Linguagem e Educação
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
"LITERATURA INFANTIL E O POLITICAMENTE CORRETO: dimensões éticas, estéticas e mercadológicas"
-
: Linguagem, educação e poder local: preconceito linguístico e desenvolvimento urbano em Guajará-Mirim: a fala dos discriminados
-
A "Didática" nas peças didáticas de Bertolt Brecht
-
A anáfora no processo de compreensão de textos
-
A aprendizagem da ortografia sob o viés das práticas interativas
-
A constituição do discurso construtivista em documentos oficiais de referência curricular para a alfabetização produzidos nas décadas de 1980 e 1990.
-
A epistemologia do professor alfabetizador no cotidiano escolar: um estudo multirreferencial
-
A experiência vivida por estudantes do ensino médio em um curso para sensibilização sobre gêneros textuais: uma tessitura complexa compartilhada
-
A formação pré e em serviço do professor de inglês do ensino fundamental I
-
A heterogeneidade discursiva nos textos jornalísticos
-
A imagistica do olhar
-
A Interação Propiciada pelos Jogos na Sala de Aula de Língua Inglesa: Modos de Participação de Professor e Alunos
-
A leitura como prática de significância
-
A leitura e os procedimentos de busca de sentido:Uma experiência pedagógica
-
A literatura no texto interdisciplinar
-
A língua escrita nas primeiras 'series do primeiro Grau:Um estudo de caso
-
A língua materna na primeira série do ensino fundamental: as narrativas como uma fonte da imaginação criadora
-
A virtualidade na mediação simbólica e na linguagem sob o ponto de vista docente na aprendizagem.
-
Alfabetização e literatura na sala de aula : um estudo sobre práticas de uma professora com crianças de 6 anos.
-
Aline Oliveira Moura Santos
-
Aline Silveira Tasmerão
-
Ana Paula dos Santos de Sá
-
Andréa Maria Lopes Dantas
-
Aprender a ouvir o som das águas: o projeto poético-pedagógico do professor de arte (disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28062018-143506/en.php)
-
Aprendizagem em uma Organização Pública que adota novas tecnologias de informação:A COMDATA e o Sistema de Informações Geográficas de Goiânia 1994-1998
-
Aquilo pelo que se luta nos discursos sobre TDAH dirigidos a professores e pais.
-
As concepções de alfabetização e as práticas pesdagógicas
-
As interações da cultura midiática na escola
-
Aspectos do universo cultural de crianças do Ile Axe Opo Afonja:Uma perspectiva de formação de conceitos na pre-escola
-
Brenda Padre Treco
-
Caminhos da Educação de Adultos no município de São Paulo: o livro didático e a abordagem do texto literário
-
Caroline Alves Soler
-
Celi Rodrigues Chaves Dominguez
-
CENTEC:Concepção, desenvolvimento e crise de um modelo alternativo de educação
-
Compreensão auditiva extensiva na percepção de alunos de Inglês : um estudo Q
-
Compreensão da antônimia emadjetivos dimensionais na linguagem de crianças pre-escolares
-
Compreensão de sentenças portadoras de constituintes lexicalmente vazios
-
Concepções de letramento em dois currículos oficiais prescritos (DF e MT) : uma análise crítica
-
Conjunto/ imagem de um grupo: forma e conteúdo no nível da linguagem
-
Corpos plurais, cânones plurais: efeitos de políticas de reestruturação, legitimação e ampliação do campo universitário e do campo de formação literária no Brasil
-
Cristiane Borges de Oliveira
-
Cristiane Cagnoto Mori-de Angelis
-
Círculo de cultura: origem histórica e perspectivas epistemológicas
-
Da formação ao ato pedagógico : caminhos do ensino da escrita em língua portuguesa por professores timorenses
-
Dayse Cristina Araujo da Cruz
-
Delia Maria Cardozo Figueira Lopes
-
Descobrir as texturas da essência da terra: formação inicial e práxis criadora do professor de arte (disponível em:http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27112007-150820/en.php)
-
Discursos sobre Bilinguismo e Educação Bilíngue: as perspectivas das escolas
-
Do lugar de onde se vê: Teatro e Artes Plásticas
-
Do rascunho ao texto final: o que motiva as transformações em textos de alunos da escola básica?
-
Docência:elementos de sustentação.
-
Duas línguas e uma cultura : traços de brasilidade evidenciados em falas de professoras e de adolescentes bilíngues em português e inglês
-
Edith Ione dos Santos Frigotto
-
Educação e as interdições à diferença: movimentos de interlocução de uma sala de aula
-
Elizabeth Mara Pow
-
Episteme de cisão corpo/mente e educacão física
-
Gestão colegiada como caminho para participação e autonomia nas escolas públicas estaduais
-
Ingrid Letícia Menezes Barbosa
-
Insistindo na Redação
-
Insistindo na redação: em busca da palavra argumentativa
-
Intertextos e o Ensino da Leitura
-
Intervalo previsto / Histórias Imprevistas: Os comerciais de TV
-
Investigando a própria ação: reflexões sobre o ensino da gramática na 8ª série
-
Jomária Mata de Lima Alloufa
-
Katia Arilha Fiorentino Nanci
-
LINGUAGEM E FORMAÇÃO: Um Olhar Sobre o Discurso Metafórico dos Professores Egressos do Proformação em Rondônia.
-
Linguagem, representações e conhecimento no pragmatismo: Uma investigação sobre a contribuição de Richard Rorty aos estudos em educaçào
-
Livro didático de português: entre as concepções de ensino, os trilhos da lei e as sendas do texto
-
Marco Antonio Melo Franco
-
Maria Cristina Perez Vilas
-
Maria Nazareth Bis Pirola
-
Marta Lícia Teles Brito de Jesus
-
Memórias e histórias de professores brasileiros em escolas bi/multilíngues de elite
-
Mical de Melo Marcelino
-
Museu-Escola:Uma experiência de integração
-
Márcia Soares de Araujo Feitosa
-
Nathaly Dironze Galhardo
-
Novos letramentos, novas práticas? Um estudo das apreciações de professores sobre multiletramentos e novos letramentos na escola.
-
O Sistema Qualis e a crise de valores na produção científica brasileira
-
O desenvolvimento de estruturas operatorias concretas e a aprendizagem da lingua escrita
-
O discurso educacional e suas ações: O FUNDESP um estudo de caso.
-
O dito, o não-dito e o (re)dito: confrontos e disputas na produção de discursos oficiais sobre a formação do professore de língua portuguesa para o ensino médio
-
O Ensino da Leitura: Analise das praticas e expectativas de professores de Cuiaba-M.T
-
O ensino da Língua Inglesa: Uma discussão de métodos comprensivos
-
O ensino de português como língua adicional em contexto de plurilinguismo : perspectivas de uma cooperante docente em Timor-Leste
-
O fazer, o saber e o ser: reflexões de/sobre professores de inglês de uma escola de idiomas
-
O Horizonte da Recepção-Os laços entre o espectador e a imagem madiática: Algumas incursões pela Série Televisiva
-
O impossivel material de algumas proposições para a realidade da educação escolar indigena: Aporias, alquimias e ideologias
-
O letramento na contemporaneidade: o papel das narrativas na aprendizagem da leitura e da escrita e sua relação com as mídias contemporâneas
-
O MITO DO NATIVO NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
-
O Pagote no Terreiro: um estudo de uma manifestação cultural do Médio-Parníba piauiense
-
O Papel da composição da cena enunciativa no processo de aquisição do texto escrito
-
O papel da mediação, da diologia e da (re) significação do ato de escrever no processo de construção da língua escrita
-
O processo de escritura em aulas de alfabetização
-
Os espaços potenciais ns sala de aula: Um estudo de caso da criatividade infentil
-
Os limites e os alcances do tratamento da diversidade e variação linguísticas em Livros Didáticos de Português
-
Os modos de didatização de textos literários em manuais de língua portuguesa para o ensino fundamental no período de 1976 a 1996.
-
Os principios da Educação em Gramsci e suas implicações na pedagogia Brasileira
-
Patrícia Thomasio Quinelato
-
Pedagogia do desejo de ler
-
Pensar e Escrever a leitura na escola: Revista de Ensino da Associação Beneficente do Professorado Público de São Paulo
-
Percursos da Narrativa de Oswald de Andrade
-
Por novos materiais didáticos que contemplem os multiletramentos : gamificação e elementos de narrativa transmídia no Aventuras Currículo+
-
Por onde caminha a literatura no Ensino Médio
-
Por uma pedagogia da autonomia: Bakhtin, Paulo Freire e a formação de leitores autorais
-
Português como língua de herança na Catalunha : representações sobre identificação, proficiência e afetividade
-
Produção dos sentidos na escrita: processos energéticos e seus reflexos na educação
-
profa Dra. Walkyria Monte Mór
-
Profª Dra. Marina Célia Moraes Dias
-
Progressão Continuada e Aprovação Automática: reflexões sobre a avaliação na Escola Pública.
-
Propostas de reconfiguração contextualizada da cultura educacional e apropriação contextualizada para o ensino da Língua Inglesa como Língua Estrangeira Moderna na Educação Básica
-
Prática de letramento na trajetória de jovens adultos das camadas populares
-
Práticas discursivas e a construção da participação e da fala em uma turma de alfabetização
-
Práticas pedagógicas do pré-escolar e suas relações com o mundo da realidade
-
Questões de linguagem na obra Robinson Crusoé: a dialogia da palavra na vida solitária
-
RABISCOS NA PONTA DO LÁPIS: CONCEPÇÕES DE LÍNGUA, LINGUAGEM, ENSINO E APRENDIZAGEM
-
Radios Web e Educação: comunicação protagonista na formação do cidadão
-
Reciprocidades entre formação de professores e extensão universitária : o projeto disque-gramática
-
Relevância de uma perpectiva teológica para elaboração de gramáticas
-
Renata Chimim
-
Rodas de ciências na educação infantil - um aprendizado lúdico e prazeroso
-
Sabrina Camargo de Oliveira
-
Salas de Leitura da Rede Municipal de Ensino de São Paulo: caminhos possíveis para avaliação
-
Sentidos e Significados sobre inclusão e ensino-apendizagem: reflexões de um aluno com necessidade especial e de sua professora de inglês
-
Sobre o modo de relação do surdo com a língua portuguesa escrita
-
Stela Maris Fazio Battaglia
-
STORY READING AS A METHOD FOR COGNATE VOCABULARY LEARNING IN PRESCHOOL CHILDREN
-
Sumaya Mattar
-
TELEVISÃO, CRIANÇA E EDUCAÇÃO: AS ESTRATÉGIAS ENUNCIATIVAS DE DESENHOS ANIMADOS.
-
Um ?professor? no horário nobre: estudo da explicação em telejornais
-
Um olhar winnicottiano sobre a relação dos estudantes com o próprio processo de aprendizagem
-
Uma proposta pedagógica de implementação de gêneros para cursos de inglês instrumental: evidências de aprendizagem
-
Uma reflexão sobre a aprendizagem da língua estrangeira na idade adulta
-
Vivendo as Ciências da Natureza na Educação Infantil: Movimentos de transformação na prática de uma professora
-
Zelia Cemin Cardoso
-
¿Comprendí o he comprendido?: procedimentos de ensino dos tempos verbais pretérito indefinido e pretérito perfecto compuesto nas aulas de espanhol língua estrangeira (ELE)