Publicações no BrCris
 

Ruth Maria Rodrigues Garé

Pós-doutora em Educação (USF - 2016 a 2017) Doutora em Educação pela Universidade São Francisco (12/02/2015), fez estágio científico avançado(Doutorado Sanduíche) na Universidade do Minho em Portugal , Instituto de Educação, como bolsista CAPES, no período de abril à julho de 2014. Seu trabalho tem foco na área de Linguagem, Discurso e Práticas Educativas, com a pesquisa EDUCAÇÃO FORMAL X EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: DIFERENTES PRÁTICAS DE ENSINO E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES SURDAS, sob orientação da professora Dr. Márcia Aparecida Amador Máscia. É Mestre em Educação pela Universidade São Francisco (2004) . Possui curso de Aperfeiçoamento em AEE UFSM (2013) Pós-graduação em Design Instrucional EaD (UNIFEI). Pós-graduação especialização em LIBRAS com ênfase na docência para o ensino básico e superior com interpretação, Faculdade Jaguariuna - FAJ (2012). Especialização em Educação Empreendedora (2014) Especialização em Gestão Escolar (Universidade Castelo Branco- 2007. Possui graduação em Pedagogia (2013), Graduação com Licenciatura em Letras pela Universidade São Francisco - Itatiba (2001). Graduação na área de Comunicação Social Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo (1985). Curso de extensão Acadêmica em LIBRAS (Língua de Sinais Brasileira) da Universidade São Francisco e também pela Rede do Saber. Concluiu 3 períodos como graduanda no curso de Fonoaudiologia da PUC-Campinas. Foi docente da PUC-Campinas até 30/06/2022 alocada no Centro de Linguagem e Comunicação, manteve projeto na área da Educação, junto à interpretes e alunos surdos da Escola Estadual Prof. João Lourenço Rodrigues, coordenando um grupo de alunos voluntários e um aluno bolsista extensionista. até janeiro de 2020. Também foi docente nos cursos de LETRAS, PEDAGOGIA e outras licenciaturas da Pontifícia Universidade Católica - PUC-Campinas, onde ministrou aulas de LIBRAS. Também atuou no Centro de Linguagem e Comunicação representando o curso de Letras como IAG - Integrador Acadêmico de Graduação até fevereiro de 2018. Na Universidade São Francisco onde atuou até agosto de 2017, por 6 anos e seis meses, integrou o Núcleo de Atendimento Psicopedagógico e Apoio aos estudantes com necessidades educacionais - NAP na Universidade São Francisco, estruturando e coordenando ações em torno do atendimento de alunos, professores e funcionários da instituição, sendo também docente em cursos diversos, na mesma instituição, com diversas disciplinas, especialmente a Libras. Ministrou aulas em cursos de especialização em diversas cidades, abordando as questões relativas à inclusão e ao ensino do Português ao Surdo. Implantou em 2013 projeto de Educação Inclusiva na rede municipal de Jarinu. Trabalhou como docente também no curso de pós-graduação em Libras da Faculdade de Jaguariúna de 2011 a 2017. Participou como parecerista do PNLD 2008(Plano Nacional do Livro Didático) na equipe de Língua Portuguesa. Atuou como tutora no projeto de inclusão digital para servidores públicos do Estado de SP, IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) em parceria com o Instituto Vanzolini e a Casa Civil. Experiência em Tutoria em cursos semi-presenciais de pós graduação. Professora de Língua Portuguesa titular de cargo efetivo na rede estadual de 1999 a 2011 Experiência em direção e coordenação de escolas públicas municipais e estaduais. Realiza um trabalho voluntário de alfabetização em LIBRAS e Língua Portuguesa de alunos surdos. Em 2010, trabalhou como diretora do CECIS Centro Educacional da Cultura e Inclusão do Surdo, Clube do Surdo de Jundiaí, na cidade de Jundiaí, local este, em que seu contato com os surdos foi muito enriquecedor para sua carreira profissional e acadêmica. Ofereceu em 2021/2022 curso básico de Libras gratuito via ZOOM a pessoas interessadas em caráter voluntário. Também contribui como professora bilíngue ministrando via ZOOM aulas de Português para alunos surdos de escolas públicas.
graduate at Publicidade e Propaganda from Universidade Metodista de São Paulo (1985), graduate at Letras from Universidade São Francisco - Itatiba (2001) and master's at Education from Universidade São Francisco (2004). Has experience in Language, focusing on Portuguese Language, acting on the following subjects: avaliação, administração, estresse do professor, gestão and organização.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •