Sociologia da Infância
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
"Identidade e resistência: as crianças e as representações televisuais de corpo e sexualidade".
-
" Deu, já brincamos demais!" As vozes das crianças diante da lógica dos adultos na creche: transgressão ou disciplina?
-
"Nascer em berço de ouro": os quartos infantis como instância de socialização de crianças pertencentes a estratos sociais favorecidos
-
"Não é briga não... É só brincadeira de lutinha": cotidiano e práticas corporais infantis
-
"Não é de verdade, é só um desenho": de que nos falam os desenhos infantis?
-
"Tio, eu gosto é de treta...": O cotidiano infantil nas mediações entre o brincar e o brigar na escola
-
"Vai sentar ! Parece que tem bicho forgulha no corpo !": o "lugar " sA CRIANÇAS NA CECHE
-
"Vem Brincar na rua !". Entre o quilombo e a Educação Infantil: capturando expressões, experiências e conflitos de crianças quilombolas no entremeio desses contextos.
-
"ZÉ, TA PERTINHO DE IR PRO PARQUE? O TEMPO E O ESPAÇO DO PARQUE EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL"
-
(In) visibilidade das crianças imigrantes na cidade de São Paulo: questões para pensar a cidadania da pequena infância
-
-NASCER EM BERÇO DE OURO-: O QUARTO INFANTIL COMO INSTÂNCIA SOCIALIZATÓRIA
-
-PALAVRÃO É O QUE NÃO TEM NO CORPO DE DEUS-: UM ESTUDO DO OBSCENO INFANTIL
-
?CRIANÇA ADVENTISTA?: Um estudo sobre a evangelização infantil.
-
?TODO DIA TEM REBULIÇO?: OS MENINOS E MENINAS EM SITUAÇÃO DE RUA E AS PERCEPÇÕES DE CIDADANIA EM ESPAÇOS URBANOS
-
A abordagem sociológica nos estudos da infância: investigação nos países africanos de língua portuguesa
-
A comunicação do Sensível na Perspectiva das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde com Crianças
-
A Criança Doente e a Experiência com a Má Notícia
-
A CRIANÇA SOB A ÓTICA DO JORNAL DA CIDADE DE GOIÂNIA: MARCAS DA (IN)VISIBILIDADE.
-
A cultura da Infância pelas lentes da representação cinematográfica
-
A discourse analysis of representation of childhood in education in Brazil from publications of Ministry of Education and academic papers in the last years
-
A Educação Infantil a partir da obrigatoriedade escolar: concepções de currículo, infância e criança (e o desempenho do
-
A Imagem e Semelhança: A Criança nas Pinturas de Eliseu Visconti, Vicente do Rego Monteiro, Tarsila do Amaral, Lasar Segall
-
A Infância e as relações de gênero: indicativos das crianças e das professoras de Educação Infantil
-
A infância e o território da favela entre proteção e participação
-
A Luta pela Erradicação do Trabalho Infantil em Santa Catarina
-
A participação de alunos com deficiência intelectual no seu processo de escolarização - estudo em uma escola da rede municipal de Florianópolis (SC).
-
A PARTICIPAÇÃO INFANTIL COMO SUJEITO DE DIREITOS: UMA ABORDAGEM EMANCIPATÓRIA NO AMBIENTE ESCOLAR
-
A passagem da criança da EI para o EF1 e a construção do "ofício de aluno"
-
A produção acadêmica sobre trabalho infantil: um olhar nos periódicos científicos brasileiros (1981-2004)
-
A produção da cultura lúdica infantil durante a rotina em sala de aula:os jogos do faz de conta em escolas de Criciúma/SC
-
A proibição das brincadeiras. Um estudo sobre a experiência lúdica infantil na escola
-
A Visibilidade da Infância: o mapeamento das representações sociais da infância através da análise da produção científica em periódicos
-
Acesso das crianças negras a educação infantil
-
Adriana Alves da Silva
-
Agressividade na primeira infância: um estudo a partir das relações estabelecidas pelas crianças no ambiente familiar e na creche.
-
Alexandre Moraes de Mello
-
Amigues : um estudo interseccional das práticas de amizade entre as crianças pequenas na educação infantil
-
Ana Paula Braz Maletta
-
Ana Paula Zaikievicz Azevedo
-
Andando na cadeirinha: reflexões sobre as infância automobilizadas da Grande Florianópolis
-
Anderson dos Santos Machado
-
Angela Meyer Borba
-
Arquimedes Belo Paiva
-
Artur Oriel Pereira
-
As ações sociais dos bebês: um estudo etnográfico no contexto da creche
-
AS CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA E DE EDUCAÇÃO NAS POLÍTICAS EDUCATIVAS PARA AS CRIANÇAS DE O A 3 ANOS NO BRASIL E EM PORTUGAL
-
As experiências do brincar nos espaços e tempos das crianças camponesas: um encontro com as culturais infantis no território da educação infantil no campo
-
As joias de Oxum: as crianças na herança ancestral afro-brasieira
-
As práticas possíveis de um sistema educacional do municipio
-
Bruna Breda
-
Carla Andréa Lima da Silva
-
Carlos da Silva Pateis
-
Catarina Almeida Tomás
-
CENAS DE MENINAS E MENINOS NO COTIDIANO INSTITUCIONAL: UM ESTUDO SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO, SEXUALIDADE E PODER NA EDUCAÇÃO INFANTIL. ORIENTANDA: ARLETE DA COSTA
-
Children?s Bedroom as an Instance of Socialisation
-
Cibele Noronha de Carvalho
-
Concepção de creche em revistas brasileiras de pediatria: uma interpretação a partir da ideologia
-
CONFLITO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: o que as crianças dizem sobre ele?
-
CONSELHO MIRIM: A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS NAS CRECHES MUNICIPAIS DE SANTO ANDRÉ
-
Considerações sobre territorialidades infantis em um Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) na zona leste da cidade de São Paulo
-
Corpo, infância e Educação A relação entre natureza e cultura na constituição do trabalho docente
-
Corporalidades de meninas e meninos na Educação Infantil: normatividades e (re)significações de gênero
-
Corpos Desenhados: Olhares de Crianças de Brasília Através da Escola e da Mídia
-
Cotidiano, expressões culturais e trajetórias de vida: Uma investigação participativa com crianças em situação de rua
-
Criança com Necessidades Especiais como membros da sociedade sua inclusão no contexto escolar.
-
Crianças bem pequenas e relações de amizades em situações de brincadeiras na Educação infantil
-
CRIANÇAS NO ESPAÇO PÚBLICO: NAS TRILHAS DAS CULTURAS DA INFÂNCIA
-
Cultura Afro-brasileira e Educação: significados de ser criança negra e congadeira no município de Pedro Leopoldo em Minas Gerais
-
Cultura infantil e envelhecimento : o que as crianças têm a dizer sobre a velhice? : um estudo com meninos e meninas da periferia de Porto Alegre
-
DA RUINOLOGIA À RUINOPHILIA: PERSPECTIVAS SOBRE A ARQUITETURA EM RUÍNA / FROM RUINOLOGY TO RUINOPHILIA: PERSPECTIVES ON RUINED ARCHITECTURE
-
Daniela Finco
-
Danielle Maria de Souza Sátiro
-
Danyelen Pereira Lima
-
DEBORAH ESTHER GRAJZER
-
DIREITOS FUNDAMENTAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA NO BRASIL: AVANÇOS, LIMITES E DESAFIOS
-
Direitos humanos e trabalho infantil na Amazônia: a lógica do capital predatório e a subversão de crianças no norte do Brasil
-
DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE DOURADOS-MS
-
Dossiês publicados em periódicos educacionais entre 1980-2010: uma construção social da infância?
-
Douglas Tadeu da Silva Facci
-
Dr. João Josué da Silva Filho
-
Dra Rita de Cássia Fazzi
-
Débora de Barros Silveira
-
Educação Infantil para além do discurso da qualidade: sentidos e significações da educação infantil para pais, professores e crianças.
-
Educação infantil popular : possibilidades a partir da Ciranda Infantil do MST
-
Educação, Infância, Multiculturalismo e Sustentabilidade
-
EFEITOS DA PANDEMIA: O QUE DIZEM CRIANÇAS PORTUGUESAS POR MEIO DE SEUS DESENHOS?
-
Eliane Fazolo Freire
-
Eliane Medeiros Borges
-
ESTAR SÓ- ESTAR COM OUTRO: SENTIDOS EXPRESSOS PELAS PROFISSIONAIS E VIVENCIADOS PELOS BEBÊS EM SUA AGÊNCIA SOCIAL,
-
Estilos de vida de crianças da periferia do Distrito Federal : educação, infância e pobreza
-
Estudos da Infância em Moçambique: produção e veiculação de pesquisas com e sobre crianças (2002 a 2019)
-
ESTUDOS DA INFÂNCIA NA AMÉRICA DO SUL: PESQUISA E PRODUÇÃO NA PERSPECTIVA DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA
-
Eu quero ser o Sol! : (re)interpretações das intersecções entre as relações raciais e de gênero nas culturas infantis entre as crianças de 0-3 anos em creche
-
Francine Borges Bordin
-
Fábio Accardo de Freitas
-
Gabriela Guarnieri de Campos Tebet
-
Georgia Paula Martins Faust
-
Gilca Maria Lucena Kortmann
-
Gisele Brandelero Camargo
-
Graziela Maffezzolli
-
Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Sociologia da Infância e Educação Infantil (GEPSI)
-
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE INFÂNCIA EDUCAÇÃO E ESCOLA
-
Gênero, Educação da Pequena Infância, Cultura e Sociedade
-
Honor de Almeida Neto
-
Imagens da Infância: brincadeira, brinquedo e cultura
-
Imagens embriagadas: a cruzada das crianças - Barbárie e reencantamento do mundo.
-
Infância e experiência: ser criança no cotidianos das instituições educacionais
-
Infância e criança como construção social: cenários, avanços e prospectos
-
Infância e cultura no MUndo Bita: representações , narrativas e aprendizagens
-
INFÂNCIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E MUDANÇAS GERACIONAIS: UM ESTUDO SOCIOANTROPOLÓGICO NA ZONA RURAL DE OROBÓ
-
Infância: imagens e memórias de adultos
-
Infâncias presentes em projetos sociais desenvolvidos por organizações não governamentais
-
Infâncias, direitos e cidadania: uma Análise do Discurso a partir do ECA e denúncias a Conselhos Tutelares
-
Ingrid Dittrich Wiggers
-
Isto não é uma criança! Teorias e métodos para o estudo de bebês nas distintas abordagens da Sociologia da Infância de língua inglesa.
-
Josué de Souza
-
Jucirema Quinteiro
-
Juliana Prates Santana
-
Juliana Tonin
-
Juliana Xavier Moimás
-
Juliane Soares Falcão Gavião
-
Keila de Oliveira Urrutia
-
Lilith Neiman
-
Linguagens Infantis: as Infâncias Vividas os Momentos do Brincar na Educação Infantil.
-
Livro de Visitas
-
Livros Didáticos de Língua Portuguesa: Escolha, Distribuição, Uso e Discussão sobre os Direitos das Crianças e Adolescentes
-
Lucas Ramos Martins
-
Lugares da infância: mobilidade e práticas cotidianas das crianças nos espaços sociais de interação
-
Luzinete Simões Minellla
-
Manuel José Jacinto Sarmento Pereira
-
Maria Letícia Barros Pedroso Nascimento
-
Mariana Menezes Neumann
-
Mariana Rossetto de Souza
-
Marisa Adriane Dulcini Demarzo
-
Marta Lúcia da Silva
-
Mayanna Auxiliadora Martins Santos
-
Mayrhon José Abrantes Farias
-
Menino brinca de bola; menina, de boneca e casinha: relações de gênero e transmissão de experiências nas brincadeiras infantis
-
Meus Avós e eu: as relações intergeracionais entre avós e netos na perspectiva das crianças
-
Mobilidade e Autonomia na Infância: um estudo sociológico a partir das experiências das crianças nos espaços-itinerários entre casa/Núcleo de Educação Infantil/casa
-
Narrativas de crianças sobre o acolhimento institucional: abrindo a caixa das memórias, experiências e expectativas
-
NAS TRINCHEIRAS DO ENFRENTAMENTO:UM ESTUDO DE CASO-PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES VOLTADAS PARA A CRIANÇA VÍTIMA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
-
Negociando a participação nas práticas pedagógicas: formas de participação das crianças no contexto de Educação Infantil
-
nfância e literatura infantil: o que pensam, dizem e fazem as crianças a partir da leitura de histórias? A produção de culturas infantis no 1º ano do ensino fundamental
-
Nélio Eduardo Spréa
-
O brincar como fenômeno sociocultural
-
O BRINCAR E A CRIANÇA: PISTAS PARA UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA NA INFÂNCIA
-
O brincar nos espaços-tempos das crianças na educação infantil no/do campo : um encontro com as culturas infantis no território campesino
-
O DESENHO NAS PESQUISAS SOCIOEDUCACIONAIS COM CRIANÇAS
-
