Carla Lopes Rodriguez
Sou professora Adjunta no Centro de Matemática, Cognição e Computação da Universidade Federal do ABC (UFABC), desde Junho de 2016. No âmbito da pesquisa, realizei o mestrado (2006) e o doutorado (2011) na Unicamp, na área de Informática na Educação, atuando em projetos interdisciplinares no Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) e junto ao grupo de pesquisa Interação Humano Artefato Digital (INTERHAD), do Instituto de Computação. Posteriormente, estive em estágio de pós-doutorado (2012-2014) no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal, onde ampliei os estudos sobre as questões técnico/pedagógicas que envolvem a formação docente e o processo de ensino-aprendizagem com tecnologias digitais. Neste período atuei como pesquisadora convidada nos Projetos: LIDIA - Literacia Digital de Adultos (2015-2016), Escol@ Digit@l (2013-2015) e TACCLE (2012-2014). Retornei ao Brasil por meio do programa Ciência sem Fronteira(CNPq) para o pós-doutorado em Ciência da Computação (2015-2016) no ICMC/USP, em São Carlos, junto ao laboratório Computação Aplicada à Educação (CAED), participando do projeto de pesquisa que investigou e desenvolveu uma ontologia para a formação de grupos de alta performance para aprendizagem colaborativa com suporte computacional. Na UFABC atuei (2016-2021) como coordenadora da divisão de Cursos e Design e Inovação Educacional no Núcleo Educacional de Tecnologias e Línguas (NETEL) e, atualmente, estou vinculada ao Laboratório de Informações em Rede e Tecnologias Educacionais (LIRTE), e credenciada no programa de Pós-graduação em Ciência da Computação onde oriento estudantes de mestrado e doutorado. Meus temas e interesses de pesquisa envolvem a computação aplicada, tendo como foco o desenvolvimento de recursos tecnológicos digitais, estratégias e métodos que possam apoiar o processo de ensino-aprendizagem nas modalidades presencial, híbrida e e-learning. Especificamente, as linhas de pesquisa com mais ênfase atualmente são as relacionadas à Transformação Digital no Ensino Superior, Formação de professores para a integração das tecnologias, Interação Humano Computador, Ensino de Computação, onde também oriento estudantes em projetos de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso nos Bacharelados em Ciência e Tecnologia (BCT) e Ciência da Computação(BCC). No âmbito da docência, tenho ministrado disciplinas na pós-graduação e nos cursos BCT, BCC e nas licenciaturas, incluindo: Interação Humano Computador, Computadores, ética e sociedade e as que envolvem o desenvolvimento do pensamento computacional e TICs na Educação. No âmbito da extensão universitária busco aproximar a comunidade da universidade envolvendo alunos da graduação e pós-graduação no desenvolvimento de projetos interdisciplinares, articulados com as linhas e interesses de pesquisa. Em outras frentes de atuação docente, fui coordenadora adjunta na primeira edição do curso de Especialização em Educação Especial e Inclusiva (UAB - 2021/2022), e coordenei os projetos de melhoria de ensino Met@ Aprendizagem e ++CTpM: Computação e Tecnologias por e para Mulheres, atualmente denominado Coletivo Mirtha Lina (cMiN@), chancelado pela SBC com o selo Meninas Digitais. O projeto cMiN@ promove ações de incentivo para participação do gênero feminino nas ciências e, principalmente, nas áreas de exatas e tecnologias.
graduation at Análise de Sistemas from Universidade Metodista de Piracicaba (1991), master's at Visual Communication from Universidade Estadual de Campinas (2006) and doctorate at Artes Visuais from Universidade Estadual de Campinas (2011). Has experience in Computer Science, acting on the following subjects: apropriação tecnológica, tecnologia e educação, iintegração curricular das tic, educação informal and formação continuada e contextualizada.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Afiliação
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos