Possui graduação em Letras, mestrado e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estágio sanduíche em Didática de Língua Materna no LIDILEM (Laboratoire de Linguistique et Didactique des Langues Etrangères et Maternelle) de lUniversité Stendhal Grenoble 3, na França, e pós-doutorado em Educação pela Fundação Carlos Chagas. Tem experiência docente em cursos de Pedagogia e Letras, nas áreas de Linguística Aplicada, Alfabetização, Ensino de Língua Portuguesa, Didática da Língua Materna. Também tem experiência em Educação a Distância, como tutora e autora de material didático, como também na Educação de Jovens e Adultos. É professora no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Atualmente também é coordenadora do Programa . É editora da Revista de Estudos Aplicados em Educação. Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: formação de professores da Educação Básica, inovação no ensino, didática de línguas, alfabetização, letramento e multiletramentos, desenho universal para aprendizagem. Faz parte da Rede de estudos e pesquisas sobre o desenvolvimento profissional docente (REDEP). É líder do Grupo de Pesquisa FORPREPE (Formação de Profissionais da Educação e Práticas Educativas).
graduation at Letras from Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Penápolis (1983), master's at Linguistics from Universidade Estadual de Campinas (1999) and doctorate at Linguistics from Universidade Estadual de Campinas (2006). Has experience in Linguistics, acting on the following subjects: proposta curricular; concepções de gramática e de, ensino de língua portuguesa, gramática, formação d, ensino de gramática; formação de professores, operações didático-discursivas; transposição didát and interação em sala de aula de língua, ensino de aná.