Cristiane Cagnoto Mori-de Angelis
Mestre em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/UNICAMP). Professora do Departamento de Linguística da PUC-SP de 1992 a 2015, atuando nos cursos de Letras, Jornalismo e Fonoaudiologia. Professora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades desde 2013, onde coordenou o Programa de Residência Pedagógica e coordena o curso de Pós-Graduação Alfabetização e Práticas de Leitura e Escrita. Coordenadora de Língua Portuguesa da Escola Lourenço Castanho (São Paulo/ SP) de 2012 a 2016. Atualmente, é consultora em Língua Portuguesa do Colégio Bandeirantes (São Paulo/ SP) e do Colégio Elvira Brandão (São Paulo/SP). É bacharel em Fonoaudiologia e atuou como docente do curso de Fonoaudiologia da Associação Itaquerense de Ensino, de 1993 a 1999, e na Faculdade de Psicologia e Fonoaudiologia da Universidade Metodista de São Paulo, de 2000 a 2005.
Atuou no Programa Nacional do Livros Didáticos (PNLD), avaliando livros didáticos de Língua Portuguesa, destinados aos Anos Iniciais e aos Anos Finais de Língua , de 1996 a 2006. É consultora, formadora e elaboradora de materiais didáticos do Programa Escrevendo o Futuro/ Olimpíada de Língua Portuguesa, uma iniciativa do MEC (Ministério da Educação), Fundação Itaú Social e CENPEC, desde 2012. Atuou em diversas ações de formação continuada de professores, como o Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade -- curso on-line, elaborado e gerido numa parceria entre a PUC-SP e a Fundação Vanzolini -- oferecido aos Professores Coordenadores dos Núcleos Pedagógicos (PCNP) pela Secretaria Estadual de Educação de SP; o Programa Leitura e Escrita, uma responsabilidade de todas as áreas, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, destinados aos professores de 6º a 9º anos das escolas municipais da cidade de São Paulo e diversas ações de formação de professores de Língua Portuguesa oferecidas pela Secretaria Estadual de Educação - SP, como o Aprender Sempre, programa de recuperação de aprendizagens, em 2020 e 2022. Colaborou para a elaboração do material de formação de professores produzido no bojo das ações da SEE-SP voltadas à implementação do PEI - Programa de Escola Integral. Atua, desde 2006, na elaboração, revisão e reelaboração de materiais didáticos de Língua Portuguesa (destinados aos Anos Iniciais e aos Anos Finais), junto a diferentes editoras (FTD, SM, Ática, Leya e Moderna).
Elaborou, em co-autoria, no ano de 2011, a Proposta Curricular do Curso de Letras para o Instituto Singularidades e integrou, em 2017, a equipe de elaboração da Base Nacional Comum Curricular, no componente de Língua Portuguesa.
graduation at Fonoaudiologia from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) and master's at Linguistics from Universidade Estadual de Campinas (1994). Has experience in Speech Therapy, acting on the following subjects: assessoria fonoaudiológica escolar, escrita dificuldades terapia fonoaudiológica, letramento, métodos clínico fonoaudiológicos and saúde pública letramento fonoaudiologia.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
