Antropologia da Educação
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
"Entre fracos e feridos" : um estudo sobre os significados do percurso de estudantes atendidos pela política de assistência estudantil na UNIFESP
-
"J'ai perdu un mari mais j'ai gagné un diplôme": ethnographie d'une école pour Jeunes et d'Adultes de la favela de Manguinhos, à Rio de Janeiro
-
"Música, Educação e Industria Cultural: o loteamento do espaço sonoro no espaço escolar"
-
"A luta também é com a caneta": usos e sentidos da universidade para estudantes indígenas
-
"Mamãe é a melhor professora!": uma etnografia junto a três famílias que educam suas crianças fora da escola
-
(Re)tomando a escola: reflexões sobre educação escolar indígena entre os Pataxó Hãhãhãe
-
?A letra é a mesma, mas a cultura é diferente?: a escola dos Tupinambá de Olivença
-
?Autonomia / Autogestão / É nóis por nóis / Defendendo a educação?: Práticas políticas, gênero e sexualidade no movimento estudantil secundarista
-
?COM CIÊNCIA NEGRA??SABERES, PRÁTICAS E FILOSOFIAS AFRICANAS E AFRODESCENDENTESREFLEXÕES SOBRE A AUTOESTIMA DE ADOLESCENTES NEGROS E NEGRASNO ÂMBITO DO PROJETO AFROCIENTISTAS
-
?PAREM AS MÁQUINAS! AGORA É O SPAECE?: UMA ETNOGRAFIA ENTRE A GESTÃO E O ENSINO NO CONTEXTO DE AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR DO CEARÁ
-
?Sou guerreira, sou valente, do Primeiro Regimento, enfermeira e combatente?: Narrativas sobre a Cabo Toco em Cachoeira do Sul?
-
[Re]visitando a antropologia e a educação de meados do século 20: o Projeto Columbia de Anísio Teixeira a Josildeth Gomes Consorte
-
A ambientalização das práticas educativas na Igrejade Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
-
A construção pública da denúncia de estudantes contra professores na FACED/UFC: Assédio?
-
A Educação Indígena entre os Wassu-Cocal: algumas pistas sobre a concepção da educação escolar a partir de seus professores
-
A Escola Foi Tomada!: Educação e resistência em Conceição das Crioulas
-
A escola que educa as famílias: percepções e ações sobre a educação em um Espaço de Desenvolvimento Infantil
-
A experiência escolar nas narrativas de identidade étnico-racial: estudo retrospectivo de uma professora negra do município de Juiz de Fora, MG
-
A garantia do seguimento indígena: ciência ritual, rede proká e revitalização linguística no Submédio São Francisco
-
A gestão de saúde e informação na implementação do Programa Bolsa Alimentação do município de São José dos Campos
-
A relação dos alunos do ensino médio com os saberes sociológicos: o caso do colégio de aplicação da UFRJ
-
A trajetória dos quadros guineenses formados e em formação no Brasil, na visão desses estudantes e profissionais de 3º grau
-
A UMBANDA EM FORTALEZA: Análise dos significados presentes nos pontos cantados e riscados nos rituais religiosos
-
A UPP e os processos educativos na favela do Chapéu Mangueira/RJ
-
Adilásio Pedro Pereira Cruz Neto
-
Alef de Oliveira Lima
-
Amanda Rodrigues Marqui
-
Amurabi Pereira de Oliveira
-
Ana Cláudia Gomes de Souza
-
Ana Paula Poli
-
Andréa Cristina Pavão Bayma
-
Antonio Donizeti Fernandes
-
Antonio Joamir Brito do Nascimento
-
Antropologia da Educação Superior, Políticas Educacionais e Escola
-
Antropologia e Educação: Uma etnografia da participação de alunos indígenas nas escolas públicas da cidade de Dourados
-
Antônio José Morais de Lima
-
Apontamentos sobre a cultura e a Educação Quilombola no Quilombo São José da Serra em Valença ? RJ
-
Aprender na prática
-
ARTESÃOS DA PELE: APRENDENDO A SER TATUADOR
-
AS CIÊNCIAS SOCIAIS E O DESAFIO DA ANTROPOLOGIA NA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
-
aumeri carlos bampi
-
Avaliação da aprendizagem em contexto de avalições externas na cidade do Rio de Janeiro: um estudo sobre as provas bimestrais
-
Ações dos gestores escolares no processo de matrícula em uma escola municipal do Rio de Janeiro
-
Beatriz Demboski Burigo
-
Borboletas amarelas: a presença dos alunos Xakriabá no IFGoiano - Campus Urutaí
-
Breno Augusto Garcia Sales
-
Burocracia e ações discricionárias na implementação de uma política intersetorial: as creches e centros de atendimento à infância caxiense - CCAICs
-
Camila Boldrin Beltrame
-
Carla Tatiani Kossman Fassbinder
-
Christiane Aparecida Tragante
-
Comissiologia num castelo da educação escolar indígena
-
Conceptions and assessment practices in Rio de Janeiro municipal schools
-
Configurações e processos de estigmatização em escolas públicas em Duque de Caxias
-
Conhecimento e valorização das culturas indígenas na Educação Básica a partir da pesquisa-ação no ensino de História: uma experiência do PIBID interdisciplinar
-
Consciência crítica na escola: as Ciências Sociais na construção da identidade moderna
-
Construindo pontes: o ingresso de estudantes indígenas na UFSCar. Uma discussão sobre ?cultura? e ?conhecimento tradicional?
-
Cosmopolíticas interculturais: dispositivos indígenas de tradução e conhecimento do Baixo Amazonas ao Submédio São Francisco
-
Cotidiano, ensino e aprendizagem de alunos quilombolas do Arrojado - Portalegre/RN,
-
Criança, televisão e recepção crítica: um olhar educomunicacional.
-
Crianças Iny: Entre o kube e a Escola
-
Criação de sujeitos e identidades em uma escola de teatro: um estudo antropológico.
-
Cultura: gênese e desenvolvimento de um conceito em disputa
-
Da casa à escola: o ir e vir dos estudantes Karajá em Fontoura entre os anos de 1990 a 2011, Ilha do Bananal (TO)
-
Da rede às ruas: um estudo sobre o impacto da internet e suas ferramentas na contemporaneidade
-
Daniel Machado da Conceição
-
Denis Domeneghetti Badia
-
Denize Genuína da Silva Adrião
-
Desnaturalizando a barbárie: o ensino dos conceitos de biopoder e necropoder na educação básica
-
Diferença étnico-racial e docência: práticas pedagógicas e políticas de formação de professores
-
Discípulos de Emaús na Terra Prometida: etnografia da vida haitiana em Cuiabá.
-
Diversidade e pluralidade no pensamento educacional contemporâneo
-
Do tempo dos antigos ao tempo de hoje: o caícara de Cambury entre a terra e o mar (orientadora)
-
Docência Compartilhada na Formação Inicial de Professores de Matemática: Identidade e Alteridade
-
Dra. Sueli Teresinha de Abreu Bernardes
-
Edilma do Nascimento Jacinto Monteiro
-
Editorial - O pensamento educacional em termos de pandemia de Covid-19
-
Edson Bertin Dorneles
-
Educación e Identidad en el contexto de la Globalización ? La Educación indígena bororo frente a los retos de la interculturalidad
-
Educação e diversidade etnico-cultural : a inserção de crianças negras brasileiras e de crianças angolanas no espaço da escola, Hortolandia - SP
-
Educação Fática e Pedagogia do Imaginal: aspectos da hermenêutica de Henry Corbin
-
Educação inclusiva: o papel do professor formador nas licenciaturas
-
Elas são pretas: cotidiano de alunas negras na UNICAMP
-
Eles não tem nada na cabeça... : jovens do sertão mineiro entre a tradição e a mudança
-
Eliana Amábile Dancini
-
Eliana de Barros Monteiro
-
Elizandra Iop
-
Em busca da Universidade Popular: reflexões sobre um bom encontro possível entre a pesquisa antropológica, a educação popular e a agroecologia
-
Entre a medicina e a branquitude : as políticas de ações afirmativas em um ambiente de formação médica em Belo Horizonte
-
Entre o bairro e a escola: cotidiano de meninas negras numa cidade da Região Metropolçitana do Recife
-
Entre o Manuscrito e o Digital: Transformações nas Práticas Leitoras e Escritoras de Professores Universitários na Contemporaneidade
-
Escola de Japoneses: Educacao e Etinicidade Em Mato Grosso do Sul
-
ESCOLA E CONSCIÊNCIA CRÍTICA:
-
Escolarização e projetos de vida de jovens estudantes de camadas populares no Rio de Janeiro
-
Escolha e acesso às escolas municipais do Rio de Janeiro: um exercício de navegação social
-
Estigma e configurações das desigualdades educacionais em uma escola no Rio de Janeiro
-
ESTIGMA E CONSTRUÇÃO SOCIAL DE ALUNOS-PROBLEMAS: Dilemas e perspectivas da Orientação Educacional
-
Estigmas religiosos em espaços escolares: dilemas para a escola republicana no Rio de Janeiro
-
Estratégias didático-pedagógicas no ensino on-line de antropologia em contexto pandêmico
-
Estudos Urbanos e Culturais
-
Etnografia da gestão da educação escolar indígena em Altamira, Pará
-
Etnografia de um direito: o estabelecimento de uma política de acesso de quilombolas à Universidade Federal de Santa Catarina
-
Etnografia de uma Escola Xikrin
-
ETNOGRAFIA DE UMA LEI: O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA
-
Etnografia e tempo nos estudos educacionais
-
Etnografias em contextos pedagógicos: alteridades em jogo
-
Etnografias em contextos pedagógicos: alteridades, agências e insurgências
-
