Edilson de Souza é Doutor pelo programa de Pós-graduação em Educação - ProPEd/UERJ ? 2014. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Especialista em Orientação Educacional pela Faculdade Apogeu (2014), Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Apogeu (2013), Graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2006) e Graduação em Pedagogia pela Faculdade Albert Einstein ? FALBE (2013). Publicou 16 trabalhos em anais de eventos. Possui 13 itens de produção técnica. Participou de 18 eventos no Brasil. Entre 2001 e 2005 participou de 5 projetos de pesquisa. Atualmente participa de 2 projetos de pesquisa. Atua na área de educação, com ênfase em formação de professores. Em suas atividades profissionais interagiu com 30 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, formação de professores, pesquisa na pós-graduação, formação inicial, formação continuada, tecnológica e artístico-cultural são: pós-graduação, conhecimento, grupos, interação, pesquisa, aprendizagem, inclusão social, alfabetização, letramento e informática educativa. Tendo em vista as oportunidades e experiências que venho desenvolvendo como educador especial, na área da educação e ênfase na alfabetização, destaco: experiência na área da educação de jovens e adultos com necessidades educacionais especiais; implementação de proposta pedagógica relacionada à profissionalização de sujeitos com deficiência mental; gestão e participação em instituição especializada no atendimento de sujeitos com histórico de déficit cognitivo; organização de pareceres pedagógicos e encaminhamentos de alunos em processo de escolarização; estudos, leituras, aprofundamento e discussão dos aspectos legais e efetivos da proposta de educação inclusiva. Também aponto a experiência relacionada aos projetos vinculados a SECAD/MEC, em especial o edital ?escola que protege?, no qual temos a compreensão sobre a importância que esse projeto tem para desenvolver ações que possam garantir a formação de profissionais referentes a proteção da infância na escola. também elenco os projetos que abrigam investigações que perpassam pelas relações entre as práticas educativas e o currículo dos cursos de formação de professores, mais especificamente os profissionais que atuam nas etapas iniciais da educação básica, considerando as questões do âmbito: da gestão educacional (democrática-participativa ou representativa); da formação de professores; da globalização; das relações de trabalho; das relações interpessoais; da legitimação das propostas governamentais no espaço das instituições; da relação teoria-prática; da história da educação; das políticas públicas e das práticas educativas.
graduate at Educação Especial from Universidade Federal de Santa Maria (2006) and master's at Education from Universidade Federal de Santa Maria (2008). Has experience in Education, focusing on Educational Technology, acting on the following subjects: pós-graduação, conhecimento, pesquisa, interação and grupos.