Concluiu Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ em 1993. Durante a graduação, participou do Projeto Rondon em Parintis (AM), no qual desenvolveu pesquisa de etnobotânica entre comunidades indígena e elaborou programas de rádio sobre ervas medicinais. Concluiu licenciatura pela UCAM em 2007. Concluiu Mestrado em Educação pela PUC-Rio em 1999, sob orientação da Profª. Sônia Kramer. Sua dissertação, uma etnografia sobre as práticas de leitura e escrita no mundo dos jogos de representação (Role Playing Games) foi publicada pela Devir editora. Concluiu Doutorado em Ciências Humanas pela PUC-Rio em 2004, sob orientação da antropóloga Tania Dauster. Na banca avaliadora, contou com a participação dos professores Gilberto Velho (Museu Nacional), Leandro Konder (PUC-Rio), Marisa Lajolo (UNICAMP) e Maria Luiza Oswald (UERJ). Possui três Pós-doutorados: em História da Cultura Escrita pela Universidad de Alcalá (2010), sob a orientação do Prof. Antonio Castillo Gómez, em Antropologia das Emoções pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2011), sob a orientação da Profª. Maria Cláudia Coelho e, em Sociologia e Antropologia pela Universidad Complutense de Madrid (2018-2020), sob a orientação da Profª. María Isabel Jociles. Atualmente está cursando Doutorado em Sociologia e Antropologia pela Universidad Complutense de Madrid (2018), também sob a orientação da Profª. María Isabel Jocile do Departamento de Psicologia Social. É professora Associada III da Universidade Federal Fluminense (Instituto de Educação de Angra dos Reis) onde trabalha desde 2009. Desde 2006 ministra as disciplinas de Política e Organização da Educação Brasileira, Alfabetização, Etnografia e Pesquisa em Educação e Antropologia da Educação em cursos de Pedagogia. Foi Coordenadora do Curso de Pedagogia do IEAR-UFF (2013-2015). Orientou diversos TCC desde uma perspectiva antropológica voltados a problemas da educação brasileira, em especial relacionados à cultura escrita. É sócia da Asociación de Antropólogos Iberoamericanos en Red (AIBR) e da Asociación de Antropología de Castilla y León (AACyL). Líder do grupo de investigação "Antropologia da Cultura Escrita", em colaboração com José Ignacio Monteagudo Robledo (UNED-Zamora), desenvolve etnografias com foco nas políticas públicas de formação de professores, alfabetização, leitura e escrita. Seus trabalhos estão disponíveis em: https://uff.academia.edu/AndréaPavão. ORCID: HTTPS://ORCID.ORG/0000-0001-9121-7886
graduate at Ciências Biológicas from Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993), master's at Education from Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999) and ph.d. at Education from Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004). Has experience in Education, acting on the following subjects: formação de leitores e escritores, camadas populares, comunidades de leitores, universidade and habitus.