Etnografias em contextos pedagógicos: formar docentes, ensinar antropologia, rever epistemologias
-
Eva Lenita Scheliga
-
Expectativas, interações e a (re)construção da Identidade Profissional Docente em um contexto de docência compartilhada em Matemática
-
Fabiano Cunha dos Santos
-
Fabio Costa Julião
-
Famílias negras do baixo Jequitinhonha
-
Felipe Boin Boutin
-
Fernanda Rodrigues Machado Farias
-
Fernanda Ströher Barbosa
-
Fernanda Telles Márques
-
Flávia Cristina de Mello
-
Flávia Maria Silva Rieth
-
George Arruda de Albuquerque
-
Gestão de ambulatório público : organização direcionada para o bom atendimento
-
Gilmar Matta da Silva
-
Giselle Carino Lage
-
GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA: ENTRE PROGRAMAS EDUCACIONAIS E CONVICÇÕES RELIGIOSAS
-
Gênero e diversidade sexual na escola: um estudo a partir do cotidiano de uma comunidade escolar do município de Patrocínio (MG)
-
Helciane de Fátima Abreu Araujo
-
Higiene, Autoridad y Escuela. Madres, Maestras y Médicos: un estudio acerca del deterioro del Estado en Rio Negro
-
Humanidade e animalidade: os zoológicos como espaços educativos
-
Icléia Rodrigues de Lima e Gomes
-
Identidades musicais no Curso de Licenciatura em música da Universidade do Estado do Pará: uma composição em acordes dissonantes.
-
Imaginário e Ação Cultural: as contribuições de Gilbert Durand e da Escola de Grenoble
-
Inclusão, discriminação e racismo : um estudo sobre alunas cotistas afrodescendentes na UFABC
-
Infância e Trajetória Escolar: Construção dos Sujeitos de Classes Trabalhadoras Urbanas na Relação com o Conhecimento Letrado
-
INTERAÇÕES ENTRE UM PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA E UM PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR EM UMA EXPERIÊNCIA DE DOCÊNCIA COMPARTILHADA EM MATEMÁTICA
-
Interações pedagógicas na educação infantil
-
Introduction: -New- theory, -post- North-South representations, praxis
-
Ivan Dutra Belo
-
Izabel Gobbi
-
Jacques Henri Maurice Gauthier
-
Jefferson Alves Teixeira
-
Jeroky e Jerojy: por uma antropologia da música entre os Mbyá-Guarani do Morro dos Cavalos
-
José Roberto Sobral Correia
-
Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires
-
Jovens da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio em Guanambi/Bahia: experiências escolares e projetos de vida
-
Juliana Jodas
-
Juliane Bazzo
-
Juventude, Pré-Vestibular popular e Universidade
-
JUVENTUDES, VIDAS E TRAJETÓRIAS: Análise reflexiva acerca da Apropriação feita pelo Jovem das atividades Socioeducativas e Socioculturais dos CEUs e os impactos potenciais em sua trajetória de vida.
-
Júlia Figueredo Benzaquen
-
KUNUMI RUKARA: UMA ETNOGRAFIA DOS TERREIROS DE CRIANÇA ASURINÍ
-
Leticia de Luna Freire
-
Lucas Antunes Furtado
-
Luis Donisete Benzi Grupioni
-
Luis Paulo Cruz Borges
-
Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros
-
Luís Antonio Groppo
-
Maiara Damasceno da Silva Santana
-
Maria Cecília Sanchez Teixeira
-
Maria da Glória Feitosa Freitas
-
Maria de Lourdes Sá Earp de Mello e Silva
-
Maria Zelia Maia de Souza
-
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva
-
Marisa Santana da Encarnação
-
Matemática científica e escolar: saberes, crenças e concepções de professores na construção coletiva de um livro didático
-
MENINAS E MENINOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA AQUARELA DE POSSIBILIDADES.
-
MUITOS MUNDOS, MUITAS EDUCAÇÕES: educação popular, descolonização epistêmica e outras questões contemporâneas
-
MULTIPLICAR ESCOLAS E ESTAR NA CULTURA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A ESCOLA DOS TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA/BA
-
Mylene Mizrahi
-
Naiara Siqueira Silva
-
Nem sucesso, nem fracasso: Uma abordagem etnográfica de uma escola
-
O Conselho Municipal de Educação de São Luis/MA: composição, percepções e ações práticas na gestão municipal.
-
O ENSINO DE ÁLGEBRA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA MÚSICA E DOS SOFTWARES
-
O ideário alternativo da Escola Sarapiquá: rupturas e continuidades
-
O problema da introdução das línguas nacionais no sistema educacional formal do Benin: forças e restrições
-
O processo de integração social de crianças e adolescentes indígenas Warao na escola pública em Mossoró-RN
-
O trabalho dos Agentes de Acompanhamento da Gestão Escolar (AAGE`s) no cotidiano das escolas estaduais em Dique de Caxias.
-
Olhar longe, porque o futuro é longe - cultura, escola e professores indígenas no Brasil
-
Os métodos mistos na análise sociológica da educação e a relativização das fronteiras entre micro e macro
-
PARTICIPAÇÃO NO ENEM: DESIGUALDADES NO CONTEXTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO RIO DE JANEIRO
-
Patricia Guerrero
-
Política de cotas e as mudanças no perfil de candidaturas no Enem: o caso do Rio de Janeiro'
-
Por entre o silenciamento e o protagonismo: um olhar sobre os estudantes Tikuna da escola diferenciada Wotchimaücü em Manaus
-
Presença e experiência da mulher negra professora em Araraquara-SP.
-
PRISCILA BRITO DE FARIAS
-
Profa. Dra. Suely Dulce de Castilho
-
Professora, mas isso é arte?
-
Profª Drª Clarice Cohn
-
Projeto, campo de possibilidades e redes na formação futebolística dos jovens atletas e suas famílias no Brasil
-
Ranna Iara de Pinho Chaves Almeida
-
Relações entre infância, escola e religião : etnografia dos Baniwa do médio Içana
-
Remi Fernand LAVERGNE
-
Renata Colbeich da Silva
-
Ressurgimento de manifestações culturais locais e seus processos educativos: reação à homogeneização imposta pelo processo de globalização?
-
Ricardo da Silva Rodrigues
-
Ricardo Nei de Araújo
-
Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato
-
Se essa rua, se essa rua fosse minha. Estudo sobre a submissão, resistência transgressão de crianças brincando nas ruas de Barão Geraldoil (Orientadora)
-
Significados e expectativas sobre docência compartilhada entre licenciandos em matemática
-
Sobre o prefixo Trans: Etnografia, Transgeneridade e Educação em Coletivos políticos e Programas de Extensão
-
Socioeducaçao/Escolarização no DEGASE: analise sobre a disciplinarização dos adolescentes em cumprimento de medidas sócio-educativas no Estado do Rio de Janeiro
-
Soraya Farias Aquino
-
Subjetivação e Educação Indígena
-
Sócio-antropologia do cotidiano e educação: repensando aspectos da gestão escolar
-
Sônia Maria dos Santos Menezes
-
Talita De Oliveira Costa Silva
-
Temas geradores na educação escolar quilombola: um relato de experiência na formação continuada de professores no Quilombo de Umarizal, Baixo-Tocantins
-
TEMPO, REDES E RELAÇÕES: UMA ETNOGRAFIA SOBRE INFÂNCIA E EDUCAÇÃO ENTRE OS CALON
-
Território e Políticas Públicas para a Educação Básica: um estudo de caso
-
The Peoples? Web and the university: agroecology, insurgent traditional knowledge and epistemic decolonization
-
Timorenses na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab): Encontros e desencontros de uma experiência
-
Tornar-se aluno indígena
-
Trajetórias escolares no município do Rio de Janeiro: estratégias familiares de escolarização
-
Trajetórias estudantis na rede estadual do Rio de Janeiro: acesso e permanência no ensino médio noturno
-
Transformações societárias, os aparatos públicos e os bolsões de pobreza : circunscrevendo as políticas públicas habitacionais no Vale do Paraíba, SP
-
Tânia Regina Eduardo Domingos
-
Uma Etnografia da Escola Indígena Fen´Nó à luz da Noção de Corpo e das Experiências das Crianças Kaingang e Guarani
-
Vera Lucia de Oliveira
-
Wilson Rafael Schimila
-
Zelinda dos Santos Barros
-
África e seus legados: entrecruzando Brasil e Angola nos caminhos do ensino superior
-
Água, mel e caça não podem acabar: a cosmologia do povo Indígena Awá-Guajá e a ameaça do céu cair sobre nossas cabeças
-
É muito triste isso, cara, ver uma criança não entrar por causa de 100g!
-
“FORMAS DE APRENDER EM UM MUNDO MAIS QUE HUMANO – EMARANHADOS DE PESSOAS, COISAS E INSTITUIÇÕES NA AMBIENTALIZAÇÃO DO CONTEXTO ESCOLAR”
... mais