Pós-Doutora em Artes (UFPA/PPGARTES-2020). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas-2018). Mestre em Educação pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (atual UNASP-2005), Especialista em Arte-Educação (PUC Minas-2012) e em Currículo e Avaliação na Educação Básica pela Universidade do Estado do Pará (UEPA-1989), Licenciada em Pedagogia e Bacharelado em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora do Programa de Pós-Graduação em Artes - Mestrado Profissional (PROFARTES) da UFPA e da Faculdade de Dança (UFPA/ETDUFPA). Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Infâncias Amazônicas: Arte, Cultura e Educação de crianças em diferentes contextos (NUPEIA), associado a Emíli@ - Rede interdisciplinar Ibero-Americana de estudos e pesquisas sobre Direitos Fundamentais e Políticas para o bem-estar de crianças e jovens. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Social: Teoria Crítica da Sociedade, Cultura e Infância (NUPES) da PUC Minas; foi pesquisadora do TAMBOR - Grupo de Pesquisa em Carnaval e Etnocenologia, da UFPA/ETDUFPA , todos ligados ao CNPq. É autora de livros, capítulos de livros e artigos publicados em revistas especializadas nacionais e internacionais. É membro da Asociación Latinoamericana de Sociologia (ALAS). As linhas de pesquisa concentram-se nos seguintes temas: Infâncias Amazônicas, Sociologia da Infância, Etnocenologia e Infância, Carnaval e Infância, Infância e criança ribeirinha, Culturas infantis, Educação Infantil, Ludicidade, Didática e metodologia de ensino da Arte.
bachelor's at Licenciatura Plena em Pedagogia from Universidade Federal do Pará (1997), bachelor's at Bacharelado em Serviço Social from Universidade Federal do Pará (1988) and master's at Educação from Centro Universitário Adventista de São Paulo (2005). He is currently full professor at Universidade Federal do Pará. Has experience in Education, focusing on Curriculum, acting on the following subjects: lúdico/ensinar/aprender, educação/leitura/escrita, educação infantil, educação ambiental and formação de professores.