Alexandre Vargas é educador musical, pesquisador e músico popular. Doutorando e Mestre em Música (Educação Musical) pelo Programa de Pós-Graduação em Música (PPG-Mus) da Escola de Música (Emus) da Universidade Federal da Bahia (Ufba) sob orientação da Prof. Dr. Flávia Candusso, instituição pela qual, também, é Licenciado em Música. Como educador musical, atua como professor substituto no Curso de Licenciatura em Música a Distância da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) em parceria com a Unidade Acadêmica de Educação a Distância (Unead) onde também atuou como Tutor Presencial. Também atuou no curso de Pedagogia da Uneb com Iniciação Musical como professor colaborador. Além disso, atuou na Associação Pracatum Ação Social - APAS no curso Processos Fonográficos de nível técnico; lecionou no Centro de Formação em Artes da Fundação Cultural do Estado da Bahia, ministrando aulas de UPB (Universo Percussivo Baiano), Prática de Conjunto, Guitarra e Guitarra Baiana. Ministrou aulas de Guitarra Baiana no Curso de Extensão da Escola de Música (EMUS) da Ufba. Realizou Tirocínio Docente, ministrando o componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso I no doutorado e Composição V no mestrado. Realizou o Estágio Docente Orientado com a Oficina de Samba-Reggae para os estudantes do Curso de Licenciatura em Música da Ufba. Realizou a Prática de Ensino com a "Oficina de Guitarra 5 em 1" (composição, literatura, apreciação, técnica, performance) baseado na oralidade no Curso de Extensão da Emus da Ufba durante a graduação. Como pesquisador, no doutorado, pesquisa sobre a linguagem musical anti-hegemônica dos mestre populares na práxis sonora do Samba-Reggae com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). No Mestrado, pesquisou sobre a guitarra baiana, instrumento musical tradicional da Bahia, sob a orientação do Prof. Dr. Jorge Sacramento e co-orientação do Prof. Dr. Joel Barbosa. Em suas pesquisas, estuda a pedagogia musical presente na cultura popular na perspectiva de valorizar e mostrar a influência afro-ameríndia e suas nuances representadas na música. Desta forma, pesquisa as relações das pessoas com a música, trazendo novos valores e epistemologias antes marginalizadas. Também, investiga diferentes musicalidades, suas filosofias, conceitos e conjunto de valores presentes nos movimentos culturais e sociais. Como músico, integra a banda da cantora baiana Daniela Mercury e atuou em shows com as bandas afro Olodum, Ilê Aiyê, Cortejo Afro e Dida, tocou no Festival de Montreaux, Gurtenfestival, Maiz Stage e Festival Jazz Lugano (Suíça); London Jazz Festival, The British Red Cross London Ball e Royal Festival Hall (Inglaterra); Istambul Jazz Festival (Turquia), Jazztel Music, Festival Fiesta e Umbria Jazz (Itália); Festival Couleur Café (Bélgica), Amsterdam Roots Festival (Holanda); Hollywood Bowl (EUA), Tanzbrunnen Jazz Festival e Tübingen Festival (na Alemanha); Imatra Big Band Festival (Finlândia); Festival Baía das Gatas (Cabo Verde - África); Rock in Rio 2001 (Brasil); Rock in Rio 2004 (Portugal). Tocou bandolim como solista na apresentação da obra Suíte Retratos de Radamés Gnattali, acompanhado da Orquestra sinfônica da Ufba. Participou de apresentações com Paulinho Boca (Novos Baianos), Escola de Samba Portela, Bateria da Unido da Tijuca, cantora de fado portuguesa Dulce Pontes, da espanhola Rosário Flores e do rapper italiano Jovanotti, Carnaval da Bahia. Também, gravou a coletânea Rock Conexão Bahia (Continental, 1989) com a banda Quíron, gravou álbum solo Alexandre Vargas - Cicoguita em (2008) e os álbuns: Feijão com Arroz e Elétrica (Sony Music, 1996), Balé Mulato (EMI Music Brasil, 2006), Ritmos do Brasil (2011) da cantora Daniela Mercury; Acústico em Trancoso (Universal Music) da cantora Ivete Sangalo. Produziu trilha sonora do filme Canta Maria, do cineasta Francisco Ramalho: Dança Maria, Alumeia e Cavaleiro do Coração.
graduation at Licenciatura em Música from Universidade Federal da Bahia (2010) and master's at Educação Musical from Universidade Federal da Bahia (2015). Has experience in Arts, acting on the following subjects: educação musical, diversidade, quilombo academia, quilombo and ensino aprendizagem de música.