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Deise Prina Dutra

Bachelor's in Languages - Portuguese and English from the University of Sao Paulo (1989), master's in Linguistics from the University of Illinois at Chicago (1993) and doctorate in Linguistics from the University of Florida (1998). She has experience in Linguistics and Applied Linguistics, developing research on: English use, academic English, English learning/teaching, learner corpus and specialized corpus. Pos-doctoral fellow (PNPD/CAPES) at PUC-SP under the supervision of Tony Berber Sardinha in Spring 2018 and at Northern Arizona University (NAU) under the supervision of Douglas Biber and Randi Reppen in Fall 2018 .
Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Linguística - University of Illinois at Chicago (1993) e doutorado em Linguística pela University of Florida (1998). É professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais desde 1998. Atua na graduação na habilitação em Inglês (bacharelado e licenciatura) e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PosLin) nas áreas de Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras e de Estudos Linguísticos Baseados em Corpora. Foi editora da Revista Brasileira de Linguística Aplicada (RBLA) e da Revista Estudos da Linguagem (RELIN). É membro do conselho editorial das revistas RBLA, RELIN, Domínios de Linguagem, The ESPecialist e DELTA. Foi coordenadora do Programa Inglês sem Fronteiras na UFMG (2013-2014) e do Programa Idiomas sem Fronteiras na mesma instituição (2014-2017). Foi Assessora de Relações Internacionais para Proficiência Linguística de março de 2012 a fevereiro de 2017 e de março de 2020 a junho de 2021. Conduziu o processo de criação das disciplinas de Inglês para Fins Acadêmicos na UFMG. Foi Diretora Adjunta de Relações Internacionais de março de 2017 a fevereiro de 2018. Fez dois estágios de pós-doutorado em 2018, primeiramente, na PUC-SP (PNPD/CAPES) sob a supervisão de Tony Berber Sardinha e, segundo, na Northern Arizona University com Douglas Biber e Randi Reppen. Coordena o grupo de pesquisa intitulado Grupo de Estudos de Corpora Especializados e de Aprendizes (GECEA) registrado no CNPq. Tem experiência nas áreas de Linguística e Linguística Aplicada, com ênfase em Linguística de Corpus, atuando principalmente nos seguintes temas: corpus de aprendiz, corpus de textos especializados, corpus e ensino, inglês para fins acadêmicos, escrita em inglês e linguística de corpus e ensino.

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