Professora Associada (Livre-Docente) junto ao Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), onde desenvolve atividades ligadas à formação (cursos de Licenciatura), bem como ao Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado).
Doutora em Educação (2010) pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde também concluiu os cursos de Mestrado em Educação (2004) e graduação em Pedagogia (1998). Realizou o Pós-doutoramento em Psicologia na Universidade São Francisco - USF (2013) e em Ciências da Educação pela Universidade do Minho - UMinho (Portugal, 2022). É membro de três redes internacionais, são elas:Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação - ADIPSIEDUC (Universidade do Minho, Braga, Portugal), Asociación Científica Internacional Psicopedagogía ? ASOCIP (Universidad de la Coruña, Espanha) e REDU - Red de Docencia Universitaria (Universidad de Burgos, Espanha). Também participa da Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf), da Alfabetização em Rede (AlfaRede) e como pesquisadora no grupo de pesquisa Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional - IMPA, da Universidade Estadual do Ceará. Foi coordenadora do curso de Pedagogia (Gestão 2018 - 2022). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações, Aprendizagem, Leitura e Escrita - GEPRALE, credenciado junto ao CNPq desde 2017. Atuou como professora do Ensino Fundamental e EJA na rede pública municipal e participou de projetos da Secretaria da Educação do Município de Valinhos onde atuou atendendo principalmente crianças não alfabetizadas e com dificuldades na leitura e escrita. Tem experiência na área de Educação e Psicologia Educacional, atuando principalmente com os seguintes temas: alfabetização / leitura e escrita, cognição, desempenho e afetividade, ensino superior e representações sociais com ênfase nos processos de Ensino e Aprendizagem na sala de aula.
graduation at Pedagogia from Universidade Estadual de Campinas (1998), master's at Educação from Universidade Estadual de Campinas (2004) and doctorate at Educação from Universidade Estadual de Campinas (2010). Has experience in Education, focusing on Education, acting on the following subjects: dificuldades de aprendizagem, aprendizagem, psicopedagogia, representação social and educação.