O espaço alimentar e seu papel na socialização da infância:o caso de uma creche pública
-
O mercado de decoração infantil como agente de socialização: novos estilos para velhas hierarquias
-
O terreiro, a dança, a rua e a escola: práticas culturais educativas das crianças numa turma de educação infantil na escola municipal malê debalê em Itapuã, Salvador, Bahia
-
Os pressupostos epistemológicos das pesquisas sobre criança, infância e educação infantil: contribuições da Sociologia da Infância
-
Os sentidos (paradoxais) da infancia nas Ciências Sociais: um estudo de Sociologia da Infância critica sobre a "não criança" no Brasil
-
Patrícia Maria Uchôa Simões
-
Patrícia Oliveira Santana dos Santos
-
Patrícia Ruas Dias
-
Pequenos Trabalhadores nos Sinais e suas Experiências na Rua: entre o "espetáculo" do malabares e as brincadeiras, os riscos e as tensões do trabalho explorado
-
Performances de gênero em meninas com altas habilidades/superdotação
-
Personagens negros, protagonistas nos livros de educação infantil: estudo do acervo de uma escola de educação infantil do município de São Paulo
-
PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÔES ÉTNICO-RACIAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÂO INFANTIL
-
Política educacional e o direito de brincar: a proposta de educação integral na zona oeste de São Paulo
-
Por uma participação de corpo inteiro: refletindo sobre a dimensão corporal e participação de crianças nas práticas pedagógicas da Educação Infantil
-
Potes que guardam vidas, vidas que viram histórias: A Poteca como ação interativa nas narrativas de crianças e adultos do assentamento Rose na região sisale
-
Preconceito Racial na Infância
-
Priscila Ribeiro Jeronimo Diniz
-
Priscilla Lima da Silva
-
Práticas de cuidados/educação na creche: o que dizem as crianças sobre a atuação de suas educadoras?
-
Práticas integrativas e complementares em saúde para pensar uma comunicação sensível.
-
Que lugar é o lugar da criança? Investigando a participação de crianças em espaços de educação não formal na região leste de São Paulo
-
Quem tem medo do lobo mau?: inquietações e medos sobre o trabalho do homem na educação infantil
-
Rafael Vicente de Moraes
-
Rayffi Gumercindo Pereira de Souza
-
Relação com o(s) saber(es) e experiência escolar: um estudo com crianças em uma escola pública da Ilha de Santa Catarina
-
Relações de idade entre as crianças na Educação Infantil: agrupamentos multietários em creches e pré-escolas
-
Relações étnico-raciais:orientações, leis e prática nasinstituições de educação infantil
-
Renata Alves de Albuquerque OTHON
-
Rosa Maria Ribeiro da Silva
-
Sabrina da Costa Dias
-
Simei Santos Andrade
-
Sobre migração internacional, crianças pequenas e educação infantil: algumas questões
-
Sociologia da infância e reprodução interpretativa: um modelo redondo do desenvolvimento infantil
-
SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA: os conceitos de ?reprodução interpretativa? e ?culturas infantis? nas pesquisas em Educação entre os anos 2013 e 2017
-
Solange Estanislau dos Santos
-
Teatro para bebês?: desafios em cena para as Artes e a Educação na primeiríssima infância
-
Temas para a sociologia da educação contemporânea em Adorno e Sartre: infância, pensamento, dialética
-
Ter e Não Deter o Direito de Audição. Estudo de Caso no Colégio de São Fiel
-
Territórios Educativos e Infâncias: vivências das crianças nos percursos entre casa e escola.
-
Tiago Cruz Spinelli
-
Tuane Francelino Araújo
-
Um diálogo com a sociologia da infância a partir da reprodução interpretativa e culturas de pares nas brincadeiras de crianças
-
Vanessa Marques D´Albuquerque
-
Viviane Rodrigues Darif Saldanhas de Almeida Ramos
-
Vivências e práticas cotidianas infantis em um parque público do Recife
-
Vozes Infantis: as culturas das crianças Sateré-Mawé como elementos de (des)encontros com as culturas da escola
-
É a escola o lugar da infância? Um estudo sobre o desenvolvimento da infância brasileira na legislação do século XX
-
“PROFESSORA EU TENHO UMA COISA PRA FALAR”: AS CULTURAS INFANTIS EM UM CONTEXTO INSTITUCIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL
-
“TODO MUNDO TÁ FELIZ?” AS PERCEPÇÕES DAS CRIANÇAS SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL NAS PESQUISAS CIENTÍFICAS BRASILEIRAS