Professora Emérida da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Licenciada em Pedagogia pela UFMA (1972), possui mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1982) e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (2007). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teoria Geral de Planejamento, Formação de Professores e Desenvolvimento Curricular. Atualmente, coordena o Projeto de Cooperação Acadêmica: Disciplinas da Licenciatura voltadas para o ensino de Língua Portuguesa, resultante de convênio firmado entre a UFMA, USP e UERN e financiado pelo PROCAD-NF/2008 e o Projeto de Pesquisa intitulado "A relação pedagógica no contexto cotidiano do currículo de Cursos de Licenciatura: as representações sociais de professores formadores", 2012, vinculado ao CIERS/Cátedra UNESCO de Profissionalização Docente - Fundação Carlos Chagas, na qualidade de professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA e participante do PROEPA/UFMA.
graduate at Licenciatura em Pedagogia from Universidade Federal do Maranhão (1972), master's at Education from Fundação Getúlio Vargas - RJ (1982) and ph.d. at Ciências da Educação from Universidade de Coimbra (2007). Has experience in Education, focusing on Curricular General Theory of Planning and Development