETRAMENTO LITERÁRIO A PARTIR DA LEITURA DE CONTOS DE CÂMARA CASCUDO E ANA MARIA MACHADO
-
Danielle Cristina Mendes Pereira Ramos
-
Demétrio Alves Paz
-
Denilson Lima Santos
-
Desconstruindo as evidências: o ensino de Língua e Literatura sob a égide do livro didático de Comunicação e Expressão dos anos 70
-
Desistória em retalhos: o jogo intertextual na reescritura do conto Chapeuzinho Vemelho
-
Dialogismo, intertextualidade e hipertexto em Amigos Secretos de Ana Maria Machado
-
Diego Grando
-
Diários de bordo : uma viagem pela leitura de textos com o tema infância na Penitenciária Estadual de Maringá
-
Diógenes Buenos Aires de Carvalho
-
Do Diário de um banana às crônicas do Pequeno Nicolau: uma proposta de ampliação do repertório do jovem leitor
-
DOS CATÁLOGOS DE LITERATURA JUVENIL AO LEITOR EM CONTEXTO ESCOLAR. UM ESTUDO DA RECEPÇÃO DE DOM CASMURRO, DE MACHADO DE ASSIS, POR ALUNOS DE 8A SÉRIE DE UMA ESCOLA PÚBLICA PAULISTA
-
Dr. Jamesson Buarque de Souza
-
EDUCAÇÃO LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA E ETNOGRÁFICA DE PRÁTICAS DE LEITURA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE PERNAMBUCO
-
Educação a Distância (EAD) como Alternativa na Formação de Professores Mediadores de Leitura
-
EDUCAÇÃO LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO: Uma proposta para formação do leitor
-
Eliana Kefalás Oliveira
-
Eliane Bezerra da Silva
-
Ensino de literatura brasileira e violência
-
Ensino de literatura e pedagogia histórico-crítica: em busca do confronto com a prática na escola pública
-
Ensino de Literatura e Vestibular: que leitor espera a Universidade Estadual de Maringá e o que recebe?
-
Ensino de literatura em contexto escolar: formação inicial e prática docente
-
Ensino de literatura: diálogo entre best-seller e cânone na sala de aula
-
Ensino de poesia pela prática de escrita criativa
-
Entre o discurso oficial e a realidade da escola: a literatura no ensino médio de Apucarana/PR
-
Entre o oral e o escrito: o conto numa comunidade amazônica
-
Entre salinas e maledicências: uma leitura do romance Macau e sua aplicabilidade ao ensino de literatura
-
Entre versos e rimas: um estudo da recepção de poemas por pré-adolescentes
-
Escrever, ler, ensinar: cruzamentos entre escrita criativa e formação de professores de literatura
-
Fabiane Lazzaris
-
Faroeste caboclo: um estudo sobre a presença do herói marginal
-
Femininas Áfricas : narrativas de escritoras africanas contemporâneas e o ensino de literatura em língua francesa
-
Francine Bystronski Puchalski
-
Francisco Afrânio Câmara Pereira
-
Gabriela Hoffmann Lopes
-
Gabriela Rodella de Oliveira
-
Gustavo Ponciano Cunha de Oliveira
-
Hiudéa Tempesta Rodrigues Boberg
-
Identidade e Alteridade em Leituras de Guimarães Rosa e Mia Couto: sujeitos-leitores em fase escolar
-
Imagem: virtualidade que o olhar atualiza
-
Intertextualidade e expansão do repertório do leitor em formação
-
Invertendo os papéis - uma história de duas universidades: romance autoconsciente e polifonia
-
Josalba Ramalho Vieira
-
Josiele Kaminski Corso Ozelame
-
José Leite de Oliveira Junior
-
José Weslley Barbosa de Lima
-
José William Craveiro Torres
-
João Luis Pereira Ourique
-
João Vicente Pereira Neto
-
Juliana de Souza Topan
-
Leitura Compartilhada: Estratégias de Mediação no Letramento Literário
-
Leitura e escola, literatura e sociedade - vários problemas e uma proposta
-
LEITURA E MEDIAÇÃO: A LITERATURA INFANTIL NO CONTEXTO DA PEDAGOGIA
-
Ler sem doer - perspectivas para a leitura da literatura no ensino médio
-
Leticia da Silva Santos
-
Ligia Paula Couto
-
Lionira Maria Giacomuzzi Komosinski
-
LITERATURA E ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: UM OLHAR PARA OS CURRICULOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE TRÊS UNIVERSIDADES DO RIO GRANDE DO SUL
-
LITERATURA E LEITURA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
-
Literatura e políticas literárias: uma leitura crítica do Plano Nacional Biblioteca da Escola (PNBE)io
-
Literatura em anos iniciais e a BNCC
-
Literatura juvenil e literatura canônica brasileira : entretenimento e aprendizagem na jornada do leitor adolescente
-
Literatura: perspectivas e transformações
-
Livia Fernanda Morales
-
Lucila Santos Abreu
-
Lígia Regina Máximo Cavalari Menna
-
Lívia Ribeiro Bertges
-
Machado de Assis na imprensa do século XIX: Práticas, leituras e leitores.
