Publicações no BrCris
 

Franklin Kaic Dutra-Pereira

Curioso por ter se graduado em Química - Licenciatura (2014 - CES/UFCG) e em Pedagogia (UNICSul - 2022). Tornou-se um dos Doutores mais jovem do Brasil, aos 26 anos, em Ensino de Ciências e Matemática em tempos de não-Ciência, investigando as narrativas e as histórias de vida de Licenciandes em Química (2019 - PPGECM/UFRN). Amante por entender as ressonâncias, fissuras das narrativas auto.bio.gráficas e práticas pedagógicas dos espaços educativos. Professor do Departamento de Química do Centro de Ciências Exatas e da Natureza, João Pesso/PB, e tem se dedicado a (de)formar Mestras e Mestres enquanto Professor-orientador do Programa de Pós-graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Foi líder (2019 a 05/05/2023) e está integrante do RESSONAR/UFRB Coletivo Universitário de Pesquisa em Representação Social, Narrativas [auto(bio)gráficas] e Cartografias Inventivas em Educação Científica. Para adentrar no mundo do currículo é integrante do GEPPC/UFPB Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares. Pesquisa, problematiza e inventa nas temáticas: formação de docentes (antes, durante e depois (?) da pandemia da COVID-19); as Políticas-poéticas do Currículo na/para diferença; Conversa enquanto Metodologia de Pesquisa; Estágio supervisionado no Ensino de Ciências; Didática das Ciências; Negação do conhecimento científico e apagamento da química nas conservadoras políticas curriculares; Relações interseccionais e Queers na ciência-educação [e mais algumas coisas que tenho prazer]. Por ser colorido e desimpedido, sou militante e defensor do movimento e das pessoas LGBTQIA+. Diretor de e-comunicação da Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ). Acredita num futuro melhor para a Universidade Pública e as Ciências no Brasil, na reconstrução e retomada da Democracia, sobretudo para a Educação Científica, num país longe de fascistas, xenófobos, juízes parciais, bolsonaristas, terraplanistas, conservadores, e LGBTTQIA+fóbicos. Por fim, gosta de destituir os mitos da atualidade com conhecimento científico e vive sem medo de ser feliz..., porque sempre o sol há de brilhar mais uma vez para gente ser feliz eternamente... Agora, peço que me conte alguma história...
Curious to have graduated in Chemistry - Degree (2014 - CES/UFCG) and Pedagogy (UNICSul - 2022). He became one of the youngest Doctors in Brazil, at the age of 26, in Teaching Science and Mathematics in times of non-Science, investigating the narratives and life stories of Licenciandes in Chemistry (2019-PPGECM / UFRN). Lover for understanding the resonances, fissures of auto.bio.graphic narratives and pedagogical practices of educational spaces. Coordinator and Professor of the Bachelor's Degree in Chemistry at the Teacher Training Center, Amargosa/BA, and has been dedicated to (de)training Masters and Masters as Professor-Advisor of the Graduate Program in Science Education, Inclusion and Diversity of Federal University of Reconcavo da Bahia. By asking the world he became leader of RESSONAR / UFRB University Collective for Research in Social Representation, Narratives [self (bio)graphics] and Inventive Cartographies in Science Education. To enter the world of curriculum, he is a member of GEPPC / UFPB Study and Research Group on Curriculum Policies. You've been wondering how far the themes of teacher education are going (before, during and after (?) the COVID-19 pandemic), investigating the post-structures; the Curriculum Policies in/for difference; Conversation as a Research Methodology; o Supervised Internship in Science Teaching; Science Didactics; o Teaching and learning science/chemistry in times of denial of scientific knowledge and erasure of chemistry in curriculum policies; intersectional relations and gender in science education [and a few other things I enjoy]. Because it is colorful and free, I am a militant and defender of the LGBTQIA+ movement and people. Director of e-communication of the Brazilian Society of Chemistry Teaching (SBEnQ). He believes in a better future for the Public University and the Sciences in Brazil, in the reconstruction and resumption of Democracy, especially for Science Education, in a country far from fascists, xenophobes, partial judges, Bolsonarists, flat-Earthers, conservatives, and LGBTTQIA+phobics. Finally, he likes to debunk current myths with scientific knowledge and lives sem medo de ser feliz..., because the ssol há de brilhar mais uma vez para gente ser feliz eternamente... Now, I ask that tell me some story...

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •