Possui graduação em Biologia pela Universidade Iguaçú (UNIG-RJ) e Universidade Estaudal de Goiás (UEG), especialização Lato Sensu em Biologia Geral pela Universidade Federal de Lavras (UFLA-MG), mestrado em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (UFLA-MG), doutorado em Biologia Molecular (Enzimologia) pela Universidade de Brasilia (UnB-DF) com parte do trabalho executado na Purdue University (Indiana, EUA).
Foi professor de Biologia (Ensino Médio) pela Secretaria de Educação do Distrito Federal. Foi professor adjunto de Enzimologia e Microbiologia Industrial na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é pesquisador da Embrapa Agroenergia (Brasilia-DF), no Laboratório de Processos Bioquímicos (LPB), na área de Processos Fermentativos e Enzimáticos.
Tem experiência na área de Microbiologia, Enzimologia, Purificação de Proteinas, Biotecnologia enzimática para produção de bioetanol de segunda geração ou lignocelulósico, como também na bioprospecção de fungos filamentosos com potencial biotecnológico. Na área de bioquímica e enzimologia, destaca-se a purificação e caracterização de enzimas hidrolíticas oriundas de microrganismos degradadores de parede celular, como celulases e hemicelulases. Está executando projetos que tem como objetivo a obtenção de enzimas desconstrutoras da parede celular vegetal por fungos filamentosos (holocelulases), utilizando biomassas lignocelulósicas como fonte de carbono, como também obtenção de celulases de algas geneticamente modificadas. Também participa de projeto que utiliza biomassas algais para extração de biomoléculas de interesse industrial, e, projeto que faz uso de fungos de podridão branca (white-rot fungi) como agente de tratamento (biológico - enzimas oxi-redutases) de biomassas oriundas do processo de extração de óleos para biodiesel.