-
Maria Andréia de Paula Silva
-
Maria Aparecida de Almeida Rego
-
Maria Aparecida Silva Ribeiro
-
Maria Elena Vilanova Lois Barreto
-
Maria Gabriella Flores Severo Fonseca
-
Maria José Angeli de Paula
-
Maria Veralice Barroso
-
Marly Amarilha
-
Marta Lúcia Nunes
-
Mestre Didi, a literatura afro-brasileira e o PIBID
-
Metaforas e conflitos : a leitura de poesia e a discussão em grupo na sala de aula de ingles como literatura estrangeira
-
Monteiro Lobato: ciranda de mulheres
-
Murilo Mendes e Salvador Dalí: o ensino da literatura através da pintura
-
Márcio Alessandro de Oliveira
-
Mônia Franciele de Souza Dourado
-
Nabil Araújo de Souza
-
Nelci Alves Coelho Silvestre
-
Nelson Rodrigues: da palavra à imagem.
-
Neuza Ceciliato de Carvalho
-
Nidia Heringer
-
O Auto da Compadecida e a sala de aula: texto, imagem e representação como proposta pedagógica
-
O corpo e a palavra : escrita, oralidade e performance no ensino de lingua portuguesa
-
O ensino da Literatura Brasileira nos Cursos de Letras
-
O ENSINO DA LITERATURA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CURSOS DE LETRAS.
-
O ensino de Literatura em livros brasileiros (entredécadas 1960-2010)
-
O Ensino de Literatura em uma Escola Pública de Angicos/RN: saberes necessários para as práticas de letramento literário no Ensino Médio.
-
O ensino de literatura para além da velha roupagem: entrevista com o professor Nabil Araújo
-
O ensino do texto poético : da aquisição de conhecimentos à prática de sala de aula
-
O LEITOR E A LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO NA PENITENCIÁRIA ESTADUAL DE MARINGÁ, PARANÁ
-
O narrador na obra juvenil de Moacyr Scliar
-
O papel do mediador nas Tertúlias Literárias: uma experiência de encantamento e transformação do leitor
-
O processo estético de reescritura das fábulas por Monteiro Lobato
-
O QUE QUEREM LER OS JOVENS NA ESCOLA? ESTUDO DE CASO SOBRE PREFERÊNCIAS DE LEITURA
-
O realismo mágico em Crônica de uma morte anunciada
-
O realismo pédagógico na narrativa juvenil brasileira: a confluência da Literatura de Massa com a Pedagogia.
-
O rádio em tempos de crise - o discurso radiofônico e as relações entre locutores e ouvintes
-
O uso do espaço comum para se manifestar:o grafite do hip-hop
-
Oralidade, leitura e escrita em práticas de interação social dos educandos da EJA: trabalhando com o gênero relato de memórias
-
Os ratos, de Dyonélio Machado: uma leitura alegórica
-
Para ler as letras e as telas: Literatura/Cinema e a formação do leitor
-
Patricia Kátia da Costa Pina
-
Paulo Fonseca Andrade
-
Paulo Ricardo Moura da Silva
-
Pela fresta por onde olha o intelectual latino-americano: os olhares de Ricardo Piglia e Silviano Santiago
-
PEÃO PRETO E POBRE NA CASA E8: O jogo teatral como estratégia de emancipação juvenil
-
Plínio Rogenes de França Dias
-
Poesia e letramento literário a partir da leitura de ?Passeio poético por Bagé?, de Ernesto Wayne
-
Poesia infantil brasileira contemporânea
-
Poesia infantil em hipertexto digital
-
PRINCESAS QUE DANÇAM:A RECEPÇÃO DE DIFERENTES NARRATIVAS DE UM CONTO DE FADAS
-
Priscila Célia Giacomassi
-
Prof. Dra. Telma Borges da Silva
-
Prof. Drª Nancy Rita Ferreira Vieira
-
Professores egressos da UFAC e a prática de letramento literário
-
Profª Drª Loredana Limoli
-
Projeto TeatroCafé: adaptações teatrais de William Shakespeare como incentivo à apreciação dos clássicos universais da literatura
-
PRÁTICAS DE LEITURA E BIBLIOTECA NO IMAGINÁRIO DE ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO EM GUARAPUAVA-PR
-
Que literatura no Ensino Médio? : dos documentos oficiais aos livros didáticos
-
Que poesia é essa: a recepção de poemas de Paulo Leminski por estudantes de Letras.
-
Raquel Mariane da Silveira
-
Reflexões sobre o ensino da literatura infantil
-
Rildo Jose Cosson Mota
-
Rita de Cássia Silva Dionísio Santos
-
Rodrigo Sant'anna Brucoli
-
Rogério Lobo Sáber
-
Rosana Meira Lima de Souza
-
Samuel Ronobo Soares
-
Saulo Lopes de Sousa
-
Sebastião Alves Teixeira Lopes
-
Semiótica e leitura: uma análise de Feliz Aniversário, de Clarice Lispector
-
Sheila Darcy Antonio Rodrigues
-
Sobre a construção de uma sociedade leitora:
-
Sobre a dimensão estética do conceito de leitura literária: perspectivas de uma Dialética Negativa.
-
Strip-Textualidade: Expressões Narcísicas nos Romances de Malcolm Bradbury e David Lodge
-
Stéphanie Soares Girão
-
SYLVIA ORTHOF E A RECUPERAÇÃO DOS CONTOS DE FADAS: O CÔMICO VAI À ESCOLA?
-
TEXTOS LITERÁRIOS E OS MÚLTIPLOS CÓDIGOS ESTÉTICOS NA FORMAÇÃO LEITORA
-
Thays Lima e Silva
-
Thaísa Cristofoleti de Vasconcelos
-
Uma viagem através da poesia: vivências em sala de aula
-
Valter Henrique de Castro Fritsch
-
Vera Lúcia Cardoso Medeiros
-
Virna Lucia Cunha de Farias
-
Érika Kelmer Mathias
-
ÍCARO