publicações selecionadas EM LUGAR DA DISSERTACAO, "COMPREHENSIVE EXAMINATION". O pragmatismo de John Dewey e possíveis consequências de sua aplicação na educação
theses/dissertations advising A Ideologia Subjacente A Legislacao da Orientacao Educacional: Um Estudo Teorico-Hermeneutico. Interesse e escolha profissional A prática democrática na escola pública Investigacao Sobre A Pratica de Decisoes Relacionadas A Satisfacao No Trabalho Docente dos Professores de Ii Grau. Funções e atribuições do supervisor escolar em escola de 2. grau, consideradas mais importantes na percepção dos professores e supervisores no Estado do RN Modalidade de Conclusao de Estudos Em Nivel Medio e Rendimento Em Logica No Primeiro Ciclo da Unisinos. O Professor de Filosofia do Ii Grau e O Despertar da Consciencia do Aluno. Fatores que influenciaram no rendimento acadêmico dos universitários da UFMA, no ano de 1980 Comportamentos reforçados do supervisor escolar e suas repercussões na satisfação do professor A terceira idade na universidade: um diagnóstico reflexivo e prospectivo a partir da Universidade do Vale do Rio dos Sinos Valorização da iniciativa do professor e da iniciativa dos alunos em situações de sala de aula nas escolas de ensino de 1. e 2. graus Fatores Que Influenciaram No Rendimento Academico dos Universitarios da Ufma, No Ano de 1980 Professores-Profissionais e Profissionais-Porfessorees: A construção de um Professorde Física Interesse de professores com a formação universitária na realização de estudos posteriores Saberes da prática do educador do ensino furnamental no coitidiano das séries iniciais do ensino público, no município de Esteio. Atitudes dos adolescentes em relação à escola PENSANDO A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Princípios de aprendizagem para fundamentar uma metodologia de ensino de 1º grau Relacao Entre O Indice de Reprovacao da I Serie do I Grau das Escolas Municipais de Novo Hamburgo, No Ano de 84 e Os Aspectos da Variavel Professor: Idade, Formacao, Experiencia, Preferencia Em Trabalhar Co I Serie e Estilo de Direcao Efeitos da Analse dos Resultatos Sobre O Rendimento e A Atitude do Aluno. O ensino da história através da biolgrafia - Análise de uma proposição Estudo comparativo entre o sistema de valores dos Orientadores educacionais de Porto Alegre, com o sistema de valores dos professores dos cursos de licenciatura de Porto Alegre Professores e professoras construindo-se como profissionais políticos da educação: uma construção que se faz processo a partir de diferentes possibilidades SABERES DA PRÁTICA DO EDUCADOR DO ENSINO FUNDAMENTAL NO COTIDIANO DE SÉRIES INICIAIS DO ENSINO PÚBLICO NO MUNICÍPIO DE ESTEIO Valores percebidos pelos professores e especialistas em educação que atuam nas escolas estaduais de 2º grau - Porto Alegre A pessoa, os valores e a orientação educacional O Desempenho Profissional dos Orientadores Educacionais Regressos do Curos de Pedagogia da Fafi/Fidene. Repensando a disciplina de Educação Física no Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries/ 1º e 2° ciclos nos processos de autoformação do ser humano, da aprendizagem e das relações sociais A Escola Evangelica: Principios dos Profissionais e Proposta de Renovacao. Fundamentos para um planejamento curricular numa perspectiva humana Um estudo sobre a gênese do conceito de fração na criança, segundo Piaget e com vistas sinferenciais metodológicas A influência do sistema integrado Escola/Empresa/SIE-E no ensino profissionalizante das escolas estaduais do 2º grau de Porto Alegre - RS Interesse de professores com a formação universitária, na realização de estudos posteriores - Caracterização da adultez média Inferência do mercaod de trabalho na habilitação para o magistério Realidades e Perspectivas da Filosofia Crista Em Escolas de Ii Grau de Porto Alegre - Rio Grande do Sul. O Professor: Identidade, crise profissionals e transição no saber-fazer A Associacao de Escolas Superiores de Formacao de Profissionais do Ensino, Uma Experiencia de Associativismo Universitario Biblioteca Escolar, Centro de recursos a serviço da Educação na Escola do 1º grau Situação sócio-econômica e problemática do adolescente no Rio jGrande do Sul A terceira idade na universidade: um diagnóstico reflexivo e prospectivo a partir da Universidade do Vale do Ri dos Sinos Valores predominantes dos professores da área de educação que se dedicam ao magistério nos cursos de licenciatura Os egresssos de curso de licenciatura plena em ciências biológicas e sua absorção no mercado de trabalho Professores e professoras: profissionais políticos da educação Proposição de uma organização curricular e de uma metodologia para ensino de 2º grau Habilitação magistério de 1ª e 2ª série do 1º grau A maiêutica da liberdadea Aprendizagem da escrita de períodos através do método indutivo Relacao Entre Variedades Na Instrucao e Resultados de Aprendizagem: Uma Abordagem Quase-Experimental. O amor em Dom Bosco e em Rogers O papel do aconselhamento na orientação educacional A Relacao Dual Como Processo Reeducador: Uma Avaliacao da Atmosfera Terapeutica, Durante O Encontro. Pensando a qualidade na educação infantil Re) Significando a profissão docented: motivos que levam as professoras a permanecerem no magistério e suas implicações na constituição da identidade profissional Relações entre Variedade na Instrução e Resultados de Aprendizagem: Uma Abordagem Quase-Experimental Exptectivas dos educandos do ensino de 2. grau em relação às competências de ensino do profesor de didática geral A mudança de paradigma e a expansão da consciência A Influência dos Recursos Audiovisuais na Motivação da Redação Escolar A efetividade do Centro de Orientação e Desenvolvimento Empresarial (CODEM) Interesses e atividades recreativas das crianças de 8 a 9 ano, de nível sócio-econômico baixo, das escolas da rede municipal de Porto Alegre Repensando a disciplina de educação física no ensino fundamental de 1ª a 4ª séries/1º e 2º Ciclos nos processos de autoformação do ser humano, da aprendizagem e das relações sociais Professores-profissionais ou Profissionais-professores a Construção de um Professor de Física A não-diretividade do ensino Pressuposto Basico Para A Humanizacao da Educacao. O Instituto de Formação de Professores de Língua Alemã - As transformações nas relações trabalho-educação e o processo de escolha profissional do jovem - Uma análise para a virada do século Suzana Hübner Wolff