Interação Humano Computador
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
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Um modelo de design de privacidade para o compartilhamento de informações pessoais em redes sociais online
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Um modelo para apoiar projetistas de sistemas colaborativos na antecipação de cenários
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"Apoio ao design e à interpretação de modelos de interação humano-computador representados em MoLIC."
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"Artefatos e Linguagens de Interação com Sistemas Digitais Contemporâneos: Os Anéis Interativos Ajustáveis para a Televisão Digital Interativa"
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"Awareness do Espaço de Trabalho em Ambientes Colaborativos Inclusivos na Web"
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"Busca Informada por Abordagem Semiótica em Redes Sociais Inclusivas Online"
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"Compreensão de diferenças culturais para identificar pessoas com potenciais interesses comuns em Sites de Redes Sociais"
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"Cores e seus significados no Senso Comum para apoiar a colaboração na aprendizagem via Web: uma solução em forma de Padrões de Design Motivacionais"
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"FamilySense: Ferramenta Computacional para Jogos Terapêuticos Culturalmente Contextualizados"
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"Formalização de um Modelo de Processo de Reengenharia Centrado no Usuário para Conversão de Aplicações Desktop em RIAs
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"Interfaces Autoajustáveis em Websites: Contribuições em Direção ao Design para Todos"
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"Nós Somos Gente... Gente Computada Igual a Você": a construção de um estranhamento do computar
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3D Information Visualization Environment for analysis of monitoring Service Indicators
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A Context-aware Model for Decision-making within Multi-expertise Tactical Planning in a Major Incident
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A ENGENHARIA SEMIÓTICA DE LINGUAGENS DE INTERFACES MULTI-USUÁRIO
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A influência de ferramentas de learning analytics na interação, desempenho e satisfação dos alunos
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A Metodologia ABCDE: Enfatizando a Criatividade no Game Design de Jogos Sérios
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A New Learning Path Model for E-Learning Systems
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A Prática de Desenvolvimento de Software e a Abordagem da Semiótica Organizacional
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A semiotic-informed approach to interface guidelines for mobile applications - a case study on phenology data acquisition
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Abordagem Baseada em Objetivos para Construção de Casos de Uso e Cenários
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Abordagem para o design de jogos digitais terapêuticos.
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Acc-MobileCheck: a Checklist for Usability and Accessibility Evaluation of Mobile Applications
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Acessibilidade por diálogos de mediação: Desenvolvimento e avaliação de um assistente de navegação para a Web
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Acesso Equitativo em Ambientes Computacionais Ubíquos: Instrumento de Estudo e Avaliação
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Addressing Brazilian diversity in personal computing systems with a tailoring-based approach
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Adhemar Maria do Valle Filho
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Adriana Holtz Betiol
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Adriana Lopes Damian
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Adriano Rívolli da Silva
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Affective quality in computational systems Interaction design for and with children in educational context
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Albert Schilling Gomes
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Alexandre de Andrade Barbosa
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Alexandre Fonseca Brandão
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Alexandre Mello Ferreira
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Alzira Ferreira da Silva
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Amadeus-TV: Portal Educacional na TV Digital Integrado a um Sistema de Gestão de Aprendizado
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Amanda Meincke Melo
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Ambientes virtuais para Treinamento de Atividades de montagem. Estudo de Caso: Pequenas Empresas do setor Moveleiro
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An Analysis of IHC and HCII Publication Titles: Revealing and Comparing the Topics of Interest of their Communities
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Ana Carolina Oliveira Lima
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ANDERSON CORRÊA DE LIMA
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Anderson Gregório Marques Soares
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Anderson Medeiros de Santana
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Andrew Toshiaki Nakayama Kurauchi
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André de Oliveira Bueno
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André Lauretti Guarido
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Antonio Fernando Lavareda Jacob Junior
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Análise comparativa da acessibilidade para cegos de ambientes digitais para gerenciamento de aprendizagem para educação a distância
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Análise da acessibilidade da informação digital pelas pessoas com deficiência nos sites de órgãos de pesquisa brasileiros
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Análise da evasão feminina nos cursos de Ciência da Computação das universidades públicas e presenciais de Santa Catarina
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ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA GAMIFICAÇÃO NA INTERAÇÃO, NA COMUNICAÇÃO E NO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES EM UM SISTEMA DE HIPERMÍDIA ADAPTATIVO EDUCACIONAL
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Análise de interação em um jogo educacional de simulação com óculos de realidade virtual de baixo custo
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Análise do Processo de Desenvolvimento de Sistemas com Realidade Virtual
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Aparecido Fabiano Pinatti de Carvalho
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Aplicando Padrões de Interação Humano-Computador e de Engenharia de Software no Processo de Desenvolvimento de Sistemas Interativos
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APOIANDO O DESIGNER DE IHC NA TOMADA DE DECISÃO SOBRE O DESIGN DE INTERFACES EXTENSÍVEIS
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Apoiando o Projeto da Interação e da Interface: Um estudo e uma ferramenta
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Apoio à Avaliação de Usabilidade na Web - Desenvolvimento do UseWeb
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APOIO À TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO DE RACIOCÍNIO COMPUTACIONAL DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO VISUAIS PARA LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO TEXTUAIS
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APPLICSIM - Um sistema de apoio à aplicação do método de inspeção semiótica
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Apreciação dos Métodos de Avaliação da Engenharia Semiótica para Sistemas Colaborativos
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Aprendizagem Baseada em Projetos na Disciplina de Interação Humano-Computador
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Aprendizagem colaborativa baseada em problemas - ACBP : modelo conceitual e ferramentas
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Ariane de Souza Stolfi
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Ariane Moraes Bueno Rodrigues
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Arte Factus: Study and Socially Aware Co-design of Socioenactive Digital Artifacts
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Artefatos da Semiótica organizacional na Elicitação de Requisitos para Soluções de Data Warehouse
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Aspectos culturais no modelo do usuário em sistemas adaptativos educacionais : fundamentos, proposta e experimentação
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Assessing long-term user experience on a mobile health application through an in-app embedded conversation-based questionnaire
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Atividades didáticas para o ensino de computação na pré-escola
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Automated Assessment of the Visual Aesthetics of App Inventor User Interfaces with Deep Learning
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Autoria de Documentos Hipermídia Orientada a Templates
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Avaliação automática de usabilidade de aplicações Web para dispositivos móveis.
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Avaliação da Metacomunicação Intercultural na Interação Humano-Computador: um vocabulário para acessar as perspectivas culturais dos usuários
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Avaliação de Chapeuzinho Vermelho Desplugada: um jogo para o desenvolvimento do Pensamento Computacional destinado a alunos com Deficiência Visual
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Avaliação de chatbot como metodologia ativa de ensino
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AVALIAÇÃO DE TÉCNICAS DE VISUALIZAÇÃO 2D-3D E DE GESTÃO DE ATENÇÃO PARA OPERAÇÃO DE PLANTAS INDUSTRIAIS
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Avaliação do método de inspeção semiótica
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Balanceamento Dinâmico de Jogos: uma Abordagem Baseada em
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Beatriz Brito do Rego
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Benedito Cristiano Aparecido Petroni
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Benedito Ribeiro da Silva Neto
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Bernardo Blasquez Taucei
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Bianca Rodrigues Teixeira
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Biomechanics Sensor Node for Virtual Reality: A Wearable Device Applied to Gait Recovery for Neurofunctional Rehabilitation
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BONNIE: BUILDING ONLINE NARRATIVES FROM NOTEWORTHY INTERACTION EVENTS
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BRUNO SANTANA DA SILVA
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Building a Space for the Human in IoT: Contributions of a design process
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Building information visualization of e-learning data with Vis2Learning guidelines
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Candy Veronica Tenorio Gonzales
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Caracterização da Interação Social de Usuários Surdos em Redes Sociais Online: Um estudo de caso no Orkut
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Carla Gonçalves da Silva
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Carla Lopes Rodriguez
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Carlos José Maria Olguín
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Cecilia Kremer Vieira da Cunha
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Characterization of Functional Connectivity in Chronic Stroke Subjects after Augmented Reality Training
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Children's social interactions within a socioenactive scenario
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Claudia Bordin Rodrigues da Silva
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CLEYTON SLAVIERO
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CODES : an interactive novice-oriented web-based environment for cooperative musical prototyping
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CommEST - Uma ferramenta de apoio ao método de Avaliação de Comunicabilidade
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Composição de Métodos de Avaliação de IHC para Ambientes Virtuais Híbridos: Um Estudo de Caso com a HybridDesk.
