Decio Tatizana

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991). Durante a graduação obteve bolsas de iniciação científica da FAPERGS-RS e CNPq trabalhando em pesquisas na área de aprendizagem junto ao Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC) do Departamento de Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Continua o trabalho junto a esta instituição (LEC-UFRGS) até o presente momento.Durante este período, participou dos projetos de inclusão digital/social com bolsas de especialização e DTI-E do CNPq. Participou das primeiras experiências ligadas a informática educativa junto às escolas da rede pública e das formações de professores para trabalhar nos laboratórios de informáticas com os respectivos alunos, com a proposta de um trabalho voltado aos Projetos de Aprendizagem (PA). A partir de 1990 fez parte da equipe que trabalhou no primeiro projeto de EAD, o Projeto de Rede Telemáticas na Educação, com a utilização de um sistema de radioamador (rádio-pacote) com um funcionamento similar ao da internet. Com o advento da Internet, pode participar das primeiras formações utilizando Ambientes Virtuais de Aprendizagem. No Projeto EducaDi, foi possível trabalhar com escolas do interior de São Paulo (São Carlos), Ceará, Brasília e Novo Hamburgo (RS). No Projeto OEA, ministrou Oficinas à Distância para professores da América Latina. Em 2003 participou do Projeto ECSIC (Escola, Conectividade e Sociedade da Informação e do Conhecimento) junto às escolas municipais de Porto Alegre. Em 2007, participou do Projeto Experimental (Pré-Piloto) com suporte da OLPC na Escola Luciana de Abreu, onde todos os alunos e professores receberam um laptop para poderem trabalhar na escola e também levar para casa. A partir de 2010, iniciou o trabalho no Projeto Piloto UCA (Um Computador por Aluno) com a adesão de 300 escolas da rede pública do pais.
bachelor's at Psicologia from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991).

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Identidade
  •