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Adriana Di Donato Chaves

Fonoaudióloga pela Universidade Católica de Pernambuco (1989), especialista em Educação Especial pela Universidade Católica de Pernambuco (1993), Mestre em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2008) e Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2012). Possui formação como audiodescritora pela Associação Pernambucana de Cegos (2014). Atualmente: Professora Associada II do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco (2009). Colabora como parecerista da Revista CoDAS, da Revista CEFAC e da Revista de Educação Especial da UFSM. Na UFPE, atuou como: Coordenadora Geral do Núcleo de Acessibilidade da UFPE (NACE) (2014-2017); membro do Membro do Comitê Próprio de Avaliação (CPA) (2015-2016); professora convidada dos Programas de Pós-Graduação Saúde da Comunicação Humana (2015-2016) e de Patologia (2011-2018) ; membro do Grupo de Pesquisa Patofisiologia do Sistema Estomatognático (2009-2015) e líder do Grupo de Pesquisa Surdez e Comunicação Humana (2012-2018). No Conselho Regional de Fonoaudiologia da 4a Região, atuou como membro da Diretora (2019-2021). Na Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, atuou como vice-coordenadora do Departamento de Fonoaudiologia Educacional (2014/ 2015). Na Secretaria de Educação de Pernambuco (1985-2009) e na Secretaria de Educação do Recife (1990 a 2009) atuou como docente e na formação de professores, possuindo experiência em Educação Especial e Educação Inclusiva em todos os níveis e modalidades da Educação Básica. Possui experiência em: Fonoaudiologia no ensino da Libras; Educação na área da surdez; tradução e interpretação da Libras; audiodescrição; formação de professores. Áreas de interesse: aquisição, desenvolvimento da linguagem e processamento linguístico em português escrito como segunda língua para surdos e em Libras para sinalizadores surdos e ouvintes; educação de surdos; educação inclusiva; tradução e interpretação em Libras; audiodescrição; Fonoaudiologia Educacional; gênero oral cantiga de ninar.
graduate at Graduação Plena em Fonoaudiologia from Universidade Católica de Pernambuco (1989) and master's at Linguistics from Universidade Federal da Paraíba (2008). Has experience in Education, acting on the following subjects: educação de surdos, libras, educação especial, aquisição de linguagem and representação social.

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