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Composição de Métodos de Avalição de IHC para Ambientes Virtuais Híbridos: um Estudo de Caso com a HybridDesk
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Comunicação através de modelos no contexto do desenvolvimento de Software
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ComunIHC-ES: Ferramenta de Apoio à Comunicação entre Profissionais de IHC e Engenheiros de Software
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CONCILIATING XBRL FINANCIAL REPORTING AND HCI
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Conducting Socially Aware and Value Oriented Investigations: a Case Study on the Violence Against Children and Adolescents
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Considering emotions and contextual factors in music recommendation: a systematic literature review
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CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DO APLICATIVO TRATBEM DM1 PARA O AUTOCUIDADO COM INSULINOTERAPIA EM ADOLESCENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO1
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Construção, Uso e Disseminação da Informação em Grupos de Pesquisa por meio de Ambientes Virtuais de Colaboração
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Contribuições da Abordagem Semiotica ao Estudo de Interfaces de Sistemas de Informação Geográfica
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CORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM: efetividade do artefato social em Ambiente Virtual de Aprendizagem
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CULTURAL VIEWPOINT METAPHORS TO EXPLORE AND COMMUNICATE CULTURAL PERSPECTIVES IN CROSS-CULTURAL HCI DESIGN
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Cássima Zatorre Ortegosa
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Cássio Da Pieva Ehlers
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Daniel Vitor Costa Ferreira
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Daniela de Freitas Guilhermino
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Danielle Gomes de Freitas Medeiros
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Deborah Silva Alves Fernandes
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Desenvolvimento de Aplicações Educacionais Interativas e Colaborativas com Realidade Aumentada
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DESENVOLVIMENTO DE BASE DE DADOS DE ATITUDES INDIVIDUAIS PARA A FORMAÇÃO AUTOMATIZADA DE EQUIPES DE PROJETOS DE SOFTWARE
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Desenvolvimento de interfaces em diferentes tecnologias para teleoperação de robôs móveis.
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Desenvolvimento e avaliação de jogos de computador para crianças com autismo
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Desenvolvimento e Validação de Aplicativo no Apoio ao Autocuidado com Insulinoterapia em Adolescentes com DM1
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Design and Development of a Tangible Tabletop Enhanced with Embedded-Technology Objects towards a Socioenactive Experience
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Design and evaluation of a mobile smart home interactive system with elderly users in Brazil
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Design and implementation of an educational game considering issues for visually impaired people inclusion
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Design centrado no usuário de interfaces para o ensino de conceitos matemáticos para crinças e adolescentes surdos
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Design da interação em ambientes virtuais : uma abordagem semiótica
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Design da Interação na Web Pragmática ? Reduzindo Barreiras Semióticas na Colaboração Mediada pela Web
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Design de interação e computação pervasiva: um estudo sobre mecanismos atencionais e sistemas de informação ambiente
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Design de Interação em Serviços Inclusivos de Governo Eletrônico.
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Design de interação em sistemas computacionais para apoio à aprendizagem ativa : uma abordagem sistêmica
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Design e Desenvolvimento de Cenários para Sistemas Computacionais Ubíquos na Perspectiva do Usuário
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Design e Desenvolvimento de Sistema de Interação Tangível e Estudo de Caso com Crianças Autistas
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Design e desenvolvimento de um ambiente de programação tangível de baixo custo para crianças
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Design Inclusivo de Sistemas de Informação na Web.
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Design interativo de ferramenta de manipulação de objetos de aprendizagem de ambientes virtuais de ensino à distância
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Design of Socioenactive Systems Based on Physiological Sensors and Robot Behavior in Educational Environments
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Design recommendations under the Self-determination theory: Analyzing some systems and their implication to self-esteem
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Designing a tangible tabletop installation and enacting a socioenactive experience with TangiTime
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Designing for a socioenactive experience: A case study in an educational workshop on deep time
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Dívida Técnica de Usabilidade em Projetos de Software: Um Estudo de Casos Múltiplos
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Diagnóstico da Aplicação de Cores no Projeto Web baseado em uma Metodologia
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Diego Augusto de Faria Barros
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DIRCE - Design da interação e levantamento de requisitos com foco na comunicação e exploração de ideias : experiências de uso aplicadas em sistemas de criação de conteúdo para a televisão digital
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Diretivas para a Avaliação da Sustentabilidade em Soluções Computacionais
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Diretrizes para Avaliação de IHC baseada em Modelos
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Discussing human values in digital immortality: towards a value-oriented perspective
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e-Street
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EComSIG
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Editor de Diagramas Dirigido por Metamodelos
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Editor de jogos para crianças com autismo
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Edição de material instrucional para EAD baseada em estratégias cognitivas.
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Efeitos da "gamificação" na participação em fóruns de ambientes colaborativos de aprendizagem
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Efetividade da Avaliação Corporificada de Protótipos Computacionais Móveis
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Eliane da Silva Alcoforado Diniz
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Elton Vinicius Silva
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Embodied-based environment for kindergarten children: Revisiting constructionist ideas
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EMERSON CABRERA PARAISO
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EMS - Um plug-in para exibição das mensagens de erro dos compiladores
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End-user programming como apoio ao desenvolvimento de sistemas com realidade virtual.
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Engajamento Estudantil no Uso de Aplicativos Educacionais Inseridos em Contextos Multimodais
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Enjoyment in VR games:Factors, Challenges, and Simulator Sickness Mitigation Techniques
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Ensinando Design de Interface de Usuário de Aplicativos Móveis no Ensino Fundamental
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Entre Mnemo e Locus: Arquitetura de Espaços virtuais, Construção de Espaços mentais
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Escalonamento de Objetos de Mídia Contínua Baseado em Requisitos Temporais e Qualidade de Serviço
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Escrita e oralidade em interações da comunicação mediado por computador
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Estendendo ambientes de suporte a trabalho cooperativo com base no conceito de workflow
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Estratégia para o Desenvolvimento de Aplicações Adaptativas de Visualização de Informações com Realidade Aumentada
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Estratégias cognitivas para o aumento da qualidade do hiperdocumento para educação a distância.
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Estratégias Cognitivas para o Aumento da Usabilidade do Hiperdocumento para Educação a Distância
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estratégias de autorregulação de aprendizagem mediado por ferramentas de schedulling em uma plataforma social educacional
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Estratégias para suporte à colaboração em sistemas presenciais para pessoas com Transtorno do Espectro Autista
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Estratégias pedagógicas no processo de ensino aprendizagem nos cursos na modalidade a distância
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Estudo comparativo de modelos fundamentados na Engenharia Semiótica para projeto de sistemas colaborativos
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Estudo de Caso de Um Ambiente de Edição Colaborativa de Material Técnico-Didático Utilizando Engenharia Semiótica
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Estudo e Proposta de um Framework para Interfaces de Usuário Ajustáveis
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Evaluating User Engagement with a Tangible, Situated, Distributed and Interconnected Interaction in Urban Spaces
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Evaluation in scenarios of ubiquity of technology: a systematic literature review on interactive installations
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Evandro Manara Miletto
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Eveline de Jesus Viana Sá
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Everton Carlos Martins
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Experience-Based Constructionism as a Basis for HCI Education: A Case Study
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EXPLORING THE RELATIONSHIPS BETWEEN USER EXPERIENCE ENGAGEMENT, USER PARTICIPATION LEVELS AND INDIVIDUAL KNOWLEDGE BUILDING PERCEPTION IN A GAMIFIED COLLABORATIVE SYSTEM
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eXtreme Communication-Centered Design: um processo ágil para o projeto da interação humano-computador
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EyeSwipe: Entrada de Texto Usando Gestos do Olhar
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Fabio Asturian Zanin
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Fabiola Mariz da Fonseca
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Fair Play: Diretrizes para o Design de Audiogames para Usuários com Deficiência Visual
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Fatores humanos relacionados à adoção das tecnologias da informação no ensino médio
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FAVIHC ? Framework de Avaliação da Interação Humano-Computador
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Felipe Gomes de Carvalho
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Felipe Távora Pereira
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Fernando Accorsi
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Fidelity of Travel in Virtual Environments
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Flávia Linhalis Arantes
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Flávia Mendes de Andrade e Peres
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Flávia Veloso Costa Souza
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Francisco Anderson Mariano da Silva
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Generalização das Gramáticas de Determinação para Consultas a Bases de Dados em Linguagem Natural
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Georgia da Cruz Pereira
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Gerência de Privacidade para Aplicações Sensíveis ao Contexto em Redes Móveis
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Gilberto Nerino de Souza Junior
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Giovanna Nunes Vilaza
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Giuliano Araujo Bertoti
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Glivia Angélica Rodrigues Barbosa
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Gregory Moro Puppi Wanderley
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GROUPLORE - Um Ambiente de apoio ao Compartilhamento de
Conhecimentos
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Guidelinespara Avaliação de Sistemas em CenáriosSocioenativos
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Gustavo de Miranda Gonçalves
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Heiko Horst Hornung
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Heremita Brasileiro Lira
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Heurística de Usabilidade para Mapas Interativos na Web
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Heurísticas para Apresentação de Hiperdocumentos Multimídia na Web
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How do Teachers Apply Computational Thinking Activities in Elementary School? From Continuing Education to the classroom
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HyperHelp - Online Help Systems based on hypertext technology
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Identificação de Padrões de Utilização da Web Mediada por Tecnologias Assistivas
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Identifying Distractors for People with Computer Anxiety Based on Mouse Fixations
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Ildevana Poltronieri Rodrigues
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ILIBRAS COMO FACILITADOR NA COMUNICAÇÃO DO SURDO: DESENVOLVIMENTO DE UM RECURSO COLABORATIVO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA
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InCoP: UM FRAMEWORK CONCEITUAL PARA O DESIGN DE AMBIENTES COLABORATIVOS INCLUSIVOS PARA SURDOS E NÃO SURDOS DE CULTIVO A COMUNIDADES DE PRÁTICA
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Indexação Automática por Semântica Imprecisa: Construção de um Modelo
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Indexação Automática por Semântica Imprecisa: Validação de um Modelo
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Integrating Interaction Design and Agile Development
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Interação na TV Digital: Estudo e Proposta de Aplicação em Governo Eletrônico.
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Interface 3D de Aplicações SIG como Espaços de Comunicação.
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Interfaces cooperativas para sistemas de informação
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Interfaces Tangíveis e o Design de Ambientes Educacionais para Co-construção de Narrativas
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Intervenção por realidade virtual e exercício físico no equilíbrio, mobilidade e cognição em idosos
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Investigando Natural User Interfaces (NUIs) ? Tecnologias e Interação em Contexto de Acessibilidade
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Investigando o Conceito de Open Mind Common Sense para a Cultura Brasileira
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Investigating the Case-Based Reasoning Process During Early HCI Design
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Involving Users and Creating Symbols for Tangible Programming: a Case Study with TaPrEC
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Isaac Rahel Martim Oliveira
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Isabela Gasparini
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Isadora Mendes dos Santos
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Italo de Oliveira Santos
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Ivete Martins Pinto
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JAI: Processo de Desenvolvimento de Jogos Casuais para Público Idoso
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Janaina Cintra Abib
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Janine Fabiana Prates Teixeira Oliveira
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JLOAD-JAVA LEARNING OBJECT TO ASSIST THE DEAF. UM OBJETO DE APREDIZAGEM PARA PRÁTICA DE ENSINO À DISTÂNCIA PARA ALUNOS SURDOS
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Joao Paulo Amaral Schlittler Silva
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Jogo Digital Educacional para desenvolvimento do Pensamento Computacional para crianças com Deficiência Intelectual e neurotípicas
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Jogos com propósito e construção de conhecimento em design
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Jogos Educacionais Tipo RPG: Design e Desenvolvimento Contextualizados no Laptop XO
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John Freddy Garavito Suárez
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Joice Lee Otsuka
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Jonathan Henrique Jeremias Souza
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José Eurico de Vasconcelos Filho
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José Oscar Fontanini de Carvalho
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JOÃO ANTONIO DUTRA MARCONDES BASTOS
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João Marcelo Pontes Ferraz
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Lara Schibelsky Godoy Piccolo
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Laurindo de Sousa Britto Neto
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Lean Communication-Centered Design: Um processo leve de design centrado na comunicação
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Lean UX Research: um framework para pesquisa em design construtivo
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Learning Trajectories Visualizations of Visual Programming on the Computational Thinking Context
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Lessons learned to improve the UX practices in agile projects involving data science and process automation
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Linguagem de Padrões para apoio ao projeto de material instrucional para EAD
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Linguagens Declarativas e Tecnologias da Web no Desenvolvimento de Interfaces de Usuário de Dispositivos Portáteis
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Linking Computational Thinking and BNCC in Primary School: a qualitative study on the perspective of teachers
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Linking User Stories to UX elements: recommendations to reduce the virtual navigational distance
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LINX: Um Ambiente Integrado de Interface para Sistemas de Informação Baseados em Conhecimento
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Luciana Aparecida Martinez Zaina
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Luciana Correia Lima de Faria Borges
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Luciana Porcher Nedel
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Luciana Sá Brito
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Luciano Vargas Flores
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Luis Jorge Enrique Rivero Cabrejos
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Luis Vinicius Pinho Bueno de Carvalho
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LuqDesign e desenvolvimento de um ambiente de programação tangível de baixo custo para crianças
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Lílian Simão Oliveira
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LÚCIA SATIKO NOMISO
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m-Motion: Um Tocador de Música Digital para Plataforma Móvel que Considera Emoções dos Usuários
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MALTU ? Um Modelo para Avaliação da interação em sistemas sociais a partir da Linguagem Textual do Usuário
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Manas - Uma ferramenta epistêmica de apoio ao projeto de comunicação de sistemas colaborativas
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Manas - Uma ferramenta epistêmica de apoio ao projeto de sistemas multiusuário
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Manas: uma ferramenta epistêmica de apoio ao projeto da comunicação em sistemas colaborativos
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MANASTOOL: UMA FERRAMENTA COMPUTACIONALPARA APOIO AO PROJETO DA COMUNICAÇÃO ENTRE USUÁRIOS EM SISTEMAS COLABORATIVOS
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Marcelle Rodrigues Silva
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Marcia Fontes Pinheiro
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Maria Cecília Calani Baranauskas
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Maria Laura Martinez
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Maria Lucia Arraes Seixas
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Marie Tsutsumi
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Marilei de Fátima Kovatli
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Mariza Miola Dosciatti
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Marília Soares Mendes
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Mateus Machado Luna
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Mateus Michelin Jurioli
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Mauro Pinheiro Rodrigues
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Maíra Greco de Paula
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MECANISMOS DE PERCEPÇÃO SOCIAL: DESIGN E AVALIAÇÃO DE UM APLICATIVO MÓVEL DE NOTIFICAÇÕES PARA INTERAÇÕES EM FÓRUNS DE AVA?S
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Mediation of processes of systems codesign and the empowerment of lesbian, gay, bisexual, and transgender (LGBT) people
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MetaCom-G*: Especificação da comunicação entre os membros de um grupo
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Metacomunicação Designer-Usuário na Interação Humano-Computador: design e construção do sistema de ajuda
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Miguel Julio Zinelli da Costa Junior
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Modelagem do usuário para a gamificação sob medida : revisão da literatura, proposta e avaliação
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Modelagem e Proposta de Sistema para Mediar Processos de Comunicação em Organizações Enxutas
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Modelo de Maturidade/Capacidade de Processo de Software para Sistemas de Telemedicina Considerando a Convergência Digital
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Modelos e Formalismos para a Engenharia Semiótica de Interface de Usuário
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MoLIC Segunda Edição: revisão de uma linguagem para modelar a interação humano-computador
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MoLIC Segunda Edição:
revisão de uma linguagem para modelagem da
interação humano-computador
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MoLIC-Woz: Apoiando a Avaliação Precoce da Interação Humano-Computador
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Motivational Aspects in the Design of Technology for Social Change
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Motivational Aspects in the Design of Technology for Social Changes
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Motivação e Jogos Sérios (mestrado interrompido)
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Natália Sales Santos
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NCL-Inspector: Uma ferramenta para inspeção de aplicações NCL
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NCLITE: EXPLORANDO O CONCEITO DE CENAS INTERATIVAS EM FERRAMENTAS DE AUTORIA PARA TV DIGITAL
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Nicolau Calado Jofilsan
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Núcleo de Informática Educativa da Paraíba - NIEP
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O elo perdido entre reportes financeiros XBRL, governança digital G2G e IHC
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O impacto da visualização de informações na avaliação de competências: um mapeamento sistemático da literatura
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O Modelo Fractal de Comunicação: Criando um Espaço de Análise para Inspeção do Processo de Design de Software
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O perfil da comunicação homem-máquina para sistemas com base de conhecimento
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O Programa de Inclusão Digital do Governo Brasileiro: Análise sob a Perspectiva da Interseção entre Ciência da Informação e Interação Humano-Computador
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O Uso de Casos na Reflexão em Ação em Atividades de Design de IHC
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On the evaluation of usability design guidelines for improving network monitoring tools interfaces
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OpenDesign of Scientific Research in Pandemic Context
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Osvaldo Luiz de Oliveira
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Otávio A Martins Netto
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PAR (Peço, Ajudo, Recebo): Um jogo colaborativo em mesa multi-toque para apoiar a interação social de usuários com autismo.
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Patricia Blini Estivalete
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Patricia Freitas Campos de Vasconcelos
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Paula Maia de Souza
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Paulo André Ignacio Pontes
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Pensamento Computacional e Educação de Jovens e Adultos: na direção de um modelo socialmente consciente
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Pesquisa-Ação na Construção de Insumos Conceituais para Uma Plataforma de Apoio ao Letramento Bilíngue de Crianças Surdas
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PINGO - Um portal de Jogos Educativos Infantis com Conteúdo Customizável pelo Professor
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Planejador de Respostas Explicativas Baseado em uma Biblioteca de Esquemas RST
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PoliFacets: um modelo para orientar o design de metacomunicação de documentos ativos para apoiar o ensino e aprendizado de programação
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Possibilidades educativas baseadas em interação tangível para situações de pandemia como a provocada pelo Sars-Cov-2
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Preventing accessibility barriers: Guidelines for using user interface design patterns in mobile applications
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Priscyla Gonçalves Ferreira Barbosa
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Privacidade em redes sociais: Uma análise da experiência dos usuários
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Produção e consumo de notícias online: caracterização e implicações para a construção de sistemas
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Prof. Alex Sandro Gomes, PhD
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Programação via Interface
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Proposta de Processo de Requisitos para Equipes de Desenvolvimento Distribuídas Visando Melhorar a Documentação e Validação com Uso de Protótipos
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PWA-EU: extending the PWA approach for promoting End-User Empowerment
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Qualidade de Artigos na Wikipedia para seus Usuários - Análise e Proposta de Interação
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Rafael Farias Cordeiro
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Rafael Moreira Cunha
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Rafael Savi
-
Raquel Oliveira Prates
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Realigning MoLIC to the Interaction-as-Conversation Metaphor
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Recomendações de design para jogos educacionais Inclusivos para diferentes dispositivos
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Recomendações para (re)design da visualização em ferramentas de monitoramento de redes
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RECOMENDAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE JOGOS EDUCACIONAIS: ASPECTOS PARA A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
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Recomendações para projetos de TICs para apoio a alfabetização com Libras
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Rede de Autoridades e Apoio às Interações Sociais na Web: uma Abordagem Culturalmente Informada
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Reengenharia de Interfaces com Realidade Virtual Considerando o Paradigma de Orientação a Objetos
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Reengenharia de Sistemas Baseada em Avaliação de Usabilidade
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Referenciais para Projetistas e Usuários de Interfaces de Computadores Destinadas aos Deficientes Visuais
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RENATA PIAZZALUNGA
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Renato Donizete Vilela de Oliveira
-
Rener Baffa da Silva
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Requisitos para a Integração do Discurso e Diálogo às Interfaces em Linguagem Natural
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Requisitos para ferramentas de avaliação em Ambientes Virtuais de Ensino.
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Requisitos para um ambiente de comunicação como ferramenta de apoio à alfabetização bilíngüe de crianças surdas
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Reuso de componentes para interfaces com realidade virtual apoiado pelo ambiente GaCIV.
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REVISITANDO A ACESSIBILIDADE DE JOGOS PARA JOGADORES SURDOS OU COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA
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Roberto Vedoato
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Rodrigo Gomes Ferrari Cesar
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Rubia Medianeira Denardi
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Samuel Bastos Buchdid
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Silvia Cristina de Matos Soares
-
Simone Diniz Junqueira Barbosa
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Simone Regina Ceolin
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Sistema de gestão da aprendizagem para mão de obra pouco qualificada
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Sistema de recomendação para apoiar a construção de gráficos com dados estatísticos
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Sistemas Interativos e de Visualização - GSIV
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Sistemas Wearable baseados em Métodos de Visão Computacional para Auxiliar Pessoas com Deficiência Visual
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Socioenactive Interaction: Addressing Intersubjectivity in Ubiquitous Design Scenarios
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Software Educacional Potencializado com Realidade Aumentada para Uso em Física e Matemática
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Soluções Tecnológicas para Viabilizar o Acesso do Deficiente Visual à Educação a Distância no Ensino Superior.
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Supporting end user reporting of HCI issues in Open Source Software Projects
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Systematic mapping of computational thinking in preschool children
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Tailored gamification: A review of literature.
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Technologically-mediated Nomadicity in Academic Settings: Tm-N as a Dynamic and Emergent Process
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Tecnologias de informação e comunicação para analisar a responsividade emocional em organizações hierárquicas
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Text entry for the Blind on Smartwatches
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Text entry for the blind on smartwatches: a study of Braille code input methods for a novel device
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Thiago Adriano Coleti
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Thiago Donizetti dos Santos
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Thiago Jabur Bittar
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Tiago Silva da Silva
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titulo provisório: Sistemas de recomendação sensíveis ao contexto em cidades inteligentes (mestrado interrompido)
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Transparência social em aplicações colaborativas sincronas
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título provisório: Classificação de Publicações Científicas baseadas em Análises Textuais (mestrado interrompido)
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título provisório: Smart Learning environments (mestrado interrompido)
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UbiAccess: an Instrument to Assess System Access in Ubiquitous Scenarios
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UISKEI: Sketching the User Interface and Its Behavior
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UISKEI: User Interface Sketching and Evaluation Instrument
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UM [RE]DESIGN CENTRADO NO USUÁRIO DA VISUALIZAÇÃO DE INFORMAÇÃO NO CONTEXTO DA AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS
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Um Ambiente Computacional para Desenvolvimento de Interfaces Utilizando Realidade Virtual
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Um estudo longitudinal do treinamento motor com o uso de realidade aumentada
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Um estudo para aplicação do método de Desdobramento da Função Qualidade a um processo de desenvolvimento de Software
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Um estudo sobre a Avaliação da Experiência do Usuário em Cenários Pervasivos, Ubíquos e Sócio-enativos
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Um estudo sobre a interação dos usuários com a interface e o sistema de busca do Portal de Periódicos da Capes
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Um Framework para a Avaliação de Interfaces de Aplicações SIG Web no Domínio Agrícola.
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Um Instrumento de Análise Semiótica para Linguagens Visuais de Interfaces
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Um mapeamento sistemático da literatura sobre a avaliação em pares das competências de um indivíduo em uma equipe de projetos de software
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Um Modelo de Interação Para a Programação de Dispositivos Por Crianças na Era da Internet das Coisas
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Um Modelo de Interface Extensível para Sistemas de Registro Eletrônico de Saúde Baseados na Norma ISO 13606
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UM MODELO DE PROCESSO SOCIOTÉCNICO PARA O DESIGN DE APLICAÇÕES DE TV DIGITAL INTERATIVA
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UM MODELO DE RECOMENDAÇÃO SOCIAL DE SESSÕES DE APRESENTAÇÕES PARA EVENTOS CIENTÍFICOS
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Um Modelo de Suporte ao Design Baseado no Rationale
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Um Modelo de Suporte ao Design Baseado no Rationale: Relacionando Espaco de Problema ao Espaco de Solucao no Design
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Um Modelo de Suporte à Avaliação Formativa Baseado em Sistemas Multiagentes para Ambientes de EaD
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Um Modelo para a Especificação de Cenários de Interação
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Um modelo semiótico dos processos comunicativos relacionados à atividade de extensão de aplicações por usuários finais
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Um Modelo Semiótico dos Processos de Comunicação Relacionados à Atividade de Extensão à Aplicação por Usuários Finais
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Um Modelo Semiótico para Programação por Usuários Finais
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Um Método baseado em Design Participativo, Personas e Semiótica para Soluções IoT no Home Care de Pessoas Idosas.
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Um método de web design baseado em usabilidade.
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Um protótipo de sistema WEB baseado numa metodologia da psicologia experimental
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Um Realizador para o Gerador Automático de Textos Descritivos GEMA
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UM SISTEMA DE RECOMENDAÇÃO PARA AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM QUE CONSIDERA A VARIAÇÃO TEMPORAL DOS INTERESSES DOS ALUNOS: CONCEPÇÃO, EXPERIMENTO E AVALIAÇÃO
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Uma Abordagem Participativa ao Design de Ambiente Computacional de Apoio a Discussão de Problemas no Contexto de Trabalho.
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Uma abordagem semiotica para o design de portais infantis com a participação da criança
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Uma Abordagem Semiótica e Participativa para Customização de um Portal Infantil ao Trabalho de Grupos.
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Uma Abordagem Semiótica para a Representação de Conhecimento
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Uma análise de sistemas para Planejamento Financeiro Familiar: um mapeamento sistemático da literatura
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Uma análise do papel de sistemas computacionais como mediadores em redes sociotécnicas científicas sob a ótica da Actor-Network Theory
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Uma Infraestrutura para o Design da Interação Musical com Dispositivos Móveis Cotidianos
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Uma iniciativa para estimular o uso de tecnologias por meninas no ensino médio
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Uma interface t-commerce com o auxilio de uma técnica de visualização da informação para o middleware brasileiro de iDTV.
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Uma Linguagem de Interação sobre Gráficos Comerciais
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Understanding UX Better: A New Technique to Go beyond Emotion Assessment
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UNINDO SERVICE DESIGN E GAMIFICAÇÃO PARA O ACOMPANHAMENTO DE DEPENDENTES QUÍMICOS
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Usa-DSL: Usability Evaluation Framework for Domain-Specific Languages
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USABILICS: avaliação remota e automática de usabilidade de aplicações Web baseada em um modelo de interface.
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Usability Matters: A Human-Computer Interaction Study on Network Management Tools
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Use of serious games in medicine: a literature revision
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User eXperience em startups de software: um paralelo da literatura com a prática diária
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USO DA MOLIC WOZ COMO FERRAMENTA DE APOIO A AVALIAÇÃO FORMATIVA BASEADA EM DIAGRAMA DE INTERAÇÃO MOLIC
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Uso de Senso Comum no Apoio a Jogos Narrativos para Crianças em Idade Escolar
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Uso de tecnologias da informação e comunicação para promover socialização : revisando o conceito de terceiros espaços
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UTIL: uma taxonomia unificada para visualização de informação
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Utilização de Conhecimento de Senso Comum no Planejamento de Ações de Aprendizagem Apoiado por Computador
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UX information in the daily work of an agile team: A distributed cognition analysis
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UXUG-AP ? DIRETRIZES DE USABILIDADE E EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO PARA PROJETO ÁGIL
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VAGNER FIGUEREDO DE SANTANA
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Valdecir Becker
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Vinicius Stein Dani
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Vinícius Afonso Raimundo Ferreira
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Vinícius Costa Villas Bôas Segura
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Virtual Flipped Classroom in HCI Courses: Case Studies on the Experience of Brazilian Students
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Visual LED: Uma Ferramenta Interativa para Geração de Interfaces Gráficas
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Visualização da Informação como Ferramenta de Auxílio na Avaliação Formativa em Educação à Distância
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Visualização de dados aplicados em educação a distancia no processo de avaliação ao aluno
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Visualização de Informação Aplicada a Resultados de Mecanismos de Busca
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Visualização de informações para acompanhamento de alunos em ambientes de aprendizagem eletrônica
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Viviane Cristina Oliveira Aureliano
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WiKLaTS - um ambiente de interface e interação para manipulação e formalização de conhecimento para tradução ntre pares de línguas baseada em regras
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Á interação entre usuários e sistemas de computadores em linguagem natural orientada por menus