Giselle Molon Cecchini
Atriz e pesquisadora. Professora Adjunta do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Doutora em Teoria da Literatura pelo programa de Pós-Graduação em Letras, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tese intitulada: "Palavra encena ato em canto; palavra em cena, ato encanto: uma leitura da poética da Cia. Teatro Balagan em Prometheus - a tragédia do fogo". Mestre em Teoria da Literatura, pelo PPGL, PUCRS (2009). Dissertação intitulada: "Lucrécia Borgia: um drama no oceano de Victor Hugo". Especialista em Teoria do Teatro Contemporâneo, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002): "Meyerhold e a formação de um novo ator". Possui Graduação em Artes Cênicas, Bacharelado em Interpretação Teatral pela UFRGS (1994). Foi professora do Departamento de Artes Cênicas - Instituto de Artes, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2000-2001, 2004-2005). Como atriz, atuou em espetáculos como: "A fonte", direção e adaptação de Luiz Arthur Nunes; "Escurial", de Michel de Guelderode, direção de Maria Thaís Lima Santos; "Um homem é um homem", de Bertold Brecht, direção de Irene Britzke; "Uma professora muito maluquinha", de Ziraldo, direção de Adriane Mottola; "As núpcias de Teodora" e "A ronda do lobo", de Ivo Bender, direção de Décio Antunes; entre outras. Adaptou, atuou e dirigiu e o espetáculo "Pantagruel" (1993/94) - resultado do projeto ?A Bufonaria no Realismo Grotesco de Rabelais"; atuou e fez assistência de direção de Roberto Oliveira em "O Barão das árvores", de Ítalo Calvino (1998); dirigiu o espetáculo Danke (2004/2005/2012). É coordenadora do Projeto de Extensão Núcleo de Teatro UFPEL, compreendendo ação de Ensino Núcleo de estudo do trabalho do ator/atriz e ação de Pesquisa Núcleo de treinamento e processos de criação teatral. Faz parte do Grupo de Pesquisa OMEGA - Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte.
bachelor's at Artes Cênicas from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) and master's at Language from Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009). Has experience in Arts, focusing on Theatral Interpretation, acting on the following subjects: estéticas realistas, naturalista e simbolista, formação de atores do deposito de teatro, meyerhold, stanislavski and mansão de artes.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Afiliação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos