publicações selecionadas Scientific Premises and Social Proposals in B. F. Skinner Between 1953 and 1960 O estudo da linguagem pela psicologia: a contribuição de uma aproximação entre B.F.Skinner e M.M. Bakhtin O estudo da linguagem pela Psicologia: a contribuição de uma aproximação entre B. F. Skinner e M. M. Baktin Uma análise das dificuldades de compreensão de textos entre estudantes universitários
theses/dissertations advising Correspondência Verbal: a relação entre o comportamento verbal e no verbal de professores em sala de aula Uma análise do conceito de comportamento governado por regra na obra de B. F. Skinner Uma análise da Política Educacional Nacional segundo as propostas de Skinner Tendências de publicação em 22 anos de Journal of Applied Behavior Analysis: uma atualização de Northup, Vollmer e Serrett (1993). Análogos experimentais de metacontingências com ordenação do responder dos participantes Uma análise da política nacional de educação segundo as propostas de Skinner. Skinner e o estudo do comportamento verbal pós 1957: alterações, complementos, reiterações e exclusões Comportamento governado por regras e responder relacional: uma análise experimental Possibilidades e limites para diversidade de interações sobre política partidária em blogs Uma investigação experimental da possível aversividade do S- em uma discriminação com ratos Histórias de aprendizagem e sensibilidade à mudança nas contingências: efeito de instruções mínima, geral e específica Correspondência entre os comportamentos verbal e não verbal de psicólogos clínicos: exame do efeito de algumas variáveis antecedentes - estímulos verbais para o próprio relato - sobre o relato de comportamentos passados Efeitos de erros sobre o estabelecimento de relações condicionais e sobre a formação de classes de estímulos equivalentes Discriminação de expressões faciais por crianças: um treino de discriminação condicional A utilização da teoria da demanda do consumidor pela Análise do Comportamento Correspondência entre o fazer e o dizer de psicólogos clínicos: exame do efeito de algumas variáveis antecedentes ? estímulos verbais para o próprio relato ? sobre o relato de comportamentos passados Contribuições da análise do comportamento para a Educação a Distância: uma análise de publicações UMA ANÁLISE HISTÓRICA DO CONCEITO DE COMPORTAMENTO GOVERNADO POR REGRA NA OBRA DE B. F. SKINNER Influência de diferentes mecanismos de aprendizagem social em uma tarefa de construção: um estudo de evolução cultural cumulativa em laboratório Efeito da variação do feedback e da possibilidade de repetição de itens incorretos no desempenho em uma instrução programada A produção sobre controle aversivo no Brasil com base em publicações Tecnologia do Ensino aplicada à educação a distância: uma avaliação Sistema Personalizado de Ensino (PSI) e educação a distância: Uma proposta de aplicação Correspondência verbal: a relação entre os comportamentos verbal e não verbal de professores em sala de aula A NOÇÃO DE DISCRIMINAÇÃO NA OBRA DE B. F. SKINNER: UMA ANÁLISE DE 1930 A 1937 Contribuições da análise do comportamento para o estudo da drogadição no Brasil Análise de interações verbais em um blog jornalístico: possíveis relações de controle entre jornalista e leitores e leitores entre si Como crianças relatam seu desempenho acadêmico? Estudo de correspondência fazer-dizer em situação escolar CARACTERIZAÇÃO DO ENSINO EM AMBIENTES ESCOLARES NO ENSINO REGULAR: UMA REVISÃO DE PUBLICAÇÕES SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO O controle instrucional segundo analistas do comportamento: convergências, divergências e estado atual do debate Pressupostos científicos e propostas sociais em B. F. Skinner entre 1953 e 1960: uma continuação de Andery (1990) ´Treinamento de Professores a aplicar metodologia da Análise Funcional de um comportamento problema em sala de aula Tendências de publicação em 22 anos de Journal of Applied Behavior Analysis:uma atualização de Northup, Vollmer e Serrett (1993) CAPACITAÇÃO DE ENFERMEIROS PARA O MONITORAMENTO DE PACIENTES COM DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS A relação entre o comportamento verbal e o não verbal de crianças na escolha do lanche Treinamento de professores: ensino da identificação da provável função do comportamento como parte de uma análise de contingências A perspectiva assimétrica sobre punição segundo William K. Estes e Murray Sidman: uma análise conceitual Intervenções mediadas por pares aplicadas a crianças com TEA para promover interação social em ambientes escolares: uma análise com base em publicações O estudo do controle aversivo no Brasil com base em teses e dissertações: uma perspectiva histórica Um procedimento para o estabelecimento de discriminações condicionais com o responder do sujeito como estímulo modelo Análise do Comportamento na área Clínica no Brasil: uma análise com base em publicações A utilização de conceitos da teoria microeconômica da demanda do consumidor pela análise do comportamento Análise do efeito de contingências de reforçamento positivo e controle aversivo sobre respostas de aritmética de crianças Correspondência verbal: efeitos da instrução do experimentador sobre os comportamentos verbal e não verbal e sobre o seguimento de instrução de crianças. Ensinando professoras a analisar o comportamento do aluno: análise e interpretação de dados como parte de uma análise de contingências PARA UMA HISTÓRIA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA E MEDICINA COMPORTAMENTAL (ABPMC): UMA REVISÃO DE SUAS PUBLICAÇÕES Treinamento de professores para a realização de uma parte da análise de contingências: identificação da provável função do comportamento. O papel do comportamento verbal no controle do comportamento não verbal Para uma História da Análise do Comportamento no Maranhão Variabilidade comportamental e seleção cultural: efeitos de esquemas análogos a reforçamento diferencial de variabilidade LAG e a CRF em processos de seleção de metacontingências Caracterização do Ensino Programado no Brasil: um estudo com base na análise de periódicos científicos. Efeitos de um Treino de Comunicação Funcional sobre comportamentos disruptivos com função de esquiva da tarefa em crianças com TEA A SOBREVIVÊNCIA DA CULTURA: UMA ANÁLISE NA OBRA DE B. F. SKINNER Comportamento governado por regras e responder relacional: uma análise experimental Intervenções mediadas por pares aplicadas a crianças com TEA para promover interação social em ambientes escolares: uma análise com base em publicações Um procedimento para o estabelecimento de discriminações condicionais utilizando o responder do sujeito como estímulo modelo Pressupostos científicos e propostas sociais em B. F. Skinner entre 1953 e 1960 Avaliação dos efeitos de um programa para ensinar professores a conduzir uma etapa de uma análise de contingências:o levantamento da provável função do comportamento